Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Supercharger, aconselhamentos e preparação específica pra fora-de-estrada

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Pessoal, estive fazendo algumas contas e pensando em possibilidades, por exemplo, pelo texto do Vader, a relação de polias do blower é 1:3 (uma volta no motor, 3 voltas no blower), com isso em 2000/2500 rpm (faixa bastante usada em trilhas) eu conseguiria já entre 0,7 e 0,75 bar!
    A 3000/3500 (no máximo 4000) rpm eu já teria 0.9 bar, ainda bem longe do máximo da pressão de trabalho, que segundo o Vader é 1,8 bar, em 18000 rpm. Mais rpm no motor mesmo em ralis de velocidade por exemplo, acho difícil de atingir (acho que não passa nem de 5000, apesar que ainda preciso levantar direito este dado), portanto estaríamos numa margem bem segura de trabalho do blower... mas pensei: e se eu aumentasse essa relação da polia, ao invés de 1:3, aumentar pra 1:4 ou até 1:5... em 2000 (motor) eu já conseguiria 1 bar.
    Porém, em 4000 a coisa já ficaria perigosa, imagino que esse limite de rotação do blower seja também por causa dos rolamentos, provavelmente iriam fundir, aí pensei se seria possível um sensor de rotação e o uso de uma polia eletromagnética (algumas msgs atrás eu citei ela, pra desligar o blower, mas abandonei essa idéia), quando se ultrapassasse essa rotação máxima, o blower seria desligado... será que tô falando besteira? Ou inventando demais?
    É que levei em conta o uso do motor no fora de estrada e ralis... raramente se passa de uns 4500 rpm.

Mais uma idéia que tive: pensei em abandonar a velha correia em V original e usar uma única correia poli V, idêntica à usada no blower e nos carros modernos, no caso eu mesmo faria o novo conjunto de polias (motor, alternador, blower) todas em alumínio, e com os devidos esticadores nos locais certos. Creio que seria interessante, além de mais bonito!:mrgreen:
    O que acham?

Mais uma coisa, agora são dúvidas referentes ao texto do Vader, seguinte:

1)Comando de válvulas, vou colocar outro mesmo, mas qual vocês recomendariam (tenho que ter uma marcha lenta +ou- regular), W110, W100 (o TCS 010 é a mesma coisa do W100?)?

2)Carburador: Weber 40 mesmo? Não entendo muito de carburador, algum poderia substituí-lo, os do Opala como o Mestre citou?

3)Cabeçote: o que tenho que mudar? Que preparação ele pode sofrer? Ou tem mesmo de ser trocado?

4)Válvulas e molas: de inox? Que tamanho? E as molas, tem de ser mais fortes né?

5)Álcool?

6)Por último, o que tem de ser reforçado no motor pra aguentar isso tudo? Prisioneiros, essas coisas...

Obrigado pela paciência!:mrgreen:
    O negócio vai sair, pode até demorar, mas vai!

Comment

Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
      Pessoal, estive fazendo algumas contas e pensando em possibilidades, por exemplo, pelo texto do Vader, a relação de polias do blower é 1:3 (uma volta no motor, 3 voltas no blower), com isso em 2000/2500 rpm (faixa bastante usada em trilhas) eu conseguiria já entre 0,7 e 0,75 bar!
      A 3000/3500 (no máximo 4000) rpm eu já teria 0.9 bar, ainda bem longe do máximo da pressão de trabalho, que segundo o Vader é 1,8 bar, em 18000 rpm. Mais rpm no motor mesmo em ralis de velocidade por exemplo, acho difícil de atingir (acho que não passa nem de 5000, apesar que ainda preciso levantar direito este dado), portanto estaríamos numa margem bem segura de trabalho do blower... mas pensei: e se eu aumentasse essa relação da polia, ao invés de 1:3, aumentar pra 1:4 ou até 1:5... em 2000 (motor) eu já conseguiria 1 bar.
      Porém, em 4000 a coisa já ficaria perigosa, imagino que esse limite de rotação do blower seja também por causa dos rolamentos, provavelmente iriam fundir, aí pensei se seria possível um sensor de rotação e o uso de uma polia eletromagnética (algumas msgs atrás eu citei ela, pra desligar o blower, mas abandonei essa idéia), quando se ultrapassasse essa rotação máxima, o blower seria desligado... será que tô falando besteira? Ou inventando demais?
      É que levei em conta o uso do motor no fora de estrada e ralis... raramente se passa de uns 4500 rpm.

Mais uma idéia que tive: pensei em abandonar a velha correia em V original e usar uma única correia poli V, idêntica à usada no blower e nos carros modernos, no caso eu mesmo faria o novo conjunto de polias (motor, alternador, blower) todas em alumínio, e com os devidos esticadores nos locais certos. Creio que seria interessante, além de mais bonito!:mrgreen:
      O que acham?

Mais uma coisa, agora são dúvidas referentes ao texto do Vader, seguinte:

1)Comando de válvulas, vou colocar outro mesmo, mas qual vocês recomendariam (tenho que ter uma marcha lenta +ou- regular), W110, W100 (o TCS 010 é a mesma coisa do W100?)?

2)Carburador: Weber 40 mesmo? Não entendo muito de carburador, algum poderia substituí-lo, os do Opala como o Mestre citou?

3)Cabeçote: o que tenho que mudar? Que preparação ele pode sofrer? Ou tem mesmo de ser trocado?

4)Válvulas e molas: de inox? Que tamanho? E as molas, tem de ser mais fortes né?

5)Álcool?

6)Por último, o que tem de ser reforçado no motor pra aguentar isso tudo? Prisioneiros, essas coisas...

Obrigado pela paciência!:mrgreen:
      O negócio vai sair, pode até demorar, mas vai!
      Marcelo,

1-Eu usaria o TCS10, aliás é o q eu vou usar no meu q é aspirado.... mas vou usar o ele mesmo sendo indicado pra turbo pq segundo a planilha do Vader ele dá um torque alto em baixas rotações e como meu carro vai ser usado no dia-a-dia pretendo pisar pouco e ter muito torque em baixa, cambio longo e rodas grandes....o seu caso acho q é semelhante pq, vc pro uso off road tem q muito torque né???

2- Se vc for usar o o carburador antes do blower use o Solex 40 mesmo, pois como o mestre disse e a menina da Blower Company tb disse a impressão de um carro com blower é de um aspirado de alta cilindrada.

3- Dá uma leve alisada nos dutos de admissão....

4- Valvulas vc pode pode refazer os angulos delas, diminuir de 45° pra 43° na admissão e 44° no escape e podem ser as originais. Se vc usar o W100 ou TCS 10 pode usar as molas originais, mesmo pq no off road vc não vai passar de 5800 RPM né?

5- Esta é uma escolha bem pessoal....mas sendo ecológico vc estando no mato respeite a natureza e o ciclo de carbono, use o alcool.

6- Seria bom vc usar prisioneiros finos como os usados nos fuscas a partir de 84 q são mais flexíveis. E não abusa da pressão, não passe de 1,3 bar pra um 1600. E não esqueça de melhorar a lubrificação, uma bomba de óleo de 26mm é baratinha e ajuda a conservar seu investimento por muito mais tempo!

Comment

Valeu demais André!
        O meu vai ter pneus não tão grandes, vão ser 225-75 R15, em polegadas dá 29" portanto 2" menor que um 31" por exemplo, comumente usado em bajas. A relação é da Kombi Cliper.

Já vou começar a caça ao carburador, vou dar uma olhada aqui no fórum, nos classificados.

Essa alisada nos dutos... isso teria de se chegar a um acabamento de polido? Nunca fiz isso, não faço idéia de como deva ficar. Uma Dremel funcionaria bem pra isso né?

5800 rpm em off-road = situação impossível! ...mesmo num rali.

Meu Gurgel é justamente ano 84, motor 1660 carburação simples, será que ele já é com esses prisioneiros finos? Qual seria a medida deles?

Novamente, obrigado!
        Dremel resolve sim, mas vc faz isso se kiser pq essa alisada é pra melhorar o fluxo em altas rotações! Agora fazer os angulos das valvulas seria realmente interessante!!!

Comment

Valeu demais André!
          O meu vai ter pneus não tão grandes, vão ser 225-75 R15, em polegadas dá 29" portanto 2" menor que um 31" por exemplo, comumente usado em bajas. A relação é da Kombi Cliper.

Já vou começar a caça ao carburador, vou dar uma olhada aqui no fórum, nos classificados.

Essa alisada nos dutos... isso teria de se chegar a um acabamento de polido? Nunca fiz isso, não faço idéia de como deva ficar. Uma Dremel funcionaria bem pra isso né?

5800 rpm em off-road = situação impossível! ...mesmo num rali.

Meu Gurgel é justamente ano 84, motor 1660 carburação simples, será que ele já é com esses prisioneiros finos? Qual seria a medida deles?

Novamente, obrigado!

Comment

Não entendi o que houve com as respostas, houve um tilt no fórum...

Mas valeu André, ajudou muito!!! As coisas estão clareando aos poucos!

Bom, estou avisando que iniciei um novo tópico na seção off-road sobre o meu projeto, passem por lá e dêem opiniões!

Comment

Nenhuma novidade ainda no meu motor, mas hoje andei numa gaiola que foi colocado um blower M-24, álcool, dupla carburação, 1600 ... e mais nada, nem escapamento o cara mudou (também não entrei em mais detalhes)... colocou antes do carburador, com relação de polias de 1:3.

Mudou muito já, não cheguei a dirigir, mas fui do lado, de terceira era como se tivesse um motor maior, chegava fácil aos 0,5/0,6 de pressão!
              Só não gostei de uma coisa: a barulheira da válvula enche o saco! É que não gosto daquilo estourando toda hora, ainda mais numa gaiola que não tem nenhuma vedação acústica.

Comment

Nenhuma novidade ainda no meu motor, mas hoje andei numa gaiola que foi colocado um blower M-24, álcool, dupla carburação, 1600 ... e mais nada, nem escapamento o cara mudou (também não entrei em mais detalhes)... colocou antes do carburador, com relação de polias de 1:3.

Mudou muito já, não cheguei a dirigir, mas fui do lado, de terceira era como se tivesse um motor maior, chegava fácil aos 0,5/0,6 de pressão!
                Só não gostei de uma coisa: a barulheira da válvula enche o saco! É que não gosto daquilo estourando toda hora, ainda mais numa gaiola que não tem nenhuma vedação acústica.
                E vc acredita q já me falaram q o M-24 não daria pra alimentar um 1600?? Se o cara não mudou nada imagina como vai ficar o seu com toda a preparação mais o M-24??? Vai ficar um monstrinho!!!!hahahah

André Torneiro

Comment

Bom, voltando ao meu motor, já vou arrematar um comando TCS10, se alguém tiver um aí e quiser vender, eu pego, senão, vou comprar na Sportsystem mesmo.

Já arranjei uma bomba de óleo nova, engrenagem de 26 mm, Brosol... o lance de marca influencia nisso?

Quanto à preparação do cabeçote, estou de olho em alguns tópicos aqui e já aprendi algumas coisas boas! Estou especialmente atento à aquele sobre o trabalho do ângulo das válvulas (coisa que o André me indicou pra fazer aqui também!).

Tô com uma dúvida: esse Solex 40, qual exatamente devo usar?
                  Fui pesquisar e achei um monte de tipo diferente de Solex 40... até achei aquele duplo deitado (http://produto.mercadolivre.com.br/M...caravan-ap-_JM) mas é caro demais... putz! Seria esse o que era usado nas Alfas que o Mestre citou?
                  Alguém pode me ajudar nisso?

Comment

Postado originalmente por André
                    E vc acredita q já me falaram q o M-24 não daria pra alimentar um 1600?? Se o cara não mudou nada imagina como vai ficar o seu com toda a preparação mais o M-24??? Vai ficar um monstrinho!!!!hahahah

André Torneiro
                    Beleza André! Você é torneiro também!? Legal!
                    Então, imagina, também já ouvi falarem isso, que não daria p/ 1600...a gaiola realmente ficou bem mais forte, precisava ver! Se fosse feito pelo menos outro escape... já melhoraria mais! Deixaram o original, acredita! Nem falei nada, mas na minha opinião baseado no que já aprendi aqui, aquilo tá sufocando feio o motor.

Comment

Fala Marcelo!

Então, esse carubrador do link que você colocou, acredito não ser o que o pessoal está falando ser os Solex 40 de opala(eram de corpo simples, parece um Solex 32 de maior tamanho), que são mais baratos!
                      Tnha uma outra idéia, coloca injeção eletrônica monoponto(bico acima da TBi, igual dos Gol Monoponto). Não sai caro montr uma dessa. pode usar com um Módulo de injeção MegaSquirt(mais barato, totalmente regulável tipo Fueltech), His ou Digipulse, que são as opções mais baratas.

Se for continuar de bura, Solex 40 de corpo simples dão conta do recado, afinal de contas, alimentavam um motor de 4100 cilindradas!

Quanto ao trabalho de cabeçote, olhe este tópico do Edu Käfer;

Pode ler por inteiro, eu recomendo!
                      Tem até fotos do serviço sendo feito no cabeçote!

Abraço e espero ter ajudado!
                      Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Postado originalmente por Rafael_MO
                        Fala Marcelo!

Então, esse carubrador do link que você colocou, acredito não ser o que o pessoal está falando ser os Solex 40 de opala(eram de corpo simples, parece um Solex 32 de maior tamanho), que são mais baratos!
                        Tnha uma outra idéia, coloca injeção eletrônica monoponto(bico acima da TBi, igual dos Gol Monoponto). Não sai caro montr uma dessa. pode usar com um Módulo de injeção MegaSquirt(mais barato, totalmente regulável tipo Fueltech), His ou Digipulse, que são as opções mais baratas.

Se for continuar de bura, Solex 40 de corpo simples dão conta do recado, afinal de contas, alimentavam um motor de 4100 cilindradas!

Quanto ao trabalho de cabeçote, olhe este tópico do Edu Käfer;
                        http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=721
                        Pode ler por inteiro, eu recomendo!
                        Tem até fotos do serviço sendo feito no cabeçote!

Abraço e espero ter ajudado!
                        Valeu pelas dicas Rafael! Já li o tópico indicado também, muito bom!
                        Realmente, depois de nos falarmos pelo msn estou levando em consideração uma injeção eletrônica! Ainda estou fuçando no site da MegaSquirt, manual de 190 páginas... em inglês... vai demorar um pouco!

Comment

Peguei meu cabeçote limpo agora há pouco, e vi que perto das sedes das válvulas está tudo rachado... e agora preciso mesmo da ajuda dos colegas, anexei uma foto pra que vocês possam ver.

O que faço? Isso tem como consertar? Apesar de que já imagino que não ...

Estou com algumas idéias absurdas quanto ao cabeçote passando pela cabeça... aqui no forum já foi dicutido sobre OHC nos motores à ar?
                          Arquivos Anexos

Comment

Estou com algumas idéias absurdas quanto ao cabeçote passando pela cabeça... aqui no forum já foi dicutido sobre OHC nos motores à ar?
                            Era disso que eu estava falando!
                            Qual a vantagem real? Algum motor nacional tem algo que possa ser mais facilmente adaptado?
                            No forum do Shop talk tinha um cara adaptando os cabeçotes do Subaru... vou tentar achar o tópico pra colocar aqui.
                            Arquivos Anexos

Comment

Era disso que eu estava falando!
                              Qual a vantagem real? Algum motor nacional tem algo que possa ser mais facilmente adaptado?
                              No forum do Shop talk tinha um cara adaptando os cabeçotes do Subaru... vou tentar achar o tópico pra colocar aqui.
                              Caramba!

Se você puder postar essa dos cabeçotes Subaru seria ótimo, afinal, é fácil achar peças usadas dessa marca por aqui.

Abraço.

Comment

Hehe... achei!!!!!!!!!!

Esse é do cabeçote do Subaru: http://shoptalkforums.com/viewtopic....&highlight=ohc

Esse outro tem mais alguma coisa sobre OHC, usando cabeçotes do Porsche 911: http://shoptalkforums.com/viewtopic....ht=ohc&start=0

Comment

Working...
                                X