Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Turbo - Posicionamento da Turbina

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Turbo - Posicionamento da Turbina

Olá pessoal,

Há tempos venho lendo bastante o fórum e fico em êxtase com as idéias de vocês! hehe...
    Como não tenho grana agora pra montar o montar o carro do jeito que eu quero, fico viajando, montando uns projetinhos e quero compartilhar essa "idéia" com vocês.
    Fiz um modelo, mais ou menos proporcional, em 3D do motor (usando uns cacarecos do armazem do google) pra dar uma brincada. Seguem anexas algumas imagens.
    1 - Coloquei a ventoinha na frente, estilo porsche. Ainda não consegui desenhar a tampa realmente, que refrigera os cilindros, mas a princípio é a mesma que aparece em várias fotos já postadas aqui no forum.
    2 - Coloquei o radiador de óleo (um radiador adaptado) bem na frente/abaixo da ventoinha. Será que isso funciona? Onde geralmente o pessoal coloca o radiador nessas adaptações de ventoinha porsche?
    3 - Botei a turbina no lugar onde ficava a capela. A dúvida é se a turbina cabe ali, principalmente os coletores de escape, naquele espaço do fundo do cofre. Será que cabe?
    4 - Temperatura: será que a turbina vai esquentar demais tudo o que tá ali por perto?
    5 - O plenum é só uma zoeira! hehe...

Eu não gosto do visual das instalações de turbo com a turbina na frente do motor, perto da polia do vira. A instalação poderia ser feita ao lado do câmbio, mas eu quis algo diferente.
    Opinem aí pessoal! Penso que com alguns acertos pode ser uma modificação possível!
    Ah, tenho um fusca 76, 1300. Mas essa idéia aí não é pra ele não.

Abraços!
    Arquivos Anexos

Re: Turbo - Posicionamento da Turbina

tudo é possivel! achei bacana tua ideia! acho que tem detalhes que se tem que levar em consideraçao! mas por hora como é so uma ideia!! achei muito legal!!
    tambem tenho ideias loucas assim!! hhehehe!!
    quem sabe um sistema tipo o teu montando com um 4x1 e deixando a turbina escondida e a presurisação tambem!!tudo atras da capela!!
    so pra deixar os outros de queixo caido com teu 1300 original!! heheheheeh!!

Comment

se você cortar ou inverter o chiqueirinho abre um belo espaço alí atrás do motor...da p/ fazer esse esquema certinho...

Pelo que já ví quando se coloca essas ventoinhas da porsche coloca só o radiador externo...ou talvez consiga adaptar o radiador do motores planos...TL, Variant...etc..etc...

tá aqui um bom exemplo de turbo bem escondido...

e fabigode...seja bem vindo ao melhor fórum aircooled do Brasil....
      Last edited by sedan74turbo; 27-04-2009, 06:15 PM.
      Fernando / German Look 74
      2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

Comment

Postado originalmente por sedan74turbo
        se você cortar ou inverter o chiqueirinho abre um belo espaço alí atrás do motor...da p/ fazer esse esquema certinho...

Pelo que já ví quando se coloca essas ventoinhas da porsche coloca só o radiador externo...ou talvez consiga adaptar o radiador do motores planos...TL, Variant...etc..etc...

tá aqui um bom exemplo de turbo bem escondido...

e fabigode...seja bem vindo ao melhor fórum aircooled do Brasil....
        Hj vi na oficina do meu preparador um Fusca em q o dono inverteu o chiqueirinho pra colocar um motor de Subaru, rodou um pouco se arrependeu e arrancou o motor Subaru pra colocar um 1.6T . Agora sobrou um P..... espaço pra colocar a turbina atrás da capela e pegar muito ar fresco além de colocar radiador de óleo , e até aquele radiador grande com ventoinha!!!!!

André Torneiro

Comment

Valeu pelas boas-vidans, sedan74!!
          Então, estive olhando no cofre mesmo e acho que dá pra fazer esse esquema sem a inversão do chiqueirinho. Só tem que adaptar aquela chapa de "vedação". Acho que vai ter que rolar também uma bela manta termo-acústica forrando ali aquela região, pra evitar o calorão da turbina no chiqueirinho.
          O radiador de óleo, se não der certo nesse lugar que botei, pensei no paralama, logicamente com alguma tela e tal pra evitar pedras... o problema é a temperatura com o carro parado ou em trânsito lento.
          Kafinski, sem a inversão do chiqueirinho acho que é quase impossível botar uma turbina ali atrás da capela. o maior problema é que a turbina esquentaria o ar justamente na região onde ele é captado pela ventoinha, ou seja, a capela estaria puxando o ar já quente.
          No modelo, tentei deixar a parte do compressor simétrica, sendo que os coletores do escape ficaram um pouco deslocados do centro do bloco.
          Existe algum kit pronto pra esse esquema de refrigeração porsche (logicamente sem ter que vender o carro pra comprar o kit )?

Abraços!
          Fábio
          Last edited by fabigode; 27-04-2009, 08:02 PM.

Comment

fabigode,
            Muito bacana suas idéias!

Quanto a refrigeração estilo Porsche, o pessoal tem duas opções:
            1) Adaptar radiador de motor plano(variant, TL, sp2...) deitados, no luar onde ficaria o radiador deslocado das kombis. O que lembra muito a posição dos radiadores utilizados nos Porsches 911.
            2)Usar radiador de óleo extra, sem o uso do original...Só o extra.

Essa posição de turbina eu não sou muito fã...Prefiro a turbina baixa, perto da polia(bem na boca de um 4x1 bem dimensionado). Acho que elevar a turbina, vai levar o calor do escape pra região do motor onde ele toma o ar para refrigeração. A parte de cima(refrigeração) e a de baixo(onde fica o escape) sempre foram muito bem separadas..acho que colocar a turbina em cima, via ajudar a sobreaquecer o motor. Mas é só minha opinião.

Colocar o radiador de óleo onde você mostrou, é uma opção também! Tudo deve ser pensado..e tem que se levar em consideração o formato da capela e como ela foi construída!

Mas tô gostando de ver sua paixão pelos Vw aircooled! Continue mandando ver nas idéias, que quando vc tiver grana, vai ter o carro dos seus sonhos!

E só para engrossar o côro, bem vindo ao F4E, sinta-se em casa, ok?

Ah..quanto a existencia dos kits....por enquanto, só vendendo o carro pra comprar um mesmo! hehehehe
            Um dia, num futuro distante, vou tentar fazer uma refrigeração dessa e ver se rola....

Abraço!
            Last edited by Rafael_MO; 27-04-2009, 08:15 PM.
            Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

Hehe, legal Rafael!
              Quanto à posição da turbina, você não acha que, para o caso da refrigeração "porsche" (ventoinha na frente), a turbina junto à polia induz justamente o problema que você citou (calor na entrada de ar)?
              Mas, realmente a separação escape/admissão fica obviamente melhor (em relação ao calor) quando a turbina está na frente. Esteticamente eu não gosto muito dessa solução.

Abraços!
              Fábio

Comment

e ai amigo fabigode!
                seguinte meus comentarios eram mais de ideias que de uma coisa concreta!
                mas vç nao acha que um visual bem limpo quase original do motor! com o turbo bem escondido nao seria legal!! daria pra dar umas risadas dos desavisados! era mais isso o meu comentario!
                mas acho que tudo é possivel em preparação! nada que muito tempo e dinheiro nao resolva!! hehehehe!! acho que uma melhora na circulaçao de ar resolveria! e uma tomada e ar direta da rua para a ventoinha! etc etc!!

Comment

Com certeza, kafinski!! A idéia de deixar escondido o turbo é muito legal pra sacanear a mulecada com carro importado! hehe...
                  Se for possível colocar atrás da capela, como você sugeriu, seria bem massa sim! Mas acho que é meio difícil sem mexer no chiqueirinho.
                  As minhas idéias também são muito mais abstratas do que concretas! Principalmente pelo meu bolso....

Abraço!

Comment

sempre gostei de motores com a paparencia bem limpa....
                    quando um dia fizer meu motor quero colocar um sistema parecido com esse q vi no the samba. fica muito bonito e ainda mais com roda fonica sem o distrbuidor. ta aew as fotos
                    (não levem em consideração a desorganização do dono do carro!!)

Fusca 1985 - iniciado

http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5380

Fortaleza - Ce

Comment

Fabigode,

Mesmo em refrigerações tipo porsche, coma turbina perto da polia(se mantendo as latas que ficam abaio da polia e isolam o cofre do motor), o ar quente(aquecido pela turbina) não iria subir até a a ventoinha. Logo, não geraria sobreaquecimento no motor.

Se fizer uns furos na saia trazeira, ou umas aletas, com o movimento do carro, esse ar quente iria ficar pra trás! hehehehe

Gosto de um visual clean também...Mas igual as fotos que nosso amigo postou aí em cima, ter acesso ao motor de partida seria canseira, hein? Se bem que quase nunca se mexe no motor de partida(exceto se for um WAPSA....hehehehe).

Mas é questão de gosto. faça do jeito que lhe agradar mais!

Abraço!
                      Aos que não atualizaram ...

** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **

Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

Megasquirting

284º

Comment

e ai fernandost!!
                        show de bola essa fotos que postou!! bem por ai que pensei so mais proximo a turbina! mas com certeza lindo esse sistema ai! e muito limpo vendo o motor!!

Comment

Bem legal suas idéias, curti. Também gosto de um visual mais limpo no motor.
                          AIRpower (vIniCIUs fonSEcA) (o\ ! /o) São Paulo - SP

SPA Turbo. Acesse: https://www.spaturbo.com.br / https://www.facebook.com/spaturbo / https://www.youtube.com/user/spaturbobrasi

Se você gosta do Fusca e seus derivados, acesse www.fuscanafoto.com e confira as mais belas e curiosas imagens do universo aircooled. E não esqueça de deixar seu comentário!

Comment

É verdade, Rafael. Essa solução manteria o calor embaixo mesmo. Mas como são só idéias tudo vale!

Show mesmo as fotos dessa montagem! Fica tudo bem escondido, só tem que meter a faca no chiqueirinho. Mas é uma excelente (e diferente) solução.
                            Vou tentar fazer uns improvements na minha idéia...

Abraços e novamente, obrigado pela recepção!
                            Fábio
                            Last edited by fabigode; 28-04-2009, 03:23 PM.

Comment

Legal este projeto!
                              Vou fazer o meu com a turbina na saia e Intercooler do Tempra Turbo, idêntico a este que aparece nas fotos. Outra coisa em comum é que este projeto aí usa MegaSquirt. Lá fora é bem comum.
                              MegaSquirt low cost and HIGH PERFORMANCE!!
                              Ignition: COP(Coil On Plug)
                              AFR controller: JAW Wideband
                              Turbo: K-16 titanium rotor by Borg Warner.

Comment

Working...
                              X