Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alivio de volante - desmistificando o assunto.

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

    Postado originalmente por LUISHPOWER
    E No Mileduque????alguem Teria Coragem De Aliviar O Volante De Um 1200 Originalzinho????alguem Jä Fez???
    não que não tenha coragem,mas o miliduque na minha opinião só serve mesmo para originalidade,motor muito fraco que preparado vai pra 45cv iqual ao manco 1300 ou turbo com 55cv iqual a um 1500 .Fuca começa a ficar legal com 90cv ,com 100cv já dá bons divertimentos e acima disso já supera motores muito mais fortes.Abraços
    Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

    Comment


    • #17
      Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

      responde ai pra mim antonio carlos:quer dizer que aliviando o volante em 1,4 kg eu posso utilisar o vira com 4 pinos que nao terei problemas?

      Comment


      • #18
        Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

        Postado originalmente por Raimundo Carmo Silva
        responde ai pra mim antonio carlos:quer dizer que aliviando o volante em 1,4 kg eu posso utilisar o vira com 4 pinos que nao terei problemas?
        com certeza ,já uso o meu assim desde 2009 sem problemas.Abraços
        Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

        Comment


        • #19
          Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

          aproveitando o topico solicito ao flosi que poste honde ele fez o balanceamento do vira(conjunto girante)aqui na bahia alem do preço.agradeço

          Comment


          • #20
            Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

            Muito legal esse Tópico. Nele é mostrado como um volante em rotação acrescenta massa (peso) ao veículo e em que situação isso se manifesta de forma mais significativa, assim como também mostra os ganhos em aceleração no veículo proporcionados por um volante aliviado.

            No entanto, na minha opinião, os valores obtidos para esses efeitos, nos exemplos citados no post nº1, ficaram um tanto superestimados. Isso foi causado pelo fato de, por simplicidade, o Momento de Inércia do volante (Jv) ser considerado como:

            Jv=Mv.Rv²

            onde Mv e Rv são respectivamente a Massa e o Raio do volante.

            Isso pressupõe toda a massa do volante concentrada em sua periferia, como se ele tivesse a forma de uma fina argola. Acho que uma aproximação mais razoável da realidade e ainda assim simplificada seria considerar o volante como um disco maciço de espessura constante, com a forma de uma moeda, por exemplo.

            Neste caso seu Momento de Inércia (Jv) seria dado pela relação:

            Jv=Mv.Rv²/2

            o que leva a valores mais modestos da Massa Inercial (Mc) adicionada ao veículo pelo volante em rotação, mas que não deixam de ser significativos nas marchas mais baixas.

            A Tabela 2 da fig. anexa mostra os valores dessa massa (Mc) adicionada ao veículo para todas as combinações de marcha e diferencial usados nos "Fuscas", respeitados os dados do post nº1, isto é:
            Mv=7Kg (massa do volante)
            Rv=0,15m (Raio do volante)
            Rr=0,30m (Raio do conjunto Roda/Pneu)

            Obs: Foi incluido nestas Tabelas a 5ª marcha com sua respectiva relação usada no cambio de 5 marchas produzido pelo nosso amigo e Forista Fusca Ap.

            A Tabela 3 mostra os valores de Mc quando aliviamos o volante da Tabela 2 em 2Kg de modo uniforme (diminuindo apenas sua espessura).

            A Tabela 4 mostra os ganhos em aceleração no veículo com o volante aliviado dessa maneira. Foi respeitado o peso de 800 Kg atribuido ao veículo no post nº 1. Não foi considerado, é claro, o peso dos ocupantes do veículo e suas bagagens visto que isso não se aplica a quem pretende dirigir esportivamente.

            Observa-se que com o alivio de 2Kg de modo uniforme em 1ª marcha o ganho em aceleração fica na casa dos 5,5% a 6,5% conforme o diferencial usado. Em 2ª marcha esse ganho situa-se em torno de 2% e o diferencial usado não influi de forma significativa. A partir da 3ª marcha os ganhos em aceleração com esse alivio de 2Kg de modo uniforme não são significativos.

            Na minha opinião, como disse o Mestre em seu post nº 5:

            Postado originalmente por Master vader
            Eu sou sempre o primeiro a falar em alivio de peso do volante.
            O único problema é onde aliviar.
            Apenas tornear na face posterior, ou efetuar alguns furos.
            Hoje algumas empresas fazem fresagens no volante deixando-o extremamente leve e ainda resistente.
            este é o segredo.
            O pulo do gato está em reduzir o Momento de Inércia do volante e não simplesmente a sua massa. Para uma descrição bem elementar do princípio da coisa solicito ver:
            http://www.fusca4ever.com.br/showpos...0&postcount=75

            Também foi colocado na fig. a Tabela 1, que mostra os valores de I=ωv/ωr (I=rotação do motor/rotação das rodas) para todas as combinações de marcha e diferenciais. Os valores de I são úteis em diversos cálculos, como por exemplo estimar a velocidade do veículo numa dada rotação do motor. Por exemplo:

            Dados:
            rotação do motor (ωv)= 2500 rpm
            marcha = 4ª
            diferencial = 8/31
            raio do conjunto roda/pneu (Rr)= 0,30m

            Teremos:
            rotação das rodas (ωr) = ωv/I = 2500/3,41 = 733,14 rpm
            distância percorrida em 1 rotação da roda = 2.π.Rr = 2 . 3,14 . 0,30 = 1,884m
            distância percorrida em 1 minuto = 733,14 . 1,884 = 1381,24m
            distância percorrida em 1 hora = 1381,24 . 60 = 82874,4m = 82,87 km
            velocidade = 83 Km/h

            (continua...........)
            Arquivos Anexos
            Last edited by ricardo groetaers; 28-02-2011, 02:00 PM.

            Comment


            • #21
              Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

              (continuando .......)

              Um ponto digno de se chamar a atenção é que observando a fórmula da Massa Inercial (Mc) adicionada ao veículo pelo volante em rotação, isto é:

              Mc=Jv.I²/Rr²

              Poderia-se concluir precipitadamente que aumentando-se o raio do conjunto roda/pneu (Rr), conservando-se os demais parâmetros (volante, cambio e diferencial), se obteria um ganho em aceleração do veículo visto que Mc diminui quando Rr aumenta. Todavia, na prática, observa-se o contrário. Aumentando (significativamente) Rr perde-se em aceleração.

              Que estranho!, se Mc varia inversamente proporcional ao quadrado desse parâmetro (Rr), o aumento de Rr diminuiria significativamente o valor de Mc e consequentemente aumentaria a aceleração do veículo.

              Ora bolas, aumentar o raio do cunjunto roda/pneu equivale a alongar todas as marchas, e como foi mostrado, nas marchas mais longas (3ª em diante) a Massa Inercial (Mc) adicionada ao veículo pelo volante em rotação se torna cada vez mais insignificante.

              Na teoria:

              Aumentar o Raio do conjunto roda/pneu = alongar as marchas = diminuir Mc = ganhar em aceleração

              Mas na prática funciona ao contrário:

              Aumentar Raio do conj. roda/pneu = alongar as marchas = perder em aceleração

              O "X" da questão é que 2 parâmetros que influem na aceleração do veículo não foram considerados, isto é, o Torque gerado pelo motor (Tm) e o Torque que chega as rodas (Tr).

              Esses Torques (de forma bem simplificada) se relacionam entre sí pela relação:

              Tr=Tm.I

              (Olha aí outra utilidade do parâmetro I)

              O Torque (Tr) gera uma força tangencial (Fr) entre o pneu e o piso da pista. Se o pneu não desliza, o piso reage no pneu com uma força igual e de sentido oposto que impulsiona o veículo para frente. Essa força (Fr) é dada por:

              Fr=Tr/Rr ou seja Fr=Tm.I/Rr

              A aceleração (A) do veículo é dada por:

              A=Fr/M

              onde (M) é a massa total do veículo e M=Mk+Mc

              onde Mk é a Massa Estática do veículo (veículo e motor parados) e Mc a Massa Inercial adicionada ao veículo pelo volante girando.

              Substituindo, teremos:

              A=Tm.I/((Mk+Mc).Rr)

              Como se pode observar a aceleração (A) do veículo é proporcional ao Torque (Tm) gerado pelo motor e ao fator (I), que nas marchas reduzidas assume valores elevados conforme mostrado na Tabela 1 da fig. anexa.

              A aceleração (A) é inversamente proporcional ao raio do conjunto roda/pneu (Rr), se este parâmetro aumenta muito (situação rara na prática) a aceleração obviamente diminui.

              Como se vê não há nada de errado na relação:

              Mc=Jv.I²/Rr²


              (continua ......)
              Last edited by ricardo groetaers; 05-03-2011, 09:04 PM.

              Comment


              • #22
                Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

                (continuando .........)

                Por fim, como obviamente era de se esperar sem fazer qualquer análise, a aceleração é inversamente proporcional a Massa Total (M=Mk+Mc) do veículo.


                É claro que se a Massa Estática (Mk) do veículo for muito grande(passageiros, bagagens, equipamentos, etc) o efeito obtido com o volante aliviado poderá ser pequeno visto que a MassaTotal (M) seria praticamente igual a (Mk). Mas quem pensa em aliviar o volante não pretende usar habitualmente o carro tão "lotado" assim.

                Um problema curioso seria calcular que peso teria que ter o famigerado volante de 0,15m de raio para que pudesse, ao girar, dobrar o peso do veículo (originalmente com 800Kg), mas sem ultrapassar esse dobro. O raio da roda do veículo é 0,30m.

                Teríamos:

                Mc=800Kg
                Marcha=1ª
                diferencial=35/8 (qualquer outra combinação de marcha e diferencial acarretaria em 1ª marcha e diferencial 35/8 valores de Mc acima de 800Kg)

                Mc=Jv.I²/Rr²
                Jv=Mv.Rv²/2
                Mc=Mv.Rv².I²/(2.Rr²)

                Mv=2.Mc.Rr²/(Rv².I²)
                Mv=2 . 800 . 0,30²/(0,15² . 16,625²)
                Mv= 23,15Kg

                Esse volante capaz de dobrar o peso de um Fusca teria que ter algo em torno de 23Kg, cerca de 3 vezes mais que um volante típico de Fusca.


                Essa é a minha humilde contribuição, que após a aula do mestre apenas fiz o dever de casa.

                (Fim .........)
                Last edited by ricardo groetaers; 28-02-2011, 07:59 PM.

                Comment


                • #23
                  Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

                  Pqp, pelo menos alguem estudou na faculdade, eu devia ter colado menos hauhauhauah!!!!
                  GTMassa
                  Tatui

                  Comment


                  • #24
                    Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

                    rsrsr
                    este post está ficando engraçado!
                    No final tudo dá certo!
                    Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

                    Comment


                    • #25
                      Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

                      Achei um site (de uma página só!) http://volantealiviado.com.br/ , mas não tem para VW-AR.

                      Comment


                      • #26
                        Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

                        Eu aliviei o volante do meu mais por curiosidade,pra ver como ficava,foram apenas 1,2 kg,mas não me arrependo,pois só teve mudanças boas e mesmo nos quebra molas não tenho problemas.
                        O meu foi feito desbaste nele por inteiro e o balanciamento foi feito apenas alguns furos em alguns lugares e ficou na minha opinião muito bom o serviço,como meu carro é pra rolês com "braçinho esquerdo dependurado na porta" eu não deixaria ele mais magro,mas se fosse um carrinho de arrancada light aí sim deixava ele pelo menos 3 kg mais magro e não seria um bx,seria só fusca mesmo.

                        Comment


                        • #27
                          Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

                          levando o papo um pokim para o lado da economia, mas nao que seja essa a preocupaçao, mas se o volante aliviado acaba facilitando que o carro começe a se deslocar, será que esse alivio nao acaba sendo benefico dentro da cidade, em relaçao a economia? pq aki no meu caso a maior parte do tempo eu to puxando giro apartir de marchas pequenas, e quase numca da pra aproveitar muito embalo do motor, é acelera e para direto, e se nesse caso o volante for aliviado e o carro sair do ponto de parada, e subir de giro mais facilmente e o motor tiver bom torque em baixa, vai acabar sendo menos custoso meu trajeto , em termos de aceleraçao, eu acredito que poderia ser mais ecnonomico ou no minimo nao afetar em nada, alguem tem algo a dizer refente a essa experiencia? abraçao a todos
                          Anderson A.M. da Silva

                          Comment


                          • #28
                            Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

                            ta ficando interessantissimo este post , mas depois desse monte de formula fiquei meio abobado ...rsrsrsr


                            mas ainda acredito no alivio , rsrsrsrs
                            alguem teria foto de onde retirar o excesso de massa???


                            abraço
                            1600 T BLACK PARTE II , POR QUE O SONHO NUNCA MORRE





                            Comment


                            • #29
                              Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

                              Postado originalmente por Rodrigho
                              ta ficando interessantissimo este post , mas depois desse monte de formula fiquei meio abobado ...rsrsrsr


                              mas ainda acredito no alivio , rsrsrsrs
                              alguem teria foto de onde retirar o excesso de massa???


                              abraço
                              http://forum.fusca4ever.com.br/showt...+volante+fotos

                              Comment


                              • #30
                                Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

                                Bom pessoal, aliviei o meu volante, ficou com 5.7kg, está balanceado e pronto para montar, em breve posto os resultados e fotos..

                                Comment

                                Working...
                                X