Os Fuscas mais antigos, são conhecidos por ter uma bitola traseira curta, ou seja, as rodas são muito para dentro dos pára-lamas, o que prejudica a estabilidade, para resolver isso só trocando os semi-eixos, pelo dos Fuscas mais novos, o grande problema é para quem quer manter as rodas de 5 furos, este tópico mostra como fazer isso.
Tudo começou na troca do meu cambio,
Eu conversando com o Lemos, ele disse que usava panelas de 5 furos em eixos longos dos câmbios mais modernos, que usam panelas de 4 furos. ele me disse que o rapaz que fez para ele tinha colocado uma peça entre a porca do eixo e a panela de roda, para compensar a diferença entre o tamanho da panela de 5 furos, mais estreita, e a de 4 furos mais larga.

Roda do Fusca do Lemos, com o espaçador entre a porca e a panela

Roda do meu carro, fiz o mesmo esquema do Lemos
Eu então fiz o mesmo que o Lemos, só que meu carro apresentava sempre folga entre a porca e o espaçador, o que causava desgaste entre estas peças.
Este desgaste gerou problemas com a panela de roda esquerda, e acabou destruindo as estrias, pois o conjunto apresentava folga



As fotos mostram o centro da minha panela de roda, onde tinha as estrias de tração ficou completamente liso
Como a panela de roda ficou com as estrias lisas, ela encostou nas lonas, destruindo as mesmas



Lonas de freio, quebradas pela panela de roda
Bom liguei para o Lemos para saber se ele poderia me dar uma luz sobre o que estava acontecendo, ai ele me disse para falar direto com o cara que fez o sistema dele, bom liguei para o cara, e expliquei o que tinha acontecido e o que eu tinha feito, ai ele me passou o que estava faltando, ele disse que entre o retentor de roda e a panela da roda ele fez uma arruela de 2mm e colocou ali.
Desvendado o mistério e com o carro na oficina do Felippo, optamos por fazer algumas mudanças no sistema que esta no carro do Lemos, usando inicialmente um cubo de roda de Brasilia, coisa alias que o amigo do Lemos disse que poderia ser feita.
O INICIO



Cubo de roda de Brasilia, que será usado para fazer os espaçadores e as arruelas
Com o cubo de roda na mão, eu o levei a um torneiro mecânico, para fazer os espaçadores.



Foram feitos dois espaçadores de 10mm, um para cada lado, e duas arruelas de 2 mm, uma para cada lado também, o resto do cubo da Brasilia não será usado

A arruela de 2mm, sendo instalada



A panela de roda nova, que vai substituir a que ficou sem as estrias
FREIO
Já que as lonas da roda traseira esquerda estavas avariadas, eu já troquei elas das duas rodas de trás


Lonas de freio novas

Kit de freio

Espelho já sem os patim


Freios com as novas lonas montados
Tudo começou na troca do meu cambio,
Eu conversando com o Lemos, ele disse que usava panelas de 5 furos em eixos longos dos câmbios mais modernos, que usam panelas de 4 furos. ele me disse que o rapaz que fez para ele tinha colocado uma peça entre a porca do eixo e a panela de roda, para compensar a diferença entre o tamanho da panela de 5 furos, mais estreita, e a de 4 furos mais larga.

Roda do Fusca do Lemos, com o espaçador entre a porca e a panela

Roda do meu carro, fiz o mesmo esquema do Lemos
Eu então fiz o mesmo que o Lemos, só que meu carro apresentava sempre folga entre a porca e o espaçador, o que causava desgaste entre estas peças.
Este desgaste gerou problemas com a panela de roda esquerda, e acabou destruindo as estrias, pois o conjunto apresentava folga



As fotos mostram o centro da minha panela de roda, onde tinha as estrias de tração ficou completamente liso
Como a panela de roda ficou com as estrias lisas, ela encostou nas lonas, destruindo as mesmas



Lonas de freio, quebradas pela panela de roda
Bom liguei para o Lemos para saber se ele poderia me dar uma luz sobre o que estava acontecendo, ai ele me disse para falar direto com o cara que fez o sistema dele, bom liguei para o cara, e expliquei o que tinha acontecido e o que eu tinha feito, ai ele me passou o que estava faltando, ele disse que entre o retentor de roda e a panela da roda ele fez uma arruela de 2mm e colocou ali.
Desvendado o mistério e com o carro na oficina do Felippo, optamos por fazer algumas mudanças no sistema que esta no carro do Lemos, usando inicialmente um cubo de roda de Brasilia, coisa alias que o amigo do Lemos disse que poderia ser feita.
O INICIO



Cubo de roda de Brasilia, que será usado para fazer os espaçadores e as arruelas
Com o cubo de roda na mão, eu o levei a um torneiro mecânico, para fazer os espaçadores.



Foram feitos dois espaçadores de 10mm, um para cada lado, e duas arruelas de 2 mm, uma para cada lado também, o resto do cubo da Brasilia não será usado

A arruela de 2mm, sendo instalada



A panela de roda nova, que vai substituir a que ficou sem as estrias
FREIO
Já que as lonas da roda traseira esquerda estavas avariadas, eu já troquei elas das duas rodas de trás


Lonas de freio novas

Kit de freio

Espelho já sem os patim


Freios com as novas lonas montados
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