Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lob center e lift no comando... Onde medir?

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Lob center e lift no comando... Onde medir?

    Segue ilustração de onde fisicamente semedem estas duas grandezas importantíssimas para os comandos.
    Vejam, reflitam e depois perguntem.
    Como é uma dúvida que aflige muitos decidi colocar aqui e gerar links aos tópicos onde a pergunta seja semelhante.
    Arquivos Anexos
    "Master Vader"
    The Lord of the Sith VW
    My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
    My email -> vaderthemaster@gmail.com

  • #2
    O do Lift eu acertei, foi nesse local mesmo que medi, deu 6.1 (achei muito baixo) agora o Lob que eu não sabia, mas medimos de outro jeito, que deu certinho ! agora uma dúvida no caso o que faz o comando atrapalhar de lenta, é a medida do LC ou do Lift ???? pq o mecânico que comprei esse comando, disse que apesar desse comando ser 310º ele atrapalhava bem pouco, o que vc me diz Vader.

    valeu
    Last edited by Geléia; 31-03-2007, 02:16 PM.

    Comment


    • #3
      Ah Vader estava vendo na tabela da SOBE, e eles tem comandos com várias graus, e no caso tem os "levantes", esse levante é o Lift ??????? ou nada a ver ???

      Comment


      • #4
        Vader

        Gostaria de saber se estas medidas sao as que determina o correto comando?

        Comment


        • #5
          Postado originalmente por Geléia
          O do Lift eu acertei, foi nesse local mesmo que medi, deu 6.1 (achei muito baixo) agora o Lob que eu não sabia, mas medimos de outro jeito, que deu certinho ! agora uma dúvida no caso o que faz o comando atrapalhar de lenta, é a medida do LC ou do Lift ???? pq o mecânico que comprei esse comando, disse que apesar desse comando ser 310º ele atrapalhava bem pouco, o que vc me diz Vader.

          valeu

          O que atrapalha a lenta é o cruzamento das válvulas. Um ângulo que determina quanto as válvulas de admissão e escape estão abertas simultaneamente.
          Este ângulo geralmente aumenta com o aumento da graduação do comando, portanto um comando com 310 graus tem cruzamento (também chamado de Over Lap) maior que um comando 270 graus,portanto o de 310 deverá embaralhar mais que o de 270 graus.
          Além disto, podemos comparar dois comandos de mesma permanência (dois modelos de 310 graus por exemplo), um com lobcenter de 108 graus e outro com 104 graus. O que possui maior lob center acabatendo menor cruzamento, portanto embaralha menos em marcha lenta.

          Assim fica a conclusão, altos ângulos de permanência tendem a piorar a marcha lenta, porém se tiverem lob center maior esta situação fica atenuada.

          Na prática utilizamos sempre comandos com lob center entre 106 e 109 graus para aspirado e 110 e 114 para turbo.

          O lift não atua tão diretamnete na embaralhada do motor,assim não se deve dar uma regra direta do lift como responável pelo motor embaralhar ou não em baixa.
          "Master Vader"
          The Lord of the Sith VW
          My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
          My email -> vaderthemaster@gmail.com

          Comment


          • #6
            Então Vader mas o que vc achou desse meu comando ?

            Comment


            • #7
              Postado originalmente por Geléia
              Então Vader mas o que vc achou desse meu comando ?
              Se você souber, além do ângulo (310 graus), o Lob center, lift no comando e de prefer~encia os ângulos numa determinada folga (normalmente 1,00mm ou 1,27mm) de antecipação e retardamento, abaixo citados, eu poderei dizer com mais certeza:

              AAA (antecipação da abertura da admissão)
              RFA (retardamento do fechamento da admissão)
              AAE (antecipação de abertura do escape)
              RFE (retardamento do fechamneto do escape)

              Com eles a gente determina exatamente qual é o lob center, mesmo sem medí-lo com transferidor, pois AAA + RFE = Over lap* (cruzamento na folga especificada) e o
              Lob center = (180 - Over Lap*)/2
              Na teoria, porém na prática como a permanência do comando é maior que os 180 graus teóricos, teremos uma anãlise um pouco mais longa.

              Levando em consideração que os ângulos físicos do comando são exatamente a metade dos ângulos medidos através de transferidor no virabrequim, pois este gira na metade da rotação do virabrequim, teremos conforme a imagem anexa:

              AAA = ((PA -180)/2) + 90 - L.C + f
              RFA = ((PA -180)/2) + L.C - 90 - f
              AAE = ((PE -180)/2) + L.C. - 90 +f
              RFE = ((PE - 180)/2) + 90 - L.C -f

              onde:

              PA e PE são as permanência de admissão e escape respectivamente.
              L.C é o lob center real
              e f é a fase de montagem do comando na polia ou engrenagem original do fabricante do comando.

              Desta forma:

              temos:

              O.L = AAA + RFE e substituindo as equações de AAA e RFE, teremos:
              O.L = ((PA-180)/2) + 90 - L.C + f + ((PE-180)/2 +90 - L.C - f
              O.L = PA/2 -90 + PE/2 -90 +180 - 2*L.C
              O.L = (PA+PE)/2 - 2*L.C

              ou se quizermos calcular o L.C

              L.C = ((PA+PE)/2-O.L)/2

              Se pensarmos num comando teórico, teremos PA = PE = 180, portanto a fórmula seria:

              L.C = ((180 + 180)/2 - O.L)/2
              L.C = (180 - O.L) / 2

              e aí estava um erro meu ao transcrever a teoria, afinal havia esquecido de dividir por 2 o segundo termo da expressão.

              Na prática o Over Lap real é maior quie o Over Lap*, pois não usamos folgas de válvula de 1,00mm ou 1,27mm, mas sim na casa dos 0,05mm a 0,15mm, aumentando em muito este ângulo.

              tente me informar algo a mais para eu comentar.

              A princípio eu diria que é um comando semelhante ao Engle W130 ou W140, portanto com bastante torque em rotações médias e altas e potência máxima na casa dos 6500rpm a até 7000rpm.
              Arquivos Anexos
              Last edited by Master Vader; 26-07-2010, 02:28 PM.
              "Master Vader"
              The Lord of the Sith VW
              My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
              My email -> vaderthemaster@gmail.com

              Comment


              • #8
                Só uma dúvida...

                A permanência do comando é 180 + AAA + RFA na admissão e 180 + AAE + RFE no escape?

                Abraços.
                --->>> Se você não conseguiu ver o futuro é porque ainda não acelerou o bastante.--->>>

                Comment


                • #9
                  Como saber quantos graus é um comando?

                  Comment


                  • #10
                    Estou em busca de informações... li em um site que o comando P2 seria equivalente ao W110, mas segundo o panfleto de época indica que o P2 tem levante de 8.8 ja o W110 tem 9,9 com 284º alguem sabe as diferença, pois estou tentando ter uma idéia de potencia do meu motor através do programinha do nosso Master Vader mas la não tem a opção do comanado P2, mando o panfleto em anexo para ver se alguem consegue descobrir algo...
                    Arquivos Anexos

                    Comment


                    • #11
                      Postado originalmente por Farina
                      Estou em busca de informações... li em um site que o comando P2 seria equivalente ao W110, mas segundo o panfleto de época indica que o P2 tem levante de 8.8 ja o W110 tem 9,9 com 284º alguem sabe as diferença, pois estou tentando ter uma idéia de potencia do meu motor através do programinha do nosso Master Vader mas la não tem a opção do comanado P2, mando o panfleto em anexo para ver se alguem consegue descobrir algo...
                      Amigo não consegui visualizar esta sua imagem mas acho que é igual a esta !!! estou postando denovo
                      Arquivos Anexos

                      Comment


                      • #12
                        hehe é ela mesma desculpem a falta de qualidade do arquivo mas tive dificuldades para postar... Valeu Bifox!

                        Comment


                        • #13
                          Re: Lob center e lift no comando... Onde medir?

                          Postado originalmente por Master Vader
                          Segue ilustração de onde fisicamente semedem estas duas grandezas importantíssimas para os comandos.
                          Vejam, reflitam e depois perguntem.
                          Como não manjo de comandos e o pessoal já entrou de sola, fiquei perdido.

                          1- Quanto ao lift, tudo ok. Medida linear. Quanto maior, maior o curso do seguidor (vareta, tucho, balancim, válvula).

                          2- Quanto ao lob center (medida angular), ficou esquisito. Suponho que o comando da fig. gire no sentido horário e a came que está "em pé" acione a válvula de admissão e a deitada acione a de escape. Pergunto:

                          2a- Qual o significado desse ângulo? Basicamente ele não deveria ter 90°?

                          2b- O outro ângulo (360° - LC) tem nome? Serve para alguma coisa?

                          Comment


                          • #14
                            Re: Lob center e lift no comando... Onde medir?

                            Postado originalmente por ricardo groetaers
                            Como não manjo de comandos e o pessoal já entrou de sola, fiquei perdido.

                            1- Quanto ao lift, tudo ok. Medida linear. Quanto maior, maior o curso do seguidor (vareta, tucho, balancim, válvula).

                            2- Quanto ao lob center (medida angular), ficou esquisito. Suponho que o comando da fig. gire no sentido horário e a came que está "em pé" acione a válvula de admissão e a deitada acione a de escape. Pergunto:

                            2a- Qual o significado desse ângulo? Basicamente ele não deveria ter 90°?

                            2b- O outro ângulo (360° - LC) tem nome? Serve para alguma coisa?

                            Ricardo,
                            A respeito da pergunta 2a, a resposta:

                            "O lob center e a diferença em graus entre os picos dos ressaltos de admissão e de escape. A melhor faixa de lob center está entre 104º e 115º. Quanto menor o lob center 'pior' será a marcha lenta, maiores serão as pressões dentro do cilindro, o toruqe será levado para rotações mais elevadas e melhor será o desempenho do motor em altas rotaões. Já lob center maior, favorece o contrário das características ja citadas, além de suavizar a marcha lenta e favorecer uma curva de torque plana. Logo, lob center menor é mais apropriado para motores aspirados, enquanto graduações maiores de lob center são mais apropriados à motores turboalimentados."

                            É isso, espero ter ajudado a resolver essa dúvida! ;)

                            Essa resposta foi tirado da re.vist Fullpower nº65.

                            Abraço
                            Last edited by Rafael_MO; 07-02-2009, 10:56 PM.
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • #15
                              Re: Lob center e lift no comando... Onde medir?

                              Tá esquisito Rafael, posteriormente volto ao assunto.

                              Comment

                              Working...
                              X