Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Adaptando panelas de 5 furos em eixos longos, pat 1

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Adaptando panelas de 5 furos em eixos longos, pat 1

Os Fuscas mais antigos, são conhecidos por ter uma bitola traseira curta, ou seja, as rodas são muito para dentro dos pára-lamas, o que prejudica a estabilidade, para resolver isso só trocando os semi-eixos, pelo dos Fuscas mais novos, o grande problema é para quem quer manter as rodas de 5 furos, este tópico mostra como fazer isso.

Tudo começou na troca do meu cambio,

Eu conversando com o Lemos, ele disse que usava panelas de 5 furos em eixos longos dos câmbios mais modernos, que usam panelas de 4 furos. ele me disse que o rapaz que fez para ele tinha colocado uma peça entre a porca do eixo e a panela de roda, para compensar a diferença entre o tamanho da panela de 5 furos, mais estreita, e a de 4 furos mais larga.

Roda do Fusca do Lemos, com o espaçador entre a porca e a panela

Roda do meu carro, fiz o mesmo esquema do Lemos

Eu então fiz o mesmo que o Lemos, só que meu carro apresentava sempre folga entre a porca e o espaçador, o que causava desgaste entre estas peças.
    Este desgaste gerou problemas com a panela de roda esquerda, e acabou destruindo as estrias, pois o conjunto apresentava folga

As fotos mostram o centro da minha panela de roda, onde tinha as estrias de tração ficou completamente liso

Como a panela de roda ficou com as estrias lisas, ela encostou nas lonas, destruindo as mesmas

Lonas de freio, quebradas pela panela de roda

Bom liguei para o Lemos para saber se ele poderia me dar uma luz sobre o que estava acontecendo, ai ele me disse para falar direto com o cara que fez o sistema dele, bom liguei para o cara, e expliquei o que tinha acontecido e o que eu tinha feito, ai ele me passou o que estava faltando, ele disse que entre o retentor de roda e a panela da roda ele fez uma arruela de 2mm e colocou ali.
    Desvendado o mistério e com o carro na oficina do Felippo, optamos por fazer algumas mudanças no sistema que esta no carro do Lemos, usando inicialmente um cubo de roda de Brasilia, coisa alias que o amigo do Lemos disse que poderia ser feita.

O INICIO

Cubo de roda de Brasilia, que será usado para fazer os espaçadores e as arruelas

Com o cubo de roda na mão, eu o levei a um torneiro mecânico, para fazer os espaçadores.

Foram feitos dois espaçadores de 10mm, um para cada lado, e duas arruelas de 2 mm, uma para cada lado também, o resto do cubo da Brasilia não será usado

A arruela de 2mm, sendo instalada

A panela de roda nova, que vai substituir a que ficou sem as estrias

FREIO

Já que as lonas da roda traseira esquerda estavas avariadas, eu já troquei elas das duas rodas de trás

Lonas de freio novas

Kit de freio

Espelho já sem os patim

Freios com as novas lonas montados

Continuando, é hora de finalizar as montagens

Freios novos montados

Panela nova depois de pintada

Novos espaçadores instalados

Panela, espaçador estriado e a porca do eixo

O Felippo dando aperto na porca do eixo

Serviço pronto e sem folgas agora

Depois de todo o trabalho, um banho merecido

Comment

Bom pessoal para resolver alguns problemas que eu estava tendo com os semi eixos traseiros, mas prescisamente nas roscas das porcas da panela de roda, pois a parte interna das roscas estão muito rasas, e quando se da aperto a porca espana, e mesmo com um pouco de aperto que eu conseguia dar a porca pulava rosca e ficava presa pela cupilha, o que gerava jogo nas rodas traseiras, o que pode gerar descontrole do veiculo em altas velocidades.

A primeira coisa que fiz, foi manda fazer um espaçador mais largo, de 10mm para 15mm

Espaçadores, o antigo com 10mm ao lado do novo com 15mm

Tambem testei a folga das panelas na estria, usando um semi eixo para tal, o resultado foi a confirmação que as panelas feitas pela "Hiper Freio" tem uma folga muito grande, na estria do semi eixo, o que com o tempo vai destruindo as estrias dela, a panela nova que eu coloque no começo deste topico, ja estava com as estrias semi destruidas.

Semi eixo preso na morça, para testa a folga da panela nas estrias

Então comprei duas panelas novas da marca MDS, que são mais justas em relação a anterior, agora so o tempo vai dizer se presta.

Panelas novas da MDS

Panelas depois de pintadas

66 esperando a solução do problema da folga nas rodas traseiras

Arroela de 2mm que vai mantada antes da panela de roda

Novo espaçador de 15mm, colocado no lugar

Porcas originais VW, ganhei elas do Ditão o amigo do Lemos que criou esta adaptação, das panelas de 5 furos em semi eixos longos

Cupilhas novas

Tudo montado e rodas agora sem folga nenhuma, mas estarei observando para ver se a não da mais folga, mas como as roscas da borda do semi eixo estava melhor e a porca agora deu um bom aperto, acho que o caso esta resolvido

Amanha so trocarei as coifas de cambio pois as que estava no carro rasgaram, alias quase toda vez que se levanta a traseira do carro pelo menos um coifa de cambio vai para o saco, desta vez comprei coifas originais VW, eu uma consecionaria da propria marca, a qualidade parece ser bem superior.

Novas coifas, Originais VW

Comment

dalton, parabens,
        um tópico muito bem explicado, quando troquei o cambio coloquei os mesmos semi eixo para não ter estes problemas, mas agora já sei como resolve-los, ficou show!!

Comment

legal kara

legal hein

vo fazer isto no meu...
          so mais uma coisa..e pra por as panelas de 5 furos nas rodas da frente..as minhas sao de 4 furos tb

como qe eu faço
          me ajuda ai

Comment

Re: legal kara

é velho.... meu fusca tbm e 4 furos nas quatro.... original era pra ser 5.... to querendo voltar a original....

como fazer o trampo na frente tb??

Comment

Re: legal kara

Postado originalmente por Diegão
              é velho.... meu fusca tbm e 4 furos nas quatro.... original era pra ser 5.... to querendo voltar a original....

como fazer o trampo na frente tb??

Na frente em não sei como fazer, mas acho que teria de trocar a suspensão

Comment

Re: Adaptando panelas de 5 furos em eixos longos, pat 1

Postado originalmente por dalton vinicius
                A primeira coisa que fiz, foi manda fazer um espaçador mais largo, de 10mm para 15mm

Espaçadores, o antigo com 10mm ao lado do novo com 15mm

Tambem testei a folga das panelas na estria, usando um semi eixo para tal, o resultado foi a confirmação que as panelas feitas pela "Hiper Freio" tem uma folga muito grande, na estria do semi eixo, o que com o tempo vai destruindo as estrias dela, a panela nova que eu coloque no começo deste topico, ja estava com as estrias semi destruidas.

Semi eixo preso na morça, para testa a folga da panela nas estrias

Então comprei duas panelas novas da marca MDS, que são mais justas em relação a anterior, agora so o tempo vai dizer se presta.

Arroela de 2mm que vai mantada antes da panela de roda
                Dalton,

Parabéns pelos seus tutoriais, todos sem exceção.

Eu ja tive esse problema de desgaste das estrias do cubo e fiquei "na rua".

Li tambem seu caso que começou com a troca do câmbio.

Considere que agora seu câmbio etc, semi-eixos, são de Brasilia. Pode haver uma diferença entre as estrias da Brasilia e do Fusca, pequena, mas pode existir (não afirmo isso, é melhor confirmar). Usar um cubo (panela) de Fusca em semi-eixo de Brasilia pode não casar legal.

Observe a figura da ponta do semi-eixo com a arruela espaçadora de 2mm, essa arruela deve penetrar entre o semi-eixo e a carcaça onde se aloja o rolamento, lembre que o semi-eixo gira tracionando o cubo (panela) e a carcaça do rolamento não gira. Se esta arruela ficar prensada pela panela na carcaça do rolamento o bicho pega. Observe tambem se a parte interna da panela (próxima ao eixo) não toca nessa carcaça.

Essa arruela funciona como um espaçador interno e como ela é estriada, vai girar junto com o semi-eixo. Verifique se se suas faces estão planas e paralelas, se isso não for observado, na hora que a porca for apertada, o cubo (panela) pode trabalhar imperceptivelmente enviesado.

A mesma recomendação, quanto as faces, é válida para os espaçadores externos, eles funcionam como arruelas e servem para garantir que a porca, quando apertada, não ultrapassará o limite da rosca do semi-eixo.

Observe que o espaçador velho (de 10 mm) sofreu um desgaste irregular da face, ou das 2 faces, a de baixo não dá pra ver. Parece que ele tendia a penetrar na panela. Recomendo aumentar, se possivel, seu diâmetro externo ou usar arruela entre ele e a panela.

Por fim atente que as porcas devem ser da Brasilia e devem ter "aba", que funcionam como arruelas. As porcas que estão sendo usadas não tem "aba". Dessa forma, com o aperto, sua parte externa tende a penetrar na panela (ou no espaçador externo) fazendo o conjunto ficar bambo.
                Last edited by ricardo groetaers; 07-09-2008, 03:40 AM.

Comment

Dalton meus parabens melhor explicado impossivel, porem gostaria de saber de vc, se é possivel fazer estas adaptações em uma suspensão tras com freio a disco, pois o meu esta com freio a disco nas 4 rodas, será que na dianteira também é possivel fazer esta adaptação????, estou ate vendendo uma suspensão completa da moderna ou trocando por uma do antigo pra resolver este problema sem precisar fazer estas mudanças todas

Comment

Espetacular, Dalton.
                    Minuciosamente explicado.
                    Parabéns!

Comment

agora eu pergunto.. e o contrário?
                      meu eixo é curto..
                      com campana de 5 furos.. como coloco a campana do moderno 4 furos nele?
                      desculpe se não cabe aqui a pergunta
                      Last edited by fcamargo0101; 27-10-2010, 10:39 PM.

Comment

Postado originalmente por fcamargo0101
                        meu eixo é curto..
                        É só arrumar o sistema completo de freio do 4 furos, espelho de freio, panela, cubo(se não for de fusca), e colocar, simples assim.

abs

Comment

me falaram que tem de usianar a campanda do lado de fora.. e colocar um calço maior do lado de dentro.. isso procede?

Comment

Postado originalmente por fcamargo0101
                            meu eixo é curto..
                            Olá, vai só precisar tornear a parte externa do cubo pra ficar do mesmo tamanho da campana de 5 furos, trocar os espelhos e os patins de freio, já fiz isso uma vez, agora na frente o bixo pega, vc vai precisar trocar as duas pontas de eixo com espelho, campana, etc. hehe, Abraço.

Comment

Tem como colocar o semi eixo mais longo no cambio 1.3? e pra fzr essa troca precisa abrir o cambio ou da pra fazer com ele no lugar?
                              COPA DO MUNDO BRASIL 2014,,FALTAM 3 ANOS,12 ESTADIOS E UMA SELEÇÃO........

Comment

Working...
                              X