Alguem aki usa supercharger no fusca?Gostaria de saber quais os prós e os contras,o valor do investimento e se o rendimento no motor (1600)vale a pena.....valew.
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Supercharger vale a pena?
Collapse
X
-
Re: Supercharger vale a pena?
Postado originalmente por luloccoAlguem aki usa supercharger no fusca?Gostaria de saber quais os prós e os contras,o valor do investimento e se o rendimento no motor (1600)vale a pena.....valew.
Porém com um ponto positivo e outro negativo em relação ao turbo.
Positivo: Ele não tem o turbo lag (ou delay) em baixas rotações quando o turbo não está cheio ainda para dar o seu potencial.
Negativo: Por não usar o ar do escapamento como o turbo, ele polui mais (carro turbo polui menos do que um equivalente supercharger ou até mesmo aspirado).
O turbo também traz uma curva de torque melhor. Mais tem o lag que para um carro de dia a dia pode irritar um pouco (ainda mais em direções economicas). Mais é mais barato de instalar o turbo.
Vai de escolha, valer a pena, qual quer sistema de sobre-alimentação vale.Yoda Mecânico/ Manô Yoda!
-
Vale dizer que o compressor sempre faz o carro consumir mais, já que o motor precisa gastar potência para movimentar o compressor.
Já o turbo, se usado antes da faixa de atuação útil da turbina, pode fazer o motor até consumir menos. O rendimento é melhor no turbinado porque ele aproveita a energia que seria desperdiçada (gases do escapamento).Fusquinha 1300 1970 1ª série
40 anos provocando sorrisos por onde passa!
Comment
-
Estabeleça uma meta de cavalaria e um propósito para o carro e então trace as alternativas para chegar nessa cavalaria. Tenha um projeto adequado ao propósito.
Sobre o supercharger? Se bem adequado com o resto do conjunto, vai te dar uma faixa de torque bastante linear e alta desde o começo dos RPMs, ao contrário do turbo que só entra em operação depois de X RPMs.. então quem vai dizer o que é mais interessante é a aplicação que vc vai dar ao carro. Ele não faz consumir mais por "pesar" no motor, até pq o resultado que ele proporciona supera o que ele "tira" do motor, mas sim pelo fato de estar soprando ar/combustível pra dentro do motor o tempo todo.
Não concordo com a afirmação de que ele polui mais ou menos: quem determina a poluição é a mistura bem regulada, o mais próximo da estequiometrica e o uso ou não de catalisador no escapamento.
Lembre-se que uma coisa puxa a outra: Supercharger é fluxo pra dentro dos cilindros, então seus cabeçotes vão precisar de trabalhos extensivos de fluxo e vazão. Você com certeza vai girar mais que os 5000RPM originais do motor, então todo o conjunto vai precisar de adequação na lubrificação, balanceiros, varetas, tuchos, reguladores, etc.
Boa sorte!Last edited by realenemy; 13-03-2011, 10:09 PM.
Comment
-
Postado originalmente por luloccoAlguem aki usa supercharger no fusca?Gostaria de saber quais os prós e os contras,o valor do investimento e se o rendimento no motor (1600)vale a pena.....valew.
Conheço 3 foristas com "tentativas" de supercharger... eu seria o quarto.
Tem o amigo Christian da Puma, o MatheusZ com o seu Fusca 1300 SC em testes e o Fabianor com o "motor de bancada" de teste (que nao existe mais) e tambem tenho um amigo daqui do forum e pessoal que ta montando um teste numa kombi 1500 (esse que será realmente para que eu possa fundamentar todas as informacoes que tenho; deve estar ta saindo do forno em mais alguns dias ou semanas).
Baseado nos 2 anos que estudei o projeto para o meu 1600 Supercharger injetado e baseado nos casos de erros e acertos dos outros aqui e tambem com outros tipos de motor posso dizer com fundamento que tenho algumas conclusões formadas.
O SC acessível que é o M24 do Fiesta é limitado isso é fato e o principal é que quanto maior a cilindrada pior o rendimento do SC, ja que um pistao maior precisa de mais ar/combustível para gerar mais potência, ele foi feito para motores até 1.4; a instalação é relativamente difícil, pois pontos de fixacao no motor são quase nulos e entao vira aquele frankeinstein de gambiarras, não fecha a tampa entre outros problemas. Esse modelo de SC produz até 1bar de pressão em motores 1.0 e vem diminuindo o rendimento a medida que se aumenta a cilindrada... nosso amigo Christian conseguia 0,5 bar no 1500 e passou a ter apenas 0,3 na experiência com o 1600 duplo carburado+comando. Já o Fabianor, teve picos de 0,68 no seu setup injetado e o Matheuz fez o ponteiro do seu 1300 virar de ponta cabeça.
Enfim concluo, do meu ponto de vista que é = muito trampo e pouco resultado; mas com ressalvas...
Meu projeto estava elaborado demais para esse modelo de SC, o correto mesmo seria o M45 capaz de me dar ao menos 1bar, marca essa que costumamos dizer "onde as coisas começam a ficar divertidas".
Mas penso que, num 1600 std (1584cc), com 10:1 de taxa no álcool, com um único carburador Solex40 ou 34/32 no mínimo, cabecotes de 1600 originals 35X32, comando original, pressurizando a admissão (mais fácil e menos agressivo ao SC) ou pressurizando a mistura (mais complicado de montar, porem mais eficiente, como nos V8, mas dizem que isso compromete o SC (não foi feito para pressurizar AR/Combustivel)), usando uma polia de 195mm e tomando os devidos cuidados citados em milhares de posts aqui para uma montagem de qualidade do motor; isso tudo possa tirar algo entre 0.5/0.7bar no maximo e render ai uns 90/120cv´s.
Como já foi dito, vai do que voce deseja do carro; isso é fundamental e deve ser escolhido agora.
Hoje temos kits turbo desses prontos pro fusca e cia com custo tão acessível quando a comprar um SC em bom estado e mais as coisinhas que vão pra montar o treco. Quero dizer que o custo por CV adquirido com o supercharger é maior do que com um turbo. Com um kit turbo desses você já sai por ai espirrando e com mais pressão.
QQ duvida, estamos a disposição pra ajudar.
AbraçoHamilton Nicoletti
Santo André - SP
1969 EFI 5 speed 1915T
1968 RAT Coming...
Comment
-
Postado originalmente por hjnAmigão, da uma olhada aqui nos meus posts; suas duvidas serão sanadas ou pelo menos voce terá um conhecimento melhor sobre o assunto, ai diz tudo o que voce precisa saber, tem links e etc.
Conheço 3 foristas com "tentativas" de supercharger... eu seria o quarto.
Tem o amigo Christian da Puma, o MatheusZ com o seu Fusca 1300 SC em testes e o Fabianor com o "motor de bancada" de teste (que nao existe mais) e tambem tenho um amigo daqui do forum e pessoal que ta montando um teste numa kombi 1500 (esse que será realmente para que eu possa fundamentar todas as informacoes que tenho; deve estar ta saindo do forno em mais alguns dias ou semanas).
Baseado nos 2 anos que estudei o projeto para o meu 1600 Supercharger injetado e baseado nos casos de erros e acertos dos outros aqui e tambem com outros tipos de motor posso dizer com fundamento que tenho algumas conclusões formadas.
O SC acessível que é o M24 do Fiesta é limitado isso é fato e o principal é que quanto maior a cilindrada pior o rendimento do SC, ja que um pistao maior precisa de mais ar/combustível para gerar mais potência, ele foi feito para motores até 1.4; a instalação é relativamente difícil, pois pontos de fixacao no motor são quase nulos e entao vira aquele frankeinstein de gambiarras, não fecha a tampa entre outros problemas. Esse modelo de SC produz até 1bar de pressão em motores 1.0 e vem diminuindo o rendimento a medida que se aumenta a cilindrada... nosso amigo Christian conseguia 0,5 bar no 1500 e passou a ter apenas 0,3 na experiência com o 1600 duplo carburado+comando. Já o Fabianor, teve picos de 0,68 no seu setup injetado e o Matheuz fez o ponteiro do seu 1300 virar de ponta cabeça.
Enfim concluo, do meu ponto de vista que é = muito trampo e pouco resultado; mas com ressalvas...
Meu projeto estava elaborado demais para esse modelo de SC, o correto mesmo seria o M45 capaz de me dar ao menos 1bar, marca essa que costumamos dizer "onde as coisas começam a ficar divertidas".
Mas penso que, num 1600 std (1584cc), com 10:1 de taxa no álcool, com um único carburador Solex40 ou 34/32 no mínimo, cabecotes de 1600 originals 35X32, comando original, pressurizando a admissão (mais fácil e menos agressivo ao SC) ou pressurizando a mistura (mais complicado de montar, porem mais eficiente, como nos V8, mas dizem que isso compromete o SC (não foi feito para pressurizar AR/Combustivel)), usando uma polia de 195mm e tomando os devidos cuidados citados em milhares de posts aqui para uma montagem de qualidade do motor; isso tudo possa tirar algo entre 0.5/0.7bar no maximo e render ai uns 90/120cv´s.
Como já foi dito, vai do que voce deseja do carro; isso é fundamental e deve ser escolhido agora.
Hoje temos kits turbo desses prontos pro fusca e cia com custo tão acessível quando a comprar um SC em bom estado e mais as coisinhas que vão pra montar o treco. Quero dizer que o custo por CV adquirido com o supercharger é maior do que com um turbo. Com um kit turbo desses você já sai por ai espirrando e com mais pressão.
QQ duvida, estamos a disposição pra ajudar.
Abraço
Abraços.Christian Farina
PUMA GTS 1978 - 1600cc / Dupla Solex 32/34.
Caçador - SC
Comment
-
Da pra chegar nuns 100 cv sem o turbo?
Pelo peso do fusca acho que 100 cv mais ou menos ja esta de bom tamanho,uma preparação que não comprometa a durabilidade do motor...e como não ando muito com o fuk não ligo muito pra consumo..rsCOPA DO MUNDO BRASIL 2014,,FALTAM 3 ANOS,12 ESTADIOS E UMA SELEÇÃO........
Comment
-
Postado originalmente por luloccoDa pra chegar nuns 100 cv sem o turbo?
Pelo peso do fusca acho que 100 cv mais ou menos ja esta de bom tamanho,uma preparação que não comprometa a durabilidade do motor...e como não ando muito com o fuk não ligo muito pra consumo..rs
Motor 1700 (pode tentar com o 1600 também)
Comando W 120
Carburadores Webber ou se não der solex 32 (mais o ideal mesmo é injeção)
Cabeçote rebaixado, polido e modificado
Valvular de 40x35
Balanceiros diferentes
Balanceamento estatico
Alivio no volante
Escapamento dimencionado 4x1.
Chega a 100 cavalos, e se bem acertado, até mesmo passa.Yoda Mecânico/ Manô Yoda!
Comment
-
Postado originalmente por 1300lDa, sem turbo e sem supercharger.
Motor 1700 (pode tentar com o 1600 também)
Comando W 120
Carburadores Webber ou se não der solex 32 (mais o ideal mesmo é injeção)
Cabeçote rebaixado, polido e modificado
Valvular de 40x35
Balanceiros diferentes
Balanceamento estatico
Alivio no volante
Escapamento dimencionado 4x1.
Chega a 100 cavalos, e se bem acertado, até mesmo passa.
Tirar saia de pistão
Capela de porsche mais radiador externo com ventoinha
Usar biela de outro carro para um aumento de cilindrada sem modificar o pistão ou virabrequim (como de motores chevrolet)
Colocar tucho hidráulico
Etc
Agora a maneira mais barata de chegar a 100 cavalos é o turbo. Em seu motor 1600 tork um turbo pequeno médio já da conta do recado para a cavalaria desejada.Yoda Mecânico/ Manô Yoda!
Comment
-
Postado originalmente por Ednaldo CordeiroPergunta de leigo no assunto.
Turbo 100cv X Aspro 100cv - o motor turbinado seria mais durável?
É muito mais facil, barato e duravel tirar 100cv num motor original + turbo que num aspirado. Para fazer um aspirado com mais de 100cv duravel gastando pouca grana é praticamente impossivel exatamente porque voce tem que "mexer" nos limites impostos pelos engenheiros do motor a ar original, que é o que faz ele ser duravel, esquentar pouco e etc etc tal.... voce para ter um aspirado de mais de 100cv com um 1600 vai ter que ter muita taxa de compressao, comando alto, cabecotes preparados; e mais um milhão de detalhes, que é tudo o que "faz mau" pra ele. Só um par de cabecotes bem feitos sao 2k pra mais, um kit de cilindrada novo na faixa dos 1,5k.
O turbo tambem vai judiar e um dia com certeza vai quebrar seu motor principalmente se voce nao tomar os cuidados minimos e ter carinho na montagem... mas se voce andar de pé alto, a turbina entra pouco e voce não vai ter os 100cv o tempo todo porém também não vai judiar da maquina. Agora, quero ver voce andar de pé alto !!!
Um kit generico turbo se vai pagar ai na casa 1,6k; abre e da uma geral nele.... pecinhas novas e tal e sai espirrando por ai.
Infelismente, motores a ar preparados ao contrario do que todo mundo que conhece pouco de fusca pensa são muito caros. O custo do cv para um motor bem feito é na faixa de 100 reais/cv. Faça suas contas.
100cv = 10k
AbraçoHamilton Nicoletti
Santo André - SP
1969 EFI 5 speed 1915T
1968 RAT Coming...
Comment
-
Hamilton, valeu pela resposta.
Dexia eu ver se conclui corretamente.
A durabilidade um motor não tem ligação direta com a potencia desejada, mas em se manter os limites originais do mesmo. Ou seja, tanto faz ser aspirado ou turbo a durabilidade será reduzida caso não se respeite isso. No turbo pela exigencia de altas rotações para "se divertir", e no aspirado ainda que as faixas de rotação sejam mais baixas, se a qualidade do material não for boa, fica na mesma.
Comment
-
Postado originalmente por Ednaldo CordeiroHamilton, valeu pela resposta.
Dexia eu ver se conclui corretamente.
A durabilidade um motor não tem ligação direta com a potencia desejada, mas em se manter os limites originais do mesmo. Ou seja, tanto faz ser aspirado ou turbo a durabilidade será reduzida caso não se respeite isso. No turbo pela exigencia de altas rotações para "se divertir", e no aspirado ainda que as faixas de rotação sejam mais baixas, se a qualidade do material não for boa, fica na mesma.
Na verdade o que faz a diferença são as peças escolhidas, o propósito da aplicação e as técnicas de preparação e montagem. Num motor 100% original, você têm algumas melhorias a serem feitas com certeza; mas isso não é milagre, são correções de projeto digamos. Imagine que o motor original do projeto original tinha 28cv e com 60 anos de evolucao os engenheiros chegaram a 65cv (nao tenho certeza) nas ultimas kombis injetadas a ar. Dai tentar dobrar essa potencia para 120cv por exemplo, têm um custo.... ou de pecas ou durabilidade ou dos dois...
AbraçoHamilton Nicoletti
Santo André - SP
1969 EFI 5 speed 1915T
1968 RAT Coming...
Comment
-
Postado originalmente por hjnNa verdade o que faz a diferença são as peças escolhidas, o propósito da aplicação e as técnicas de preparação e montagem. Num motor 100% original, você têm algumas melhorias a serem feitas com certeza; mas isso não é milagre, são correções de projeto digamos. Imagine que o motor original do projeto original tinha 28cv e com 60 anos de evolucao os engenheiros chegaram a 65cv (nao tenho certeza) nas ultimas kombis injetadas a ar. Dai tentar dobrar essa potencia para 120cv por exemplo, têm um custo.... ou de pecas ou durabilidade ou dos dois...
Abraço
Tanto o turbo quanto o aspirado podem durar ou não durar devido a esses fatores.
A vantagem do turbo é o torque em baixa que o aspirado vai perdendo a cada preparação mais pesada.
Para um motor durador o certo é peças de qualidade, mais radiador externo com ventilador e melhorar os furos de lubrificação.
Além de um cabeçote eficienteYoda Mecânico/ Manô Yoda!
Comment
Comment