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Comando & carburação

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  • #31
    Re: Comando & carburação

    Postado originalmente por FILIPE A
    Existem várias medidas num comando...graduação, overlap, levante...
    A graduação indica qto tempo a adimissão fica aberta, entende?! Por exemplo: um comando W-125 fica aberto 301°/360° de volta, sacou?

    Vc acha ilustrações facilemte na internet. Procure q vc vai ver o q estou falando
    Faltou eu especificar que era a volta do virabrequim :P e que na verdade são 301°/720°! Errata

    Outro detalhe interessante, o qual nunca consegui entender muuuito bem, é o fato da relação entre a graduação usal que tomamos e a graduação especificada. Pode-se ver que os comandos são especificados, geralmente, pra uma folga de 0,05". Sendo que, um comando que tem 274°, é considerado 234° @ 0,05" de folga da válvula. Esse fato que eu nunca consegui entender...
    Segue trecho do site: http://www.bravinhos.com/materias/co...e-valvulas.php

    "A duração é a medida em graus do virabrequim de quanto tempo a válvula permanecerá aberta. Quanto maior a duração de abertura das válvulas, maiores são as chances de colocar ar dentro do cilindro e, conseqüentemente, de produzir mais potência. Para efeito de comparação entre comandos, como no caso do levante, as durações informadas nas fichas devem utilizar o mesmo método de avaliação. O padrão é informar a duração a uma folga de 0,005 de polegada. Por exemplo: um comando que tem 274º de duração, ao ser informado a 0,05” indica 234º."

    Quem souber essa, favor esclarecer
    2100 aspro

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    • #32
      Re: Comando & carburação

      Pessoal,
      Fico feliz em ter ajudado! E que bom que não compliquei as coisas..hehehe
      Muitas vezes, tentando explicar, acabo complicando....hehehehe

      Postado originalmente por FILIPE A
      Faltou eu especificar que era a volta do virabrequim :P e que na verdade são 301°/720°! Errata

      Outro detalhe interessante, o qual nunca consegui entender muuuito bem, é o fato da relação entre a graduação usal que tomamos e a graduação especificada. Pode-se ver que os comandos são especificados, geralmente, pra uma folga de 0,05". Sendo que, um comando que tem 274°, é considerado 234° @ 0,05" de folga da válvula. Esse fato que eu nunca consegui entender...
      Segue trecho do site: http://www.bravinhos.com/materias/co...e-valvulas.php

      "A duração é a medida em graus do virabrequim de quanto tempo a válvula permanecerá aberta. Quanto maior a duração de abertura das válvulas, maiores são as chances de colocar ar dentro do cilindro e, conseqüentemente, de produzir mais potência. Para efeito de comparação entre comandos, como no caso do levante, as durações informadas nas fichas devem utilizar o mesmo método de avaliação. O padrão é informar a duração a uma folga de 0,005 de polegada. Por exemplo: um comando que tem 274º de duração, ao ser informado a 0,05” indica 234º."

      Quem souber essa, favor esclarecer

      Filipe,
      Seguinte, lembra do desenhoe da explicação que postei na página anterior? Então. O relógio comparador é zerado quando a ponta de aferição dele está tocando no circulo base do comando(quando ainda não tocou a parte do ressalto do came). Assim, quando a ponta aferidora estiver tocando o came no Ponto A, a partir daí o relógio comparador apresentará medidas crescentes(até o pico do came). Porém, a partir de A, o relógio comparador estará medindo 0.000" e vai crescendo, conforme o comando gire no sentido anti-horário. Quanto o valor no relógio comparador indica 0.005" (a folga expecificada na carta do comando, da grande maioria deles), marca-se o ponto A' . Tendo esse ponto como base de referencia para aferição da graduação(marco 0 graus). Após a ponta aferidora do relógio comparador passar pelo pico do came, ele começará a apresentar medidas decrescentes. Quando o relógio informar 0.005"(folga expecificada pelo fabricante do comando de válvulas), marca-se o ponto B', o qual será o fim da medição, onde terá-se o angulo d' formado entre A' e B'. E assim, a graduação do comando será dada por : 2 x d' = graduação do came.

      Então, parte do came(onde começa-se a levantar a valvula) é ignorada, devido a consideração da folga determinada pelo fabricante. Assim, quanto maior a folga considerada, menor será a graduação medida.

      Compliquei?? Se sim, me desculpe! ;)

      Abraço!

      PS: Só para ilustrar, segue uma imagem em anexo! ;)
      Arquivos Anexos
      Last edited by Rafael_MO; 10-02-2009, 02:39 PM.
      Aos que não atualizaram ...

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      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

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      • #33
        Re: Comando & carburação

        Postado originalmente por Rafael_MO
        Pessoal,
        Fico feliz em ter ajudado! E que bom que não compliquei as coisas..hehehe
        Muitas vezes, tentando explicar, acabo complicando....hehehehe




        Filipe,
        Seguinte, lembra do desenhoe da explicação que postei na página anterior? Então. O relógio comparador é zerado quando a ponta de aferição dele está tocando no circulo base do comando(quando ainda não tocou a parte do ressalto do came). Assim, quando a ponta aferidora estiver tocando o came no Ponto A, a partir daí o relógio comparador apresentará medidas crescentes(até o pico do came). Porém, a partir de A, o relógio comparador estará medindo 0.000" e vai crescendo, conforme o comando gire no sentido anti-horário. Quanto o valor no relógio comparador indica 0.005" (a folga expecificada na carta do comando, da grande maioria deles), marca-se o ponto A' . Tendo esse ponto como base de referencia para aferição da graduação(marco 0 graus). Após a ponta aferidora do relógio comparador passar pelo pico do came, ele começará a apresentar medidas decrescentes. Quando o relógio informar 0.005"(folga expecificada pelo fabricante do comando de válvulas), marca-se o ponto B', o qual será o fim da medição, onde terá-se o angulo d' formado entre A' e B'. E assim, a graduação do comando será dada por : 2 x d' = graduação do came.

        Então, parte do came(onde começa-se a levantar a valvula) é ignorada, devido a consideração da folga determinada pelo fabricante. Assim, quanto maior a folga considerada, menor será a graduação medida.

        Compliquei?? Se sim, me desculpe! ;)

        Abraço!

        PS: Só para ilustrar, segue uma imagem em anexo! ;)
        Rafael, meu amigo,

        Cê tá dando show hein... complicado nada, claro e cristalino como água pura das montanhas.

        Parabéns.

        Comment


        • #34
          Re: Comando & carburação

          Postado originalmente por Rafael_MO
          Pessoal,
          Fico feliz em ter ajudado! E que bom que não compliquei as coisas..hehehe
          Muitas vezes, tentando explicar, acabo complicando....hehehehe




          Filipe,
          Seguinte, lembra do desenhoe da explicação que postei na página anterior? Então. O relógio comparador é zerado quando a ponta de aferição dele está tocando no circulo base do comando(quando ainda não tocou a parte do ressalto do came). Assim, quando a ponta aferidora estiver tocando o came no Ponto A, a partir daí o relógio comparador apresentará medidas crescentes(até o pico do came). Porém, a partir de A, o relógio comparador estará medindo 0.000" e vai crescendo, conforme o comando gire no sentido anti-horário. Quanto o valor no relógio comparador indica 0.005" (a folga expecificada na carta do comando, da grande maioria deles), marca-se o ponto A' . Tendo esse ponto como base de referencia para aferição da graduação(marco 0 graus). Após a ponta aferidora do relógio comparador passar pelo pico do came, ele começará a apresentar medidas decrescentes. Quando o relógio informar 0.005"(folga expecificada pelo fabricante do comando de válvulas), marca-se o ponto B', o qual será o fim da medição, onde terá-se o angulo d' formado entre A' e B'. E assim, a graduação do comando será dada por : 2 x d' = graduação do came.

          Então, parte do came(onde começa-se a levantar a valvula) é ignorada, devido a consideração da folga determinada pelo fabricante. Assim, quanto maior a folga considerada, menor será a graduação medida.

          Compliquei?? Se sim, me desculpe! ;)

          Abraço!

          PS: Só para ilustrar, segue uma imagem em anexo! ;)
          a parte do came que naum se altera,ou as costas do came
          cama-se zona de descanço ou
          zona morta
          trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
          escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
          www.trimilika.kit.net
          www.trimilika1.hpg.ig.com.br
          trimilika1@hotmail.com.br
          tel 035-91420977 poços de caldas MG

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          • #35
            Re: Comando & carburação

            Parabéns Rafael....nunca tinha lido nada que esclarecesse tão bem a graduação de um comando.

            Comment


            • #36
              Re: Comando & carburação

              Postado originalmente por Cristopher
              Parabéns Rafael....nunca tinha lido nada que esclarecesse tão bem a graduação de um comando.
              Que isso, Cristopher,
              Não mereço os créditos não! Tinha lido sobre isso na internet, e um pouco auqi no fórum já...Só tive o trabalho de re-redigir o que já tinha lido.
              Abraço e fico feliz em ter ajudado!
              Aos que não atualizaram ...

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              • #37
                Re: Comando & carburação

                Postado originalmente por Rafael_MO
                Que isso, Cristopher,
                Não mereço os créditos não! Tinha lido sobre isso na internet, e um pouco auqi no fórum já...Só tive o trabalho de re-redigir o que já tinha lido.
                Abraço e fico feliz em ter ajudado!
                Merece sim, poderia ler e ficar quietinho no seu canto, mas não, compartilhou com os amigos do fórum, além do quê, redigiu de forma bem clara e de simples compreensão, ao invés de utilizar termos que somente os iniciados entenderiam, o que também é mérito seu, meu amigo.

                Abs.

                Comment


                • #38
                  Re: Comando & carburação

                  Postado originalmente por celojr
                  Merece sim, poderia ler e ficar quietinho no seu canto, mas não, compartilhou com os amigos do fórum, além do quê, redigiu de forma bem clara e de simples compreensão, ao invés de utilizar termos que somente os iniciados entenderiam, o que também é mérito seu, meu amigo.

                  Abs.
                  merece sim ,pq foi vc que colocou isso na sua resposta ,entaum o mérito é seu ,e é isso mesmo ,é assim que se faz!!!!!!!!! é só entender...,compreender e por a mão na massa!!!!!!!!! parabéns
                  trimilika preparações
                  trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
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                  • #39
                    Re: Comando & carburação

                    Muito bom esse tópico, esse ano começo comprar as peças pra montar meu motor, queria montar um turbo mas como ta embaçado para legalizar vou ter que fazer um aspro!!!
                    Fusca Marrom 1979
                    Modelo Fáfa.

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                    • #40
                      Re: Comando & carburação

                      Postado originalmente por fuskaka
                      Muito bom esse tópico, esse ano começo comprar as peças pra montar meu motor, queria montar um turbo mas como ta embaçado para legalizar vou ter que fazer um aspro!!!

                      boa sorte amigo,estou ai pra colaborar, se precisar,é só acionar que eu to no farol só esperando dar o verde !!!!!!!!!!!!!!!!!
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                      • #41
                        Re: Comando & carburação

                        Pena Que Na Troca Do Componente Seja Necessario Abrir O Motor Inteiro, Então Devemos Calcular E Estudar Muito Qual Será A Finalidade Diaria Do Motor, Para Evitar Futuros Gastos Com Novos Componentes E Mão De Obra

                        Comment


                        • #42
                          Re: Comando & carburação

                          Postado originalmente por tiago lazari
                          Pena Que Na Troca Do Componente Seja Necessario Abrir O Motor Inteiro, Então Devemos Calcular E Estudar Muito Qual Será A Finalidade Diaria Do Motor, Para Evitar Futuros Gastos Com Novos Componentes E Mão De Obra
                          essa é a parte desagradável do motor á vento
                          trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
                          escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
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                          • #43
                            Re: Comando & carburação

                            Você tem razão, Trimilika

                            Se arrependimento matasse, já seria a época da minha missa de 3 anos. He he he... Eu botei um W100 da Samacar no meu 1600 mas acho que até teria dado para pôr um W120 sem muito prejuízo em passeios mais mansos. Com o W110 tenho certeza absoluta de que não ia embaralhar mais do que embaralha agora (lembrando, uso Solex 40 com gicleur de lenta 55) por estar um pokito gordo de baixa.

                            O pior de tudo é que caiu uma porca dentro do cilindro 4 (maldito filtro réplica de Brasilia paralelo) e tivemos que abrir o motor. Podia ter aproveitado para trocar o comando mas... estava tão preocupado em achar um vira pré 1984 zero que esquecí de correr atrás do comando.

                            Comment


                            • #44
                              Re: Comando & carburação

                              Postado originalmente por Irineu
                              Você tem razão, Trimilika

                              Se arrependimento matasse, já seria a época da minha missa de 3 anos. He he he... Eu botei um W100 da Samacar no meu 1600 mas acho que até teria dado para pôr um W120 sem muito prejuízo em passeios mais mansos. Com o W110 tenho certeza absoluta de que não ia embaralhar mais do que embaralha agora (lembrando, uso Solex 40 com gicleur de lenta 55) por estar um pokito gordo de baixa.

                              O pior de tudo é que caiu uma porca dentro do cilindro 4 (maldito filtro réplica de Brasilia paralelo) e tivemos que abrir o motor. Podia ter aproveitado para trocar o comando mas... estava tão preocupado em achar um vira pré 1984 zero que esquecí de correr atrás do comando.

                              puxa que pena !!!!!!!!
                              o W120 com 2 soléx 40 ia ficar o bixo e a marcha lenta ficaria legau
                              trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
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                              • #45
                                Re: Comando & carburação

                                Felipe parabéns pelo topico esse tipo de matrial é muito importante aqui no forum para todos e tira muitas du vidas. Abraços

                                Comment

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