Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Falando em carter seco...

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Falando em carter seco...

Postado originalmente por azeitona
    Acho que pode-se partir de um casco de extintor de incendio sim, desde que equipando adequadamente.
    O aço carbono apresenta vantagens como soldabilidade, diponibilidade em diversos perfis comerciais e preço.
    Opa! Belezinha?

Muito interessante o esquema. Uma pergunta. Esse esquema ja foi provado? Ele eh usado?

Os gringos gostam muito dessa entrada tangencial do oléo para que ele gire na parede ateh o fundo para deaerar.

levando em consideração que o óleo vem junto com ar do carter por motivos intrinsecos aos sistema. largar esse óleo/ar la em baixo, dentro do óleo nao dificultaria a saida do ar ou mesmo nao retirando o ar do mesmo?

>>

Em leitura no THE SAMBA.. descobri tb que muitas pessoas tiveram problema de retorno quase completo do oleo ao motor por gravidade em periodos longos de garagem.. uma noite.. inundando o carter até o "pecoço"!
    muito colocam um valavula estilo "shut off" com solenoide para previnir ignição com valvula fechada...

mas ainda nao me deparei com nenhum topico com o titulo. Dry sump.. "faça vc mesmo"..

>>>

A unica dificuldade do aço ao meu ver seria a perda da possibilidade de aumentar a refrigeração adicional oferecida pelo aluminio mas se for facil conseguir um extintor de aluminio ja ajuda bastante hein!. gostei do esquema cilindrico. na pior das hipoteses uma chapa retangular fechada cilindricamente com um fio de tig. "cilindro a la "modê".

O grande lance do projeto eh fazer um tanque eficiente e de baixo custo/trabalho. Que cumpra os requisitos do sistema eu acho. pelo menos eh meu almejo.

Independente do tipo, forma, filtros e material.. o que importa eh a participação e interesse de vcs com a idéia do projeto. com certeza o resultado será positivo!

Abração!
    Last edited by Salvatori; 30-12-2009, 05:48 PM.
    Fé em Deus e pé na tábua.

Comment

O desenho de tanque que eu postei é o empregado em sistemas hidráulicos, onde o ar é o problema a ser evitado.
      Se uma bomba hidráulica aspirar muito ar, mesmo por um perído curto, já era! Bomba nova, flushing do sistema, motores hidráulicos perdidos...
      Outro aspecto é que fluído compressível (gás/ ar) em sistema hidráulico é problema de toda sorte como perda de controle de velocidade e/ou potência efetiva.

Comment

Opa!! Meu. O que importa eh o cara tomar champanhe de boa qualidade... senão nao estaria escrevendo agora!! Feliz Ano Novo a todos!!

realiasando uma pesquisa em oil tanks me deparei com a solução
        encontrada pela porsche senao me engano o 911/914 e assemelhados.

e segunda feira vou ver a possibilidade de espaço e tirar umas medidas para
        concepcionar uma idéia pro primo pobre..

esse aqui eh um terceirizado de aluminio. ele ja tem o filtro imbutido.. alto refino da porsche.

ele vai na lateraldireita do motor. na area do paralama.. gostei da solução..

esse nao eh da porshe . mercedes acho.

e fiz um simples esboço. acho que da hein..

resgardadas as proporçoes pois na imagem pela perpectiva parece que falta espaço mas vou medir efetivamente na segunda para ver a possibilidade de ter um reservatorio de 5 litros. e o ideal tb eh que o tanque nao invada a area da roda , ouseja, fique para atrás da roda.Assim se vc fosse olhar a roda de frente o tanque estaria do lado esquerdo entre o limite da roda e o limite da carroceria, maquele triangulo...
        notem que eh soh um esboço e o formato esta somente próximo mas acho que promete..

>> entrada por cima por um cilindro tangente. para deaerar tela. serie de chicanas/anteparas , e pick-up cá no fundo e "aquele" filtro citato acima após o pick-up >> nao sei onde... aih ficou apertado.. o negocio eh pensar..
        ..gostei.
        e um catch tank e respiro dentro do habitáculo do motor ligado por mangueira tb o bocal de abatecimento sera no cofre. estilo porsche.

Abraço!

Comment

Postado originalmente por Salvatori
          Opa!! Meu. O que importa eh o cara tomar champanhe de boa qualidade... senão nao estaria escrevendo agora!! Feliz Ano Novo a todos!!

realiasando uma pesquisa em oil tanks me deparei com a solução
          encontrada pela porsche senao me engano o 911/914 e assemelhados.

e segunda feira vou ver a possibilidade de espaço e tirar umas medidas para
          concepcionar uma idéia pro primo pobre..

esse aqui eh um terceirizado de aluminio. ele ja tem o filtro imbutido.. alto refino da porsche.

ele vai na lateraldireita do motor. na area do paralama.. gostei da solução..

esse nao eh da porshe . mercedes acho.

e fiz um simples esboço. acho que da hein..

resgardadas as proporçoes pois na imagem pela perpectiva parece que falta espaço mas vou medir efetivamente na segunda para ver a possibilidade de ter um reservatorio de 5 litros. e o ideal tb eh que o tanque nao invada a area da roda , ouseja, fique para atrás da roda.Assim se vc fosse olhar a roda de frente o tanque estaria do lado esquerdo entre o limite da roda e o limite da carroceria, maquele triangulo...
          notem que eh soh um esboço e o formato esta somente próximo mas acho que promete..

>> entrada por cima por um cilindro tangente. para deaerar tela. serie de chicanas/anteparas , e pick-up cá no fundo e "aquele" filtro citato acima após o pick-up >> nao sei onde... aih ficou apertado.. o negocio eh pensar..
          ..gostei.
          e um catch tank e respiro dentro do habitáculo do motor ligado por mangueira tb o bocal de abatecimento sera no cofre. estilo porsche.

Abraço!

Feliz 2010 para Todos

Existem ainda alguns Vw 1600 D3 (decada de 1970) parados por aqui em Porto Alegre tb em outros Estados...Todos estes Carros usavam um tipo de reservatorio PUMA 5 litros de oleo,usando tb domba dupla de oleo com 4 engrenagens.A maioria dos Preparadores ou algumns Pilotos tem alguma coisa guardada.. ou sabem quem os tem.Não sendo necessario fazer testes e outras invenções. Só copiar ou comprar que dará certo.
          Felicidades na procura.
          l

Comment

Postado originalmente por slick
            Feliz 2010 para Todos

Existem ainda alguns Vw 1600 D3 (decada de 1970) parados por aqui em Porto Alegre tb em outros Estados...Todos estes Carros usavam um tipo de reservatorio PUMA 5 litros de oleo,usando tb domba dupla de oleo com 4 engrenagens.A maioria dos Preparadores ou algumns Pilotos tem alguma coisa guardada.. ou sabem quem os tem.Não sendo necessario fazer testes e outras invenções. Só copiar ou comprar que dará certo.
            Felicidades na procura.
            l
            Fala Slick, belezinha meu?

Bom saber q vc eh de porto alegre. tb sou.

Toda ajuda eh bem vinda em garimpar um Divisão 3!

Pelo que vi. Os pumas tinham bastante espaço no cofre . Isso facilitava muito a vida dos desenhistas acho. ja para o Fusca ja vejo alguns agravantes que, digamos, fazem da instalação do reservatorio mas complicadinha.
            O mais facil eh botar dentro do carro, no chiquerinho, furar (3 furos) a parede de fogo e era isso. como era antigamente nas corridas... soh imagino como deve ficar a "boléia" no verao aqui de "portinho.." 35 na rua... mais uma "usina" de 100 graus a bordo..

Sigo queimando a mufa. acho que o desenho interno dos tanques nao devem ser muito dificeis nem diferentes nao necessitando grandes invençoes pois pelo que tenho lido na net. eh separador de ar. abafadores (Baffles) que sao as anteparas (que formam as chicanas citadas mais acima). mas acho que a forma deles pode ser variável para melhor se adapatarem à aplicação.

Abraço e valeu o imput!.

Comment

Fala Slick, belezinha meu?

Bom saber q vc eh de porto alegre. tb sou.

Toda ajuda eh bem vinda em garimpar um Divisão 3!

Pelo que vi. Os pumas tinham bastante espaço no cofre . Isso facilitava muito a vida dos desenhistas acho. ja para o Fusca ja vejo alguns agravantes que, digamos, fazem da instalação do reservatorio mas complicadinha.
              O mais facil eh botar dentro do carro, no chiquerinho, furar (3 furos) a parede de fogo e era isso. como era antigamente nas corridas... soh imagino como deve ficar a "boléia" no verao aqui de "portinho.." 35 na rua... mais uma "usina" de 100 graus a bordo..

Sigo queimando a mufa. acho que o desenho interno dos tanques nao devem ser muito dificeis nem diferentes nao necessitando grandes invençoes pois pelo que tenho lido na net. eh separador de ar. abafadores (Baffles) que sao as anteparas (que formam as chicanas citadas mais acima). mas acho que a forma deles pode ser variável para melhor se adapatarem à aplicação.

Abraço e valeu o imput!.
              Ola
              Não queima a cabeça e dinheiro, com estes modelos de deposito de oleo.Já esta bastante testado o do Puma, tem pronto é só copiar...Realmente era colocado dentro dos carros no chiqueirinho era colocado,uma tampa por cima com o suspiro, para fora do carro no cofre do motor.Carros de rua... Nos D3 Pista era invertido o chiqueirinho ficando um espaço maior para o motor e deposito...Eu usava um destes reservatorios no meu carro de rua, não houve nunca problemas de circulação de oleo ..... Epoca dos Dinossauros....decada de 1968-1980. Nos D3 realmente ficava quente dentro, mais fazia parte do jogo.
              Este Pessoal que comentei ontem com Vc deve ter alguma coisa,se não pede pelo menos para tirar uma foto .
              O Vilmar fez por ultimo um restauração num D3,este tem este deposito que comentei com Vc era o carro do Claudio Mello hoje esta com o Ricardo Trein
              Um Abraço slick

Comment

Ola
                Não queima a cabeça e dinheiro, com estes modelos de deposito de oleo.Já esta bastante testado o do Puma, tem pronto é só copiar...Realmente era colocado dentro dos carros no chiqueirinho era colocado,uma tampa por cima com o suspiro, para fora do carro no cofre do motor.Carros de rua... Nos D3 Pista era invertido o chiqueirinho ficando um espaço maior para o motor e deposito...Eu usava um destes reservatorios no meu carro de rua, não houve nunca problemas de circulação de oleo ..... Epoca dos Dinossauros....decada de 1968-1980. Nos D3 realmente ficava quente dentro, mais fazia parte do jogo.
                Este Pessoal que comentei ontem com Vc deve ter alguma coisa,se não pede pelo menos para tirar uma foto .
                O Vilmar fez por ultimo um restauração num D3,este tem este deposito que comentei com Vc era o carro do Claudio Mello hoje esta com o Ricardo Trein
                Um Abraço slick

Opa!

Legal a informação. OLDSCHOOL rules!
                Se vc poder me dar umas direções para eu correr atrás será de grande valor!
                Meu contato com as corridas eh o Ronaldo Nique pois ele mexe no meu carro as vezes e temos uma boa relação e ao que parece eh da tua época. segunda inclusive eu vou bater esse papo com ele. ja comentamos nos D3 mas ele nao sabia informar onde estavam esse carros. ou quem os tinha. o negocio dele eram as motos.
                mantemos contato.
                Abraço!

Comment

Opa!

Legal a informação. OLDSCHOOL rules!
                  Se vc poder me dar umas direções para eu correr atrás será de grande valor!
                  Meu contato com as corridas eh o Ronaldo Nique pois ele mexe no meu carro as vezes e temos uma boa relação e ao que parece eh da tua época. segunda inclusive eu vou bater esse papo com ele. ja comentamos nos D3 mas ele nao sabia informar onde estavam esse carros. ou quem os tinha. o negocio dele eram as motos.
                  mantemos contato.
                  Abraço!
                  Ola
                  Estas em bom caminho,o Ronaldo corria de chevette alem das motos é um grande Piloto e tb um bom Preparador.Fala nestas Pessoas (Mecanicos e Oficinas)que comentei anteriormente que Ele sabe bem as direções.
                  Se necessitares das devidas direções falamos em outra oportunidade
                  um abraço

Comment

Ola
                    Estas em bom caminho,o Ronaldo corria de chevette alem das motos é um grande Piloto e tb um bom Preparador.Fala nestas Pessoas (Mecanicos e Oficinas)que comentei anteriormente que Ele sabe bem as direções.
                    Se necessitares das devidas direções falamos em outra oportunidade
                    um abraço
                    Certo.
                    Obrigado!
                    boa semana e mantemos contato.
                    Abração!

Comment

Working...
                    X