Existe uma lenda de que o melhor cambio para o Fusca é o do SP2!
Até é verdade que a relação desta transmissão é bem interessante, porém se todas as pessoas que falam que instalaram cambio de SP2 no Fusca Brasília e outros filhotes do Besouro, fosse verdade, chegaríamos a conclusão que forma fabricados muito mais Câmbios de SP2 que o próprio SP2!!
Na realidade o Fusca 1600 a partir de 1984 passou a receber a relação final (Coroa e pinhão) de31x8 dentes que é exatamente a mesma do SP2. Ou seja, todo Fusca de 84 em diante ” possuía a tão famosa caixa do SP2”.
Todas as outras relações de marcha são idênticas em todas as transmissões, desde o Fusca 1300 até o próprio SP2.
As relações de marcha são:
1ª 3,8:1
2ª 2,06:1
3ª 1,32:1
4ª 0,88:1
E as relações de Coroa e pinhão (mais utilizadas) são:
35x8 (4,375:1) Fusca 1300 (alc/gás), Brasília alc
33x8 (4,125:1) Fusca 1500, Brasília gás(1500/1600), Fusca 1600 (até 1983) Variant , Tl,, Zé do Caixão, SP1, Karmann Guia (1500/1600), TC.
31x8 (3,875:1) SP2 e Fusca a partir de 1984.
A única excessão é em relação a 4ª marcha que até 1975 era de 0,89:1 no lugar de 0,88:1 acima citada.
A seleção da relação final mais adequada é sempre feita a partir do desempenho esperado e das características disponíveis no motor, tais como potência máxima e rotação da mesma, assim como o pneu utilizado.
As nossas velhas planilhas de cálculos (Preparação VW a ar Ultimate e Preparação VW a ar Ultimate Turbo) fazem esta verificação, onde conseguimos definir as velocidades por marcha e se a quarta marcha (principalmente) está curta ou não para nosso projeto.
[]s,
Vader.
Até é verdade que a relação desta transmissão é bem interessante, porém se todas as pessoas que falam que instalaram cambio de SP2 no Fusca Brasília e outros filhotes do Besouro, fosse verdade, chegaríamos a conclusão que forma fabricados muito mais Câmbios de SP2 que o próprio SP2!!
Na realidade o Fusca 1600 a partir de 1984 passou a receber a relação final (Coroa e pinhão) de31x8 dentes que é exatamente a mesma do SP2. Ou seja, todo Fusca de 84 em diante ” possuía a tão famosa caixa do SP2”.
Todas as outras relações de marcha são idênticas em todas as transmissões, desde o Fusca 1300 até o próprio SP2.
As relações de marcha são:
1ª 3,8:1
2ª 2,06:1
3ª 1,32:1
4ª 0,88:1
E as relações de Coroa e pinhão (mais utilizadas) são:
35x8 (4,375:1) Fusca 1300 (alc/gás), Brasília alc
33x8 (4,125:1) Fusca 1500, Brasília gás(1500/1600), Fusca 1600 (até 1983) Variant , Tl,, Zé do Caixão, SP1, Karmann Guia (1500/1600), TC.
31x8 (3,875:1) SP2 e Fusca a partir de 1984.
A única excessão é em relação a 4ª marcha que até 1975 era de 0,89:1 no lugar de 0,88:1 acima citada.
A seleção da relação final mais adequada é sempre feita a partir do desempenho esperado e das características disponíveis no motor, tais como potência máxima e rotação da mesma, assim como o pneu utilizado.
As nossas velhas planilhas de cálculos (Preparação VW a ar Ultimate e Preparação VW a ar Ultimate Turbo) fazem esta verificação, onde conseguimos definir as velocidades por marcha e se a quarta marcha (principalmente) está curta ou não para nosso projeto.
[]s,
Vader.

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