Postado originalmente por JamesTKirk
James,
Também não quero ser dono de verdade alguma, apenas achei que poderia ajudar explicando tecnicamente o equívoco de que: retirando molas da dianteira do fusca a suspensão fica mais dura, pensando nisso como uma analogia às molas helicoidais, onde corta-se a mola para rebaixar o carro, o que torna o carro mais duro.
Sim a força F permanece a mesma, pois o carro não aumentou a massa, beleza, mas o deslocamento x (apartir da posição de repouso) aumenta pois o carro rebaixou com menos uma mola, certo???
E como falaste k=f/x, como x aumentou, k diminui, certo?
A impressão de ficar mais duro, geralmente não é pelas molas, mas sim pelo final de curso do amortecedor... já passei por isso e não é agradável, a solução foi usar amortecedores de chevete, mais duros que os do fusca e mais curtos, um casamento perfeito no estilo esportivo.
Não aconselho em hipótese alguma a retirada das molas dianteiras com o fim do rebaixamento do carro.
O que fiz no meu foi deslocar a peça que prende as molas no meio do eixo, onde existe um parafuso alen com contraporca, em aproximadamente 6mm para baixo.
Tem que comer os 3 pontos de solda que prendem essa peça ao tubo, usando uma furadeira com broca 12mm, se não me engano, aí a peça fica solta dentro do tubo. Basta usinar com a retífica o furo do parafuso uns 6mm para baixo, testei no carro essa medida até ficar na altura que queria, mas pode ser diferente em outros devido às molas, peso, etc. Depois soldei novamente a peça na nova posição. Mais seguro que isso não existe.
Espero ter ajudado;
Abração,
EvandrO gOLTz.
Comment