Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Limpador de parabrisas.

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Postado originalmente por el diavolo
    Senhores do limpador:
    A forma mais fácil de instalar temporizador/ 2 velocidades realmente é instalando a chave de seta do gol quadrado, equipado com a função. Explico: A função temporizador é executada pelo relê temporizador, que também executa a função de algumas varridas quando é injetada agua do lavador. O motor do limpador tem um interruptor interno que garante que o mesmo retorne à posição de descanço quando desligado em qualquer outro ponto do vidro. Acontece que esse interruptor tem uma lógica de ligar o fio negativo no fio que alimenta o motor, formando assim um freio magnético. Se esse fio terra não entrar no positivo do motor, o mesmo "passa direto" e, por inercia, o motor não para. Essa é a dificuldade de se instalar um interruptor só para o temporizador.
    Eu comprei a chave de seta do gol quadrado, mas não veio o lance do limpador.. na hora nem me toquei. A parte que comanda o limpador é separada ou deveria vir junto dessa chave que comprei?! (Carto, original gol quadrado último modelo, segundo o vendedor)

Comment

Eu to fazendo um controle para temporizar o limpador no mesmo botão do esquicho original.... desligado o limpador funciona o esquicho e já comanda o limpador e quando o limpador estiver ligado, vc pode selecionar em ligar o esquicho ou acionar o temporizador.
      Ainda to fazendo o programa pra controlar, assim que ficar pronto eu filme e posto.
      []s
      Fernando.
      - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
      __________Jamais subestime o que tem debaixo do capô do motor de um fusca....!
      ________"Em condições normais corro para vencer e venço;
      ______Em condições adversas, também posso vencer;
      ____E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
      __Airton Senna
      - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Comment

Postado originalmente por fmcwb
        Eu to fazendo um controle para temporizar o limpador no mesmo botão do esquicho original.... desligado o limpador funciona o esquicho e já comanda o limpador e quando o limpador estiver ligado, vc pode selecionar em ligar o esquicho ou acionar o temporizador.
        Ainda to fazendo o programa pra controlar, assim que ficar pronto eu filme e posto.
        []s
        Fernando.
        e vai começar a vender quando?? hehehehe
        certeza que muita gente se interessaria na compra....
        "Cowards die many times before pass away. Braves only once taste death",
        Juan Manoel Fangio.

Comment

hehehe olha vender é o segundo passo... primeiro tenho que fazer ele funcionar direito... to tocando 3 projetos ao mesmo tempo (esse do limpador, uma ignição assistida melhorada, e juntando o material para começar a projetar uma injeção bi-injetada)
          Esse do limpador tenho que terminar logo... logo pego uma chuva...hehehe.
          Mas pode deixar que posto o resultado e se o pessoal ficar interessado posso vender sim sem problema.
          []s
          Fernando.
          __________Jamais subestime o que tem debaixo do capô do motor de um fusca....!
          ________"Em condições normais corro para vencer e venço;
          ______Em condições adversas, também posso vencer;
          ____E mesmo em condições muito desfavoráveis, ainda sou páreo."
          __Airton Senna

Comment

pessoal toufazendo uma adaptacao da chave de eseta do uno 2000 com tre alavancas, eh muito simples mesmo (so nao tem o pisca alerta, mas ele e o botao do injetor de gasolina eu vou dar um jeito esperto!)!! o antonio carlos vai me ajudar na eletrica, meu fuca eh 81, pro limpador essa chave ja vem com 3 posicoes e injetor de agua, o que facilitaria e muito a adaptação do temporizador q eu tb quero, no meu caso em particular, seria so trocar o motor do limpador? por qual?

9dades?
            Last edited by lordvellos; 07-01-2008, 09:34 AM.
            Buggy Fercar Ratrod - In Rust We Trust

Comment

e ai pessoal, será que alguem poderia me ajudar com este esquema?
              Arquivos Anexos

Comment

E aí flatsuda, beleza?
                Na página da DNI tem a norma DIN com a nomenclatura.
                Vamos lá:
                15 - Pós chave 12v
                31 - Terra
                31b - Negativo via chave ou relé
                53m - Saída para o limpador
                53s - retorno do limpador
                Espero ter ajudado.

Comment

Kito, obrigado pela ajuda, estou tentando adaptar um intervalador, se der certo posto, valeu!!!

Comment

Pois é Kito, tentei fazer as ligações, mas.... não deu em nada, o difícil é saber o que é (negativo via chave ou rele) e (retorno do limpador), no fusca só achei o 12v, terrra e a alimentação do motor, será que voce conhece o esquema? obrigado pela ajuda.

Comment

Não sei nada com relação a que ano sai com que tipo de limpador, nem sei do esquema(cores dos fios), mas faço meio que usando "a força".
                      Veja o seguinte: O temporizador normalmente é ligado na velocidade baixa e quando acionado dá somente um "pulso". Daí o motor do limpador faz o resto do trabalho voltando ao descanso e ficando desligado até o próximo "pulso" e assim por diante. Esse é o normal.
                      Para funcionar legal, o motor do limpador, seja ele mais moderno ou mais antigo, tem de estar OK e principalmente com a parada automática funcionando.
                      Tenta assim(você vai precisar de uma lâmpada de teste): Ligue primeiro o relé. Pós-chave e terra. Em seguida, com a ignição ligada, entre com outro terra(provisório) no 31b e veja se o temporizador arma. Se armar é como estou pensando: O botão que aciona o temporizador é ligado aí(no 31b) e trabalha com terra. Agora localize a velocidade baixa do limpador(se o teu carro estiver original são fios pretos alguns com listras brancas e verdes), desligue o terminal da "emenda entre a chave do limpador e o motor" e ligue aqueles fios que vem do relé. Do lado da chave vai o 53s e do lado do motor vai o 53m.
                      Queria ter o meu carro original para te fazer o tutorial completo, mas meu buggy é adaptado e nem funciona a parada automática, mas a ligação é essa aí mesmo.
                      Se tiver dúvida pergunte novamente, pois para mim é mais fácil fazer que escrever.
                      Tenha fé e que a força esteja contigo.

Comment

Para o resto do pessoal:
                        O temporizador pode ser instalado nos modelos de limpador de uma ou duas velocidades e existem relés comerciais para isso. Não é necessário trocar a chave ou o motor, a não ser que haja algum defeito.
                        Claro que não é uma crítica aos colegas que estão criando circuitos para isso(já ví circuitos que ajustam o intervalo das "passadas", o que só se vê em luxuosos/importados) ou adaptando chaves e motores para melhorar a eficiência/visual do conjunto.
                        Um abraço.

Comment

Kito,
                          segui suas recomendações mas não deu certo, ele liga e não para, troquei de posição os fios mas não funcionou

Comment

E aí flatsuda?
                            Estranho!
                            Você testou antes ligando só o pós-chave e o terra e em seguida dando um toque(terra provisório) no 31b?
                            Qual o ruído que ele faz? Tipo liga-desliga rápido ou liga e leva uns 5seg. para desligar?
                            O que acontece com a lâmpada de teste ligada no 53s/53m?
                            Não falei antes(falha nossa), pois não tinha visto ainda esse temporizador, mas estou desconfiado dessa conexão para água.
                            Esse pode ser um temporizador do tipo que mantém o limpador ligado por alguns segundos após acionar o lavador de para-brisa.
                            O que o pessoal da auto-peças te disse? O que está escrito na caixa?
                            Vou dar uma olhada no site da DNI novamente e ver se dá pra gente desenrolar essa.
                            Tambem vou dar uma passada numa auto-peças amanhã e à tarde te falo algo, mas se quizer adiantar vai fazendo o teste que te pedi e posta aqui, para tentarmos resolver.

Comment

Acabei de dar uma olhada e acho que te venderam o temporizador errado.
                              Código DNI:
                              0328
                              Grupo:
                              Relés e Módulos Eletrônicos
                              Categoria:
                              Linha Leve (Automóveis e Utilitários)
                              Subcategoria:
                              Temporizadores para Limpadores de Vidro Diant/Tras
                              Aplicação:
                              Limpadores de Pára-brisa c/ Interruptor Hidráulico
                              Características:
                              5 Terminais, com suporte, saída hidráulica, 12 V
                              Produto original

Esse talvez seja o tipo que liga e mantém ligado quando aciona o lavador e talvez sirva para o colega que (não me recordo o nick agora) quer fazer o limpador funcionar junto com o lavador. Não tenho certeza, pois teria que ter um na mão pra testar.
                              Tenta trocar onde você comprou por um desses: 0314, 0326, 0327.
                              Código DNI:
                              0314
                              Grupo:
                              Relés e Módulos Eletrônicos
                              Categoria:
                              Linha Leve (Automóveis e Utilitários)
                              Subcategoria:
                              Temporizadores para Limpadores de Vidro Diant/Tras
                              Aplicação:
                              Limpadores de Pára-brisa
                              Características:
                              4 Terminais, sem suporte, 12 V

Sinto muito.

Comment

belz, Kito desculpe por demorar a postar mas tive alguns imprevistos, respondendo, quando aciono o terra provisório ele liga e não para mais, quando deixo o terra ligado e ligo o 53m ele não liga o motor

Comment

Working...
                                X