Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Supercharger vale a pena?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Supercharger vale a pena?

Alguem aki usa supercharger no fusca?Gostaria de saber quais os prós e os contras,o valor do investimento e se o rendimento no motor (1600)vale a pena.....valew.
    COPA DO MUNDO BRASIL 2014,,FALTAM 3 ANOS,12 ESTADIOS E UMA SELEÇÃO........

Re: Supercharger vale a pena?

Postado originalmente por lulocco
    Alguem aki usa supercharger no fusca?Gostaria de saber quais os prós e os contras,o valor do investimento e se o rendimento no motor (1600)vale a pena.....valew.
    Supercharger traz um resultado parecido com o do turbo.

Porém com um ponto positivo e outro negativo em relação ao turbo.
    Positivo: Ele não tem o turbo lag (ou delay) em baixas rotações quando o turbo não está cheio ainda para dar o seu potencial.

Negativo: Por não usar o ar do escapamento como o turbo, ele polui mais (carro turbo polui menos do que um equivalente supercharger ou até mesmo aspirado).

O turbo também traz uma curva de torque melhor. Mais tem o lag que para um carro de dia a dia pode irritar um pouco (ainda mais em direções economicas). Mais é mais barato de instalar o turbo.

Vai de escolha, valer a pena, qual quer sistema de sobre-alimentação vale.
    Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

Comment

Vale dizer que o compressor sempre faz o carro consumir mais, já que o motor precisa gastar potência para movimentar o compressor.
      Já o turbo, se usado antes da faixa de atuação útil da turbina, pode fazer o motor até consumir menos. O rendimento é melhor no turbinado porque ele aproveita a energia que seria desperdiçada (gases do escapamento).
      Fusquinha 1300 1970 1ª série
      40 anos provocando sorrisos por onde passa!

Comment

Estabeleça uma meta de cavalaria e um propósito para o carro e então trace as alternativas para chegar nessa cavalaria. Tenha um projeto adequado ao propósito.

Sobre o supercharger? Se bem adequado com o resto do conjunto, vai te dar uma faixa de torque bastante linear e alta desde o começo dos RPMs, ao contrário do turbo que só entra em operação depois de X RPMs.. então quem vai dizer o que é mais interessante é a aplicação que vc vai dar ao carro. Ele não faz consumir mais por "pesar" no motor, até pq o resultado que ele proporciona supera o que ele "tira" do motor, mas sim pelo fato de estar soprando ar/combustível pra dentro do motor o tempo todo.

Não concordo com a afirmação de que ele polui mais ou menos: quem determina a poluição é a mistura bem regulada, o mais próximo da estequiometrica e o uso ou não de catalisador no escapamento.

Lembre-se que uma coisa puxa a outra: Supercharger é fluxo pra dentro dos cilindros, então seus cabeçotes vão precisar de trabalhos extensivos de fluxo e vazão. Você com certeza vai girar mais que os 5000RPM originais do motor, então todo o conjunto vai precisar de adequação na lubrificação, balanceiros, varetas, tuchos, reguladores, etc.

Boa sorte!
        Last edited by realenemy; 13-03-2011, 10:09 PM.

Comment

Amigão, da uma olhada aqui nos meus posts; suas duvidas serão sanadas ou pelo menos voce terá um conhecimento melhor sobre o assunto, ai diz tudo o que voce precisa saber, tem links e etc.

Conheço 3 foristas com "tentativas" de supercharger... eu seria o quarto.

Tem o amigo Christian da Puma, o MatheusZ com o seu Fusca 1300 SC em testes e o Fabianor com o "motor de bancada" de teste (que nao existe mais) e tambem tenho um amigo daqui do forum e pessoal que ta montando um teste numa kombi 1500 (esse que será realmente para que eu possa fundamentar todas as informacoes que tenho; deve estar ta saindo do forno em mais alguns dias ou semanas).

Baseado nos 2 anos que estudei o projeto para o meu 1600 Supercharger injetado e baseado nos casos de erros e acertos dos outros aqui e tambem com outros tipos de motor posso dizer com fundamento que tenho algumas conclusões formadas.

O SC acessível que é o M24 do Fiesta é limitado isso é fato e o principal é que quanto maior a cilindrada pior o rendimento do SC, ja que um pistao maior precisa de mais ar/combustível para gerar mais potência, ele foi feito para motores até 1.4; a instalação é relativamente difícil, pois pontos de fixacao no motor são quase nulos e entao vira aquele frankeinstein de gambiarras, não fecha a tampa entre outros problemas. Esse modelo de SC produz até 1bar de pressão em motores 1.0 e vem diminuindo o rendimento a medida que se aumenta a cilindrada... nosso amigo Christian conseguia 0,5 bar no 1500 e passou a ter apenas 0,3 na experiência com o 1600 duplo carburado+comando. Já o Fabianor, teve picos de 0,68 no seu setup injetado e o Matheuz fez o ponteiro do seu 1300 virar de ponta cabeça.

Enfim concluo, do meu ponto de vista que é = muito trampo e pouco resultado; mas com ressalvas...

Meu projeto estava elaborado demais para esse modelo de SC, o correto mesmo seria o M45 capaz de me dar ao menos 1bar, marca essa que costumamos dizer "onde as coisas começam a ficar divertidas".

Mas penso que, num 1600 std (1584cc), com 10:1 de taxa no álcool, com um único carburador Solex40 ou 34/32 no mínimo, cabecotes de 1600 originals 35X32, comando original, pressurizando a admissão (mais fácil e menos agressivo ao SC) ou pressurizando a mistura (mais complicado de montar, porem mais eficiente, como nos V8, mas dizem que isso compromete o SC (não foi feito para pressurizar AR/Combustivel)), usando uma polia de 195mm e tomando os devidos cuidados citados em milhares de posts aqui para uma montagem de qualidade do motor; isso tudo possa tirar algo entre 0.5/0.7bar no maximo e render ai uns 90/120cv´s.

Como já foi dito, vai do que voce deseja do carro; isso é fundamental e deve ser escolhido agora.

Hoje temos kits turbo desses prontos pro fusca e cia com custo tão acessível quando a comprar um SC em bom estado e mais as coisinhas que vão pra montar o treco. Quero dizer que o custo por CV adquirido com o supercharger é maior do que com um turbo. Com um kit turbo desses você já sai por ai espirrando e com mais pressão.

QQ duvida, estamos a disposição pra ajudar.

Abraço
          Hamilton Nicoletti
          Santo André - SP
          1969 EFI 5 speed
          1915T
          1968 RAT Coming...

Comment

Postado originalmente por hjn
            Amigão, da uma olhada aqui nos meus posts; suas duvidas serão sanadas ou pelo menos voce terá um conhecimento melhor sobre o assunto, ai diz tudo o que voce precisa saber, tem links e etc.

Conheço 3 foristas com "tentativas" de supercharger... eu seria o quarto.

Tem o amigo Christian da Puma, o MatheusZ com o seu Fusca 1300 SC em testes e o Fabianor com o "motor de bancada" de teste (que nao existe mais) e tambem tenho um amigo daqui do forum e pessoal que ta montando um teste numa kombi 1500 (esse que será realmente para que eu possa fundamentar todas as informacoes que tenho; deve estar ta saindo do forno em mais alguns dias ou semanas).

Baseado nos 2 anos que estudei o projeto para o meu 1600 Supercharger injetado e baseado nos casos de erros e acertos dos outros aqui e tambem com outros tipos de motor posso dizer com fundamento que tenho algumas conclusões formadas.

O SC acessível que é o M24 do Fiesta é limitado isso é fato e o principal é que quanto maior a cilindrada pior o rendimento do SC, ja que um pistao maior precisa de mais ar/combustível para gerar mais potência, ele foi feito para motores até 1.4; a instalação é relativamente difícil, pois pontos de fixacao no motor são quase nulos e entao vira aquele frankeinstein de gambiarras, não fecha a tampa entre outros problemas. Esse modelo de SC produz até 1bar de pressão em motores 1.0 e vem diminuindo o rendimento a medida que se aumenta a cilindrada... nosso amigo Christian conseguia 0,5 bar no 1500 e passou a ter apenas 0,3 na experiência com o 1600 duplo carburado+comando. Já o Fabianor, teve picos de 0,68 no seu setup injetado e o Matheuz fez o ponteiro do seu 1300 virar de ponta cabeça.

Enfim concluo, do meu ponto de vista que é = muito trampo e pouco resultado; mas com ressalvas...

Meu projeto estava elaborado demais para esse modelo de SC, o correto mesmo seria o M45 capaz de me dar ao menos 1bar, marca essa que costumamos dizer "onde as coisas começam a ficar divertidas".

Mas penso que, num 1600 std (1584cc), com 10:1 de taxa no álcool, com um único carburador Solex40 ou 34/32 no mínimo, cabecotes de 1600 originals 35X32, comando original, pressurizando a admissão (mais fácil e menos agressivo ao SC) ou pressurizando a mistura (mais complicado de montar, porem mais eficiente, como nos V8, mas dizem que isso compromete o SC (não foi feito para pressurizar AR/Combustivel)), usando uma polia de 195mm e tomando os devidos cuidados citados em milhares de posts aqui para uma montagem de qualidade do motor; isso tudo possa tirar algo entre 0.5/0.7bar no maximo e render ai uns 90/120cv´s.

Como já foi dito, vai do que voce deseja do carro; isso é fundamental e deve ser escolhido agora.

Hoje temos kits turbo desses prontos pro fusca e cia com custo tão acessível quando a comprar um SC em bom estado e mais as coisinhas que vão pra montar o treco. Quero dizer que o custo por CV adquirido com o supercharger é maior do que com um turbo. Com um kit turbo desses você já sai por ai espirrando e com mais pressão.

QQ duvida, estamos a disposição pra ajudar.

Abraço
            Concordo com você! Eu gastei entre tudo mais de R$ 2.000,00 com o SC. Se tivesse optado pelo turbo com R$ 1.600,00 tinha feito tudo e ganharia mais pressão sem muito esforço! (Basta atarrachar aquele parafusinho!!!! hehehehe). Pra ficar bom teria que usar um SC M45 ou um M62, mas os preços vão lá na China!!!!

Abraços.
            Christian Farina
            PUMA GTS 1978 - 1600cc / Dupla Solex 32/34.
            Caçador - SC

Comment

Da pra chegar nuns 100 cv sem o turbo?
              Pelo peso do fusca acho que 100 cv mais ou menos ja esta de bom tamanho,uma preparação que não comprometa a durabilidade do motor...e como não ando muito com o fuk não ligo muito pra consumo..rs
              COPA DO MUNDO BRASIL 2014,,FALTAM 3 ANOS,12 ESTADIOS E UMA SELEÇÃO........

Comment

Da pra chegar nuns 100 cv sem o turbo?
                Pelo peso do fusca acho que 100 cv mais ou menos ja esta de bom tamanho,uma preparação que não comprometa a durabilidade do motor...e como não ando muito com o fuk não ligo muito pra consumo..rs
                Da, sem turbo e sem supercharger.

Motor 1700 (pode tentar com o 1600 também)
                Comando W 120
                Carburadores Webber ou se não der solex 32 (mais o ideal mesmo é injeção)
                Cabeçote rebaixado, polido e modificado
                Valvular de 40x35
                Balanceiros diferentes
                Balanceamento estatico
                Alivio no volante
                Escapamento dimencionado 4x1.

Chega a 100 cavalos, e se bem acertado, até mesmo passa.

Comment

Postado originalmente por 1300l
                  Da, sem turbo e sem supercharger.

Motor 1700 (pode tentar com o 1600 também)
                  Comando W 120
                  Carburadores Webber ou se não der solex 32 (mais o ideal mesmo é injeção)
                  Cabeçote rebaixado, polido e modificado
                  Valvular de 40x35
                  Balanceiros diferentes
                  Balanceamento estatico
                  Alivio no volante
                  Escapamento dimencionado 4x1.

Chega a 100 cavalos, e se bem acertado, até mesmo passa.
                  Isso sem contar "as loucuras" como:

Tirar saia de pistão
                  Capela de porsche mais radiador externo com ventoinha
                  Usar biela de outro carro para um aumento de cilindrada sem modificar o pistão ou virabrequim (como de motores chevrolet)
                  Colocar tucho hidráulico
                  Etc

Agora a maneira mais barata de chegar a 100 cavalos é o turbo. Em seu motor 1600 tork um turbo pequeno médio já da conta do recado para a cavalaria desejada.

Comment

Pergunta de leigo no assunto.

Turbo 100cv X Aspro 100cv - o motor turbinado seria mais durável?

Comment

Postado originalmente por Ednaldo Cordeiro
                      Pergunta de leigo no assunto.

Turbo 100cv X Aspro 100cv - o motor turbinado seria mais durável?
                      1700 é lenda urbana; não existe, ou melhor existe mas o preço do kit é o mesmo de um 1900 e muito menos duravel com muito menos retorno em cv.
                      É muito mais facil, barato e duravel tirar 100cv num motor original + turbo que num aspirado. Para fazer um aspirado com mais de 100cv duravel gastando pouca grana é praticamente impossivel exatamente porque voce tem que "mexer" nos limites impostos pelos engenheiros do motor a ar original, que é o que faz ele ser duravel, esquentar pouco e etc etc tal.... voce para ter um aspirado de mais de 100cv com um 1600 vai ter que ter muita taxa de compressao, comando alto, cabecotes preparados; e mais um milhão de detalhes, que é tudo o que "faz mau" pra ele. Só um par de cabecotes bem feitos sao 2k pra mais, um kit de cilindrada novo na faixa dos 1,5k.
                      O turbo tambem vai judiar e um dia com certeza vai quebrar seu motor principalmente se voce nao tomar os cuidados minimos e ter carinho na montagem... mas se voce andar de pé alto, a turbina entra pouco e voce não vai ter os 100cv o tempo todo porém também não vai judiar da maquina. Agora, quero ver voce andar de pé alto !!!

Um kit generico turbo se vai pagar ai na casa 1,6k; abre e da uma geral nele.... pecinhas novas e tal e sai espirrando por ai.

Infelismente, motores a ar preparados ao contrario do que todo mundo que conhece pouco de fusca pensa são muito caros. O custo do cv para um motor bem feito é na faixa de 100 reais/cv. Faça suas contas.

100cv = 10k

Abraço
                      Hamilton Nicoletti
                      Santo André - SP
                      1969 EFI 5 speed
                      1915T
                      1968 RAT Coming...

Comment

Hamilton, valeu pela resposta.

Dexia eu ver se conclui corretamente.

A durabilidade um motor não tem ligação direta com a potencia desejada, mas em se manter os limites originais do mesmo. Ou seja, tanto faz ser aspirado ou turbo a durabilidade será reduzida caso não se respeite isso. No turbo pela exigencia de altas rotações para "se divertir", e no aspirado ainda que as faixas de rotação sejam mais baixas, se a qualidade do material não for boa, fica na mesma.

Comment

Postado originalmente por Ednaldo Cordeiro
                          Hamilton, valeu pela resposta.

Dexia eu ver se conclui corretamente.

A durabilidade um motor não tem ligação direta com a potencia desejada, mas em se manter os limites originais do mesmo. Ou seja, tanto faz ser aspirado ou turbo a durabilidade será reduzida caso não se respeite isso. No turbo pela exigencia de altas rotações para "se divertir", e no aspirado ainda que as faixas de rotação sejam mais baixas, se a qualidade do material não for boa, fica na mesma.

Na verdade o que faz a diferença são as peças escolhidas, o propósito da aplicação e as técnicas de preparação e montagem. Num motor 100% original, você têm algumas melhorias a serem feitas com certeza; mas isso não é milagre, são correções de projeto digamos. Imagine que o motor original do projeto original tinha 28cv e com 60 anos de evolucao os engenheiros chegaram a 65cv (nao tenho certeza) nas ultimas kombis injetadas a ar. Dai tentar dobrar essa potencia para 120cv por exemplo, têm um custo.... ou de pecas ou durabilidade ou dos dois...

Abraço
                          Hamilton Nicoletti
                          Santo André - SP
                          1969 EFI 5 speed
                          1915T
                          1968 RAT Coming...

Comment

Postado originalmente por hjn
                            Na verdade o que faz a diferença são as peças escolhidas, o propósito da aplicação e as técnicas de preparação e montagem. Num motor 100% original, você têm algumas melhorias a serem feitas com certeza; mas isso não é milagre, são correções de projeto digamos. Imagine que o motor original do projeto original tinha 28cv e com 60 anos de evolucao os engenheiros chegaram a 65cv (nao tenho certeza) nas ultimas kombis injetadas a ar. Dai tentar dobrar essa potencia para 120cv por exemplo, têm um custo.... ou de pecas ou durabilidade ou dos dois...

Abraço
                            SIm, o segredo de durabilidade é qualidade de peças e qualidade do serviço.

Tanto o turbo quanto o aspirado podem durar ou não durar devido a esses fatores.

A vantagem do turbo é o torque em baixa que o aspirado vai perdendo a cada preparação mais pesada.

Para um motor durador o certo é peças de qualidade, mais radiador externo com ventilador e melhorar os furos de lubrificação.

Além de um cabeçote eficiente

Comment

Working...
                            X