Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Passando para alcool, sera que vai dar Problema?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Passando para alcool, sera que vai dar Problema?

Senhores, tenho um fusca com motor todo moderno (itamar), com cabeçote rebaixado em 2mm, pistao original gasolina e comando w120 rodando na gasolina. Meus Solex 32mm sao originais a gasolina. Dai vem as perguntas...

1 Só com 2mm no cabecote ja tenho taxa suficiente para rodar com alcool?
    2 Os carburadores a gasolina diferem em mais o que, alem do banho de cromo\niquel e regulagem de gicles, em relacao aos carburadores a alcool?
    3 Vai realmente acabar com meus carburadores (corrosao)?

Espero pela ajuda dos senhores, Obrigado.

Re: Passando para alcool, sera que vai dar Problema?

Postado originalmente por Sedan1971
    Senhores, tenho um fusca com motor todo moderno (itamar), com cabeçote rebaixado em 2mm, pistao original gasolina e comando w120 rodando na gasolina. Meus Solex 32mm sao originais a gasolina. Dai vem as perguntas...

1 Só com 2mm no cabecote ja tenho taxa suficiente para rodar com alcool?
    2 Os carburadores a gasolina diferem em mais o que, alem do banho de cromo\niquel e regulagem de gicles, em relacao aos carburadores a alcool?
    3 Vai realmente acabar com meus carburadores (corrosao)?

Espero pela ajuda dos senhores, Obrigado.
    As solex 32-34 utilizadas com álcool em uso diário sofrem bem menos com problemas de corrosão do que as que ficam mais tempo paradas, mas utilizar uns 5 a 10% de gasolina no álcool para carros com taxa de gasolina seria bom para ajudar a prevenir a corrosão, mas não eliminá-la...mas isso demora um bom tempo.
    Carros a gasolina originais, desde que trocadas as velas e feitas regulagens para que se adeqüem ao uso do álcool rendem 4% a mais que o mesmo motor a gasolina. Isto quer dizer que com esses 2mm de rebaixo ou com o motor original vc não terá problemas usando álcool. O problema maior é quando se faz a conversão completa buscando o melhor desempenho que ela oferece, devido a maior taxa de compressão e daí não têm mais volta para gasolina se for vender o carro. Resumindo, carro a gasolina anda com álcool(devidamente acertado) e carro álcool só anda com álcool ou talvez com gasolina podium se a taxa for de até 10:1, mas ficaria inviável para o dia-a-dia. Seus carburadores são iguais os usados no álcool, apenas não possuem o banho de níquel e possuem giclagens diferentes, apropriadas ao uso do álcool.
    Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
    Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
    Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
    Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
    Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
    volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
    Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

Comment

Também estou interessado em converter o meu motor para álcool.
      É presciso mudar também o distribuidor?

Comment

Segundo o Vader, o distribuidor somente devera ser alterado se a taxa de compressao subir.
        Permanecendo a taxa de gasolina (7.alguma coisa e ate uns 8.alguma coisa) o distribuidor permanece o mesmo.
        Somente se deve colocar o ponto em mais ou menos 15 Graus

Abraços!
        Ex-fusca 1300L 1978.

Comment

Saquei,
          então no meu caso terei que trocar, pois pretendo taxar pra 12:1.
          Só pra conferir. Para queimar álcool, só tenho que mudar os carburadores, distribuidor, velas, e rebaixar o cabeçote?
          Mais alguma coisa?

Abraços

Comment

Postado originalmente por Guga Pedrosa
            Saquei,
            então no meu caso terei que trocar, pois pretendo taxar pra 12:1.
            Só pra conferir. Para queimar álcool, só tenho que mudar os carburadores, distribuidor, velas, e rebaixar o cabeçote?
            Mais alguma coisa?

Abraços
            Na verdade vc pode usar o distribuidor de gasolina mesmo usando taxas mais altas. Distribuidores gasolina permitem maiores avanços. Meu carro acho q num tem nem 9 de taxa. E anda bem. Com 8 e pouco de taxa vc consegue queimar alcool como o Maurilio disse; fazendo os acertos de gicle, ponto e velas um pouco mais frias. E como o Maurilio disse tb um pouco de gasolina não faz mal não....eu uso o E85 (15% gasolina aditivada Shell Vpower ou Texaco Superadiivada com Techron e 85% alcool.) e não preciso nem injetar gasolina de manhã pra pegar com o frio q for!!!

André Torneiro

Comment

Falo por experiencia própria, minha Puma tem em torno de, 8: de taxa velas BP7HS abertura 0.8 velas NGK Bobina de gol e carburadores alcool e, funciona sem problemas de desempenho ou partida, Ignição eletronica e distribuidor sem avançoa 15*

Comment

Postado originalmente por Carlos de Figueiredo
                Falo por experiencia própria, minha Puma tem em torno de, 8: de taxa velas BP7HS abertura 0.8 velas NGK Bobina de gol e carburadores alcool e, funciona sem problemas de desempenho ou partida, Ignição eletronica e distribuidor sem avançoa 15*
                Eu acredito em vc, mas com o ponto um pouco acima do original, coisa de 2 a 3° consegue-se melhores respostas do motor e até menor consumo, e esses 2 a 3° variam muito de distribuidor p/ distribuido e de motor p/ motor o que terá de ser testado para ver se a partida não ficou pesada e o motor não pode estar "grilando". Caso ocorra qq um dos dois o ponto deverá ser diminuido gradualmente tipo de 15 p/ 14, 14 p/ 13 até chegar na configuração ideal.
                Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,

Comment

Ahh, agora entendi.
                  Não sabia que podia rodar com álcool mesmo com uma taxa baixa.
                  Cada dia aprendo mais aqui no forúm, valeu!
                  Vou repensar meu projeto...

Outra dúvida de novato, existe distribuidores para álcool e para gasolina
                  em um sistema de ignição eletrônica, ou eles são iguais?

Abraços
                  Gustavo Pedrosa

Comment

Ahh, agora entendi.
                    Não sabia que podia rodar com álcool mesmo com uma taxa baixa.
                    Cada dia aprendo mais aqui no forúm, valeu!
                    Vou repensar meu projeto...

Outra dúvida de novato, existe distribuidores para álcool e para gasolina
                    em um sistema de ignição eletrônica, ou eles são iguais?

Abraços
                    Gustavo Pedrosa
                    Os distribuidores são praticamente iguais, apenas com diferenças nos contrapesos e molas, que originais para álcool possuem menor carga para que o avanço centrífugo seja mais rápido, mas no meu caso o distribuidor só permitiu um bom desempenho a partir do uso das molas do distribuidor a gasolina, sendo meu carro original a álcool, batia pino sem dó quando exigia mais do motor depois da troca de comando.

Comment

Postado originalmente por Carlos de Figueiredo
                      Xará, com essa taxa vc pode tranquilamente utilizar a vela quente, BP5HS, como consequencia seu carro irá atingir a temperatura de funcionamento mais rapido, o que fará com que rateie menos.
                      Irá ficar mais "dirigivel", quando frio.
                      Eu ainda abriria a abertura da vela para 0,9.
                      Ja tive motor assim, e era muito bom, o ponto era por volta de 17º. e seu curso, não me lembro muito bem, mas era por volta de uns 10º ou 15º, seu avanço à vácuo era o do fusca alcool, original, bobina Lucas de alta potencia, e era à platinado na época. Como queimava muito platinado, eu troquei a bobina por uma Bosch azul, que era a bobina do fusca à alcool de fabrica, e apesar de não ter resistencia, não queimou mais o platinado.
                      A marca do platinado era o Icesa, utilizado pelo Fiat na época, isso foi em 1981, o meu carro foi o 4º carro a ser convertido pra alcool em Minas Gerais, na época.
                      Era um 1300-L 1976, e eu utilizava as bengalas de aquecimento do fusca à alcool, com as valvulas termac travadas fechadas, difusor 22, alta 162,5 corretor 100, M. lenta 62,5, injetor sem o biquinho, injetando entre a borboleta e a parede do carburador.
                      Dava 6,7 Km litro e na estrada, como eu abusava, chegava à uns 8/9 km. tinha um teto solar santili, muito parecido com esses sun-roof alemães, tenho uma saudade do fusquinha que vc não acredita, vendi pra um primo de minha mulher à época, que levou o carro pra Brasilia.
                      Andei uns 80.000 km com o bixinho, e depois que o vendi, nunca entendi direito o negócio, êle rodou um mancal, e bateu o motor...
                      Abraço,
                      Carlão.

Comment

O meu tava com motor totalmente original e com velas b5hs e naum acertava de jeito nenhum, tive que colocar b7hs, ai zero a falhação... muda sim pra alcool que vale a pena, to mto satisfeito, jah peguei pista e o rendimento eh ótimo. Basicamente vai trocar agulha, gicleur principal, ar, lenta e injetor(bengalinha). Vc poem 15 reais de gasosa adtivada e completa de alcool, pega q eh uma maravilha cedo, e olha que meu carro ta com platinado e bobina de gasolina aquela prata de bosch e ficou mto bom.

Comment

eu uso só alcool, até na partida a frio uso alcool o rendimento é muito bom!

Comment

Postado originalmente por André
                            ....eu uso o E85 (15% gasolina aditivada Shell Vpower ou Texaco Superadiivada com Techron e 85% alcool.)
                            André Torneiro
                            Você alterou o documento do carro pra alcool?

Comment

Você alterou o documento do carro pra alcool?
                              Se na sua região se faz vistoria ou a própria polícia faz vistorias de que tipo de combustível vc está usando, o que acho muito difícil pela falta de profissionais especializados nessa área, seria bom alterar, mas como bem dizer o fusca fica flex, qq combustível que colocar vai funcionar, apenas o uso de gasolina com gicleurs maiores seria inviável pelo aumento considerável no consumo. Então se vc for fazer vistoria vc usa E85 e boa porque o vistoriador não vai fazer exame para saber quanto de álcool vc está usando.

Comment

Working...
                              X