Bom amigos.
Depois de desvendar o MITO da bobina Mi, fui obrigado a troca-la pela KW vermelha.
E como disse em outro tópico, não fui simplesmete instalando a bichinha hehe.
dei uma estudada primeiro e vou colocar o inicio de como como regular o platinado para o bom funcionamento da E,K e KW bosch e falar dos resultados com a KW.
As bobinas asfalticas e plasticas foram desenvolvidas com tecnologia casada com os tipos de sistemas de ignição:
exemplo:
E-12v, k-12v: sistema ignição platinado
KW-12v: sistema platinado, hall e indutivo
Plasticas (todas): sistema microprocessadom "ECU".
por isso é inaceitável misturar bobinas plasticas em sistemas convencionais, ou bobinas asfalticas em sistemas microprocessados.
agora falando das originais E, K e KW.
Analisando as caracteristicas de cada uma, verifiquei que existe a necessidade de regulagem do platinado, comforme a bobina utilizada.
aqui estão alguns dados:
E-12v: produz 13.000 faíscas por minuto
k-12v: produz 16.000 faíscas por minuto
KW-12v: produz 18.000 faíscas por minuto
É obvio que se compararmos a bobina E-12v com a KW-12v teremos uma diferença de 5.000 faiscas a mais por minuto na KW.
Logo: esta bobina chega a saturação em menos tempo do que a E-12v então se estamos utilizando uma E-12v e trocarmos por uma KW-12v sem regular corretamente o platinado, a KW vai superaquecer.
Então colegas.
o sistema de ignição que controla a bobina KW precisa fazer que ela se carregue mais rapido.
No caso de sistemas a platinado ele é quem determina este tempo de carga.O tempo que ele fica fechado é o tempo que a bobina carrega e satura.
Encontrei o tempo de carga da E, K e KW pesquisando em varios sites.
A E-12v (prata) e a K-12v (azul): saturam na média de 8 mseg
A KW-12v (vermelha): teve este tempo reduzido para 5 mseg
Falando em angulo de permanência:
com o platinado regulado com um angulo de 45º terá um dwell de 50% temos estes tempos de carga:
1000 RPM: receberá carga até atingir 0,00825 segundos ou 8,25 mseg.
2000 RPM: receberá carga até atingir 0,00375 segundos ou 3,75 mseg.
3000 RPM: receberá carga até atingir 0,00250 segundos ou 2,50 mseg.
4000 RPM: receberá carga até atingir 0,00187 segundos ou 1,87 mseg.
5500 RPM: receberá carga até atingir 0,00136 segundos ou 1,36 mseg.
com o platinado regulado com um angulo de 55º o que equivale a 61% de permanecia e temos estes tempos de carga:
1000 RPM: receberá carga até atingir 0,00915 segundos ou 9,15 mseg.
2000 RPM: receberá carga até atingir 0,00457 segundos ou 4,57 mseg.
3000 RPM: receberá carga até atingir 0,00305 segundos ou 3,05 mseg.
4000 RPM: receberá carga até atingir 0,00228 segundos ou 2,28 mseg.
5500 RPM: receberá carga até atingir 0,00166 segundos ou 1,66 mseg.
vejam que em italico destaquei as rotações que o fusca constuma passar mais tempo em utilização tanto na cidade como ne estrada.
então devemos utilizar estes como parametros de comparação.
para uma bobina E-12v com 45º a 2000 rpm já estará com menos da metade de sua eficiencia, ou seja se ela carrega em 8 mseg a 2000 rpm a faisca terá metade da força.
a mesma bobina E-12v com 55º a 2000 rpm terá um pouco mais da metade do rendimento normal, se ela carrega em 8 mseg á 2000 rpm ela terá tempo de carga de 4,57 mseg.
Ou seja com angulos de permanecia diferentes mas com mesma bobina temos diferentes tempos de carga e consequentemente tensões diferentes nas velas.
45º a 2000 rpm carga em 3,75 mseg
55º a 2000 rpm carga em 4,57 mseg
isso é um avanço,concordam?
mas quando usamos a KW que carrega em 5 mseg
o rendimento é muito maior.
comparem os tempos carga e graus de permanencia.
Instalei a bobina kw vermalha no meu fusca por sei que acima de 1500 rpm não tem perigo de ela superaquecer, até por que mesmo que ela esquente um pouco ela resite bastante devido ao material que foi constituido.
Bom andei com o fusca e a bobina não dá pra colocar a mão. só que tem dois fatores, não sei quanto de abertura o platinado esta, e aqui em cuiabá é quente pra burro.
o carro esta sem resitencia ballast, por que uso Ignição assistida.
Estou fazendo os testes e pretendo tirar a bobina do cofre do motor, por que tudo ali pela de quente.
Vou descobrir quantos milimetros de folga e necessário pra cada angulo de permanecia pra que eu possa regular e direitinho e tirar maiores conclusões.
abraços
Depois de desvendar o MITO da bobina Mi, fui obrigado a troca-la pela KW vermelha.
E como disse em outro tópico, não fui simplesmete instalando a bichinha hehe.
dei uma estudada primeiro e vou colocar o inicio de como como regular o platinado para o bom funcionamento da E,K e KW bosch e falar dos resultados com a KW.
As bobinas asfalticas e plasticas foram desenvolvidas com tecnologia casada com os tipos de sistemas de ignição:
exemplo:
E-12v, k-12v: sistema ignição platinado
KW-12v: sistema platinado, hall e indutivo
Plasticas (todas): sistema microprocessadom "ECU".
por isso é inaceitável misturar bobinas plasticas em sistemas convencionais, ou bobinas asfalticas em sistemas microprocessados.
agora falando das originais E, K e KW.
Analisando as caracteristicas de cada uma, verifiquei que existe a necessidade de regulagem do platinado, comforme a bobina utilizada.
aqui estão alguns dados:
E-12v: produz 13.000 faíscas por minuto
k-12v: produz 16.000 faíscas por minuto
KW-12v: produz 18.000 faíscas por minuto
É obvio que se compararmos a bobina E-12v com a KW-12v teremos uma diferença de 5.000 faiscas a mais por minuto na KW.
Logo: esta bobina chega a saturação em menos tempo do que a E-12v então se estamos utilizando uma E-12v e trocarmos por uma KW-12v sem regular corretamente o platinado, a KW vai superaquecer.
Então colegas.
o sistema de ignição que controla a bobina KW precisa fazer que ela se carregue mais rapido.
No caso de sistemas a platinado ele é quem determina este tempo de carga.O tempo que ele fica fechado é o tempo que a bobina carrega e satura.
Encontrei o tempo de carga da E, K e KW pesquisando em varios sites.
A E-12v (prata) e a K-12v (azul): saturam na média de 8 mseg
A KW-12v (vermelha): teve este tempo reduzido para 5 mseg
Falando em angulo de permanência:
com o platinado regulado com um angulo de 45º terá um dwell de 50% temos estes tempos de carga:
1000 RPM: receberá carga até atingir 0,00825 segundos ou 8,25 mseg.
2000 RPM: receberá carga até atingir 0,00375 segundos ou 3,75 mseg.
3000 RPM: receberá carga até atingir 0,00250 segundos ou 2,50 mseg.
4000 RPM: receberá carga até atingir 0,00187 segundos ou 1,87 mseg.
5500 RPM: receberá carga até atingir 0,00136 segundos ou 1,36 mseg.
com o platinado regulado com um angulo de 55º o que equivale a 61% de permanecia e temos estes tempos de carga:
1000 RPM: receberá carga até atingir 0,00915 segundos ou 9,15 mseg.
2000 RPM: receberá carga até atingir 0,00457 segundos ou 4,57 mseg.
3000 RPM: receberá carga até atingir 0,00305 segundos ou 3,05 mseg.
4000 RPM: receberá carga até atingir 0,00228 segundos ou 2,28 mseg.
5500 RPM: receberá carga até atingir 0,00166 segundos ou 1,66 mseg.
vejam que em italico destaquei as rotações que o fusca constuma passar mais tempo em utilização tanto na cidade como ne estrada.
então devemos utilizar estes como parametros de comparação.
para uma bobina E-12v com 45º a 2000 rpm já estará com menos da metade de sua eficiencia, ou seja se ela carrega em 8 mseg a 2000 rpm a faisca terá metade da força.
a mesma bobina E-12v com 55º a 2000 rpm terá um pouco mais da metade do rendimento normal, se ela carrega em 8 mseg á 2000 rpm ela terá tempo de carga de 4,57 mseg.
Ou seja com angulos de permanecia diferentes mas com mesma bobina temos diferentes tempos de carga e consequentemente tensões diferentes nas velas.
45º a 2000 rpm carga em 3,75 mseg
55º a 2000 rpm carga em 4,57 mseg
isso é um avanço,concordam?
mas quando usamos a KW que carrega em 5 mseg
o rendimento é muito maior.
comparem os tempos carga e graus de permanencia.
Instalei a bobina kw vermalha no meu fusca por sei que acima de 1500 rpm não tem perigo de ela superaquecer, até por que mesmo que ela esquente um pouco ela resite bastante devido ao material que foi constituido.
Bom andei com o fusca e a bobina não dá pra colocar a mão. só que tem dois fatores, não sei quanto de abertura o platinado esta, e aqui em cuiabá é quente pra burro.
o carro esta sem resitencia ballast, por que uso Ignição assistida.
Estou fazendo os testes e pretendo tirar a bobina do cofre do motor, por que tudo ali pela de quente.
Vou descobrir quantos milimetros de folga e necessário pra cada angulo de permanecia pra que eu possa regular e direitinho e tirar maiores conclusões.
abraços
Comment