Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Um Fusca "divisão 3" atualizado e civilizado para uso de rua

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Um Fusca "divisão 3" atualizado e civilizado para uso de rua

Lendo no Fórum Fusca Brasil, Tópico: Receitas de veneno e Catálogo Puma de veneno. um comentário do Chico Biela:

"Os motores 1600 da Divisão 3 chegavam a 160 cv (isso que alguém disse no passado), com webers 48 e comandos nas alturas, 7000 rpm para cima."

Caramba: 160 cvs num Fusca aspirado 1600, tem que ser respeitado.

Então lá vai.

As Weber's 48 IDF são bem caras e de difícil acerto e comandos altos hoje em dia são bem mais fáceis e acessíveis, além do que, é possível trabalhar no próprio comando em empresas especializadas como a Samcams. Podemos ter um comando alto, porém, com Lob Center 112 graus, mais fácil de lidar, mesmos perdendo um pouco em alta rotações, pois, sejamos sinceros se anda mais tempo em baixa rotação do que em alta.

Bom a(s) dúvida(s) são as seguinte:

1) Qual a(s) TBI(s) que substituíria a Weber 48 IDF, com os respectivos bicos (quantidade e tamanho) de forma identica a fim de facilitar o acerto e lançar mão da tecnologia que não se possuía no passado para um acerto perfeito. Claro que não é só a injeção que vai dar esse resultado eu sei, mas, essa para mim é a principal informação.

2) Isso era feito com cabeçotes originais (8 aletas) trabalhados (polimento, aumento das vávulas, mudança do grau de assentamento, troca de molas) ou, eram substituídos?

3) Isso seria possível para um Fusca de rua, nos dias atuais?
    Allan G. Santarlacci
    Governador Valadares-MG

Re: Um Fusca "divisão 3" atualizado e civilizado para uso de rua

É uma questão de coerência.
    Se o carro vai ser "exorcisado" para uso nas ruas, não vai gerar 160 CV, logo não vai demandar 4 corpos de borboleta de 48mm.
    Um jogo com 4 borboletas de 40mm já dariam conta e os bicos IWP do Santana 2.0 a álcool alimentariam um 1600 de 125~130CV tranquilamente no álcool.
    Não é uma missão impossível tirar uns 120 CV tomando por base cabeçotes originais retrabalhados, mas vale lembrar que quanto mais "mexido" um cabeçote menos ele tende a durar.

...coerência!

Comment

Interessante... Então os "divisão 3" para rua sria impossível, mas, um 1600 com essa potência injetado, sem turbo é possível???
      Allan G. Santarlacci
      Governador Valadares-MG

Comment

Não estou querendo forçar uma barra, só entender qual é o "limite real" do 1600 aspirado.
        Allan G. Santarlacci
        Governador Valadares-MG

Comment

Postado originalmente por Allan-gv
          Não estou querendo forçar uma barra, só entender qual é o "limite real" do 1600 aspirado.
          O problema é que quanto mais potência vc conseguir, mais vai sacrificar a durabilidade, motores de corrida são revisados a cada prova
          Felipe Mori
          Osasco - SP
          --------------------------------------------------------

Comment

Na epoca não me lembro de chegar a tanta cavalaria num 1600 ar divisão 3,aqui no Rio Grande do Sul.Nem os balas ai de Sampa chegavam a tanto.Ist decada de 1968,1970..Só uma coisa os webers eram IDA(Italianos) e não IDF (vieram bem depois....)

Comment

Tem um Blog de um ex-piloto da D3 de SP , que eu postei em um tópico desta sessão. Nesse Blog ele cita a potencia do carro dele 157CVs. E ainda segundo ele girava até 8300RPM isso em quarta marcha. Nessa época acho q eles utilizavam gasolina azul como combustível. Acho q usando alcool ficaria bem perto disso e com a ajuda da tecnologia( Injeção Eletrônica), seria sim possível chegar nessa cavalaria, só como já foi comentado a durabilidade iria ser baixa.

André Torneiro

Comment

Postado originalmente por André
                Tem um Blog de um ex-piloto da D3 de SP , que eu postei em um tópico desta sessão. Nesse Blog ele cita a potencia do carro dele 157CVs. E ainda segundo ele girava até 8300RPM isso em quarta marcha. Nessa época acho q eles utilizavam gasolina azul como combustível. Acho q usando alcool ficaria bem perto disso e com a ajuda da tecnologia( Injeção Eletrônica), seria sim possível chegar nessa cavalaria, só como já foi comentado a durabilidade iria ser baixa.

André Torneiro
                Os pocos Preparadores que faziam estes *Motores ar 1600* tinham dinamometo,era contado nos dedos os dinamometros,estou dizendo isto aqui em Porto Alegre Rs.Em Sampa algumas Oficinas tinham dinamometro.Com comando Iskanderiam,Engle o giro era em torno de 7000,depois vieram outros mais forte.Como já comentei,não lembro desta cavalaria toda nos 1600.Mesmo com os motores feito na Argentina,e cambio 4 e depois 5 m.Nos outros mais fortes 1800 ou mais,não poderei dizer....Nos primeiros Passat 1.6 comando e 2 weber 45 chegava a 125 medidos em dino,gas verde.Com uso do alcool, já na decada de 1980 inicio,ai sim depois vieram os canhões com mais cavalaria ...Mais se o Piloto falou deve saber do que esta dizendo em relação Vw ar 1600.O combustivel usado era gasolina verde de aviação,alcool não era usado.Só depois da proibição do uso da gas.verde,que veio a ser usado alcool 1979 Primeira prova Autodromo Rio de Janeiro sertembro 79... E deram show...
                E os nossos D3 foram ficando na nossa memoria....

Comment

Postado originalmente por slick
                  Os pocos Preparadores que faziam estes *Motores ar 1600* tinham dinamometo,era contado nos dedos os dinamometros,estou dizendo isto aqui em Porto Alegre Rs.Em Sampa algumas Oficinas tinham dinamometro.Com comando Iskanderiam,Engle o giro era em torno de 7000,depois vieram outros mais forte.Como já comentei,não lembro desta cavalaria toda nos 1600.Mesmo com os motores feito na Argentina,e cambio 4 e depois 5 m.Nos outros mais fortes 1800 ou mais,não poderei dizer....Nos primeiros Passat 1.6 comando e 2 weber 45 chegava a 125 medidos em dino,gas verde.Com uso do alcool, já na decada de 1980 inicio,ai sim depois vieram os canhões com mais cavalaria ...Mais se o Piloto falou deve saber do que esta dizendo em relação Vw ar 1600.O combustivel usado era gasolina verde de aviação,alcool não era usado.Só depois da proibição do uso da gas.verde,que veio a ser usado alcool 1979 Primeira prova Autodromo Rio de Janeiro sertembro 79... E deram show...
                  E os nossos D3 foram ficando na nossa memoria....
                  Eu não acredito que possa ser tirado 160cv de um motor a ar para usar manso pra rua.
                  Agora, tirar 160 cv pra pista eu acredito que sim.
                  Certa vez li que na speed os motores tiram 118cv a 5500rpm com com tudo original, exceto folgas e taxa.

Ou seja, se preparássemos um Ar em alto nível, certamente atingiríamos os 160cv, até pq eu acredito que o álcool possui um potencial maior que a gasolina azul, verde etc.

Neste caso, a durabilidade será afetada com certeza, mas o que realmente interessa é sobreviver até a quadriculada....
                  Abraço
                  Gabriel

Comment

Amigo,

O que você curte na D3? Desempenho?? Se quiser andar com motor de 160hp na rua sem ter que exagerar no giro, aumente a cilindrada, pois do contrário você vai sempre ter que andar com o giro lá no alto para ver potência. Eu não faria, você vai perder o T de andar com o carro.

Abraço,
                    Flávio.
                    (@\_!_/@)

Comment

Se fosse simples assim, não necessitariamos elevar pra motores acima de 2000 cilindradas pra conseguir essa potência.

Alguns detalhes estão sendo esquecido, alias o principal... TAXA! Esse é o principal motivo do motor não ter durabilidade.

Esses motores são virados na taxa, um dos motivos pra durarem tão pouco, e também andam sempre em velocidades extremas, favorecendo a refrigeração, são carros que também que a configuração de alimentação é completamente diferente para um uso na rua, a lenta é extremamente gorda, cheia de excessos.

Tecnicamente falando é possível tirar 160 no motor em um vw 1600 a ar, agora, fazer isso num 1600 com o objetivo de rua, um carro que consiga pegar um engarrafamento, nao mate o dono de raiva, que o carro para e não morra, sem problemas de aquecimento e o principal, com uma durabilidade consideravel (veja bem, em circuito é rotação maxima o tempo inteiro, na rua é menos de 5%, em teoria deveria durar bem mais), enfim... eu duvido muito.

Teoria basica, motores grandes e menos giradores, sempre terão vantagem em durabilidade do que motores pequenos e giradores de mesma potência.

160 hp é um valor extremamente respeitavel pra um vw ar ASPIRADO, inclusive nos states.
                      Last edited by Ramirez; 06-07-2010, 03:29 AM.

Comment

Postado originalmente por Allan-gv
                        Lendo no Fórum Fusca Brasil, Tópico: Receitas de veneno e Catálogo Puma de veneno. um comentário do Chico Biela:

"Os motores 1600 da Divisão 3 chegavam a 160 cv (isso que alguém disse no passado), com webers 48 e comandos nas alturas, 7000 rpm para cima."

Caramba: 160 cvs num Fusca aspirado 1600, tem que ser respeitado.

Então lá vai.

As Weber's 48 IDF são bem caras e de difícil acerto e comandos altos hoje em dia são bem mais fáceis e acessíveis, além do que, é possível trabalhar no próprio comando em empresas especializadas como a Samcams. Podemos ter um comando alto, porém, com Lob Center 112 graus, mais fácil de lidar, mesmos perdendo um pouco em alta rotações, pois, sejamos sinceros se anda mais tempo em baixa rotação do que em alta.

Bom a(s) dúvida(s) são as seguinte:

1) Qual a(s) TBI(s) que substituíria a Weber 48 IDF, com os respectivos bicos (quantidade e tamanho) de forma identica a fim de facilitar o acerto e lançar mão da tecnologia que não se possuía no passado para um acerto perfeito. Claro que não é só a injeção que vai dar esse resultado eu sei, mas, essa para mim é a principal informação.

2) Isso era feito com cabeçotes originais (8 aletas) trabalhados (polimento, aumento das vávulas, mudança do grau de assentamento, troca de molas) ou, eram substituídos?

3) Isso seria possível para um Fusca de rua, nos dias atuais?
                        Olá, eu tenho aqui nos meus arquivos as receitas dos preparadores da época, Giba, Amador, do Gigante, Autozoom, esses motores tinha em média 120cv norma DIN e uns mais afoitos 150cv norma SAE, eu tenho um motor feito pelo Amador para rua, tem duas Webber 40, e comando engle FK de 308 graus, balanceiros roletados Race trimm, cabeçotes hemisféricos kit Cima 1.6, usa alcool, tem 105cv medidos em Dino de bancada....se quiserem passo as receitas, Abs.

Comment

Boa Fuketeiro! Muito legal quando alguém se presta a ajudar. Passe a receita sim, será de grande valia para os que gostam de desenvolver seus motores. Além disso, o Sr Amador é um dos mais respeitados aqui no Brasil.

Abraço!
                          (@\_!_/@)

Comment

Postado originalmente por FUKETEIRO
                            Olá, eu tenho aqui nos meus arquivos as receitas dos preparadores da época, Giba, Amador, do Gigante, Autozoom, esses motores tinha em média 120cv norma DIN e uns mais afoitos 150cv norma SAE, eu tenho um motor feito pelo Amador para rua, tem duas Webber 40, e comando engle FK de 308 graus, balanceiros roletados Race trimm, cabeçotes hemisféricos kit Cima 1.6, usa alcool, tem 105cv medidos em Dino de bancada....se quiserem passo as receitas, Abs.
                            É isso aí Fuketeiro, ajuda a gente aí!!
                            Além da receita, se vc puder nos mostre o gráfico de torque e potência desse motor. Gostaria de ver o comportamento desse comando.
                            Se n tiver, nos fale os valores de torque e potência máximos e suas respectivas rpm.
                            Valew!
                            Gabriel

Comment

Jamais achei que fosse fácil... como colocou o colega Ramirez, mesmo porque, se repararem no primeiro post, a terceira pergunta é se seria possível...sinal de que eu já achava um número muito alto.
                              Acho que realmente fui longe demais, peguei uma referência apenas de potência. Fiz isso, porque em um outro tópico (Litle Devil-o carro do homi) de 30/09/2006 o Master Vader, disse a um usuário(Rafael_Mo) que era possível "TIRAR ESSA POTÊNCIA DE UM 1600 ASPRO" com comando w160 no álcool. É só ir lá e pesquisar.
                              Creio que o turbo seja a melhor para se conseguir um melhor desempenho no motor 1600 a ar mesmo, porém, não neste projeto.
                              Recebi um desafio ao meu humilde conhecimento em preparação, mas, como não rejeito um desafio, lá vai.
                              Um amigo comprou uma Brasília a 6 meses e tá decipicionado com o rendimento do carro e me pediu para que eu desse um trato nela e arrancar o máximo de potência possível para não pagar pau para ninguém. Porém, tinha algumas exigências, se possível injetada, tinha que ser aspro e manter a cilindrada em 1600, com maior potência possível. Daí fui pesquisar e dentre muitos que vi o que mais gostei foi "D3". Porém tô vendo que é inviável esse nível de potência no pacote: 1600+aspirado+rua.
                              Acredito que se conseguir tirar uns 100, 110 hps, ele já vai ficar maluco, então, acho vou por aí.
                              Last edited by Allan-gv; 06-07-2010, 04:24 PM.
                              Allan G. Santarlacci
                              Governador Valadares-MG

Comment

Working...
                              X