Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Supercharger, aconselhamentos e preparação específica pra fora-de-estrada

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #46
    Re: Supercharger, aconselhamentos e preparação específica pra fora-de-estrada

    Pessoal, estou comunicando que engavetei a idéia de usar um motor à ar com o blower, pelo menos por enquanto.
    Espero que me perdoem!

    Não saberia dar uma explicação convincente e fico até meio envergonhado de dizer isso, mas no momento estou engavetando a idéia. Talvez pelos custos, talvez porque ainda não estou preparado pra mexer eu mesmo como gostaria, pelos problemas que eu teria com a refrigeração vs lama (problema apontado pelo JR Bento, e que não tinha me tocado também)... enfim.

    Estou procurando um motor que vai me passar para a categoria "renegade"... mas com estilo, digamos, estou à procura de um Subaru, há pouco tempo foi vendido um aqui por R$ 1500,00 (por aqui eles saem nessa faixa, até uns 2000, pois ninguém procura)... como não tenho pressa mais para terminar, ficarei de olho por aqui, vai que acaba aparecendo um nessa faixa!

    Sei que muitos contavam com essa minha experiência que viria, mas considero que neste tópico tem um bom material de pesquisa já, e que alguém que queira tentar basta arregaçar as mangas e botar a mão na graxa!

    Principalmente com uma explicação do Vader, que ele havia colocado no orkut, quando ainda existia a comunidade, enfim, só com aquela explicação já se vê que é perfeitamente possível o uso do M24 no motor à ar e inclusive até de cilindradas maiores, até um 2.0. Devido a um detalhe que me havia escapado e que só agora fui ver, a vazão máxima dele de 111 l/min... num motor 2.0 daria pois ele admite 100 l/min... considerando em 6000 rpm, basta ler essa explicação na primeira página e fazer as contas.

    Algo que me deixava em dúvida eram os dados que foram apresentados na explicação, eu já mandei vários emails pra Eaton e nunca tive resposta sobre isso, mas pesquisando em outros foruns vi um sujeito que falou sobre a denominação dele e dos outros da linha "M", o M24 significa que ele tem uma vazão de 24 polegadas cúbicas (assim como o M45 tem 45 pol. cúbicas e assim em diante), algo que o lerdo aqui também nunca tinha percebido, aí fiz as contas e convertendo estas pol. cúbicas em litros dava um resultado perto dos 0,37 citados na explicação.

    Outra coisa que me encucava era o porque dele ser recomendado até motores 1.6... já que vimos que ele alimentaria até um 2.0... isso não sei explicar. Provavelmente por uma faixa de segurança de uso e vida útil, sei lá...

    Mas enfim, espero que não me crucifiquem ou me tomem como "traidor do movimento", essa decisão foi difícil pra mim, continuo grande fã e admirador do motor à ar, sempre, e ainda vou montar um, mas no futuro, no momento certo!

    Comment


    • #47
      Re: Supercharger, aconselhamentos e preparação específica pra fora-de-estrada

      Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
      Pessoal, estou comunicando que engavetei a idéia de usar um motor à ar com o blower, pelo menos por enquanto.
      Espero que me perdoem!

      Não saberia dar uma explicação convincente e fico até meio envergonhado de dizer isso, mas no momento estou engavetando a idéia. Talvez pelos custos, talvez porque ainda não estou preparado pra mexer eu mesmo como gostaria, pelos problemas que eu teria com a refrigeração vs lama (problema apontado pelo JR Bento, e que não tinha me tocado também)... enfim.

      Estou procurando um motor que vai me passar para a categoria "renegade"... mas com estilo, digamos, estou à procura de um Subaru, há pouco tempo foi vendido um aqui por R$ 1500,00 (por aqui eles saem nessa faixa, até uns 2000, pois ninguém procura)... como não tenho pressa mais para terminar, ficarei de olho por aqui, vai que acaba aparecendo um nessa faixa!

      Sei que muitos contavam com essa minha experiência que viria, mas considero que neste tópico tem um bom material de pesquisa já, e que alguém que queira tentar basta arregaçar as mangas e botar a mão na graxa!

      Principalmente com uma explicação do Vader, que ele havia colocado no orkut, quando ainda existia a comunidade, enfim, só com aquela explicação já se vê que é perfeitamente possível o uso do M24 no motor à ar e inclusive até de cilindradas maiores, até um 2.0. Devido a um detalhe que me havia escapado e que só agora fui ver, a vazão máxima dele de 111 l/min... num motor 2.0 daria pois ele admite 100 l/min... considerando em 6000 rpm, basta ler essa explicação na primeira página e fazer as contas.

      Algo que me deixava em dúvida eram os dados que foram apresentados na explicação, eu já mandei vários emails pra Eaton e nunca tive resposta sobre isso, mas pesquisando em outros foruns vi um sujeito que falou sobre a denominação dele e dos outros da linha "M", o M24 significa que ele tem uma vazão de 24 polegadas cúbicas (assim como o M45 tem 45 pol. cúbicas e assim em diante), algo que o lerdo aqui também nunca tinha percebido, aí fiz as contas e convertendo estas pol. cúbicas em litros dava um resultado perto dos 0,37 citados na explicação.

      Outra coisa que me encucava era o porque dele ser recomendado até motores 1.6... já que vimos que ele alimentaria até um 2.0... isso não sei explicar. Provavelmente por uma faixa de segurança de uso e vida útil, sei lá...

      Mas enfim, espero que não me crucifiquem ou me tomem como "traidor do movimento", essa decisão foi difícil pra mim, continuo grande fã e admirador do motor à ar, sempre, e ainda vou montar um, mas no futuro, no momento certo!
      Traidor do movimento!!!!!

      Haahahaahahah, brincadeira! Se for pra colocar um motor estranho no berço de um air-cooled q seja um boxer!!!!! Eu vi um rapaz da oficina onde eu preparei o meu o meu fusca e ele tava com um motor do Subaru 2.2 16v no Fusca dele. Meu anda muuuuuito 1600T num pega nem F.....! Mas ele tirou do carro dele , amarelou, ficou com medo...hahahahha. Ele tá querendo vender qq coisa eu vejo com ele.





      André Torneiro

      Comment


      • #48
        Re: Supercharger, aconselhamentos e preparação específica pra fora-de-estrada

        Postado originalmente por André
        Traidor do movimento!!!!!

        Haahahaahahah, brincadeira! Se for pra colocar um motor estranho no berço de um air-cooled q seja um boxer!!!!! Eu vi um rapaz da oficina onde eu preparei o meu o meu fusca e ele tava com um motor do Subaru 2.2 16v no Fusca dele. Meu anda muuuuuito 1600T num pega nem F.....! Mas ele tirou do carro dele , amarelou, ficou com medo...hahahahha. Ele tá querendo vender qq coisa eu vejo com ele.





        André Torneiro
        Foi o que eu pensei também, se for pra ser outro, que seja um boxer!
        Te mandei uma mensagem em pvt, sobre o motor.

        Comment


        • #49
          Re: Supercharger, aconselhamentos e preparação específica pra fora-de-estrada

          Dando uma surfada pela internet achei essa matéria super antiga sobre um acessório da época (Judson Supercharger)! O que me impressionou foi o ganho de potência nos testes das revistas da época!
          Achei muito interessante:

          http://gutefahrt.com/judson.html
          http://gutefahrt.com/judsoni.html (Guia de instalação)
          http://www.oldspeed.ch/pages/preparation.html (em francês)
          http://vwjudsonregister.tripod.com/index.htm (muitas informações a respeito, inclusive quem vende!)

          Escrevendo Judson Supercharger no google aparece muito mais informação!
          Confiram!
          São João do Polêsine - RS
          4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul

          Comment

          Working...
          X