Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Supercharger no 1300

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Supercharger no 1300

Boa noite pessoal,

Tenho um Fusca 1300 1974 que foi da minha mãe. Como ela passou o carro pra mim, estava pensando em fazer algumas pequenas modificações, algumas delas no motor. Aqui vão:

(1) pensei em colocar o supercharger do Fiesta, o Eaton M24, e manter o resto original (comando de válvulas, a face das velas, as camisas, etc)
    (2) o escape orginal por um kadron
    (3) talvez substituir a carburação simples pela dupla solex 32

Com essas modificações, como ficaria o acerto do supercharger? E a caixa de marcha, continuaria com o escalonamento original? O desgaste do motor vai se acentuar? Eu teria que fazer alguma mudança na capela?

Re: Supercharger no 1300

Postado originalmente por cassio_antonio13
    Boa noite pessoal,

Tenho um Fusca 1300 1974 que foi da minha mãe. Como ela passou o carro pra mim, estava pensando em fazer algumas pequenas modificações, algumas delas no motor. Aqui vão:

(1) pensei em colocar o supercharger do Fiesta, o Eaton M24, e manter o resto original (comando de válvulas, a face das velas, as camisas, etc)

Com essas modificações, como ficaria o acerto do supercharger? E a caixa de marcha, continuaria com o escalonamento original? O desgaste do motor vai se acentuar? Eu teria que fazer alguma mudança na capela?
    http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5441

_o desgaste do motor vai ser proporcional ao aumento de potencia...
    _dupla carburação vai ser sempre superior em desempenho..

Comment

Eu acredito que vc ficará decepcionado...

Não que eu queira dizer que não dará resultado, dá resultado sim, mas sempre pífio em relação aos motores 1600 ou maiores...

O custo da adaptação/montagem do blower é astronômico, por ser incomum, quando comparado a outras preparações...

Se vc colocar um blower, obrigatoriamente terá que tirar a originalidade do resto do motor...

Ou vai destruí-lo, sem ao menos aproveitar o que ele poderia te oferecer...

Espero ter ajudado em algo...
      Ominus Kaiser

"I'm with the Alpha in the beggining, I'll be with Omega in the end...'cause I'm only a part of HIS power. But I had one question: How much is a part of the infinity???"

Comment

tem que melhorar a lubrificação, colocar um radiador de oleo para refrigerar, senão vai ter problemas, ignição eletronica...., particularmente acho interessante, uma boa melhorada a baixo custo seria um comando tipo(W100 ou W110) com dupla carburação.

Comment

Postado originalmente por cassio_antonio13
          Boa noite pessoal,

Amigao, o post do nosso amigo MateusZ serve muito como inspiração.

Acho importante você ser realista ao iniciar um projeto; saber o que se espera do carro e o quanto se está disposto a investir é a fonte do sucesso.
          Eu tenho vontade de ter um 1300 preparado, mas o custo é exatamente o mesmo de um 1600 porém com muito mais dificuldades.

Um primeiro ponto a observar é o estado do seu motor... recomendo a preparação "externa" somente se ele nao tiver folga nenhuma no mancal e nenhum vazamanto, pois se voce sobrealimentar um motor nesse estado sua vida util será nenhuma; entao o correto mesmo é comecar de dentro pra fora.

Minha receita simples de baixo custo seria:

Retificar o bloco e colocar prisioneiros finos, caso nao seja. R$ 120,00
          Brunir as camisas e trocar os aneis dos pistoes. R$ 160,00
          Retificar o vira ou idealmente trocar por um de 1600 retificado (0,50 no maximo) R$ 100,00
          Brozinas R$ 60,00, nao esqueca de fura-las para maior lubrificacao.
          Retifica nos cabecotes. R$ 150,00 coloca-los para uma taxa de 8:1
          Comando replica W100. R$ 280,00
          Supercharger. R$ 700,00
          Bomba de oleo nova. R$ 80,00
          Radiador e capelinha deslocados. R$ 80,00
          Carburacao Solex 34 simples, recon. de boa procedência (dois carburadores acredito que seriam mais eficientes porem mais problemáticos até pra contrucao do coletor). R$ 100,00

Rodar na gasolina.

Total estimado = R$ 1830,00

Ai ficaria faltando a polia para o supercharger e M.O

Espero ter ajudado.

Abraço
          Hamilton Nicoletti
          Santo André - SP
          1969 EFI 5 speed
          1915T
          1968 RAT Coming...

Comment

Seguem fotos do meu motor com o compressor no lugar.

Já montei ele na época que o motor era 1300, mas com o coletor da simples invertido e a borboleta do próprio Fiesta Supercharger, sendo pressurizada. Usei uma Digipulse Full para controlar 2 bicos monoponto. A polia do compressor era original e fabriquei uma polia dupla em alumínio para o eixo do motor. O resultado foi maior que o esperado, porém abusei da relação de polias e o compressor girou mais que deveria (19500 rpm), danificando sua polia.

Como o colega falou, os gastos vão de acordo com o que você consegue fazer em casa e se possui amigos para ajudá-lo (mecânico, torneiro e soldador). Mas pode colocar ae, com os 700 reais do compressor, mais uns 1500 reais fácil fácil.

Te garanto que o ronco das polias vale a pena!!!!

Abs

Fabiano
            Arquivos Anexos
            Fabiano
            VW 1600 Supercharged by Eaton M24 97% loaded
            Subaru EJ18 Supercharged by Eaton M62 and Honda 929 ITB´s loading... 60%

Comment

Postado originalmente por fabianor
              Seguem fotos do meu motor com o compressor no lugar.

Já montei ele na época que o motor era 1300, mas com o coletor da simples invertido e a borboleta do próprio Fiesta Supercharger, sendo pressurizada. Usei uma Digipulse Full para controlar 2 bicos monoponto. A polia do compressor era original e fabriquei uma polia dupla em alumínio para o eixo do motor. O resultado foi maior que o esperado, porém abusei da relação de polias e o compressor girou mais que deveria (19500 rpm), danificando sua polia.

Como o colega falou, os gastos vão de acordo com o que você consegue fazer em casa e se possui amigos para ajudá-lo (mecânico, torneiro e soldador). Mas pode colocar ae, com os 700 reais do compressor, mais uns 1500 reais fácil fácil.

Te garanto que o ronco das polias vale a pena!!!!

Abs

Fabiano

Fabiano, quando voce ferrou o supercharger a 19500rpm tava dando quanto de pressão?

Abraço
              Hamilton Nicoletti
              Santo André - SP
              1969 EFI 5 speed
              1915T
              1968 RAT Coming...

Comment

Algo entre 1.2 e 1.5
                Meu manômetro nâo era confiável. Dava pico de 1.6
                Fabiano

Comment

Não lembro se era 1300 ou 1500, mas o dono falava em 0,9 a 1 bar de pressão máxima.

Espirrava bonito!!!!!
                  Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                  1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                  "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

Comment

Oh loko... será? to achando que voces dois tão tomando etanol na veia.

Baseado nas contas postadas no forum, usando-se a relacao de 3,2:1 de polias se consegue apenas 0,5 a 5500 rpm utilizando-se uma polia de 177mm de diamento. Na foto fusca amarelo, nitidamente a polia nao tem 170mm de diametro, ja que a original tem 195mm.

Abraço
                    Hamilton Nicoletti
                    Santo André - SP
                    1969 EFI 5 speed
                    1915T
                    1968 RAT Coming...

Comment

Essa polia da foto tem 160 mm, sendo a polia do compressor de 50 mm
                      Relação = 160 / 50 = 3.2

A polia que fabriquei, que sumiu (o dono achou e levou), era dupla e única, feira em duralumínio, sendo a parte poli-v maior que a polia original do fusca.

Nas contas malucas que fiz com o Mateus, chegamos numa pressão para meu motor em torno de 0.48, desconsiderando-se todas as perdas, e já considerada a eficiência do compressor. O motor dele rodava com 0.2 e nas contas malucas deu 0.28 ou 0.3.... nao lembro.

Faz uma conta básica: o compressor manda 0.37 l por rotação. Um motor 1300 puxa 0.65 l por rpm se tivesse eficiencia volumétrica de 100%. Coloca uma polia de relação 2:1 e já enche ele facinho. Coloca agora 3.2:1.... 0.37 x 3.2 = 1.184 l por rotação.... e assim vai!!!

No caso desse 1600, vou cortar o motor antes que o compressor chegue no seu limite de rpm. Com a polia de 160, pega 19500 / 3.2 = 6093 rpm. Logo vou cortar com 5800/5900.

Abs

Fabiano
                      Fabiano

Comment

eae fabianinho

estragou o blower a 19500rpm em rotaçao constante ou de pico ?????

qualquer duvida estamos ae !!
                        (O\_!_/O) Fusca 1300L "BLOWER" 1979 Beje Ipanema
                        LINK DA MONTAGEM
                        http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5441

Comment

Fala Mateus....

Cara não lembro porque tem um tempo já isso... depois já fiz um aspro e um turbo... agora tirei o blower do sótão e tá de volta!!!

Meu último VW air cooled.... mas já acho que o tensor está do lado errado.... vou refazê-lo.

Abs
                          Fabiano

Comment

Postado originalmente por fabianor
                            Fala Mateus....

Cara não lembro porque tem um tempo já isso... depois já fiz um aspro e um turbo... agora tirei o blower do sótão e tá de volta!!!

Meu último VW air cooled.... mas já acho que o tensor está do lado errado.... vou refazê-lo.

Abs
                            hum

sera que pode dar rotaçao de pico de 19000rpm ??
                            (O\_!_/O) Fusca 1300L "BLOWER" 1979 Beje Ipanema
                            LINK DA MONTAGEM
                            http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=5441

Comment

cara....
                              vou ali na casa dos 5800 5900
                              5900 x 3,2 = 18880
                              quem sabe eu coloco uma polia de 170, dai vai pra 3,4 a relação e eu giro menos, tipo 5500... vem mais pressao e giro menos o coitado do motor
                              mas isso só depois do motor amaciar direitinho, tava ate pensando em usar uma polia de 150 nesse tempo.....
                              Fabiano

Comment

Working...
                              X