Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Alivio de volante - desmistificando o assunto.

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

    Postado originalmente por Rodrigho
    ta ficando interessantissimo este post , mas depois desse monte de formula fiquei meio abobado ...rsrsrsr


    mas ainda acredito no alivio , rsrsrsrs
    alguem teria foto de onde retirar o excesso de massa???


    abraço
    Olá, mandei aliviar do motor que estou montando com comando W110 e cabeçotes trabalhados, vou colocar pra carregar a bateria da minha máquina e tiro as fotos, já mandei balancear o conjunto, ficou pronto hoje, amanhã pego as bielas na retífica, to querendo abrir um tópico pra mostrar como será preparado o motor, se alguem tiver vontade de fazer igual saberá o resultado, Abraço.

    Comment


    • #32
      Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

      Materia publicada pelo Bob Sharp sobre alivio de volante.
      http://autoentusiastas.blogspot.com/...-e-melhor.html
      Abrços
      Luby
      http://pumaslubisomem.blogspot.com/

      Rio de Janeiro - RJ

      Comment


      • #33
        Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

        Postado originalmente por FUKETEIRO
        Olá, mandei aliviar do motor que estou montando com comando W110 e cabeçotes trabalhados, vou colocar pra carregar a bateria da minha máquina e tiro as fotos, já mandei balancear o conjunto, ficou pronto hoje, amanhã pego as bielas na retífica, to querendo abrir um tópico pra mostrar como será preparado o motor, se alguem tiver vontade de fazer igual saberá o resultado, Abraço.
        fuketeiro,

        Por favor, faça isso sim. É de interesse de muitos aqui!

        Abraço.
        Aos que não atualizaram ...

        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

        Megasquirting

        284º

        Comment


        • #34
          Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

          Maravilha De Materia``autoentusiasta``!!!
          Vamos Começar A Emagreçer Nossos Volantes!!
          Inclusiveis De Carros Originais!!!
          Eu Já Estava Pensando Em Tirar 1kg Do Meu Motor 1200!!!
          Agora Fiquei Na Duvida De Tirar Mais Peso!!
          Alguem Aqui Ja Alivio Um 1200???
          "" HOT AIR FOREVER""
          KARMANN 63- 1200
          KARMANN 67-1600

          Comment


          • #35
            Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

            Tomem cuidado com esses testes em que o cara nao cronometrou nada, apenas "sentiu no tato" a melhora. Só confio em testes com dados reais.
            teve um cara que mandou chipar o carro, em uns 3 dias o serviço foi feito e ele nao achou grande coisa e pediu pro cara da oficina melhorar pq estava ruim, o dono pediu pra ele deixar um tempo pra eles recalibrarem no melhor q der. Resultado: o dono da oficina nao fez nada e encostou o carro no fundo da loja por umas 2 semanas e chamou o dono, disse que agora o carro tava bom e nao tinha mais o q fazer, o dono do carro pegou e disse: - nossa! agora ta um canhao, ótimo trabalho gente!- O psicologico é mto forte por isso só acredito em numeros.
            No meu ver o volante é mto bom e só nao serve num motor que nao esta bem balanceado pois na lenta vai vibrar bem mais e tb qdo se está numa subida e esta é mais forte que a pontencia do seu carro, nessa situação o vaiculo vai perder velocidade mais rapido do que perderia. Mas nos outros casos é vantajoso.
            flw
            GTMassa
            Tatui

            Comment


            • #36
              Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

              Postado originalmente por Rafael_MO
              fuketeiro,

              Por favor, faça isso sim. É de interesse de muitos aqui!

              Abraço.
              Olá, oque está atrasando meu projeto são os cabeçotes, o difícil é alguém que troque as sedes...rsrs, só querem fazer original...rsrs, agora consegui um que faça....amanhã vou lá cobrar o andamento....com muito tato senão o cara desiste....rsrs, desculpe desvirtuar o tópico...hehe, abraço.

              Comment


              • #37
                Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

                Tomem cuidado com esses testes em que o cara nao cronometrou nada, apenas "sentiu no tato" a melhora. Só confio em testes com dados reais.
                teve um cara que mandou chipar o carro, em uns 3 dias o serviço foi feito e ele nao achou grande coisa e pediu pro cara da oficina melhorar pq estava ruim, o dono pediu pra ele deixar um tempo pra eles recalibrarem no melhor q der. Resultado: o dono da oficina nao fez nada e encostou o carro no fundo da loja por umas 2 semanas e chamou o dono, disse que agora o carro tava bom e nao tinha mais o q fazer, o dono do carro pegou e disse: - nossa! agora ta um canhao, ótimo trabalho gente!- O psicologico é mto forte por isso só acredito em numeros.
                No meu ver o volante é mto bom e só nao serve num motor que nao esta bem balanceado pois na lenta vai vibrar bem mais e tb qdo se está numa subida e esta é mais forte que a pontencia do seu carro, nessa situação o vaiculo vai perder velocidade mais rapido do que perderia. Mas nos outros casos é vantajoso.
                flw
                Sendo de quem é a matéria, não há o que temer. O Bob já foi considerado um dos pilotos mais técnicos do Brasil, e sempre foi muito criterioso nos seus comentários.
                No final tudo dá certo!
                Se ainda não deu certo é por que ainda não terminou!

                Comment


                • #38
                  Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

                  Blz, é que eu não conheço a pessoa e nem vi testes cronometrados, mas se o cara é confiavel e temos uma boa referencia, as coisas melhoram.
                  GTMassa
                  Tatui

                  Comment


                  • #39
                    Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

                    Sei que não é algo desejável, mas algumas vezes é necessário, como fica a "meia-embreagem", (segurar o carro parado numa subida apenas controlando a patinação do disco - não sei se em outras partes do pais se diz isso da mesma forma), com um volante aliviado?

                    Outra coisa, com um volante aliviado, é possivel fazer um melhor escalonamento das marchas, substituindo as engrenagens originais por outras mais longas, ex. substituir a 3,80 original por uma 3,00 by sapinho, e assim sucessivamente??

                    Comment


                    • #40
                      Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

                      Sempre fui um adepto do "faça vc mesmo e tire suas próprias conclusões", e, mais uma vez, parti pra essa máxima.

                      Config. do motor:

                      1.600 gasolina - comando de gol à álcool - câmbio 33/8 - dupla solex 32(config de Brasilia) - cornetas - aro 14'' com pneus perfil 70 - ig. eletr. - válv 0.7mm em todas - ponto 12/13º

                      Aliviei em exatos 1.580 Kg, fiz o balanceamento(somente nele) e minhas impressões são essas (depois de quase 30 anos de CNH, guiando diversos tipos de carros):


                      1 - Vibrações em marcha lenta;

                      Simplesmente não existe! Como foi um motor muito bem montado(está com 65.000 km) continuo com ML de motor "desligado". Quem fala o contrário é pq teve, ou tem, um motor montado fora dos padrões, ou simplesmente replica as bobagens faladas por aí!

                      2 - "Perda de embalo" ao se pegar uma ladeira íngreme em 3ª marcha, por exemplo, a uns 50/60 km/h;

                      Imperceptível! Uma leve pressão no acelerador e essa sensação desaparece, retomando a mesma velocidade imediatamente!

                      3 - Subida de giro mais rápida,

                      Resultado óbvio, por tudo que já foi falado e explicado, em 1ª e 2ª marchas (esperava uma subida de giro mais forte pelo peso retirado, mas é bem perceptível a melhora)

                      3 - Carro com 3 ou 4 pessoas, saindo da imobilização, a partir de uma ladeira íngreme;

                      Por ter o giro subindo mais rápido o deslocamento se tornou mais ágil. Mudança bem sutil, mas notável.

                      4 - Perda de velocidade em uma "tocada de cruzeiro", em 4ª marcha, por exemplo;

                      Inexistente! Inclusive continuo andando em 3ª marcha, a 30/40 km/h, sem perda de força ou solavancos(era minha preocupação)

                      5 - Retomadas, independente da marcha e velocidade utilizadas, ou saída de lombadas(a maioria das que existem em todo sistema solar estão onde moro, impressionante);

                      Muuuito melhor com volante mais leve.

                      6 - Esticando 1ª e 2ª marchas;

                      Pé esquerdo mais ligeiro no pedal da embreagem. Nada mais!

                      7 - Valeu a pena ter tirado quase 1.6kg do volante?

                      Deveria ter feito isso há mais de 20 anos atrás, em meu primeiro fusca!!!

                      Abraços ...

                      Comment


                      • #41
                        Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

                        É o que eu sempre percebi em todos os fuscas preparados que tive, o volante
                        aliviado só trás benefícios e nenhuma desvantagem. O meu atual está com 2 kg a menos.
                        Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

                        Comment


                        • #42
                          Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

                          Prezado Celso,
                          será que o alívio de 2kg não deixa o motor mais "gastão" na estrada, 100-110km/hr??
                          saudações

                          Comment


                          • #43
                            Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

                            Postado originalmente por GEDSELLET
                            Prezado Celso,
                            será que o alívio de 2kg não deixa o motor mais "gastão" na estrada, 100-110km/hr??
                            saudações


                            Deve ficar é um pouco mais economico, pois o motor vai girar mais solto..
                            Abrços
                            Luby
                            http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                            Rio de Janeiro - RJ

                            Comment


                            • #44
                              Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

                              Postado originalmente por lubisomem01
                              Deve ficar é um pouco mais economico, pois o motor vai girar mais solto..
                              Acredito que é isso mesmo.
                              Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

                              Comment


                              • #45
                                Re: Alivio de volante - desmistificando o assunto.

                                Qual a diferença de peso entre os volantes originais do militrinca e do milisseis? Se eu colocar um do milisseis no meu militrinca já vou sentir alguma diferença? e minhas perguntas anteriores sobre a 'meia-embreagem' e o escalonamento de marchas?

                                Tô ficando um "chato de carocha" rsrsrs - daqui a pouco o Vader me expulsa!!!

                                Comment

                                Working...
                                X