Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fusca 1500! Oq Fazer???

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Fusca 1500! Oq Fazer???

Ae galera, sou novo aki no forum mas devo dizer que esse é o melhor forum que eu já participei...

Bom, é o seguinte, estou querendo montar um Fusca com meu velho e, como esta difícil encontrar um 1600 por um preço bom, eu estou para comprar o Fusca de um camarada meu... O Fusca tem motor 1500 carburação simples... alguem tem uma dica para a preparação??

A preparacao que me indicaram até agora é a seguinte:
    Alcool
    Dupla Weber 40 <- Carburadorzinho CARO.. rs Mais de 3 pila o par
    Coletor para Weber 40
    Comando de Kombi a alcool
    Taxa de compressao a 14/1
    Escap 4x1 Puma

E tem, é claro o turbo... mas, como a polícia tá mais em cima disso, o eskema é só bombar o motor mesmo..;)

Abraços...

Re: Fusca 1500! Oq Fazer???

em vez do comando da kombi a alcool que tal um W120 e trocar as molas das valvulas por molas do opala é plug-play.

Já o carburador acho que um solex 40 (o mesmo do opala) serve mas que algo mais brabo que tal 2 DFV 466 são chatas de acertar mas são duas weber 40 italianas disfarçadas

Comment

Seja bem vindo ao forúm. Vamos lá...

Você pode substituir as weber por duas solex 40 (de opala), fica muito mais barato. Mas weber é weber, você que sabe...

Acho que 14:1 é muito. Já li em alguns tópicos que com taxas menores dá pra acertar mais o carro, permite maior avanço do ponto de ignição também. Ou seja, fica melhor com uma taxa menor.

Pode também melhorar o fluxo do cabeçote, polir eles, fazer uma camera de explosão como a o do AP. Da uma procurada no forum, varias pessoas aqui já fizeram esses serviços em casa.

Quanto ao comando, já que vai troca-lo, da uma pesquisada por um mais forte . Talvez precise de molas de válvulas mais fortes (as de opala) para não flutuar em altas rotaçoes.

Escape, preste atenção quando for comprar, porque tem uns de puma de estrangulam o fluxo na junção dos 4 cilindros. Existe também o escape Capetinha , que é 4X2. Tem um topico do Mestre Vader sobre como melhorar seu escape puma, de uma lida.

Pense também em aliviar o motor, para ele girar mais. Tira peso do volante do motor, tira saia do pistão, etc.

Aqui no forúm tem muito material, é só ter tempo de ler, pesquisar e ir motando as idéias na cabeça.

Abraço,
      Gustavo Pedrosa

Comment

Postado originalmente por Guga Pedrosa
        Seja bem vindo ao forúm. Vamos lá...

Você pode substituir as weber por duas solex 40 (de opala), fica muito mais barato. Mas weber é weber, você que sabe...

Acho que 14:1 é muito. Já li em alguns tópicos que com taxas menores dá pra acertar mais o carro, permite maior avanço do ponto de ignição também. Ou seja, fica melhor com uma taxa menor.

Pode também melhorar o fluxo do cabeçote, polir eles, fazer uma camera de explosão como a o do AP. Da uma procurada no forum, varias pessoas aqui já fizeram esses serviços em casa.

Quanto ao comando, já que vai troca-lo, da uma pesquisada por um mais forte . Talvez precise de molas de válvulas mais fortes (as de opala) para não flutuar em altas rotaçoes.

Escape, preste atenção quando for comprar, porque tem uns de puma de estrangulam o fluxo na junção dos 4 cilindros. Existe também o escape Capetinha , que é 4X2. Tem um topico do Mestre Vader sobre como melhorar seu escape puma, de uma lida.

Pense também em aliviar o motor, para ele girar mais. Tira peso do volante do motor, tira saia do pistão, etc.

Aqui no forúm tem muito material, é só ter tempo de ler, pesquisar e ir motando as idéias na cabeça.

Abraço,
        Gustavo Pedrosa
        O Comando, me disseram que eh bom colocar um 290...

Vcs tem razão com relação ao escape, o que eu ví, parece que estrangula o fluxo mesmo... Esse do Mestre Vader parece ser muito bom mesmo!

Com relação a aliviar o peso do motor, ele não perde durabilidade quando feito esse serviço???

Vcs conhecem alguma oficiana na região do ABC que possa fazer esse trabalho de maneira confiável??

Abraços e obrigado pelas respostas..

Comment

Se conseguir um escape bem dimensionado fica bom.
          Aliviar o volante não torna o motor mais frágil, ele sobe mais rápido o giro, mas também cai mais rápido (foi isso que eu entendi). Tirar saia do pistão há uma dircursão, alguns acreditam que ele vai ficar meio descontrolado dentro do cilindro, a saia serve como guia, da uma lida nesses tópicos.

Abraço,
          Gustavo Pedrosa

Comment

O cabeçote do 1500 é de entrada simples e por isso o melhor comando que você pode usar é o w100 (ou o 276º da samcams). Com ele você já tem um carro bem mais esperto e você pode trabalhar com molas e carburação originais. Agora se você trocar o cabeçote pelo do 1600 de entrada dupla, já dá para por um kit 1600 e comandos mais espertos. Dupla Weber com comando original nem é bom, amarra o carro e fica gastão. Se você achar os coletores do 1300 à álcool e colocar o 276 com dupla 32 vai ficar perfeito para o seu motor 1500 e você vai gastar pouco, aliviando o volante do motor e dando uns tratos na ignição vai ficar até mais econômico e muito mais esperto que o original. Use a taxa original, aumente para no máximo uns 8 ou 8,5. Tem um tópico do Vader falando sobre taxa bem legal.
            Last edited by Fuscão71; 24-10-2008, 04:50 PM.

Comment

Postado originalmente por AleSagat
              O Comando, me disseram que eh bom colocar um 290...

Vcs tem razão com relação ao escape, o que eu ví, parece que estrangula o fluxo mesmo... Esse do Mestre Vader parece ser muito bom mesmo!

Com relação a aliviar o peso do motor, ele não perde durabilidade quando feito esse serviço???

Vcs conhecem alguma oficiana na região do ABC que possa fazer esse trabalho de maneira confiável??

Abraços e obrigado pelas respostas..
              Aliviar o volante não estraga não, ajuda a subir mais de giro !!! Tenho meu volante aliviado em 1,200kg....e ficou muito bom. Posso fazer o alivio pra vc. Não estou exatamente no ABC to em São Matheus se quiser é só me dar um toque!! Ah ...e quer um conselho qto aos carburadores? Monta seu motor com uma dupla Solex com bases 34 e difusores 26 no alcool. Se vc não estiver satisfeio depois vc bota as Weber, mas olha....R$3000,00 vc pode fazer o motor todo.

André Torneiro
              Last edited by André; 24-10-2008, 09:32 PM.

Comment

Postado originalmente por André
                Aliviar o volante não estraga não, ajuda a subir mais de giro !!! Tenho meu volante aliviado em 1,200kg....e ficou muito bom. Posso fazer o alivio pra vc. Não estou exatamente no ABC to em São Matheus se quiser é só me dar um toque!! Ah ...e quer um conselho qto aos carburadores? Monta seu motor com uma dupla Solex com bases 34 e difusores 26 no alcool. Se vc não estiver satisfeio depois vc bota as Weber, mas olha....R$3000,00 vc pode fazer o motor todo.

André Torneiro
                André, eu vou querer sim que você alivie o volante do Fusca... depois a gente conversa melhor sobre isso, primeiro eu preciso comprar o fuca!! :p

E o restante da preparação, alguém conhece algum mecânico bom por essa região??

Abraços

Comment

André, eu vou querer sim que você alivie o volante do Fusca... depois a gente conversa melhor sobre isso, primeiro eu preciso comprar o fuca!! :p

E o restante da preparação, alguém conhece algum mecânico bom por essa região??

Abraços
                  Os dois q conheço são da minha região, o Nél na 3ª divisão e o Amélio na Vila Formosa!!!

André Torneiro

Comment

Perguntas:

1) QUANTO VC TEM PRA GASTAR?
                    2) Quantos cv vc quer?
                    3) Será de uso diário, misto, rua...
                    2100 aspro

Comment

Postado originalmente por FILIPE A
                      Perguntas:

1) QUANTO VC TEM PRA GASTAR?
                      2) Quantos cv vc quer?
                      3) Será de uso diário, misto, rua...
                      Ow Felipão... é o seguinte, eu vou usar ele só de fds na rua, desfilando o Fuca, e de vez em quando, só vou deixar alguns donos de importados com vergonha.. rsrsops:

Grana é difícil falar, porque eu queria arrumar a grana primeiro para depois mexer no motor, ou seja, estimar um valor que eu ia gastar, +/- e fazer a correria para arrumar essa grana (mas, siceramente, eu queria gastar uns R$2.000)

A cavalaria, eu estava pensando em uns 120, 140 CV...

Valeu Felipe, abraços...

Comment

Se seu orçamento se resume a 2000 reais, restrinja-se a um 1.6 aspirado. Vc pode encontrar um 1600 bom e trocar no motor que virá no seu carro, apenas dando uma diferença. Aí, prepara o bolso pra uns 500 conto de retífica, a depender do estado do motor...
                        O resto será um comando, o par de 32 niquelados, ignição e ser feliz.
                        No entanto, não creio q vc consiga montar um 1600 nervosinho com só 2000 reais, sendo q vc não tem o motor, entende?
                        Minha dica: Pague um pouco mais caro e pegue um fusca já 1600 e com o motor em bom estado. Verifique a folga da polia do vira. Já pegue um que seja dupla carburação e com ignição eletrônica. Desmonte rapidamente os buras e verifique-os.
                        Com certeza, tendo um motor desses já como base, vc gastará muito pouco!
                        Seu gasto maior será na retifica dos cabeçotes, escape e comando. Só!
                        No entanto, se vc não tem grana, pare de sonhar! hehehe! Não faça como eu que ficava sonhando em montar um 2.3 Ti todo forjado...isso faz uns 3 anos!
                        Então, ponha seus pés no chão, e, sem querer ser chato, mas já sendo...não encha o fórum com tópicos de "receitas que cairíam bem num fusca que ainda nem tenho"!
                        Faça um orçamento de quanto vc pode gastar, compre as peças aos poucos e monte tudo de uma vez. Há vários tutoriais na internet sobre montagem, tabela de folgas e torques de aperto.
                        Vá no basicão:
                        1600 dupla solex 32.
                        Nos buras, faça o retrabalho do venturi secundário (tem aqui no forum) e, se quiser, mande as bases pra um torneiro e coloque as borboletas de 34 ou 35mm (chevette). Niquele-os.
                        Nos cabeçotes, faça um polimento dos dutos, removendo toda a rugosidade presente no mesmo. Caso tenha uma mini-retifica, reformule as câmaras de combustão e os dutos. se for usar alcool, use a taxa em torno de 10:1 e compense o resto no avanço do ponto. Terá um motor mais duradouro e não com menos potencia do que se usasse 12:1. Isso evitará rebaixamento excessivo.
                        Use um comando de 284°, pode ser federal mogul ou samcar. Use molas de opala, são plug and play e evita flutuações em rotações mais elevadas. Pode rodar com as varetas originais.
                        Na ignição, use a bobina Bosch Mi (2 ou 3 fios, a de 3 é melhor) com cabos de vela de resistividade baixa, Nika por exemplo. Se achar um distribuidor bosch 009...esses são o filé!
                        Use o sistema de refrigeração da kombi moderna. Se puder, use um "pocinho" no carter, aumentará um pouco o volume de óleo, nem que seja em 500ml, já é alguma coisa.
                        Um balanceamento do conjunto móvel, um escape 4x2 (capetinha ou um cruzado livre).
                        Aí, não esqueça de rebaixar um pouco pra melhorar a estabilidade. Terá que trocar todo conjunto de borracha nos facões e fazer uma revisão no quadro dianteiro. Colocar catracas e amortecedores de chevette. Se puder, coloque os de D20 até 93 na traseira.
                        Pode usar a embreagem das kombis. Agora...nada de luck, por favor. Usa uma relação 33x8, provavelmente seu carro já virá com uma dessas.
                        Pinças de santana seriam bem vindas...
                        Uns instrumentos para monitorar o motorzão e pronto!! Tá feito o carro...

Veja, então, que não é algo baratíssimo, onde vc pega uma maçã mordida, um arame, um chiclete e monta um motor TOP FUEL! Se vc for meter mão, gastará bem menos com a mão de obra.
                        No entanto, por baixo, prepare-se pra gastar qualquer 6 mil nesse carro. Pq não é só motor: tem suspensão, freios, transmissão...
                        Então, vá comprando devagarzinho as coisas, faça como eu, to montando primeiro a mecânica, pra depois correr atrás de um pre 70 pra fazer meu projeto. Eu até tenho um 76, mas n quero mexer nele =D
                        Um mês tu compra comando, bobina...no outro outra bobagenzinha...é assim!
                        Abçs
                        2100 aspro

Comment

Obrigado Felipe pelas dicas, foram de grande valia...

Como disse anteriormente, eu queria ter uma idéia do que poderia ser feito para só assim ir atrás do dinheiro, se for necessário gastar 6 conto para montar um motor bacana, Ok, isso não é problema... faço como vc disse, vou comprando aos poucos, demoro uns 6 meses mas depois eu monto um motor bacana!

Peço desculpas se a criação do meu tópico gerou algum tipo de chateação, mas acredito que antes de qualquer projeto ser começado é melhor escutar pessoas que conhecem do mesmo e fazer um balanço de quanto deve ser o valor do projeto para se ter um orçamento bem feito... e não acabar acontecendo oque aconteceu com uns conhecidos que começam o trampo e acabam tendo que se desfazer por motivos de mal planejamento..

Agradeço aos comentários e as idéias expostas...

Abraços

Comment

Obrigado Felipe pelas dicas, foram de grande valia...

Como disse anteriormente, eu queria ter uma idéia do que poderia ser feito para só assim ir atrás do dinheiro, se for necessário gastar 6 conto para montar um motor bacana, Ok, isso não é problema... faço como vc disse, vou comprando aos poucos, demoro uns 6 meses mas depois eu monto um motor bacana!

Peço desculpas se a criação do meu tópico gerou algum tipo de chateação, mas acredito que antes de qualquer projeto ser começado é melhor escutar pessoas que conhecem do mesmo e fazer um balanço de quanto deve ser o valor do projeto para se ter um orçamento bem feito... e não acabar acontecendo oque aconteceu com uns conhecidos que começam o trampo e acabam tendo que se desfazer por motivos de mal planejamento..

Agradeço aos comentários e as idéias expostas...

Abraços
                            Qto aos custos vc pode olha no tópico q e criei....."Custos na preparação de um 1600". Se vc vai usar o carro só nos FDS pode ousar mais um pouco mais e colocar um comando com mais graduação.... um W125 acho q cairia bem ia embaralhar legal e jogar a potência maxima lá pras 7000RPM. O W110 eu uso diariamente quse não embaralha e tem até um torque bom!

André Torneiro

Comment

Que mané incomodo, rpz! =D
                              Relaxa dessa!!!
                              O lance é dar uma pesquisada. Faz como o andré falou, dá um saque no tópico sobre os custos de um 1600
                              abçs
                              2100 aspro

Comment

Working...
                              X