Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida balanceiros 1:1.25

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Re: Duvida balanceiros 1:1.25

Postado originalmente por Master Vader
    Em relação à permanencia, realmente será muito pequena a mudança. Na prática zero, na realidade algo ao redor de 1 grau, pois a folga medida na válvula entre haste daválvula e ponta do balancim é a folga entre tucho e came multiplicada pela relação do balancim.
    Como a relação aumentou, de 1,1 para 1,25, se utilizarmos a mesma folga de aproximadamente 0,10mm (original do motor a ar) somente para ilustrar, teremos na realidade uma diminuição da folga no came de 0,1/1,1 = 0,091(no balancim original) para 0,1/1,25 = 0,08 (no balancim em questão).Assim a folga real entre tucho e came que determina o angulo real de toque do comando diminuiu em 0,011mm.

Como 0,05mm de variação de folga gera ao redor de 3 graus de alteração de permanencia, fazendo a regra de 3 teremos um aumento de míseros 0,66 graus mantendo a folga original de 0,10mm.

Assim a resposta para a pergunta é:

Aumenta sim a permanencia, porém de forma totalmente insignificante na prática.
    Desta forma ganhos ligados pincipalmente à permanencia, ou seja ganhos de rotação máxima, não devem ser tão expressivos, porém ganhos de torque serão bem mais perceptíveis. pode-se esperar pelo menos uns 10% a mais de torque e portanto de potencia, porém sem mudanças perceptíveis de rotação em relação ao balancim original.

O grande problema é o custo deste conjunto.
    a grande vantagem é a facilidade instalação.
    Mestre...

Com essa sua explanação (como sempre muito boa), me gerou outra dúvida... quando vc comentou a respeito do índice de Mach, fiz e refiz diversas vezes o cálculo e achei brilhante o comentário a esse respeito e de fato, percebi quando vc sugeriu refazermos os cálculos com os os parâmetros dos motores originais, percebi que o RPM máximo realmente fica por volta dos 4.500, 5.000. E já tive dois fuscas originais e realmente o giro não passa muito disso... hoje meu fuca fiz um motor estratégicamente pensado para a rua. Porém, quando joguei meus parâmetros (do motor) percebi que o giro pelos parâmetros que pelo Índice de Mach que meu motor não passaria de 6.500 RPM, o que realmente acontece na prática, pois consigo segurar o giro acima disso, mas o rendimento cai muito... pelo que entendi no índice, uma das opções, seria ou trocar o comando, mas posso tb colocar um balanceiro para aumentar o escoamento da válvula e daí, consigo chegar então aos 7.000, 7.200 e até 7.500 RPM... está correta minha interpretação do Mach ?

Me ajude nessa mestre !

Abraços !

Comment

Postado originalmente por Zérba/SP
      Mestre...

Com essa sua explanação (como sempre muito boa), me gerou outra dúvida... quando vc comentou a respeito do índice de Mach, fiz e refiz diversas vezes o cálculo e achei brilhante o comentário a esse respeito e de fato, percebi quando vc sugeriu refazermos os cálculos com os os parâmetros dos motores originais, percebi que o RPM máximo realmente fica por volta dos 4.500, 5.000. E já tive dois fuscas originais e realmente o giro não passa muito disso... hoje meu fuca fiz um motor estratégicamente pensado para a rua. Porém, quando joguei meus parâmetros (do motor) percebi que o giro pelos parâmetros que pelo Índice de Mach que meu motor não passaria de 6.500 RPM, o que realmente acontece na prática, pois consigo segurar o giro acima disso, mas o rendimento cai muito... pelo que entendi no índice, uma das opções, seria ou trocar o comando, mas posso tb colocar um balanceiro para aumentar o escoamento da válvula e daí, consigo chegar então aos 7.000, 7.200 e até 7.500 RPM... está correta minha interpretação do Mach ?

Me ajude nessa mestre !

Abraços !
      Corretíssimo,

O lift acaba sendo o principal aliado dentro de alguns limites.
      Porém em geral o lift máximo estudado empiricamente fica no máximo ao redor de 0,3 (30%) do diametro da válvula de admissão.
      Acima disto o crescimento do rendimento pela melhoria do indice de mach já não é tão perceptiva.

Por exemplo uma válvula de 40mm popde ter um lift de 12mm, porém acima disto pouco ajudará.

Boa sorte.
      "Master Vader"
      The Lord of the Sith VW
      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
      My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Master, primeiramente obrigado por rechear o tópico com informações mais técnicas..

mas agora que vc comentou dessa relação de 30% do tamanho da válvula eu fiquei encucado...
        Pelos meus calculos, como uso o comando w100, o levante das valvulas com balanceiros 1:1.1 eh de 10.67mm, com balanceiros 1:1.25 ficaria em 12.12mm, porem minhas válvulas de adm estão na medida original (35,5mm), passando um pouco desta relação de 30%, o ganho que eu teria usando balanceiros 1.25 seria perceptivel na prática?
        Eu ganharia mais os +-10% de tork e potência?

Abraçoss

Max Barth

Laranja >>> 1600 / W100 / EMPI40 central / balanceiros 1.25 / Volante aliviado

Comment

falando nesses balanceiros, alguém ja usou balanceiros 1,25:1 com o TCS20, pois pela tabela da engle isso é possivel, mas e na prática? eu sei que como é um comando assimetrico com lift alto o maior levante de válvula fica em 12,6mm acarretando assim algumas preocupações, como por exemplo, molas de válvula batendo elos. Gostaria de saber dos que conhecem mais profundamente e técnicamente o assunto sobre os beneficios e consequencias dessa combinação?

Abraços!

Comment

Postado originalmente por Barth
            Master, primeiramente obrigado por rechear o tópico com informações mais técnicas..

mas agora que vc comentou dessa relação de 30% do tamanho da válvula eu fiquei encucado...
            Pelos meus calculos, como uso o comando w100, o levante das valvulas com balanceiros 1:1.1 eh de 10.67mm, com balanceiros 1:1.25 ficaria em 12.12mm, porem minhas válvulas de adm estão na medida original (35,5mm), passando um pouco desta relação de 30%, o ganho que eu teria usando balanceiros 1.25 seria perceptivel na prática?
            Eu ganharia mais os +-10% de tork e potência?

Abraçoss
            Sim.
            Veja que a estimativa de 10% é uma aproximação e um valor médio em relação as diversas preparações possíveis.
            Quanto mais próximo ao 30% que eu citei, mais evidente é o ganho de potência pela melhoria o indice de Mach, porém mesmo este percentual ficando um pouco afastado, o ganho existirá.
            "Master Vader"
            The Lord of the Sith VW
            My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
            My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Valeww Vader, sendo assim só me resta guardar uma grana p investir nos balanceiros. Quando isto acontecer postarei os resultados aqui no forum!!

Abraço a todos.

Max Barth

Laranja >>> 1600 / W100 / EMPI40 central / balanceiros 1.25 / Volante aliviado

Comment

Barth, se optar em comprar a 1º opção, é bom adquirir os Lash caps, é tipo uma "capa" para colocar na válvula, ela reduz o desgaste da ponta da háste da válvula.

O interessante deste modelo de balanceiro, é que a regulagem fica na vareta e não na válvula, fica mais precisa, não tem o desgarte da ponta do parafuso regulador.
                1600 - Dupla 32 por enquanto. Em breve 1835 - W130 - Dupla 44 e mais umas coisinhas....

Comment

Barth, se optar em comprar a 1º opção, é bom adquirir os Lash caps, é tipo uma "capa" para colocar na válvula, ela reduz o desgaste da ponta da háste da válvula.

http://www.socalautoparts.com/produc...385b290ab15542

O interessante deste modelo de balanceiro, é que a regulagem fica na vareta e não na válvula, fica mais precisa, não tem o desgarte da ponta do parafuso regulador.
                  1600 - Dupla 32 por enquanto. Em breve 1835 - W130 - Dupla 44 e mais umas coisinhas....

Comment

Postado originalmente por Gsbuss

http://www.socalautoparts.com/produc...385b290ab15542

Vc já comprou nessa loja?

To pensando em importar um Breather Kit como teste.
                    Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                    1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                    "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

Comment

Renascendo o tópico,

Galera,
                      Hoje, depois de acertar a regulagem dos carburadores e, após 4 anos com um par de balanceiros SCAT Forjados 1:1,25 guardados no armário, resolvi montá-los já que são plug and play.
                      Resultado que no meu caso não será tão fácil, retirei o originais, troquei os prisioneiros, usando os que acompanham o conjunto, são mais longos, coloquei os lash caps e por fim os balanceiros.
                      Não deu certo, não encosta no apoio da mesa do balanceiro, falta uns 3 mm, então coloquei calços, fechou, mas o ângulo que a vareta necessita para trabalhar ficou muito aberto com a válvula pré-regulada, na posição fechada. vai danificar a vareta.

Conclusão vou ter que colocar varetas mais curtas para usar este balanceiro.

Caso alguém teve essa dificuldade e tem uma outra solução, peço que poste.

Por enquanto voltei os balanceiros originais, dei uma volta e retirei o motor para colocar um comando W120, já que vou ter que trocar a vareta, troco o comando junto, kkkkk

Comment

Cara eu tenho um par desses balanceiros Scat, mas os meus são aqueles que usam "patinha de elefante", se os seus são assim também, não vejo a necessidade de usar lash caps.
                        E os meus também não queriam encostar na base do cabeçote, descobri que era um defeito simples de fábrica naqueles quadradinhos, o furo de dois deles eram menor que dos prisioneiros. Desmonte um balanceiro e veja se somente o quadradinho encosta até o final da base/prisioneiro e veja se esse é o problema.
                        Se puder tirar uma foto que possa ver o ângulo do balanceiro ajudaria.

Comment

O meu não é com patinhas, a regulagem é na vareta, retirei as varetas, aí ele cabe certinho, dá aperto no prisioneiro, tudo ok, mas com a vareta, não cabe, tirei umas medidas o ideal seria uma vareta entorno de 5 mm a menos de comprimento.

Arquivos Anexos

Comment

O certo é encurta as varetas, montei um desses em um motor 1600 torque, sem cabeçote rebaixado, ela ficou com 272 mm de comprimento se não me engano.

Os lash caps acabam que lhe obrigando a encurtar as varetas.

Na foto também a taça está muito pra dentro, deixe pelo menos de 0,5 a 1 mm sobrando antes de enforcar, pra caso vc tenha que aumentar a folga em uma posterior regulagem de válvulas.

Comment

sim sim, deixei a taça no máximo, apenas para ver quanto precisaria de folga, imaginei deixar próximo do meio da regulagem.

Valeu pela dica, mas pelo jeito que está andando vou acabar abrindo o motor e colocando um w120 e os balanceiros, aí coloco a vareta na medida certa.

Comment

Postado originalmente por Gsbuss Ver Post
                                sim sim, deixei a taça no máximo, apenas para ver quanto precisaria de folga, imaginei deixar próximo do meio da regulagem.

Valeu pela dica, mas pelo jeito que está andando vou acabar abrindo o motor e colocando um w120 e os balanceiros, aí coloco a vareta na medida certa.
                                Opa! ai sim! mas não se esquece que um w120 já pedi outras modificações, uma alimentação maior, e como o levante vai ser bem maior, terá que usar molas especiais e fazer um trabalho pra que o prato não pegue no guia e também pra poder caber a mola dupla no cabeçote.

Comment

Working...
                                X