Pessoal, estive fazendo algumas contas e pensando em possibilidades, por exemplo, pelo texto do Vader, a relação de polias do blower é 1:3 (uma volta no motor, 3 voltas no blower), com isso em 2000/2500 rpm (faixa bastante usada em trilhas) eu conseguiria já entre 0,7 e 0,75 bar!
A 3000/3500 (no máximo 4000) rpm eu já teria 0.9 bar, ainda bem longe do máximo da pressão de trabalho, que segundo o Vader é 1,8 bar, em 18000 rpm. Mais rpm no motor mesmo em ralis de velocidade por exemplo, acho difícil de atingir (acho que não passa nem de 5000, apesar que ainda preciso levantar direito este dado), portanto estaríamos numa margem bem segura de trabalho do blower... mas pensei: e se eu aumentasse essa relação da polia, ao invés de 1:3, aumentar pra 1:4 ou até 1:5... em 2000 (motor) eu já conseguiria 1 bar.
Porém, em 4000 a coisa já ficaria perigosa, imagino que esse limite de rotação do blower seja também por causa dos rolamentos, provavelmente iriam fundir, aí pensei se seria possível um sensor de rotação e o uso de uma polia eletromagnética (algumas msgs atrás eu citei ela, pra desligar o blower, mas abandonei essa idéia), quando se ultrapassasse essa rotação máxima, o blower seria desligado... será que tô falando besteira? Ou inventando demais?
É que levei em conta o uso do motor no fora de estrada e ralis... raramente se passa de uns 4500 rpm.
Mais uma idéia que tive: pensei em abandonar a velha correia em V original e usar uma única correia poli V, idêntica à usada no blower e nos carros modernos, no caso eu mesmo faria o novo conjunto de polias (motor, alternador, blower) todas em alumínio, e com os devidos esticadores nos locais certos. Creio que seria interessante, além de mais bonito!:mrgreen:
O que acham?
Mais uma coisa, agora são dúvidas referentes ao texto do Vader, seguinte:
1)Comando de válvulas, vou colocar outro mesmo, mas qual vocês recomendariam (tenho que ter uma marcha lenta +ou- regular), W110, W100 (o TCS 010 é a mesma coisa do W100?)?
2)Carburador: Weber 40 mesmo? Não entendo muito de carburador, algum poderia substituí-lo, os do Opala como o Mestre citou?
3)Cabeçote: o que tenho que mudar? Que preparação ele pode sofrer? Ou tem mesmo de ser trocado?
4)Válvulas e molas: de inox? Que tamanho? E as molas, tem de ser mais fortes né?
5)Álcool?
6)Por último, o que tem de ser reforçado no motor pra aguentar isso tudo? Prisioneiros, essas coisas...
Obrigado pela paciência!:mrgreen:
O negócio vai sair, pode até demorar, mas vai!
A 3000/3500 (no máximo 4000) rpm eu já teria 0.9 bar, ainda bem longe do máximo da pressão de trabalho, que segundo o Vader é 1,8 bar, em 18000 rpm. Mais rpm no motor mesmo em ralis de velocidade por exemplo, acho difícil de atingir (acho que não passa nem de 5000, apesar que ainda preciso levantar direito este dado), portanto estaríamos numa margem bem segura de trabalho do blower... mas pensei: e se eu aumentasse essa relação da polia, ao invés de 1:3, aumentar pra 1:4 ou até 1:5... em 2000 (motor) eu já conseguiria 1 bar.
Porém, em 4000 a coisa já ficaria perigosa, imagino que esse limite de rotação do blower seja também por causa dos rolamentos, provavelmente iriam fundir, aí pensei se seria possível um sensor de rotação e o uso de uma polia eletromagnética (algumas msgs atrás eu citei ela, pra desligar o blower, mas abandonei essa idéia), quando se ultrapassasse essa rotação máxima, o blower seria desligado... será que tô falando besteira? Ou inventando demais?
É que levei em conta o uso do motor no fora de estrada e ralis... raramente se passa de uns 4500 rpm.
Mais uma idéia que tive: pensei em abandonar a velha correia em V original e usar uma única correia poli V, idêntica à usada no blower e nos carros modernos, no caso eu mesmo faria o novo conjunto de polias (motor, alternador, blower) todas em alumínio, e com os devidos esticadores nos locais certos. Creio que seria interessante, além de mais bonito!:mrgreen:
O que acham?
Mais uma coisa, agora são dúvidas referentes ao texto do Vader, seguinte:
1)Comando de válvulas, vou colocar outro mesmo, mas qual vocês recomendariam (tenho que ter uma marcha lenta +ou- regular), W110, W100 (o TCS 010 é a mesma coisa do W100?)?
2)Carburador: Weber 40 mesmo? Não entendo muito de carburador, algum poderia substituí-lo, os do Opala como o Mestre citou?
3)Cabeçote: o que tenho que mudar? Que preparação ele pode sofrer? Ou tem mesmo de ser trocado?
4)Válvulas e molas: de inox? Que tamanho? E as molas, tem de ser mais fortes né?
5)Álcool?
6)Por último, o que tem de ser reforçado no motor pra aguentar isso tudo? Prisioneiros, essas coisas...
Obrigado pela paciência!:mrgreen:
O negócio vai sair, pode até demorar, mas vai!
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