Anúncio

Collapse
No announcement yet.

TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

    Realmente vale ouro. São essas coisas que diferenciam esse fórum, e claro, pessoas como o Trimilika. Eu terminei de montar o meu motor nesse final de semana, e o que tinha de dúvida, foi aqui que encontrei.

    "Qual a ordem das engrenagens? Como eu coloco elas ali no virabrequim? Qual o torque para fechar o bloco?"

    Simplesmente sensacional, Trimilika. Te devo uma montagem de motor

    Grande abraço.
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
    1976 1600 Turbo

    Comment


    • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

      muito bem pessoal,
      espero q cada um que consulte este tópico,
      encontre a solução q procura,
      ou tire a sua dúvida,

      quanto ao resto da matéria ,
      pinhãozinho e arruélas ,
      folga axial ...

      continuo sem tempo p fazer,

      graças á Deus
      o movimento aqui no atelier ta aumentando barbaridade,
      e a maioria dos meus clientes novos,
      são ou vieram aqui do forum,

      tem a galera dos opalas 6cc tmb
      que esta vindo por outro meio (minha caravan)

      mas no geral
      o atelier ta lotando,

      to até pensando em fazer uma promoção de mão de óbra,
      para fazer motor VW a vento até 1600 cc aspirado (do cliente)
      com preço lá em baixo !

      contudo
      agradeço a todos
      abraço
      trimilika
      trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
      escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
      www.trimilika.kit.net
      www.trimilika1.hpg.ig.com.br
      trimilika1@hotmail.com.br
      tel 035-91420977 poços de caldas MG

      Comment


      • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

        É isso ae Trimilika parabens, o que você está ensinando aqui no tópico vai ajudar muita gente, pode ter certeza disso, e como complemento para quem quizer saber algumas coisas mais tecnicas em relação a medidas, folgas e etc eu recomendo os livros "" Volkswagen com exatidão"" e ""Conheça seu Volkswagen"", mas isso é só pra quem estiver afim de aprender alguma coisa mais tecnica X^D, por que ferramenta para por tudo isso em prática é outra história bem complicada hehehehe

        Comment


        • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

          .-. alguem pode dizer como faz pra encaixar direitinho o pinhão do distribuidor???
          Gol BX 1986
          Com Kit Aerodinâmico R1 da Concessionaria Souza Ramos

          >Atualmente:
          -Comando 284º
          -Kit Pistão 88mm
          -Balanceamento e Alivio de Volante em 1.360kg

          Comment


          • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

            Boa noite, trimilika!!! estou acompanhando esse topico, e o mesmo está me ajudando muito!!! porem estou com algumas duvidas aki!!!

            1° Existem Buchas de Teflon para pistão 1600 antigo original? é que no kit que comprei, veio faltando akelas travas originais, não sei porque, da pesquisando pra comprar achei essas de teflon dae to achando melhor comprar elas, claro se servir no meu kit.

            2° Também, não veio no meu kit, akeles aneis de vedação que vão entre o cabeçote e o cilindro, eu teria que comprar, ou posso montar sem eles? quais as medidas vc me indicaria?

            Obrigado por enquanto, e parabéns pelo tutorial!!! vlw!

            Comment


            • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

              Postado originalmente por Gustavo Trepin
              Boa noite, trimilika!!! estou acompanhando esse topico, e o mesmo está me ajudando muito!!! porem estou com algumas duvidas aki!!!

              1° Existem Buchas de Teflon para pistão 1600 antigo original? é que no kit que comprei, veio faltando akelas travas originais, não sei porque, da pesquisando pra comprar achei essas de teflon dae to achando melhor comprar elas, claro se servir no meu kit.

              2° Também, não veio no meu kit, akeles aneis de vedação que vão entre o cabeçote e o cilindro, eu teria que comprar, ou posso montar sem eles? quais as medidas vc me indicaria?

              Obrigado por enquanto, e parabéns pelo tutorial!!! vlw!
              Gustavo,
              - póde e deve usar sim as buchas de teflon,

              - naum se usa nada entre o cabeçóte e o cilindro !
              oq se usa é uma junta de papel com ou sem calço entre a camisa e o bloco !
              ou no caso de camisas maiores q do 1600 ,vedante !

              quanto o tópico,
              obrigado,

              abraço
              trimilika
              trimilika atelier de preparações ,rua,circuito e arrancada (carro,kart e barco)
              escolinha de kart trimilika - (adultos e crianças)
              www.trimilika.kit.net
              www.trimilika1.hpg.ig.com.br
              trimilika1@hotmail.com.br
              tel 035-91420977 poços de caldas MG

              Comment


              • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                Parabéns Trimilika tópico muito bom mesmo, e vc sem querer (ou querendo) contou algums segredinhos, KKKKKKKKKKKKKKK

                Comment


                • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                  montei direitinho como descrito..
                  até comprei aquelas arruelas do volante... pra tirar a folguinha que tinha... minima a folga..

                  só que na hr que fui regular as folgas das valvulas.. que fui girar o virabrequim pelo parafuso da polia..
                  apareceu uma folga de quase 1mm ou mais..
                  -.-' fiquei pau da vida..

                  o que pode ser??
                  será que escapou algo dentro (coloquei todas os mancais/bronzina direitinho, como descrito aqui, o motor tava girando perfeito quando fui tirar a folga com a arruela... mas do nada ele apareceu essa enorme folga.. tava sem folga nenhuma quando coloquei a arruela e girei..)
                  Gol BX 1986
                  Com Kit Aerodinâmico R1 da Concessionaria Souza Ramos

                  >Atualmente:
                  -Comando 284º
                  -Kit Pistão 88mm
                  -Balanceamento e Alivio de Volante em 1.360kg

                  Comment


                  • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                    Mas esse motor foi feito? pq motor rodado costuma gastar o mancal traseiro da carcaça, e isso os calços não resolvem, só retificando mesmo.

                    Comment


                    • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                      Postado originalmente por [TH3]R3TIFIC4DOR* Ver Post
                      Mas esse motor foi feito? pq motor rodado costuma gastar o mancal traseiro da carcaça, e isso os calços não resolvem, só retificando mesmo.

                      Dai só "encasquilhando" né??
                      Tuning é exibição preparação é emoção!!!

                      www.youtube.com/dani0058

                      São Bento do Sul-SC

                      Comment


                      • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                        Postado originalmente por tl0058 Ver Post
                        Dai só "encasquilhando" né??
                        A bronzina traseira ( a flangeada ) ela vem com material sobremedida pra ser ajustado no encaixe do mancal do bloco, e tem que ficar justo!
                        Existem casos que gastam tanto o mancal, que esse material a mais não é o suficiente, precisando nesse caso encasquilhar, enjaquetar...etc.
                        Se vc pegar um bloco STD, novo, e medir a largura do mancal traseiro, vai ver que ele tem 22 mm.
                        Quando vc compra uma bronzina na caixa vem marcado Fl +2 por exemplo, quer dizer que tem 2 mm de material sobremedida, e poderia ser montado
                        em um bloco que tivesse a largura do mancal traseiro de até 20 mm.
                        Existem algumas bronzinas que chegam a vir com 4 mm a mais de material, muito difícil de encontrar ou de marca duvidosa.

                        Comment


                        • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                          Levei no mecanico, vai abrir pra ver o que precisa.. foi retificado e rodou uns 15mil km só..
                          quando abri e troquei os mancais/bronzinas... a folga já tinha lá.. desde sempre .-.
                          ai descobri de usar a arruela.. tirei a folga..
                          num tinha folga nenhuma..

                          mas já levei no mecanico... cansei.. ele mesmo abre e fecha lá direitinho e diz se vai precisar ou não de uma retifica (ele abriu a menos de 2000km só pra colocar o comando e já troquei os mancais e bronzinas todos e não precisava)

                          acho que quebrei algo dentro do motor quando fui colocar a polia da frente... bati nela pra entrar.. foi meu erro pelo visto..

                          ____________
                          atualizado

                          xD graças a Deus só foi uma folga no volante, já foi resolvido =D
                          Last edited by guineme; 17-08-2012, 05:32 PM.
                          Gol BX 1986
                          Com Kit Aerodinâmico R1 da Concessionaria Souza Ramos

                          >Atualmente:
                          -Comando 284º
                          -Kit Pistão 88mm
                          -Balanceamento e Alivio de Volante em 1.360kg

                          Comment


                          • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                            Aqui está o passo-a-passo para colocar o pinhão do distribuidor! Resposta dada a mim no forumfuscabrasill por um amigo que acabou de montar seu motor.

                            O que achou do passo-a-passo trimilka? Tens algo a acrescentar?

                            [fersavio]
                            A biela do cil1 deve estar toda para fora(aqui tu esta trabalhando com meia carcaça apenas), indicando que o pistão 1 estaria no PMS. Coloque graxa na, ou nas, eu usei duas, arruelas 6mm de calço do pinhão na carcaça e introduza o pinhão com as arruelas em direção a seu alojamento, de modo que a menor meia lua do pinhão fique para a frente do motor (polia). É um serviçinho meio chato e que exige paciência, precisa movimentar o vira pra encaixar os dentes do pinhão e engrenagem do vira e as vezes desencaixa as bronzinas dos mancais. Depois passa um óleo no distribuidor, não esqueça da borrachinha de vedação, assim só haverá uma posição pro rotor, apontando para aquela marquinha na carcaça do distribuidor que corresponde ao cil 1. A imagem abaixo é do livro "Conheça seu VW", mas explica a colocão com o bloco fechado. Se esqueci algo pergunte, abraço.
                            Last edited by _NandoO_; 29-11-2012, 09:18 AM.
                            Breve rodando: 2276 cm³, w130, 48 IDA.

                            Comment


                            • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                              Boa noite pessoal.

                              bom tenho um motor 1800 a vento guardado a 7 anos, este ano estava prestes a montar com um amigo irmão que manjava muito, e ja teve varios fuscas, mas o cara foi chamado pelo pai (apenas 33 anos), então eu me decidi a montar sozinho em memoria do meu amigo.

                              nao trabalho com mecanica, porem tenho muita habilidade, ja fiz sozinho a suspensão dianteira, com instalação da caratraca, suspensao trazeira, inclusive recentemente tinha desmontado toda a caixa de marchas e refeito ela toda, incluindo um blocante 80%. (que ainda nao testi a caixa por falta de motor)

                              o topico é show de bola, e ja me iluminou pacas, porem ainda tenho medos de cometer ERROS durante a montagem e acabar jogando dinheiro fora.

                              uma duvida cruel na minha cabeça é a dita da folga axial, que é retirada com arruelas atraz do volante, nao sei existe uma folga minima, se nao por ter folga, e que ferramenta se usa para isso.

                              se alguem tive algo a me falar agradeço.

                              obs.: o topico esta muito esclarecido com o que fazer, mas eu acho q ajuda se o pessoal postar dicas do que nao se fazer, pois as vezes podemos aprender no erro dos outros.

                              grato

                              willy roger
                              Last edited by willy roger; 22-12-2012, 11:49 PM. Razão: mudar palavras inadequadas
                              Verdinho 1971 (1800 rodando gostoso, em breve FUELTECH...)
                              Cinza 1964, EM BREVE 1600 NERVOSO
                              ...

                              Comment


                              • Re: TRIMILIKA passo á passo na hora de montar o motor a vento

                                Postado originalmente por _NandoO_ Ver Post
                                Aqui está o passo-a-passo para colocar o pinhão do distribuidor! Resposta dada a mim no forumfuscabrasill por um amigo que acabou de montar seu motor.

                                O que achou do passo-a-passo trimilka? Tens algo a acrescentar?

                                [fersavio]
                                A biela do cil1 deve estar toda para fora(aqui tu esta trabalhando com meia carcaça apenas), indicando que o pistão 1 estaria no PMS. Coloque graxa na, ou nas, eu usei duas, arruelas 6mm de calço do pinhão na carcaça e introduza o pinhão com as arruelas em direção a seu alojamento, de modo que a menor meia lua do pinhão fique para a frente do motor (polia). É um serviçinho meio chato e que exige paciência, precisa movimentar o vira pra encaixar os dentes do pinhão e engrenagem do vira e as vezes desencaixa as bronzinas dos mancais. Depois passa um óleo no distribuidor, não esqueça da borrachinha de vedação, assim só haverá uma posição pro rotor, apontando para aquela marquinha na carcaça do distribuidor que corresponde ao cil 1. A imagem abaixo é do livro "Conheça seu VW", mas explica a colocão com o bloco fechado. Se esqueci algo pergunte, abraço.

                                Engraçado que esse usuário [fersavio] foi o que deu xilique aqui para eu excluir o cadastro dele.
                                Porque o fórum era uma B*** e etc ...
                                e acabou contribuindo aqui sem querer
                                Felipe Mori
                                Osasco - SP
                                --------------------------------------------------------

                                Comment

                                Working...
                                X