Re: Supercharger, aconselhamentos e preparação específica pra fora-de-estrada
Pessoal, estou comunicando que engavetei a idéia de usar um motor à ar com o blower, pelo menos por enquanto.
Espero que me perdoem!
Não saberia dar uma explicação convincente e fico até meio envergonhado de dizer isso, mas no momento estou engavetando a idéia. Talvez pelos custos, talvez porque ainda não estou preparado pra mexer eu mesmo como gostaria, pelos problemas que eu teria com a refrigeração vs lama (problema apontado pelo JR Bento, e que não tinha me tocado também)... enfim.
Estou procurando um motor que vai me passar para a categoria "renegade"... mas com estilo, digamos, estou à procura de um Subaru, há pouco tempo foi vendido um aqui por R$ 1500,00 (por aqui eles saem nessa faixa, até uns 2000, pois ninguém procura)... como não tenho pressa mais para terminar, ficarei de olho por aqui, vai que acaba aparecendo um nessa faixa!
Sei que muitos contavam com essa minha experiência que viria, mas considero que neste tópico tem um bom material de pesquisa já, e que alguém que queira tentar basta arregaçar as mangas e botar a mão na graxa!
Principalmente com uma explicação do Vader, que ele havia colocado no orkut, quando ainda existia a comunidade, enfim, só com aquela explicação já se vê que é perfeitamente possível o uso do M24 no motor à ar e inclusive até de cilindradas maiores, até um 2.0. Devido a um detalhe que me havia escapado e que só agora fui ver, a vazão máxima dele de 111 l/min... num motor 2.0 daria pois ele admite 100 l/min... considerando em 6000 rpm, basta ler essa explicação na primeira página e fazer as contas.
Algo que me deixava em dúvida eram os dados que foram apresentados na explicação, eu já mandei vários emails pra Eaton e nunca tive resposta sobre isso, mas pesquisando em outros foruns vi um sujeito que falou sobre a denominação dele e dos outros da linha "M", o M24 significa que ele tem uma vazão de 24 polegadas cúbicas (assim como o M45 tem 45 pol. cúbicas e assim em diante), algo que o lerdo aqui também nunca tinha percebido, aí fiz as contas e convertendo estas pol. cúbicas em litros dava um resultado perto dos 0,37 citados na explicação.
Outra coisa que me encucava era o porque dele ser recomendado até motores 1.6... já que vimos que ele alimentaria até um 2.0... isso não sei explicar. Provavelmente por uma faixa de segurança de uso e vida útil, sei lá...
Mas enfim, espero que não me crucifiquem ou me tomem como "traidor do movimento", essa decisão foi difícil pra mim, continuo grande fã e admirador do motor à ar, sempre, e ainda vou montar um, mas no futuro, no momento certo!
Pessoal, estou comunicando que engavetei a idéia de usar um motor à ar com o blower, pelo menos por enquanto.
Espero que me perdoem!
Não saberia dar uma explicação convincente e fico até meio envergonhado de dizer isso, mas no momento estou engavetando a idéia. Talvez pelos custos, talvez porque ainda não estou preparado pra mexer eu mesmo como gostaria, pelos problemas que eu teria com a refrigeração vs lama (problema apontado pelo JR Bento, e que não tinha me tocado também)... enfim.
Estou procurando um motor que vai me passar para a categoria "renegade"... mas com estilo, digamos, estou à procura de um Subaru, há pouco tempo foi vendido um aqui por R$ 1500,00 (por aqui eles saem nessa faixa, até uns 2000, pois ninguém procura)... como não tenho pressa mais para terminar, ficarei de olho por aqui, vai que acaba aparecendo um nessa faixa!
Sei que muitos contavam com essa minha experiência que viria, mas considero que neste tópico tem um bom material de pesquisa já, e que alguém que queira tentar basta arregaçar as mangas e botar a mão na graxa!
Principalmente com uma explicação do Vader, que ele havia colocado no orkut, quando ainda existia a comunidade, enfim, só com aquela explicação já se vê que é perfeitamente possível o uso do M24 no motor à ar e inclusive até de cilindradas maiores, até um 2.0. Devido a um detalhe que me havia escapado e que só agora fui ver, a vazão máxima dele de 111 l/min... num motor 2.0 daria pois ele admite 100 l/min... considerando em 6000 rpm, basta ler essa explicação na primeira página e fazer as contas.
Algo que me deixava em dúvida eram os dados que foram apresentados na explicação, eu já mandei vários emails pra Eaton e nunca tive resposta sobre isso, mas pesquisando em outros foruns vi um sujeito que falou sobre a denominação dele e dos outros da linha "M", o M24 significa que ele tem uma vazão de 24 polegadas cúbicas (assim como o M45 tem 45 pol. cúbicas e assim em diante), algo que o lerdo aqui também nunca tinha percebido, aí fiz as contas e convertendo estas pol. cúbicas em litros dava um resultado perto dos 0,37 citados na explicação.
Outra coisa que me encucava era o porque dele ser recomendado até motores 1.6... já que vimos que ele alimentaria até um 2.0... isso não sei explicar. Provavelmente por uma faixa de segurança de uso e vida útil, sei lá...
Mas enfim, espero que não me crucifiquem ou me tomem como "traidor do movimento", essa decisão foi difícil pra mim, continuo grande fã e admirador do motor à ar, sempre, e ainda vou montar um, mas no futuro, no momento certo!
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