Anúncio

Collapse
No announcement yet.

trocou de bobina? Que tal regular o platinado pra melhor funiconamento!

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• trocou de bobina? Que tal regular o platinado pra melhor funiconamento!

Bom amigos.

Depois de desvendar o MITO da bobina Mi, fui obrigado a troca-la pela KW vermelha.

E como disse em outro tópico, não fui simplesmete instalando a bichinha hehe.

dei uma estudada primeiro e vou colocar o inicio de como como regular o platinado para o bom funcionamento da E,K e KW bosch e falar dos resultados com a KW.

As bobinas asfalticas e plasticas foram desenvolvidas com tecnologia casada com os tipos de sistemas de ignição:

exemplo:

E-12v, k-12v: sistema ignição platinado
    KW-12v: sistema platinado, hall e indutivo
    Plasticas (todas): sistema microprocessadom "ECU".

por isso é inaceitável misturar bobinas plasticas em sistemas convencionais, ou bobinas asfalticas em sistemas microprocessados.

agora falando das originais E, K e KW.

Analisando as caracteristicas de cada uma, verifiquei que existe a necessidade de regulagem do platinado, comforme a bobina utilizada.

aqui estão alguns dados:

E-12v: produz 13.000 faíscas por minuto
    k-12v: produz 16.000 faíscas por minuto
    KW-12v: produz 18.000 faíscas por minuto

É obvio que se compararmos a bobina E-12v com a KW-12v teremos uma diferença de 5.000 faiscas a mais por minuto na KW.

Logo: esta bobina chega a saturação em menos tempo do que a E-12v então se estamos utilizando uma E-12v e trocarmos por uma KW-12v sem regular corretamente o platinado, a KW vai superaquecer.

Então colegas.

o sistema de ignição que controla a bobina KW precisa fazer que ela se carregue mais rapido.

No caso de sistemas a platinado ele é quem determina este tempo de carga.O tempo que ele fica fechado é o tempo que a bobina carrega e satura.

Encontrei o tempo de carga da E, K e KW pesquisando em varios sites.

A E-12v (prata) e a K-12v (azul): saturam na média de 8 mseg
    A KW-12v (vermelha): teve este tempo reduzido para 5 mseg

Falando em angulo de permanência:

com o platinado regulado com um angulo de 45º terá um dwell de 50% temos estes tempos de carga:

1000 RPM: receberá carga até atingir 0,00825 segundos ou 8,25 mseg.
    2000 RPM: receberá carga até atingir 0,00375 segundos ou 3,75 mseg.
    3000 RPM: receberá carga até atingir 0,00250 segundos ou 2,50 mseg.
    4000 RPM: receberá carga até atingir 0,00187 segundos ou 1,87 mseg.

5500 RPM: receberá carga até atingir 0,00136 segundos ou 1,36 mseg.

com o platinado regulado com um angulo de 55º o que equivale a 61% de permanecia e temos estes tempos de carga:

1000 RPM: receberá carga até atingir 0,00915 segundos ou 9,15 mseg.
    2000 RPM: receberá carga até atingir 0,00457 segundos ou 4,57 mseg.
    3000 RPM: receberá carga até atingir 0,00305 segundos ou 3,05 mseg.
    4000 RPM: receberá carga até atingir 0,00228 segundos ou 2,28 mseg.

5500 RPM: receberá carga até atingir 0,00166 segundos ou 1,66 mseg.

vejam que em italico destaquei as rotações que o fusca constuma passar mais tempo em utilização tanto na cidade como ne estrada.

então devemos utilizar estes como parametros de comparação.

para uma bobina E-12v com 45º a 2000 rpm já estará com menos da metade de sua eficiencia, ou seja se ela carrega em 8 mseg a 2000 rpm a faisca terá metade da força.

a mesma bobina E-12v com 55º a 2000 rpm terá um pouco mais da metade do rendimento normal, se ela carrega em 8 mseg á 2000 rpm ela terá tempo de carga de 4,57 mseg.

Ou seja com angulos de permanecia diferentes mas com mesma bobina temos diferentes tempos de carga e consequentemente tensões diferentes nas velas.

45º a 2000 rpm carga em 3,75 mseg
    55º a 2000 rpm carga em 4,57 mseg

isso é um avanço,concordam?

mas quando usamos a KW que carrega em 5 mseg

o rendimento é muito maior.

comparem os tempos carga e graus de permanencia.

Instalei a bobina kw vermalha no meu fusca por sei que acima de 1500 rpm não tem perigo de ela superaquecer, até por que mesmo que ela esquente um pouco ela resite bastante devido ao material que foi constituido.

Bom andei com o fusca e a bobina não dá pra colocar a mão. só que tem dois fatores, não sei quanto de abertura o platinado esta, e aqui em cuiabá é quente pra burro.

o carro esta sem resitencia ballast, por que uso Ignição assistida.

Estou fazendo os testes e pretendo tirar a bobina do cofre do motor, por que tudo ali pela de quente.

Vou descobrir quantos milimetros de folga e necessário pra cada angulo de permanecia pra que eu possa regular e direitinho e tirar maiores conclusões.

abraços
    Last edited by fernando ferro; 19-02-2010, 07:39 PM.

Re: trocou de bobina? Que tal regular o platinado pra melhor funiconamento!

O que o Tonella diz a respeito? Ele saca muito também!!! Eu também me interesso muito por isso,pois sei que pra se ter um motor redondinho e com economia,depende muito da qualidade da faísca,e por conseguinte,da qualidade certa da bobina que irá fornecer esta faísca!!!
    Abraços!
    SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

Comment

Postado originalmente por juliocezar.lee
      O que o Tonella diz a respeito? Ele saca muito também!!! Eu também me interesso muito por isso,pois sei que pra se ter um motor redondinho e com economia,depende muito da qualidade da faísca,e por conseguinte,da qualidade certa da bobina que irá fornecer esta faísca!!!
      Abraços!
      O tonella manja muito também, lembro-me uma das coisas que ele disse é que se for usar a KW vermelha a resistencia é pra aumentar a vida util do platinado, pois sem a resistencia o platinado queima rapidinho (torra).

POis a corrente que tem que saltar é muito grande no momento que o platinado abre.

usando a resistencia prolonga-se a vida util do platinado pois a corrente é menor e isso explica por que o uso de pre resistencia diminui a "potencia " da faisca na vela.

Mas em contra partida o tonella disse que quem usa o modulo dele não precisa usar pré resistencia ballast, pois o módulo faz o trabalho de diminuir a corrente que passa no platinado.

estou estudando o módulo dele e pretendo colocar aqui o real efeito que ele faz

abraço

Comment

Otimo topico, estamos acompanhando...
        Abrços
        Luby
        http://pumaslubisomem.blogspot.com/

Rio de Janeiro - RJ

Comment

Olá amigos

Testei a bobina Kw vermelha esta semana, e tive otimos resultados.

1-partida esta mais rapida, pega na primeira sem ficar segurando a chave.
          2-as esticadas ficaram mais limpas.
          3-percebi até uma leve economia.

Eu estava anteriormente com uma Marflex aamarela.

Troquei ela pela Kw na segunda feira com platinado com folga de mais ou menos a espessura de um papel de jornal, isso creio eu que dá uns 0,2 mm , por fim andei com o carro toda a semana pra trabalho pegando a esposa etc.

Notei que teve dia que a bobina tava morna, acho que devido ao tempo de chuva, outros dias a bobina tava pelando que se jogar um ovo frita na hora, porem este dia estava quente, como sabem aqui em cuiabá os termometros chegam a marcar 42º celsius, desconfio que este aquecimento seje devido ao proprio cofre do motor, pois coloquei a mão em outras partes como polia do alternador e na lata da ventuinha e estavam pelando também.

Mesmo com todo este aquecimento a bobina não deu sinal de mau funcionamento.

Mas pra que eu possa concluir uma opinião, vou tentar achar um modo de acoplar a bobina em uns local mais fresco, onde pegue se possivel corrente de ar.

vou ver, ai posto os resultados.

abraço

Comment

Postado originalmente por fernando ferro
            Olá amigos

Testei a bobina Kw vermelha esta semana, e tive otimos resultados.

1-partida esta mais rapida, pega na primeira sem ficar segurando a chave.
            2-as esticadas ficaram mais limpas.
            3-percebi até uma leve economia.

Eu estava anteriormente com uma Marflex aamarela.

Troquei ela pela Kw na segunda feira com platinado com folga de mais ou menos a espessura de um papel de jornal, isso creio eu que dá uns 0,2 mm , por fim andei com o carro toda a semana pra trabalho pegando a esposa etc.

Notei que teve dia que a bobina tava morna, acho que devido ao tempo de chuva, outros dias a bobina tava pelando que se jogar um ovo frita na hora, porem este dia estava quente, como sabem aqui em cuiabá os termometros chegam a marcar 42º celsius, desconfio que este aquecimento seje devido ao proprio cofre do motor, pois coloquei a mão em outras partes como polia do alternador e na lata da ventuinha e estavam pelando também.

Mesmo com todo este aquecimento a bobina não deu sinal de mau funcionamento.

Mas pra que eu possa concluir uma opinião, vou tentar achar um modo de acoplar a bobina em uns local mais fresco, onde pegue se possivel corrente de ar.

vou ver, ai posto os resultados.

abraço
            Fernando,

Tenta colocar a pré-resistência, ela vai diminuir a tempratura.

Eu estava na mesma situação que vc, ignição do Tonella com uma bobina amarela da Marflex (que por sinal é muito ruim), coloquei a KW para testes e ela esquentou, não pifou por ter um isolante que também age como um refrigerante, mas com a pré-resistencia ele parou de esquentar.

Veja se com vc vai funcionar também.

http://www.netpec.com.br/produto.php?id_prod=5270

Um abraço

Ricardo
            Ricardo Zampolli
            Fusca - Ano 1965
            Motor 1300
            Pertronix Ignitor I
            São Paulo - SP

Comment

Mas amigos,com esta tal resistência a qualidade da faísca produzida pela bobina não vai piorar significativamente ? Segundo o própio Tonella,mesmo quando a KW fica em sua temperatura alta de trabalho,não precisa de resistência pois já foi fabricada para trabalhar nestas condiçôes de uso...o único senão é que diminui um pouco a sua vida-útil(da bobina) ! Acho que procede este raciocínio dele! O que vcs acham?
              SPEED-BUG-1300L 81-"O ESPÍRITO DA VINGANÇA"-Arranque bombado,cara preta,meio que Hoodride ,mas ainda esperando pela pintura certa !!!!!!!! !!!!!

Comment

Postado originalmente por Zampollir
                Fernando,

Tenta colocar a pré-resistência, ela vai diminuir a tempratura.

Eu estava na mesma situação que vc, ignição do Tonella com uma bobina amarela da Marflex (que por sinal é muito ruim), coloquei a KW para testes e ela esquentou, não pifou por ter um isolante que também age como um refrigerante, mas com a pré-resistencia ele parou de esquentar.

Veja se com vc vai funcionar também.

http://www.netpec.com.br/produto.php?id_prod=5270

Um abraço

Ricardo
                Obrigado pela ajuda Zampollir.

mas lembra das nossas discussões no tópico da bobina gol Mi?

Pois então, independente da bobina, quando coloca-se uma resistencia a corrente diminui, e automaticamente a faisca será menos intensa.

Estou pesquisando sobre o valor da folga do platinado que está diretamente relacionado com o tempo de carga da bobina, e creio que ao descobrir qual valor de folga vou conseguir regular pra ela não esquentar tanto.

eu tenho essa pré resistencia aqui em casa novinha do tempo que eu tinha adquirido a bobina mi, mas não quero colocar ainda, pois vi relados de pessoas que usam a KW inclusive o tonella, me disse num e-mail que não precisava da pré-resistencia

Comment

Postado originalmente por juliocezar.lee
                  Mas amigos,com esta tal resistência a qualidade da faísca produzida pela bobina não vai piorar significativamente ? Segundo o própio Tonella,mesmo quando a KW fica em sua temperatura alta de trabalho,não precisa de resistência pois já foi fabricada para trabalhar nestas condiçôes de uso...o único senão é que diminui um pouco a sua vida-útil(da bobina) ! Acho que procede este raciocínio dele! O que vcs acham?
                  voce está corretíssimo, o unico motivo de se utilizar a pré-resistencia é pra preservar o platinado, mas pra quem tem o módulo do tonella, que já faz o trabalho de preservar o platinado, não é necessario, pois realmente vai diminuir o potencial da faisca

Comment

voce está corretíssimo, o unico motivo de se utilizar a pré-resistencia é pra preservar o platinado, mas pra quem tem o módulo do tonella, que já faz o trabalho de preservar o platinado, não é necessario, pois realmente vai diminuir o potencial da faisca
                    Pessoal,

Desculpe mas neste ponto eu discordo.

A bobina KW 12 Volts Bosch com o part number final 067, foi desenvolvida para sistemas com iginição eletronica e não á platinado.

Se vc olhar no corpo da bobina, ela diz, "Usar pre-resistencia de 0,8 Ohms".

Se a Bosch faz esta recomendação, deve ter um bom motivo.

Não importa se a bobina recebe 12 ou 9 volts, o importante é a saida de energia que ela é capaz de desenvolver visto o conceito da bobina de Tesla.

Pois esta é a função dela, tranformar 9 ou 12 volts em 20.000 volts, não esquecendo é claro de algumas bobinas da Pertronix/MSD que chegam gerar cerca de 45.000 volts.

Vejam este video de legal: http://www.youtube.com/watch?v=YeFUa7HlYPo

Segundo consta, Nikola Tesla criou uma bobina capaz de gerar um pulso até o centro da terra e sempre depois de enviar este pulso ele retornava, para fazer isso ele usava energia de uma hidroeletrica de um amigo nos EUA´s.

Um destes pulsos foi gerado em uma nova bobina que ele tinha montado mas não sabia de sua força, o retorno do pulso foi tão gigantesco que destruiu a usina da cidade e ela ficou sem energia durante muitto tempo...

Espero ter ajudado...
                    Ricardo Zampolli
                    Fusca - Ano 1965
                    Motor 1300
                    Pertronix Ignitor I
                    São Paulo - SP

Comment

Postado originalmente por Zampollir
                      Pessoal,

Desculpe mas neste ponto eu discordo.

A bobina KW 12 Volts Bosch com o part number final 067, foi desenvolvida para sistemas com iginição eletronica e não á platinado.

Se vc olhar no corpo da bobina, ela diz, "Usar pre-resistencia de 0,8 Ohms".

Se a Bosch faz esta recomendação, deve ter um bom motivo.

Não importa se a bobina recebe 12 ou 9 volts, o importante é a saida de energia que ela é capaz de desenvolver visto o conceito da bobina de Tesla.

Pois esta é a função dela, tranformar 9 ou 12 volts em 20.000 volts, não esquecendo é claro de algumas bobinas da Pertronix/MSD que chegam gerar cerca de 45.000 volts.

Vejam este video de legal: http://www.youtube.com/watch?v=YeFUa7HlYPo

Segundo consta, Nikola Tesla criou uma bobina capaz de gerar um pulso até o centro da terra e sempre depois de enviar este pulso ele retornava, para fazer isso ele usava energia de uma hidroeletrica de um amigo nos EUA´s.

Um destes pulsos foi gerado em uma nova bobina que ele tinha montado mas não sabia de sua força, o retorno do pulso foi tão gigantesco que destruiu a usina da cidade e ela ficou sem energia durante muitto tempo...

Espero ter ajudado...
                      Concordo em parte com voce Zampollir, pelo seguinte.

O uso de resistencia, é indicado pra proteger o platinado, e em outros casos tambem pra proteger a bobina.

Se voce procurar em qualquer site ou tabela de regulagem da folga do platinado do motor do fusca e derivados, vai encontrar em todos 0,4 mm de folga.

Até ai tudo bem, se nós quisermos deixar o motor original e não quisermos nenhum tipo de melhoria, é lógico que vamos deixar a folga em 0,4 mm, colocar a bobina kw vermelha e a pré resistencia em serie.
                      Isso vai dar ao motor caracteristica original de funcionamento.

Ok. mas todos nós, com excessão uma minoria, queremos obter melhor funcionamento do motor, economia, potencia entre outros adjetivos no uso diário de nosso amado fusca.

Se voce estudar um pouco mais o funcionamento de uma bobina vai chegar a conclusão que essa história de que "Não importa se a bobina recebe 12 ou 9 volts, o importante é a saida de energia que ela é capaz de desenvolver" não parece ser uma verdade, visto que por exemplo:

CDI que é uma ignição por descarga capacitiva, MSD citada por voce, necessita de uma capacitor "transformador", pra tranformar 12v em 200v, 300v, 500v antes de ir pra bobina.

Dúvido que voce consiga achar ou até mesmo fabricar uma bobina que tenha uma faísca igual uma MSD, induzindo o primário com apenas 12V.

Mudando se saco pra mala... o que estou tentando demosntrar em post anteriores é que usar resistencia em paralelo no primario da bobina diminui o potencial da faisca na vela... isso é fato. da uma lida no tópico sobre bobina do gol Mi principalmente nos comentarios do SUkys. voce vai contstar isso.

Pois bem, tenho um módulo do tonella "I.E.A" o que proteje o platinado, devido ao modo que ele funciona, o módulo do tonella tranforma o platinado em um simples "emissor de sinal" ou seja a mesma função de um distribuidor hall, ou indutivo, a unica diferença é que o platinado pode desregular ocasionado um tempo maior ou menor de permanecia conferme o tempo, o que nçao acontece com o hall e o indutivo "aranha".

Enão o que acontece, quando mantemos a folga original 0,4 mm no platinado, o bobina esquenta, isso ocorre por que o babina KW vermelha tem tempo de carga menor, e satura mais rápido. Aconpanhe o primeiro post do tópico que voce vai ver a diferença.

Etão pra esclarecer de uma vez por todas uma kW carrega mais rapido que uma E, é óbivio e qualquer leigo concordaria que é preciso menos tempo de permanecia "platinado fechado" pra a KW carregar isso se resolve regulando a folga do platinado. logo ela vai funcionar sem resistencia e não vai esquentar.

Espero que voce tenha entendido o x da questão e nos ajude a encontrar o calculo que se faz pra relacionar folga VS tempo de permanecia.

é tudo que precisamos pra matar a charada.

abraços
                      Last edited by fernando ferro; 27-01-2010, 09:43 PM.

Comment

Concordo em parte com voce Zampollir, pelo seguinte.

O uso de resistencia, é indicado pra proteger o platinado, e em outros casos tambem pra proteger a bobina.

Se voce procurar em qualquer site ou tabela de regulagem da folga do platinado do motor do fusca e derivados, vai encontrar em todos 0,4 mm de folga.

Até ai tudo bem, se nós quisermos deixar o motor original e não quisermos nenhum tipo de melhoria, é lógico que vamos deixar a folga em 0,4 mm, colocar a bobina kw vermelha e a pré resistencia em paralelo.

Isso vai dar ao motor caracteristica original de funcionamento.

Ok. mas todos nós, com excessão uma minoria, queremos obter melhor funcionamento do motor, economia, potencia entre outros adjetivos no uso diário de nosso amado fusca.

Se voce estudar um pouco mais o funcionamento de uma bobina vai chegar a conclusão que essa história de que "Não importa se a bobina recebe 12 ou 9 volts, o importante é a saida de energia que ela é capaz de desenvolver" não parece ser uma verdade, visto que por exemplo:

CDI que é uma ignição por descarga capacitiva, MSD citada por voce, necessita de uma capacitor "transformador", pra tranformar 12v em 200v, 300v, 500v antes de ir pra bobina.

Dúvido que voce consiga achar ou até mesmo fabricar uma bobina que tenha uma faísca igual uma MSD, induzindo o primário com apenas 12V.

Mudando se saco pra mala... o que estou tentando demosntrar em post anteriores é que usar resistencia em paralelo no primario da bobina diminui o potencial da faisca na vela... isso é fato. da uma lida no tópico sobre bobina do gol Mi principalmente nos comentarios do SUkys. voce vai contstar isso.

Pois bem, tenho um módulo do tonella "I.E.A" o que proteje o platinado, devido ao modo que ele funciona, o módulo do tonella tranforma o platinado em um simples "emissor de sinal" ou seja a mesma função de um distribuidor hall, ou indutivo, a unica diferença é que o platinado pode desregular ocasionado um tempo maior ou menor de permanecia conferme o tempo, o que nçao acontece com o hall e o indutivo "aranha".

Enão o que acontece, quando mantemos a folga original 0,4 mm no platinado, o bobina esquenta, isso ocorre por que o babina KW vermelha tem tempo de carga menor, e satura mais rápido. Aconpanhe o primeiro post do tópico que voce vai ver a diferença.

Etão pra esclarecer de uma vez por todas uma kW carrega mais rapido que uma E, é óbivio e qualquer leigo concordaria que é preciso menos tempo de permanecia "platinado fechado" pra a KW carregar isso se resolve regulando a folga do platinado. logo ela vai funcionar sem resistencia e não vai esquentar.

Espero que voce tenha entendido o x da questão e nos ajude a encontrar o calculo que se faz pra relacionar folga VS tempo de permanecia.

é tudo que precisamos pra matar a charada.

abraços
                        Fernando,

Não dá para utlizar bobinas de alta voltagem com o sistema de distribuidor com platinado.

O proprio platinado já gera grandes restrições com esse tipo de sistema. Mesmo vc encontrando uma folga ideal para o platinado, vc ainda está dependendo de um sistema mecanico que foi desenhado para uma outra coisa.

Estamos falando de um sistema mecanico que precisará gerenciar um outro sistema que foi produzido para atuar com uma outra caracteristica. (Será que consegui escrever o que estava imaginando??? risos...)

Eu acho assim, estamos falando de uma adaptação de um sistema, sendo assim precisaremos mudar boa parte (senão toda ela, 100%) de seu segmento, pois se tratando de um sistema, este tem as suas dependencias naturais.

Em todos os sites nas pesquisas que fiz nos EUA, eles falam sobre substituir o platinado, sem substituir o distribuidor por um elemento que reproduz o sinal em formato eletronico (http://www.pertronix.com/prod/ig/ignitor/default.aspx, somente como exemplo, pois existem outros.), e o platinado fica sendo usado por aqueles que mantem 100% da originalidade do carro.

Segundo o que eu entendi deste fabricante Pertronix, este sistema foi desenvolvido para trabalhar com as bobinas Pertronix que geram cerca de 40.000 volts, isso sem uma CDI e com uma operação que vai de 8 a 16 volts.

Vou falar com um amigo meu que entende de energia e vamos ver se ele consegue nos ajudar.
                        Ricardo Zampolli
                        Fusca - Ano 1965
                        Motor 1300
                        Pertronix Ignitor I
                        São Paulo - SP

Comment

Zampollir, no sistema de I.E.A. não passa corrente alta pelo platinado, ele funcionar apenas como um emissor de sinal.
                          Ele vai disser para o módulo a hora de fechar ou abrir o circuito primário.
                          É um tipo de relé, a corrente alta não passa pelo interruptor (nesse caso, o platinado). Entende?

A I.E.A. é muito parecida com a Ignição Eletrõnica comum. A diferença entre elas, é que em uma usa um sensor eletrônico dentro do distribuidor, e a outra usa o platinado como sensor.

No site do Planeta Buggy tem dois esquemas eletrônicos, um de uma I.E.A e outra de uma caixa de ignição eletrônica do tipo bosch.

Observe que os componentes principais são os mesmo, o circuito é bastante parecido.

Essa pertronix que você falou é interessante. Ao meu ver, ele é uma I.E.A. com um sensor eletrônico para você adaptar no lugar do platinado. Entende?
                          É como se fosse a versão comercial disto aqui:
                          Este é um tutorial de como instalar um sensor hall em distribuidor de platinado. Como sempre, estes tutoriais não garantem que a coisa funcione... por tua conta e risco, portanto!

Comment

Grande Fernando Ferro,

Eu acho que voce está trocando o "balaio de gato" da bobina do Gol MI pelo "ninho de mafagafo" da bobina KW considerando, é claro, um sistema a platinado.

A bobina KW esquenta muito, num sistema a platinado, porque sua resistência no enrolamento primário é bem menor que da E (aluminio) e da K (azul), consequentemente a corrente que circula nesse enrolamento é bem maior na KW do que nas outras. Lembremos que a KW é para sistemas de ignição transistorizados.

Para usar a KW num sistema a platinado deve-se usar um pre resistor ou a vida da bobina e do platinado serão brutalmente diminuidas. Esse resistor fica em série com o enrolamento primário e não em paralelo. Acho que voce se equivocou em seu post n° 11 http://www.fusca4ever.com.br/showpos...1&postcount=11

Tentar reduzir esse aquecimento diminuindo o ângulo de permanencia do platinado pelo aumento de sua folga e com isso pensar que vai reduzir o tempo de indução da bobina para valores satisfatorios é como dar soco em ponta de faca. Considere que num sistema a platinado o tempo de indução da bobina é tambem função da rotação do motor, se funcionar bem na baixa pode não funcionar bem em alta e vice versa.

Aumentar muito a folga do platinado pode ocasionar sua flutuação em rotações elevadas impedindo que ele se feche e neste caso o tempo de indução será zero e o motor não funcionará naquela rotação. Considere tambem que num distribuidor muito usado seu eixo pode não estar mais centrado, seus ressaltos não desgastam igualmente e a folga do platinado não será a mesma em todos os ressaltos, pode haver falha em apenas um cilindro numa dada rotação.

Num sistema de ignição eletrônico o modulo controla esse tempo de indução baseado nas informações que recebe do gerador de impulsos ("aranha") no distribuidor, isso em qualquer rotação.

Veja o tópico http://www.fusca4ever.com.br/showthr...ghlight=bobina e observe a apostila enviada pelo Zampollir em http://www.fusca4ever.com.br/showpos...6&postcount=21

Na minha modesta opinião acho que voce deveria optar pela bobina K (azul) se mantiver o sistema a platinado (e não quiser usar pre resistor) ou colocar um sistema eletrônico completo (módulo e distribuidor, a bobina voce já tem).

Considere que a bobina K (azul) pode gerar até 16.000 faíscas por minuto e como num motor de 4 cilindros a 4 tempos ocorre 2 faíscas por rotação teremos:
                            (16.000 faíscas/minuto)/(2 faíscas/rotação)= 8.000 rotações/minuto
                            O que eu acho que está de bom tamanho.

Mas se voce quer porque quer cercar o frango louco da bobina KW (com platinado e sem pre resistor) em campo aberto, desejo boa sorte e sucesso nesta empreitada.
                            Last edited by ricardo groetaers; 27-01-2010, 04:03 AM.

Comment

Postado originalmente por ricardo groetaers
                              Grande Fernando Ferro,

Eu acho que voce está trocando o "balaio de gato" da bobina do Gol MI pelo "ninho de mafagafo" da bobina KW considerando, é claro, um sistema a platinado.

A bobina KW esquenta muito, num sistema a platinado, porque sua resistência no enrolamento primário é bem menor que da E (aluminio) e da K (azul), consequentemente a corrente que circula nesse enrolamento é bem maior na KW do que nas outras. Lembremos que a KW é para sistemas de ignição transistorizados.

Para usar a KW num sistema a platinado deve-se usar um pre resistor ou a vida da bobina e do platinado serão brutalmente diminuidas. Esse resistor fica em série com o enrolamento primário e não em paralelo. Acho que voce se equivocou em seu post n° 11 http://www.fusca4ever.com.br/showpos...1&postcount=11

Tentar reduzir esse aquecimento diminuindo o ângulo de permanencia do platinado pelo aumento de sua folga e com isso pensar que vai reduzir o tempo de indução da bobina para valores satisfatorios é como dar soco em ponta de faca. Considere que num sistema a platinado o tempo de indução da bobina é tambem função da rotação do motor, se funcionar bem na baixa pode não funcionar bem em alta e vice versa.

Aumentar muito a folga do platinado pode ocasionar sua flutuação em rotações elevadas impedindo que ele se feche e neste caso o tempo de indução será zero e o motor não funcionará naquela rotação. Considere tambem que num distribuidor muito usado seu eixo pode não estar mais centrado, seus ressaltos não desgastam igualmente e a folga do platinado não será a mesma em todos os ressaltos, pode haver falha em apenas um cilindro numa dada rotação.

Num sistema de ignição eletrônico o modulo controla esse tempo de indução baseado nas informações que recebe do gerador de impulsos ("aranha") no distribuidor, isso em qualquer rotação.

Veja o tópico http://www.fusca4ever.com.br/showthr...ghlight=bobina e observe a apostila enviada pelo Zampollir em http://www.fusca4ever.com.br/showpos...6&postcount=21

Na minha modesta opinião acho que voce deveria optar pela bobina K (azul) se mantiver o sistema a platinado (e não quiser usar pre resistor) ou colocar um sistema eletrônico completo (módulo e distribuidor, a bobina voce já tem).

Considere que a bobina K (azul) pode gerar até 16.000 faíscas por minuto e como num motor de 4 cilindros a 4 tempos ocorre 2 faíscas por rotação teremos:
                              (16.000 faíscas/minuto)/(2 faíscas/rotação)= 8.000 rotações/minuto
                              O que eu acho que está de bom tamanho.

Mas se voce quer porque quer cercar o frango louco da bobina KW (com platinado e sem pre resistor) em campo aberto, desejo boa sorte e sucesso nesta empreitada.
                              Primeira coisa que quero ratificar é o que mencionei sobre a pre resistencia em paralelo no post 11, me expressei mal, o que eu quis dizer mesmo é que ela é em série no primário.

bom ricardo, como disse em posts anteriores, eu to tentando sair do original pra tentar ganhar algo como economia, melhor queima do combustivel, e abri este tópico justamente pra discutir o uso e um potencial Up no sistema de igniçao com alguma modificação.

Bom voce me diz que é dar murro em ponta de faca, mas já resolvi o problema da vida util do platinado colocando o módulo do tonella, só me restava resolver o tempo de carga da KW.

Concordo com o que voce disse sobre flutuação, mas em valores voce saberia dizer em que rotação e a que folga o platinado apresenta flutuação.

se o problema é a flutuação eu dou um jeito de comprar um platinado de algum outro carro v8 antigo por exemplo. pelo que sei esses platinados não podem flutar, pois abrem e fecham o dobro de vezes que o platinado do fusca. Ai sim vou poder colocar a folga que eu quiser sem me preocupar com flutuação.

Quital essa solução heim?

Comment

Working...
                              X