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Melhor kit de Injecao disponivel no Mercado

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  • Melhor kit de Injecao disponivel no Mercado

    Olá senhores amantes do velho Besouro e similares.

    Eu tenho um Puma GTE 78 com motor 1600 (por enquanto :p) e estou planejando instalar uma injeção eletrônica para injetar um pouco de modernidade no velho guerreiro..

    Eu já achei alguns Kits a venda na internet porem lendo aqui no Forum eu vi que alguns tem alguns problemas de fabricação. Sendo assim na opinião da sabedoria coletiva de vocês qual seria o melhor kit disponível no mercado?

    Hoje eu estou pendendo para o Kit da Sportsystem que possui todos os itens necessários. A unica alteração que eu faria seria trocar a FT pela Pandoo.

    Abraco

  • #2
    Bem vindo Professor Xavier hehe!

    Tem link do kit da SS?

    Se for manter o 1600 original e não quiser dor de cabeça, vá no kit original da kombi! Não tem melhor!! (pra motor original)

    Já se for montar motor mexido, de módulo eu recomendo a Pandoo pela facilidade de acerto ou a Injepro pela modo mais completo de acerto..

    Já sobre os coletores, não sou fã de dupla TBI, seja estilo weber ou solex. Toda vez que tirar o coletor (pra mexer nas velas por exemplo) vai ter que desmontar o acionamento e quando for remontar, vai ter que acertar as borboletas de novo para abrirem ao mesmo tempo igual na dupla carburação. Isso pra mim é tiro no pé! Pra carro de uso street e sem dor de cabeça, vai de kit original. ;)

    Eu tenho um 1776cc com w100 e admissão completa da kombi.. semana passada precisei desmontar os cilindros para calçá-los e baixar a taxa de compressão.. foi só remontar tudo sem precisar regular NADA.. pegou de primeira hehee! Botei o carro no chão e já saí acelerando hehehe! Se fosse uma dupla tbi...............

    Minha opinião, ok?!

    Abração!!

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    • #3
      Olá Delrio, muito obrigado pela sua opiniao!

      Sobre utilizar o kit da Kombi praticamente todo mundo já me deu essa sujestao e pelos motivos corretos! Os engenheiros da VW trabalharam duro para calibrar ela, e dificilmente nós conseguiremos fazer um trabalho mais completo para um motor original.

      Mas eu desejo contrariar o seu conselho e instalar um coletor duplo por um único motivo... ESTILO :p

      Veja bem, originalmente todos os pumas a ar saiam de fabrica instalados com carburacao dupla, inclusive foram os primeiros a ter esse item de serie! Porem ao longo dos anos muitos donos convertiam para carburacao simples devido a dificuldade de acerto e para obter mais economia. Meu carro foi um dos que sofreu essa alteracao em algum momento de sua vida e hoje só possui um carburador Solex 32.

      Eu poderia instalar uma carburacao dupla, mas voltaria aos problemas que levaram a retirada desse sistema em primeiro lugar. Some se a isso ao fato de eu ser Engenheiro e de ter vontade de trazer o meu carro ao seculo 21 que a injecao passa a ser interessante. Ao se utilizar o coletor duplo eu espero ter parte dos dois mundos, um visual proximo do original combinado com a modernidade da injecao.

      Fora que ela é só o primeiro passo da lista de maldades ;)

      Link pro kit da SS:

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      • #4
        Opa! Tranquilo então! O link não está completo. O kit da SS seria este?

        https://sportsystem.com.br/oscommerc...voru0dmget87h5

        Tem algumas coisas ainda pra completar este kit, como a sonda lambda por exemplo.. mangueiras, conexões, suporte pra bomba, filtros, etc

        A única vantagem que vejo é que o chicote já vem montado! Isso facilita pra quem não tem muita intimidade com elétrica. ;)

        Tem um kit de ACIONAMENTO muito mais estiloso que este da SS, veja:

        http://produto.mercadolivre.com.br/M...lo-simples-_JM

        O problema é que este tipo de kit acionamento está meio sumido do mercado.. não achei nem na Crestana, nem na SS e nem da AdaptaFusca.. Pior que tinham dezenas de anúncios no mercadolivre e pela net a fora..

        Enfim, das vezes que pesquisei o pessoal tinha muitos problemas com estas TBI's por ae.

        Vai de Pandooooooo! :P

        (ou Injepro EFI Light ou EFI PRO caso queira algo mais completo/complexo)

        Abraço!

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        • #5
          O link é esse mesmo!!

          A SS tem um acionamento similar, mas eles anunciam como se fosse para corpo duplo, será que sao compativeis??
          https://sportsystem.com.br/oscommerc...voru0dmget87h5

          Filtro acredito que falte apenas o de combustível que a propria SS, a sonda lambda eu ainda estou investigando onde vou comprar, pois uma wide+ condicionadar é muito caro!! $$$ Porem indispensável :/
          A vantagem do kit é que sai mais barato! Eu investiguei quanto sairia comprando os itens individualmente e no fim a diferenca de custo é relativamente pequena e quando se leva em conta o frete vindo de varios lugares a diferenca some...

          Eu vou de pandoo por que pelo que eu pesquisei ela tem a melhor relacao custo Vs beneficio Vs facilidade de acerto. Se um dia eu achar que alcancei as limitacoes de acerto da Pandoo eu migro para uma MS ;)


          E eu também li a respeito dos problemas com a TBI, justamente por isso que eu estou perguntando qual que é o melhor kit :p

          O sei mesmo sendo apenas uma borboleta tem injecao na cabeca das valvulas?
          ABRACO

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          • #6
            Opa! Agora dá pra ver que você andou estudando/pesquisando hehe! Vamos lá!

            A Pandoo é tremendamente fácil instalar e acertar! Ela e as Fueltechs da vida são tudo a mesma coisa! A única que sobresai é a FT500. Mas aí é coisa de 5000 reais só pra começar (como sempre a FT tem que ficar comprando acessórios extras pra montar alguma coisa...) . Ah, esquece a Pandoo PULSER.. é no mímino a Fuel Inject (essa que eu uso).

            Já a Injepro Light ou Pro (meu sonho..) você consegue o mesmo acerto que a pandoo/ft, porém com mais economia pois ela trabalha com várias faixas de vácuo/pressão. Ela é baseada na Mega! E custa o mesmo ou menos que os módulos de entrada da Pandoo ou FT!! Se tiver alguém pra ajudar a montar e acertar, vai de Injepro. Se não, Pandoo na cabeça! Já viu o suporte da Pandoo?? FANTÁSTICO! :P

            Esse acionamento vendido à parte.. coisa linda e ótimo preço! Rola comprar e tentar adaptar em qq tbi ou mesmo dupla solex!! Não sei dizer sobre o tamanho dos bracinhos ali se seriam compatíveis.. mas eu arriscaria! Tem que perguntar na SS (mesmo sabendo que provavelmente vão falar que só serve pra TBI DUPLA estilo weber).

            Com cabeçote modelo original, mesmo arrombado na admissão, é bem improvável que algum kit nacional ofereça a vantagem do jato de fuel cair na cabeça da válvula. No kit da kombi é nítido (eu vi pois desmontei o cabeçote) que o jato pega na quina do calombo da guia de válvula. Se aproximasse mais os bicos (mais para o centro), o jato pegaria na parede antes da sede de válvula.

            Aqueles kits da crestana tem os bicos mais inclinados, mas eles batem na lata do cofre do motor pois ficam muito baixos..

            Por isso reafirmo, melhor admissão (tbi + coletores) pra volks a ar uso street é da kombi.

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            • #7
              Eu to namorando a injecao já faz um ano!! Já deu pra estudar um pouquinho hehehe :p O que me atrai na pandoo é a facilidade de acerto, pois por mais que eu ja tenha um background na area esse vai ser meu primeiro projeto A Fuel tech funciona bem mas esse negocio de caixinha pra cá e pra lá me irrita!! E mesmo da FT500 eu já ouvi muita reclamação, então o negocio é pegar uma simples pra começar e uma mega pra quando quiser deixar bem refinado! Eu estou planejando pegar a Fuel Inject mesmo, suporte bom como o da FT mas com menos caixinhas :p!! Você está usando o controle de lambda dela? Eu vou mandar a pergunta pro suporte da SS e depois posto a resposta aqui, em geral eles costumam ser atenciosos, entao vamos ver o que vai dar... Interesse mesmo eu tenho é no filtro achatado!! Acho o conico muito tuning, enquanto o oval achatado mais classico... Eu até vi no ML um nesse estilo para TBI de 40 mm, mas necessitava de adaptação, o que me deu uma desanimada... Será que um bico com um diferente angulo de leque de injecao seria capaz de minimizar esses efeitos de injeção fora da posição? Esse é um parametro comumente esquecido entre quem faz preparação, principalmente porque estao acostumados a andar com bicos "arrombados" onde isso pouco importa...

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              • #8
                Eu to namorando a injecao já faz um ano!!
                Já deu pra estudar um pouquinho hehehe :p

                O que me atrai na pandoo é a facilidade de acerto, pois por mais que eu ja tenha um background na area esse vai ser meu primeiro projeto
                A Fuel tech funciona bem mas esse negocio de caixinha pra cá e pra lá me irrita!! E mesmo da FT500 eu já ouvi muita reclamação, então o negocio é pegar uma simples pra começar e uma mega pra quando quiser deixar bem refinado!
                Eu estou planejando pegar a Fuel Inject mesmo, suporte bom como o da FT mas com menos caixinhas :p!! Você está usando o controle de lambda dela?

                Eu vou mandar a pergunta pro suporte da SS e depois posto a resposta aqui, em geral eles costumam ser atenciosos, entao vamos ver o que vai dar...
                Interesse mesmo eu tenho é no filtro achatado!! Acho o conico muito tuning, enquanto o oval achatado mais classico...
                Eu até vi no ML um nesse estilo para TBI de 40 mm, mas necessitava de adaptação, o que me deu uma desanimada...

                Será que um bico com um diferente angulo de leque de injecao seria capaz de minimizar esses efeitos de injeção fora da posição?
                Esse é um parametro comumente esquecido entre quem faz preparação, principalmente porque estao acostumados a andar com bicos "arrombados" onde isso pouco importa...

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                • #9
                  Você usa injecao semi sequencia ou Full group?

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                  • #10
                    Já vi ao vivo os bicos de palio 1.0 16v (verdes) e os amarelinhos do astra 1.8 flex. Ambos tem o jato mais fechado porém os de palio abrem mais o leque (espalha mais). Na minha visão o ideal seria um bico com jato mais aberto, espalhado, formando uma névoa..

                    Usei os bicos do palio por um tempo mas retirei pois deu falta acima dos 5000 rpms! Já os de astra dão conta e ainda sobra muito! Os de astra têm o dobro de volume do bico verdinho de palio hehe! Pela facilidade de comprar bicos de astra NOVOS a preço justo (ótimo!!), fique com eles mesmo e nem esquente a cabeça com leque dos bicos! ;)

                    Eu usei correção por sonda apenas pra "pegar" os valores de TI que o módulo usava em cada momento (via datalog) e depois fui jogando manualmente no mapa. Só deixo a correção atuar acima de -0,10 bar e de 10 a 5% no máximo (volks tem que trabalhar rico pq esquenta muito!). De -0,10 a -0,01 é pra usar o valor que você presetou no mapa principal por MAP. Uso assim e não tive problema nenhum!

                    Já tem gente reclamando da FT500? PUTTTZZZZZ!!!!

                    Ah, já chuta o balde e monta com roda fônica e bobina dupla de corsa, funcionando com centelha perdida (wasted spark). Já faz o certo e chora pra pagar só uma vez hhee!

                    Abração!

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                    • #11
                      A teoria nos diz que o jato tem que atingir a cabeca da valvula e com as gotículas atomizadas, ou seja, nao necessáriamente um legue maior é melhor. Isso vai depender da posicao do seu injetor...
                      Mas eu acho que você está certo,desde que o jato nao fique muito na parede a diferenca vai ser pequena para um acerto comum. Isso comeca a ser um problema na hora de calibrar filme fluido.. (ajuste de combustível em transientes baseado no combustível que fica aderido as paredes do coletor)

                      Você usa lambda 1 no meio do mapa? Pelo que eu entendo essa correcao apenas busca o valor calibrado, nao necessáriamente significa que está mais rico...
                      Mas esse % de ajuste que você usa é +- o tanto que eu ja escutei que deve ser usado mesmo, fora que o seu funciona!

                      Um colega estava fazendo o acerto de uma caranga com FT500 e estava reclamando de interferência, que a injeção sequencial não funciona, etc...
                      Esse mesmo cara está montando um besouro 1300 (até onde eu sei) com um compressor italiano e mega :p

                      Hahahahaha
                      A roda fônica era uma idéa, mas nao achei nenhum kit bacana... Os da crestana estao em falta
                      Você sabe onde encontrar?

                      E porque usar bobina dupla se eu posso encontrar no ebay bobinas individuais LS1 :p

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                      • #12
                        Postado originalmente por Prof.X Ver Post
                        A teoria nos diz que o jato tem que atingir a cabeca da valvula e com as gotículas atomizadas, ou seja, nao necessáriamente um legue maior é melhor. Isso vai depender da posicao do seu injetor...
                        Mas eu acho que você está certo,desde que o jato nao fique muito na parede a diferenca vai ser pequena para um acerto comum. Isso comeca a ser um problema na hora de calibrar filme fluido.. (ajuste de combustível em transientes baseado no combustível que fica aderido as paredes do coletor)

                        Você usa lambda 1 no meio do mapa? Pelo que eu entendo essa correcao apenas busca o valor calibrado, nao necessáriamente significa que está mais rico...
                        Mas esse % de ajuste que você usa é +- o tanto que eu ja escutei que deve ser usado mesmo, fora que o seu funciona!

                        Um colega estava fazendo o acerto de uma caranga com FT500 e estava reclamando de interferência, que a injeção sequencial não funciona, etc...
                        Esse mesmo cara está montando um besouro 1300 (até onde eu sei) com um compressor italiano e mega :p

                        Hahahahaha
                        A roda fônica era uma idéa, mas nao achei nenhum kit bacana... Os da crestana estao em falta
                        Você sabe onde encontrar?

                        E porque usar bobina dupla se eu posso encontrar no ebay bobinas individuais LS1 :p
                        Vamos por partes hehe! Todas as Pandoos e a FT350 pra baixo só fazem injeção alternada ou semi sequencial, o que não é ruim já que muuuuuuuuuuuitos carros originais rodam assim. ;)

                        Esquece esse lance de jato IDEAL dos bicos nos motores vw a ar. Só vai injetar direito como a engenharia determina aqueles cabeçotes japoneses (JPM) e os remmele da vida.. é coisa de 30$ mil um par deles... vai encarar?

                        Sobre a lambda não é bem assim que funciona esse lance de "lambda X no meio do mapa; lambda Y no início do mapa; lambda Z no final". De forma geral em motores aspirados, com o pé no talo, independente o combustível e da ignição, a lambda tem que estar em 0,90. De 2000 rpm até uns 3500 é lambda 0,87.. de 3500 a 4500 é lambda 0,85.. de 4500 até 5000 e poucos é lambda 0,82... e por ae vai! Por isso a sonda deve ser wideband.. engenheiro usa ela pra acertar motor! O controle de sonda comum e mesmo da wideband só serve pra pé leve e marcha lenta! O lance é fazer o mapa certinho por lambda em todas as rotações e deixar a sonda atuando apenas em pé leve e marcha lenta.. sacou?!

                        Tô fora de FT500 $$$$... muita firula que tu praticamente nunca vai usar hehehe! Uma "simples" Pandoo Fuel Inject dá conta e sobra, para a maioria dos projetos! Ainda mais se for carro de rua! :P

                        A roda fônica eu pretendo usar da IGNIFLEX ou mandar fazer usando polia de corsa...

                        http://www.igniflex.com.br/home.php

                        O Gutocesa usa e eu cotei lá.. sai 300 e poucos a polia + suporte + tampão do furo distribuidor. Está muito bom o preço! E serve em qualquer polia! Coisa fina!

                        Também pensei em bobina individual.. mas depois que vi o preço.. vai de centelha perdida mesmo heheh!

                        É só minha opinião heim mano!! Cada um segue o que acha melhor hehe!

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                        • #13
                          Hahhaha eu comentei sobre o jato ideal apenas para registro, em adaptações raramente o ideal é possível ou funciona, por isso a experiencia pratica é o que conta muito. E por isso entrei no forum ;)

                          Você usa injeção alternada no seu carro? Com bancada A e B?

                          Nem sei se é viável fazer injeção sequencial em um motor a Ar, afinal aonde você pegaria o sinal de fase???

                          Para 90% dos projetos uma sonda Wide e uma ft250 já resolve, alias apenas uma sonda wide já ajuda em uns 200% mesmo com carburador!!

                          Eu ja tinha visto esse Kit da igniflex...
                          É de se pensar...

                          Eu fiquei pensando em bobinas individuais depois que vi esse video aqui :p

                          https://www.youtube.com/watch?v=HU6fYB54T60

                          Comment


                          • #14
                            Postado originalmente por Prof.X Ver Post
                            Hahhaha eu comentei sobre o jato ideal apenas para registro, em adaptações raramente o ideal é possível ou funciona, por isso a experiencia pratica é o que conta muito. E por isso entrei no forum ;)

                            Você usa injeção alternada no seu carro? Com bancada A e B?

                            Nem sei se é viável fazer injeção sequencial em um motor a Ar, afinal aonde você pegaria o sinal de fase???

                            Para 90% dos projetos uma sonda Wide e uma ft250 já resolve, alias apenas uma sonda wide já ajuda em uns 200% mesmo com carburador!!

                            Eu ja tinha visto esse Kit da igniflex...
                            É de se pensar...

                            Eu fiquei pensando em bobinas individuais depois que vi esse video aqui :p

                            https://www.youtube.com/watch?v=HU6fYB54T60
                            Hehe! Depois que vi o preço das bobinas individuais USADAS por 150 reais cada, larguei mão disso hehe! Imagina o preço de 4 bobinas novas....

                            Então cara, o sistema da kombi é sequencial! O distribuidor dela tem uma janela maior, a do cilindro 1. Daí aparece uma diferença no sinal de rotação e ela interpreta essa diferença como sendo o pms do cilindro 1 e faz a ordem certa da injeção. ;)

                            Sequencial usando injeção programável só dá pra fazer usando roda fônica pra captar o sinal de rotação e um distribuidor com 1 dente apenas, para indicar o pms do cilindro 1! Simples!
                            Foda é achar um módulo que faça sequencial e com preço justo!! (Injepro EFI PRO V2 = 2000 reais.. top!! meu sonho..)

                            Estou com as fotos aqui do coletor de admissão com o alvo do jato marcado. Amanhã eu posto aqui só pra ter noção. ;)

                            E sim, uso injeção alternada e somente com 1 bancada. Na prática funciona igual uma semi sequencial original. Cada cilindro admite o volume de 2 injetadas. Aí monta ignição com centelha perdida (corsa) e boa.. fica igual carro 2010 pra baixo.. :P

                            Abraço!

                            Comment


                            • #15
                              A Kombi é seguencial?!?!!?!!

                              Impressionante...

                              Eu acho que a EFI PRO v2 não faz sequencial, apenas semi! Igual a Pandoo...
                              Pelo menos é o que está no site...

                              Injeção sequencial com preço justo só a Mega...

                              E isso é pro futuro :p

                              Meu plano é usar semi sequencial também. Já evolui o sistema do meu carro em 20 anos :p

                              Você roda com gasolina ou alcool?

                              Eu estou tentando decidir qual será o primeiro item que eu vou comprar
                              abraço

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