Anúncio

Collapse
No announcement yet.

rebaixamento tirando barras de torção da dianteira

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

Postado originalmente por JamesTKirk
    Evandro, se você retirar a lamina nº2 por exemplo como você citou, o valor de F total permanece constante, o que seria F2 será distribuido pelas outras lâminas.
    Considerando k=F/x para todas as lâminas somadas; F não vai se alterar independente do numero de lâminas adicionadas ou retiradas pois a massa do carro não se altera. já o valor de x tende a diminuir pelo menor curso resultante da suspensão (no caso da retirada de lâminas). Por isso, ao meu ver, a constante aumenta também com rebaixamento de feixes de lâminas.

Sou Físico, não Engenheiro, consequentemente não sou o dono da verdade em termos de suspensão. Vamos ver a opinião de outros teóricos para verificar nossos pontos de vista.
    O ideal seria que o Mestre Vader estivesse entre eles!!!

James,

Também não quero ser dono de verdade alguma, apenas achei que poderia ajudar explicando tecnicamente o equívoco de que: retirando molas da dianteira do fusca a suspensão fica mais dura, pensando nisso como uma analogia às molas helicoidais, onde corta-se a mola para rebaixar o carro, o que torna o carro mais duro.

Sim a força F permanece a mesma, pois o carro não aumentou a massa, beleza, mas o deslocamento x (apartir da posição de repouso) aumenta pois o carro rebaixou com menos uma mola, certo???

E como falaste k=f/x, como x aumentou, k diminui, certo?

A impressão de ficar mais duro, geralmente não é pelas molas, mas sim pelo final de curso do amortecedor... já passei por isso e não é agradável, a solução foi usar amortecedores de chevete, mais duros que os do fusca e mais curtos, um casamento perfeito no estilo esportivo.

Não aconselho em hipótese alguma a retirada das molas dianteiras com o fim do rebaixamento do carro.

O que fiz no meu foi deslocar a peça que prende as molas no meio do eixo, onde existe um parafuso alen com contraporca, em aproximadamente 6mm para baixo.
    Tem que comer os 3 pontos de solda que prendem essa peça ao tubo, usando uma furadeira com broca 12mm, se não me engano, aí a peça fica solta dentro do tubo. Basta usinar com a retífica o furo do parafuso uns 6mm para baixo, testei no carro essa medida até ficar na altura que queria, mas pode ser diferente em outros devido às molas, peso, etc. Depois soldei novamente a peça na nova posição. Mais seguro que isso não existe.

Espero ter ajudado;

Abração,

EvandrO gOLTz.

Comment

Que isso cara, em momento nenhum pensei que eu ou você fossemos os donos da verdade. Se passei a impressão de te atacar ou ofender de alguma maneira me desculpe.

Pensei em tirar uma lâmina de cada tubo para abaixar só um pouquinho, mas ainda não sei se vou fazer.
      E essa adaptação de pedaços de câmaras de ar na traseira? você sabe como fazer?

Comment

Que isso cara, em momento nenhum pensei que eu ou você fossemos os donos da verdade. Se passei a impressão de te atacar ou ofender de alguma maneira me desculpe.

Pensei em tirar uma lâmina de cada tubo para abaixar só um pouquinho, mas ainda não sei se vou fazer.
        E essa adaptação de pedaços de câmaras de ar na traseira? você sabe como fazer?

Ae James,

Olha, acho que ambos interpretamos mal o texto escrito... hehehe, mas tudo bem, no final o fuscas ganham e a gente dá risada!!!

Quanto à adaptação de câmaras de ar na traseira, nunca vi isso de perto.

Estou me coçando faz algum tempo pra colocar amortecedores com molas helicoidais ajustáveis na traseira, com o intuito de deixar mais dura, pois ficarão a barra de torção e essa mola em paralelo. Aí ajusto as barras de torção pro carro ficar praticamente calçado e levanto nas helicoidais até a altura desejada no momento.

Que achas dessa idéia???

Abração,

EvandrO gOLTz.

Comment

essa ideia das camaras de ar cortadas em fitas pra colocar na traseira eu tenho vontade de fazer..

pelo que eu imaginei, consiste em colocar as fitas de camaras de ar comprimindo os amortecedores, forçando o carro pra baixo, como se estivesse com peso.. fazendo assim que as barras de torção fiquem mais tensionadas (duras) levando a suspensão à uma melhor performance....
          1621cc - w110 - 9,1:1 - Agora no álcool

Comment

Evandro, ficaria interessante sim, mas teria que verificar se sairia caro a adaptação, pois caso fique caro seria melhor colocar facões regulaveis.
            Vi um comentario de amortecedor e mola de XL no fusca, será que não é mais ou menos assim que você ta querendo?

Comment

Evandro, ficaria interessante sim, mas teria que verificar se sairia caro a adaptação, pois caso fique caro seria melhor colocar facões regulaveis.
              Vi um comentario de amortecedor e mola de XL no fusca, será que não é mais ou menos assim que você ta querendo?
              Pois é, o ideal seria facão regulável e o amortecedor com helicoidal, permitindo qualquer combinação de carga entre os dois.
              Sim, é como o da XL, mas não ainda não sei se é o ideal.
              Um tempo atrás vi uma empresa que fabrica esse tipo de amortecedor pra fuca de arrancada, custava R$350,00 o par.

Abração.

Comment

Sugiro usar catraca pois não altera o curso nem ângulos dos braços (entortar não fica legal, né?).Pode ser usado o feixe + barra estab. da kombi (molas em qtde menor, é claro!). Fica um jipe, mas fica estável, amortecedores recalibrados, calço no tubo inferior pra corrigir cáster... Tem jeito prá tudo, menos prá morte! Abs, Ivan Soares

Comment

Working...
                X