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Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

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  • Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

    Olha só a citação do Chico Biela no FFB:


    "Quando se usa uma tabela que calcula potência de vários tipos de motores, existe alo a se considerar nos VW ar: a potência consumida pelo ventilador em relação aos giros do motor.

    Com a polia original, o ventilador tem uma curva de absorção de potência:

    - 4000 rpm --> 3 cv
    - 4500 rpm --> 5 cv
    - 5000 rpm --> 10 cv
    - 5500 rpm --> 15 cv
    - 6000 rpm --> 21 cv
    - 6500 rpm --> 27 cv

    É por conta dessa curva que se usa a polia menor, para reduzir o consumo de potência da ventoinha.

    A ventoinha do motor torque é mais larga que a ventoinha antiga, portanto, sua curva de absorção deve ser mais pesada ainda."



    Se for isso tudo mesmo...me convenceu de vez de trocar a polia por outra menor!!!!



    André Torneiro

  • #2
    Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

    Postado originalmente por André
    Olha só a citação do Chico Biela no FFB:


    "Quando se usa uma tabela que calcula potência de vários tipos de motores, existe alo a se considerar nos VW ar: a potência consumida pelo ventilador em relação aos giros do motor.

    Com a polia original, o ventilador tem uma curva de absorção de potência:

    - 4000 rpm --> 3 cv
    - 4500 rpm --> 5 cv
    - 5000 rpm --> 10 cv
    - 5500 rpm --> 15 cv
    - 6000 rpm --> 21 cv
    - 6500 rpm --> 27 cv

    É por conta dessa curva que se usa a polia menor, para reduzir o consumo de potência da ventoinha.

    A ventoinha do motor torque é mais larga que a ventoinha antiga, portanto, sua curva de absorção deve ser mais pesada ainda."



    Se for isso tudo mesmo...me convenceu de vez de trocar a polia por outra menor!!!!



    André Torneiro
    Fala aee André, blz ? Não acredito nisso não, pois 27cv é cv pra ninguém botar defeito. Eu usei a original por um bom tempo, agora a coisa de 1 ano estou usando a de alumínio, menor, mais bonita, e com menor capacidade de carregar o alternador, além é claro dela girar um pouco menos em rotações elevadas e com isso diminuir o risco da correia sumir do motor. Em termos de potência a alteração é muito pequena. O que melhora a potência é mesmo a correta alimentação do motor, além dos retrabalhos, molas de válvulas, aumento de cilindrada, comandos, válvulas e etc.
    Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
    Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
    Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
    Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
    Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
    volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

    VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
    Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

    Comment


    • #3
      Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

      Eu não duvido das infos que o Chico postou. Ou ele realizou pesquisas/testes ou conseguiu estes dados de alguma publicação estadunidense e divulgou.

      Manda uma MP para ele, geralmente ele reponde com considerações interessantes.

      Abraços!
      Air Power 4ever!

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      • #4
        Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

        Não acredito que a potencia de transmissão da correia original do fusca consiga ultrapasssar 5cv.

        Comment


        • #5
          Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

          galera... aconteceu comigo!

          hehehe

          outro dia dei um cacetinho no carro e a luz do alternador acendeu.. como era novo, imaginei que a correia tinha soltado...

          como faltava so 3 quarteiroes pra chegar em casa e o carro ainda devia estar nuns 80° de temperatura, resolvi esticar ate em casa pra ver se dava diferença... e deixar pra arrumar a correia no dia seguinte antes de sair de casa...

          parei numa esquina pra entrar na rua que sempre passo, à direita...
          arranquei normal em giro baixo e tranquei o pé.. qdo chegou nuns 4000rpm, que começa a vir o torque de verdade (w110), o carro simplesmente saiu completamente de traseira, coisa que ele nunca fez nesse local, a nao ser qdo eu jogo a segunda em giro alto... e depois disso o giro subiu igual louco... entao creio que no mínimo uns 10cv eu ganhei sem a correia...
          1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

          Comment


          • #6
            Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

            Opa! Eu até acredito sim que se consuma 27 cv ou até mais. Nos ultraleves e autogiros a potência do motor é muito absorvida pela resistência que o ar causa na helice. Já vi em um topico aqui do forum de um preparador de motores Vw-ar aeronauticos bastante experiente, e pelo que entendi os motores VW-ar 2.2 com a maior preparação possivel para ter confiabilidade e torque em baixa rotação, não passa de 50cv de potência graças a helice, a medida que a rotação da helice vai subindo a resistência do ar faz com que a helice pareça que ganhe peso.

            Hontem por concidência tive problemas com a porca que prende a polia do alternador, aproveitei e testei o motor sem a correia, livre.

            1- A rotação da lenta aumentou para mais de 1000 rpm
            2- O ganho de rotação na aceleração ficou mais linear
            3- O carro subiu de giro bastante rápido, deu para perceber acelerando parado, a diferença é perceptivel, se da para perceber acelerando o carro parado, imagina a diferença com ele andando.

            Quanto a tenção da correia é um fato a ser pensado.

            Um abraço a todos!
            Fusca4ever

            E também Puma4ever!! ;)

            Esgoelando a terceira: http://www.youtube.com/watch?v=2qTix8cHsUQ

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            • #7
              Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

              Realmente com a utilização de uma polia de menor diâmetro e peso menor (alumínio) se ganha alguns cv, entretanto devo lembrar a todos que isso implicará na diminuição de rotação do alternador e também da ventoinha diminuindo assim a refrigeração, como exemplo um motor recentemente que preparei estava com polia original e usando W110, a temperatura do óleo girava normal 90ºC e quando o motor era exigido por longo tempo (pé em baixo), sua temperatura oscilava entre 100 a 110ºC, como o cliente quis por a polia graduada em alumínio da Empi para melhorar a estética do motor, o fiz, consequentemente a temperatura normal do carro subiu para 100ºC e com pé em baixo oscila em 110 a 120ºC, subiu a temperatura do óleo e trouxe outra consequência, com aumento da temperatura começou a dar falta em alta por gerar gases na alimentação, sendo resolvido com instalação de um desborbulhador.

              Concluindo, existem seus prós e contras.


              .
              Last edited by marcus; 17-03-2009, 09:06 PM.

              Comment


              • #8
                Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

                Por enquanto nós estamos comparando uma polia de alumínio de menor diâmetro com uma polia original, pois sem a polia com certeza o motor terá mais potência, só que infelizmente não podemos andar sem elas, não é ? Qq motor tem perdas mecânicas, A ar, a àgua e o que for desde que tenha uma polia fixada ao virabrequim para refrigeração ou para carregar o alternador, ou para mover bomba dágua, direção hidráulica et,etc sempre existirão perdas. Hoje em dia com algumas soluções elétricas as perdas são um pouco menores...mas daí a dizer que com uma polia de alumínio seu motor vai ganhar 27cv...tô loco então, vou pegar um motor original 1.6 colocar uma polia de alumínio e sair ralando tudo quanto é 1000 de 80cv que tiver por aí...eu estou usando e não notei essa diferença nem a pau. Assim como o Fucabala eu acredito em uns 5cv entre uma polia e outra e não sem polia, né !!!!
                Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
                Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
                Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
                Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
                Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
                volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

                VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
                Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

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                • #9
                  Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

                  com certeza maurilio..

                  se com a polia original a ventoinha rouba 27. com a pequena deve roubar 22... ninguem ta discutindo isso...

                  a questão é o roubo em relação a um carro sem polia...
                  1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

                  Comment


                  • #10
                    Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

                    Não existe a possibilidade de colocar uma ventoinha elétrica não?

                    Comment


                    • #11
                      Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

                      Postado originalmente por Thiagodf
                      Não existe a possibilidade de colocar uma ventoinha elétrica não?
                      Tem sim...
                      Mas daí esbarra na vazão que essa ventoinha iria gerar e da potencia do motor elétrico que ela teria....Quanto maior a potencia, maior seria o consumo de energia, o que pesaria mais no alternador, queconsequentemente roubaria potencia do motor.. hehehe

                      Ciclo vicioso, não? hehehehe

                      Abraço!
                      Aos que não atualizaram ...

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                      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                      Megasquirting

                      284º

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                      • #12
                        Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

                        Opa! Faz que nem o fitti-fusca, a refrigeração era feita por uma tomada de ar constituida de 4 tubos bem largos, cada tubo refrigerava 2 camisas.

                        Segue as fotos:





                        Fusca4ever

                        E também Puma4ever!! ;)

                        Esgoelando a terceira: http://www.youtube.com/watch?v=2qTix8cHsUQ

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                        • #13
                          Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

                          Desculpe a pergunta até imbecil, mas ninguém nunca se propôs a fazer uma ventoinha dessa de alumínio, antmônio ou ainda fibra de vidro?
                          Com a redução do peso dela, reduziríamos os esforços também, não????
                          Ominus Kaiser

                          "I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

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                          • #14
                            Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

                            Postado originalmente por bolo
                            Opa! Faz que nem o fitti-fusca, a refrigeração era feita por uma tomada de ar constituida de 4 tubos bem largos, cada tubo refrigerava 2 camisas.

                            Segue as fotos:





                            bolo,

                            a ideia é boa... só não pode pegar transito...
                            Abraços,

                            Jacques

                            Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br

                            Comment


                            • #15
                              Re: Consumo de Cv´s pela ventoinha!!!

                              Postado originalmente por Ominus Kaiser
                              Desculpe a pergunta até imbecil, mas ninguém nunca se propôs a fazer uma ventoinha dessa de alumínio, antmônio ou ainda fibra de vidro?
                              Com a redução do peso dela, reduziríamos os esforços também, não????
                              O problema não é peso dela , Ominus, mas o deslocamento do ar e por onde este ar passa com certa pressurização e criando certa turbulencia!!! Uma vez meu preparador contou uma história de um piloto de Speed 1600 ao qual ele preparava o carro. Ele tava na pista colada na traseira de outro Fusca qdo de repente a correia arrebentou e ele deu uma "pancada de leve" no carro da frente, foi como se ele tivesse apertado o botão do "nitro"!




                              André Torneiro

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