Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Baterias

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Baterias

Qual a bateria mais indicada para um 1600 a alcool, com som leve? 60 ou 70 A? a da marca Wapisa é boa?

Flávio,acho mais importante saber se vc usa dinamo ou alternador.Eu uso de 55A,mas o dinamo não dá conta do recado,por isso,com o som ligado em alto volume em um engarrafamento,farois ligados,limpador,caso esteje chovendo,compromete muito a bateria,pois o dinamo não sustenta essa turma toda e a bateria só descarrega.Quem gosta de som ,aconselho um alternador,se possível até esse novo de 51 A da Kombi,que o pessoal comenta aqui.Nunca encontrei aqui no RJ,mas em SP tem
    Fusca 75 1300 gasolina/GNV
    Diferencial 8 X 33
    Platinado/bobina Bosch vermelha/alternador 51 A
    Bancos do Gol

VENDIDO

Comment

Nunca utilizei da Wapsa,mas é uma marca tradicional em componentes para carros.Mas é relativo,tive uma Bosch que não chegou a 2 anos e uma Durex que inacreditavelmente durou 4 anos
      Fusca 75 1300 gasolina/GNV
      Diferencial 8 X 33
      Platinado/bobina Bosch vermelha/alternador 51 A
      Bancos do Gol

VENDIDO

Comment

bateria

realmente a bateria não é o fator mais importante do sistema eletrico no meu ponto de vista, ainda mais no fusca, que vc anda sem..rsrs é só acelerar o carro e tirar a lenta..uahuahauh..agora serio !!! isso é só pra quebrar galho, o importante mesmo é o gerador de energia, o dinamo é muito fraco, minha bateria é 60amp só q tenho dinamo, ela só tah dando pra mim, pq pego estrada e isso carrega bastante a bateria, estou doido pra por um 55amp da kombi, planos futuros...o santana do meu pai é 90 amp, carro completo..quando a bateria do meu fusca arreou, eu tirei e carreguei no alternador dele, caraca..acelerando o carro carregou muiiito rapido...acho q n quero mais o de 55 ..uahuahauha

[]s

Comment

Bateria, dois eletrodos e placas de chumbo mergulhadas em acido, que segredo tem nisso pra exigir uma marca?

Importante é vc ter alternador, dinamo esquece, vc vai meter uma super bateria que ele nunca vai conseguir carregar.

Se morar na ZL de São Paulo e tem interesse em preços legais eu te passo o fone de um cara na mooca.

Abração

PS. COLOQUEM NO PERFIL SUA LOCALIZAÇÃO, ISSO FACILITA PRO PESSOAL QUE TEM INTERESSE EM TE AJUDAR.

Comment

alternador

Colegas, me ofereceram um alternador bosch por 300 pilas, mas o cara disse que eh da kombi nova, nao eh "feitim" (refeito internamente), etc,...O que eu quero saber eh o seguinte, uma plaqueta nele tava escrito 21/51A.
            Que raios eh esse, nunca vi dois valores de corrente...
            mas devido a interessante instalaçao do sistema do gol a ar, vejam so, um ano meu carro ta na oficina e um ano bato a cabeça num conjunto desse!
            devido a esse forum...EUREKA!vou tentar instalar no motor do fuca!!!
            vamo ver no que vai dar!!!!se der certo vou matar dois coelhos com uma metralhadora so!!!!!!kkkkkkkk:mrgreen:

Comment

No meu não vem escrito nada mais pela lógica ele pode variar do menor valor ao maior valor dependendo da rotação do motor.

Mas espere mais alguns comentários

Comment

Flavio dê uma olhada nesse tópico que respondi ao Dalton, poderá te ajudar muito.

[]s
                Fernando.
                - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
                __________Jamais subestime o que tem debaixo do capô do motor de um fusca....!
                ________"Em condições normais corro para vencer e venço;
                ______Em condições adversas, também posso vencer;
                ____E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
                __Airton Senna
                - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Comment

Baterias

No meu carro vou utilizar 2 baterias de 60A, o alternador e o da kombi, modificado, vou ter que medir qtos amperes ele esta gerando...com um multimetro eu consigo fazer isso ne? enfim, meu som nao e mto forte, tenho um radio mp3, uma selada com um bravox de 10, 2 cornetas, 2 twiters mais um modulo pyramid artic series 600w, mas tenho tb as valvulas solenoides nas portas, lampadas de 100w e esguicho de agua eletrico. posteriormente pretendo colocar uma bateria de 120a de gel "impact"...faz uma bela diferença!

Tenho uma duvida: Mudando o diametro da polia do alternador eu poderia otimizar seu funcionamento? quem souber responda por favor, obrigado!

Comment

Mas adianta uma bateria de 120A se o alternador só carrega 60A?!?! Qual a modificação que você fez?

Comment

o cara fez uma modificacao de induzido, escova, e etc, segundo ele altera o campo magnetico, alem disso a bateria de gel segura carga com mais eficiencia (especial pra som)...enquanto ta com as duas comuns de 60A, o alternador vai ter que dar conta...ate porque ele nao vai precisar carregar 120A, e sim manter de acordo com o consumo do carro ( que nao e tao elevado, eu q quis "superdimensionar" o sistema)...mas vo medir qto q ele ta gerando de carga e te digo por aki blz?

alguem opina sobre o diametro da polia?!

Comment

Postado originalmente por Delriobr
                        Mas adianta uma bateria de 120A se o alternador só carrega 60A?!?! Qual a modificação que você fez?
                        Pedi pro cara me explicar como funciona a modificacao...com a troca do induzido e de outros componentes do alternador, consegue-se alterar o campo magnetico que transforma a energia mecanica em energia eletrica. Quando se utiliza diversos componentes ao msm tempo (farol, limpador, vidros eletricos, trava eletrica, alarme, solenoides, som forte...), ocorre uma diferença de potencial (alguns itens requerem maior energia do que outros), devido aos sistemas estarem ligados em paralelo, a energia é "distribuida" por igual, prejudicando alguns componentes (os que requerem mais energia)...qnd tem um voltimetro no carro, com mtos componentes em uso, podemos acompanhar o ponteiro medir valores inferiores a 14v. Essa modificacao permite que o alternador mantenha uma voltagem mto mais proxima do 14 do que o original, carregando assim, com mto mais eficiencia do que o normal.

Qto a amperagem um alternador de 60A, significa q ele carrega 60A por hora. No meu caso, vou ter de capacidade de armazenamento de 120A, mas o meu alternador nao vai precisar carregar isso td, por que o meu carro nao consome isso td...eu "superdimensionei" o sistema, para nao correr o risco de acabar a bateria...seria como uma pessoa que usa um alternador de 35A original, e uma bateria de 70A, mas o sistema eletrico de td o carro nao consome o suficiente p/ o alternador nao dar conta...

NOTA: meu alternador original gera 55A...agora eu nao sei se com a modificacao, o alternador aumente de amperagem...alguem sabe se eu posso medir com o multimetro??

espero ter esclarecido bastante, por favor me corrijam se eu estiver errado...

Comment

Akuhner, espero poder ajuda-lo.
                          Quanto a modificação do induzido do alternador até aí não há problemas... pois a troca das peças já visa uma corrente maior, só não sei te dizer se o alternador vai segurar a maior força exercida no eixo de estator e nos mancais dos rolamentos, digo isso pois ACHO que quanto maior a carga do alternador maiores devem ser também os componentes periféricos, como os rolamentos que citei, pode ser que eu esteja errado. Também haverá maior consumo de potência do vira-brequim, correia em função da carga do sistema, precisa ficar atento e verificar com mais periodicidade a correia dentada.

Quanto a capacidade de corrente (amperagem...) você deve considerar o seguinte:
                          1- instalação elétrica, deve ter espessura de fio suficiente para a corrente que o equipamento que você irá ligar consumir, uma prática interessante seria passar mais de um cabo de alimentação da bateria para o painel (é custo, mas melhora muito), pois como a bateria do fusca fica um pouco longe do painel (em relação aos carros novos) temos uma queda de tensão entre a bateria e o equipamento, explicando: vamos medir as tensões sobre o cabo de alimentação que vai da bateria para o painel (que também alimenta as lampadas dos faróis).
                          a) se medirmos com o multi-teste a tensão em cima da bateria com o carro desligado teremos determinada tensão, que será a mesma medida na ponta do fio no painel;
                          b) se ligarmos o painel e medirmos a tensão sobre a bateria e o painel teremos também a mesma tensão, pois o consumo de corrente do painel do carro é baixo;
                          c) se ligarmos o painel e mais os faróis, ao medir a tensão sobre a bateria teremos determinado valor, e ao medir a ponta do fio que vem da bateria ligada aos faróis teremos uma tensão menor, bom isso é indício de que a corrente está sofrendo uma limitação pela resistência do fio, que é fino para alimentar o painel e faróis, isso é percebido pela queda de tensão entre as pontas do mesmo fio que vem da bateria para o painel.
                          Por isso a passagem de um cabo para painel e rádio, um cabo para faróis e uma cabo para o módulo de potência é uma saída interessante, além de evitar aqueles barulhos provocados pelos equipamentos que estão ligados todos na mesma fiação.
                          O que escrevi acima segue o conceito "ponto de menor impedância" de forma resumida você consiguirá consumir corrente retirando-a do ponto com menor resistência, a bateria.

2- Recomendo que você troque também o fio que vem do alternador para a bateria, pois o fio original é para 30A, e se você está com o dobro de capacidade de corrente deve fazer um up-grade também na bitola da fiação que vem do alternador.
                          Nesse ponto temos que relembrar uma coisa, o alternador deve suprir todo o consumo de corrente do veículo, mas ele depende da rotação do motor, pois ele apenas consegue chegar a carga máxima 60A em determinada rotação (acho que a 3500/4000 RPM, tinha uma apostila de alternadores mas já devolvi ao colega) então em regime de transito parado, você pode esperar que venha corrente do alternador ainda (se a luz não acender no painel, mas com certeza uma parte da corrente virá das baterias), digo isso pois como a rotação diminuí a auto-tensão gerada dentro do próprio alternador para manter o campo magnético para gerar a corrente também diminuí na mesma proporção chegando ao valor limite, que é quando acende a lampada do alternador no painel, indicando que o consumo está todo por conta da bateria. Assim que você começar a andar mais com o carro (maiores rotações) o alternador terá de carregar a bateria e manter os consumidores normais do carro, por isso é importante que a fiação que vem do alternador seja de uma bitola um pouco "estúpida" até por margem de segurança.

Por analogia pense assim.... se você tiver um cano de 100mm de água vindo do alternador à bateria, da bateria para frente pode-se ter 3 canos de 30mm, (painel, faróis e módulo), lógico que estou exagerando, mas é assim mesmo, pois a corrente não pode ser acúmulada se a bateria já está carregada e se os consumidores querem mais corrente, deve ter por onde ela fluir.
                          No alternador temos mais uma explicação interessante que é o regulador de tensão que fica junto do alternador, a função dele é regular a tensão (como própriamente dito, voltando a analogia imagine um registro ligado no cano de 100mm, que você possa variar a vazão da agua) mas ele também pode regular a corrente do alternador, variando a tensão de saída do mesmo. Parece uma piração mas funciona da seguinte forma:
                          - O regulador tem a função de proteção de todo o sistema elétrico do carro contra sobre tensão, se não fosse isso em altas rotações queimaríamos tudo que é eletrônico no carro pois a tensão subiria muito, chega a picos de 28V!!!!
                          Como dito anteriormente se a bateria já está "satisfeita" de corrente e não precisa de mais carga e os consumidores estão num consumo moderado (digamos que você nesse dia esteja tranquilo e apenas com o rádio ligado num volume baixo) o consumo de corrente será baixo, bom como não temos como guardar essa corrente, o regulador baixa a tensão de saída e com isso faz baixar a própria corrente.
                          Lembre-se da equação da resistência elétrica R=V/I, se colocarmos a corrente (I) em evidencia, e a resistencia dos consumidores (R) que determinarão a corrente e (V) a tensão de saída, teremos:

I=V/R

ou seja se diminuímos a tensão (V), mininuímos a corrente (I), uma vez que R está fixo até ligar ou desligar alguma coisa.
                          Essa compensação é automática e feito dentro do regulador de maneira instantânea, fato interessante é que se você ligar o farol, inicialmente a bateria irá fornecer essa corrente de pico (naquele pequeno instante de tempo que os faróis foram acessos a corrente neles é máxima, pois a lampada vira um curto circuito para o sistema elétrico, lembra que falei dos ruídos se tudo estiver ligado em paralelo aqui está a explicação de um deles, quem fornece essa corrente a mais para o pico é a bateria) e, logo após o regulador aumenta a tensão e compensa esse aumento no consumo de corrente.

Recomendo também cuidado especial ao conectorizar os cabos, sempre prezar por conectores bem feitos e se possível fazer a ligação entre conector e fios com solda para eletrônica (estanho), pessoalmente não confio nos cabos climpados, com o tempo eles vêm a apresentar mal contato, e acabam trazendo todos os problemas de queda de tensão e aquecimento da fiação como dito acima.

3- Uso do multi-teste: se for apenas para medir tensão é beleza qq multi-teste de R$10,00 tá valendo, mas se for medir corrente, lembre-se que os 10A que diz no multi-teste é pouco para o carro, que possuí correntes bem altas, o ideal é utilizar um alicate amperímetro para medições de corrente, pois ele não precisa estar em série com o fio para medir, conseguentemente você não precisa desligar nada. Só pra lembrar a medição de tensão é feita em paralelo, já a de corrente é feita em série, tome cuidado com isso. Já aconteceu comigo...hehehe um colega evaporou com o multi-teste....
                          Espero ter ajudado ;)
                          []s
                          Fernando.
                          Last edited by fmcwb; 15-03-2007, 08:16 PM.
                          __Airton Senna

Comment

Perfeito! Me ajudou bastante, vou confirmar com o cara que fez quais foram as alteracoes nos componentes eletricos, e recomendar a ele que faça as alteracoes sugeridas por vc para que o sistema trabalhe sempre em harmonia. Ate agora, com uma bateria so de 60A, o carro nao teve problema, ouvindo sempre som alto, utilizando lampadas de 100w no farol, e as valvulas solenoides e o alarme...Aproveitando vc poderia tirar uma duvida minha? Tenho uma bateria de 70A, posso utilizar ela em paralelo com a de 60A? Nao entendo de eletrica mas pensei q a bateria de 70A poderia sobrecarregar os circuitos da de 60A, pq a tendencia e de se igualarem nao? Obrigado pelas informacoes valiosas, e dps eu faço outro post aki...

Comment

Akuhner pode usar elas em paralelo sem problemas, só que o problema das baterias é o seguinte depois de certo tempo a bateria cria o efeito "memória". Esse efeito faz com que a tensão da bateria não aumente pelo contrario com o passar do tempo essa tensão tende a ir caindo.
                              O problema de você usar as duas baterias em paralelo é se uma delas estiver com tensão diferente (menor), ela vai puxar (roubar) corrente da outra bateria com maior tensão. Pois elas como estão ligadas em paralelo tendem a ficar em equilíbrio. As baterias com mesma capacidade, não saem iguaizinhas de fábrica sempre há diferença entre elas... afinal no processo de fabricação elas passam por limites de aceitação.

Percebi que você está usando lampadas mais fortes, convêm trocar a fiação que vai para os faróis e instalar um rele auxiliar para alimentar as mesmas com aquele esquema de usar um fio vindo da bateria para alimentar o rele auxiliar.

São coisas simples e que deixam a elétrica do besouro show.
                              Espero que aproveite bem a reforma que está fazendo no carro, parabéns ;)
                              []s
                              Fernando.
                              __Airton Senna

Comment

Working...
                              X