Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cambio de SPII

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• Cambio de SPII

Existe uma lenda de que o melhor cambio para o Fusca é o do SP2!

Até é verdade que a relação desta transmissão é bem interessante, porém se todas as pessoas que falam que instalaram cambio de SP2 no Fusca Brasília e outros filhotes do Besouro, fosse verdade, chegaríamos a conclusão que forma fabricados muito mais Câmbios de SP2 que o próprio SP2!!

Na realidade o Fusca 1600 a partir de 1984 passou a receber a relação final (Coroa e pinhão) de31x8 dentes que é exatamente a mesma do SP2. Ou seja, todo Fusca de 84 em diante ” possuía a tão famosa caixa do SP2”.

Todas as outras relações de marcha são idênticas em todas as transmissões, desde o Fusca 1300 até o próprio SP2.
    As relações de marcha são:
    1ª 3,8:1
    2ª 2,06:1
    3ª 1,32:1
    4ª 0,88:1

E as relações de Coroa e pinhão (mais utilizadas) são:

35x8 (4,375:1) Fusca 1300 (alc/gás), Brasília alc
    33x8 (4,125:1) Fusca 1500, Brasília gás(1500/1600), Fusca 1600 (até 1983) Variant , Tl,, Zé do Caixão, SP1, Karmann Guia (1500/1600), TC.
    31x8 (3,875:1) SP2 e Fusca a partir de 1984.
    A única excessão é em relação a 4ª marcha que até 1975 era de 0,89:1 no lugar de 0,88:1 acima citada.

A seleção da relação final mais adequada é sempre feita a partir do desempenho esperado e das características disponíveis no motor, tais como potência máxima e rotação da mesma, assim como o pneu utilizado.

As nossas velhas planilhas de cálculos (Preparação VW a ar Ultimate e Preparação VW a ar Ultimate Turbo) fazem esta verificação, onde conseguimos definir as velocidades por marcha e se a quarta marcha (principalmente) está curta ou não para nosso projeto.

[]s,

Vader.
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

Vader ! Uso câmbio 31x8 e pelo que eu estou vendo,[0,89 é quase a mesma coisa da 0,89] não existe outra relação de 4ª marcha original que se possa utilizar pois se ela fosse um pouco mais curta, tipo 1:1 ao invés de 0.88 : 1 seria mais fácil alcançar a velocidade máxima e manter velocidades maiores nas subidas com o veículo carregado. Será que o consumo seria muito prejudicado com esses 400 giros a mais.Outra coisa, se mudar o diferencial p/ 33x8 vou ficar com o mesmo buraco, só que começando antes porque com 31x8 a terceira chega a 145(6500) e com 33x 8 vai chegar nos 130. O buraco vai ser o mesmo, só vai começar antes. O que vc acha ?
    Last edited by maurilio; 18-02-2007, 08:42 PM.
    Sempre tentando melhorar o original, quase sempre conseguindo.
    Gol BX 86 1.700cc Aspro Fueltech um corpo duplo de 45mm,motor Ap,
    Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
    Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
    Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,
    volante aliviado,escape 6 x 2 com pipe,

VW Fox 1.6 16V Highline 2015 original.
    Potência apenas para prazer e segurança nas ultrapassagens

Comment

Puts, na época q comprei me fusca laranja, já vinham falando a tempos q o cambio dele era 8x31, só depois q tirei o cambio para colocar no meu outro fusca q vi o q falavam era pura bobagem rssss nada mais era q o cambio 8x33 rsssss, mas tudo bem não é por isso q deixei de gostar do mesmo, porque pra mim hj em dia a relação 8x33 é a melhor, gostaria de ter um 8x31 sim, mas só se tivesse um motor com a cilindrada acima de 1.700, q no caso acho q aproveitaria bem mais o cambio.

Comment

É justamente nisso que estou pensando, Geléia. Melhorando a quarta acho que o câmbio ficaria ideal para minha configuração de motor.
        Passat 77 tubarão 2.156cc, FT200 4 borboletas de 45mm afinando o setup da injeção.
        Ômega 4.100cc 96 CD chip potência Prado Powerchips gasolina, tuchos hidráulicos Iski.
        Ômega 4.200cc 97 CD chip potência Prado Gasolina, tuchos hidráulicos Mahle, filtro de ar Inflow,

Comment

O Sapinho vende engrenagens especiais para fusca.......
          É meio salgado o preço......R$450,00 cada, mas dependendo do uso vale a pena
          Abração

Comment

É Renato, do Sapinho eu até que estava sabendo, mas 450 em uma engrenagem é muita grana pra mim, eu só não sei se ele faz engrenagens com têmpera menor que as produzidas para competição. Preciso enviar um e-mail e ver se ele responde. Obrigado mesmo assim.

Comment

ate que enfim uma graninha pra comprar a 31x8

Poh galera ate q enfin minha tão sonhada rescisão tah saindo e vou poder dar aquela geral no motor do meu fukão...ele é 73 1300, esta com cabeçote rachado tenho viajado e tudo com ele assim , mas depois de quase 500 km acho q ele não tah legal, n mantem a lenta, tah uma bosta !! ai minha ré escapa desde que comprei-o e agora queria fazer o seguinte nele:

1.trocar os cabeçotes por novos (ambos)
              2.trocar o carburador solex 30 por um soles 32/34
              3.colocar um comando 269 ou 276º
              4.alternador
              5.ign eletronica com bobina do gol MI
              6.trocar velas, filtros e mangueiras
              7.um escapamento do puma KADRON 4x1
              8.e por ultimo vou ter que abrir a caixa, queria por 31x8 nele, no orkut na comunidade me falaram uma vez q tem q ve se da, pq tem caixa que tem um tuneo la, tem outras que não tem e tem uma que cabe e outras que não cabe o 31x8 então ai vão minhas perguntas:

a) no 73 1300 (roda 5 furos) cabe a relação 31x8 na caixa? posso comprar o kit coroa/pião?
              b)apesar de morar em santa teresa e ter muita ladeira, ando muito em estrada, o 1300 empurra legal na estrada com essa mexida q vou dar?
              c)qual seria a final aproximada na 4º marcha e de cruzeiro?
              d) o solex 32/34 (um só) precisa de outro coletor/encaixe pra por ele no lugar do original?
              e)o 1300 vai ficar mais esperto a ponto de sentir na direção??

valeu pela atenção!!
              desculpa pelo tamanho do texto , mas é que queria detalhar o caso pra que vcs pudessem dar dicas cientes da situação que me encontro, e o mecanico só te ajuda quando vc esta com as peças nas mãos e preciso antes saber o que comprar pra levar tudo pronto!!

GRANDE ABRAÇO A TODOS...

Comment

Se vc quer minha opinião, eu faria todas as modificações que vc sugeriu, mas partiria para dupla solex 32/34 e não colocaria coroa e pinhão 31 x 8 porque ela só é interessante em motores muito fortes ou com cilindrada aumentada(mais de 1600), pois tenho uma relação dessas no meu gol a ar e ele esta com pistões 86.5+W120+40x35,5+molas duplas,álcool e pra mim anda bem até a terceira a quarta é aceitável pela economia que proporciona, mas se ela fosse mais curta seria bem mais esperto e até com final melhor. Baixe as planilhas do Vader que se encontram no forum e faça a simulação para vc ter uma idéia. Então, resumindo eu partiria para dupla 32/34 e manteria o mesmo câmbio.

Comment

mas então!

o que poderia fazer pra aumentar a final...o cambio do meu 1300 é muito curto a velocidade de cruzeiro é muito ruim..teria uma relação melhor mas n tao forte pra ele?

[]s

Comment

Têm outras relações de coroa e pinhão tipo 33 x 8(um pc+curta) , 35 x 8. Vc deve ver qual é a sua relação porque, não sei se vc sabe, quando se coloca um comando o motor passa a girar mais e assim seu câmbio original com um motor que vire 5500, 6000 até mais de 7000 giros num 1300(O Vader já fez essas coisas), deve ficar muito bom para arrancada e não tanto para final, para vc ter idéia meu gol fazia 160(velocímetro) de final, hoje em dia consigo 180 km/h fácil e com um pouco de descida já encostei nos 190 km/h(velocímetro) que deve equivaler a uns 175-180 reais. A aceleração melhorou muito e a final subiu quase 30 km/h sem ter que mexer no câmbio. Não espere milagres do militrinca mas deve chegar nos 140/150 com esse seu câmbio, só que em giros bem mais altos.
                    Last edited by maurilio; 27-02-2007, 09:40 PM.

Comment

por enquanto

por enquanto acho q vou passar do 35x8 para o 33x8..carro pra estrada..viso velocidade alta com baixo giro, pra economizar e andar tranks...quando puder meto uma dupla webber 44 tmb, um kit 92 e um 31x8....ainda n da pra partir pros dois carburas...

[]s

Comment

A 33 : 8 vc acha fácil,é a utilizada em brasílias e fuscão antigo,com exceção da 1ª brasília a alcool,que foi lançada as pressas [só fabricavam motor 1300 à alcool,naquela época ] e então foi lançada com motor 1300,dupla carburação e...diferencial do fusquinha 35 : 8. Talvez ainda exista alguma original,rodando por aí,se não me engano foi em 80,81,tenho que procurar na revista 4 rodas
                        Fusca 75 1300 gasolina/GNV
                        Diferencial 8 X 33
                        Platinado/bobina Bosch vermelha/alternador 51 A
                        Bancos do Gol

VENDIDO

Comment

Gostaria de saber qual é o limite prático de giros de um motor original 1300 (presumo que ele nunca foi mechido). É que eu quero saber qual câmbio tem no meu buggy, sem precisar abrir. Ele está equipado com pneus diagonais 11L15, que dá 2,41m de comprimento por volta e chega a 110 km/h em 2ª marcha. O velocímetro está aferido. Por coerência, o meu carro só pode ter diferencial 31x8, e atinge essa velocidade por volta de 6000 RPM (não tenho conta-giros, usei a lanilha do vader pra calcular a rotação). Tá uma droga de guiar na cidade, para passar em lombadas tem que ser de 1ª e em meia embreagem, em 3ª a luz de óleo começa a acender a 50km/h e só dá pra por 4ª na estrada, depois que o motor enche.

2005 --- 1971

Comment

Acho que até uns 4500 rpm ele vai bem, só que como o buggy tem um pneu traseiro muito grande, ele alonga ainda mais seu conjunto 31 x 8 que para motor original é longo demais, ainda mais sendo 1300, apesar do buggy pesar bem menos que um Fusca, por isso vc tá com esse problema de câmbio longo demais. Coloca uma 35 x 8, que com esse pneuzão traseiro vai ficar bacana.Quanto a luz do óleo acender em 3ª, revise a bomba e a cebolinha do óleo pois uma delas deve estar com problemas, ou então coloque uma bomba com engrenagem de 26mm ou de 30mm que é a que eu uso e não tenho nenhum problema.

Comment

acho q a luz pisca em 3ª pq ele tá quase em marcha lenta... hehehehe
                              "Cowards die many times before pass away. Braves only once taste death",
                              Juan Manoel Fangio.

Comment

Working...
                              X