Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Calcular a Taxa de Compressão do Seu Motor Aspirado

Collapse
This is a sticky topic.
X
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Postado originalmente por thisk8ago
    como eu faço pra saber o curso do meu virabrequim?
    Se seu vira for original de 1300, 1500, 1600 ou 1700, ele tem curso de 69mm.

    Mas dá pra calcular se vc quiser, tem um tópico respondido pelo Vader que explica isso. Procurei mas não achei para por aki.
    ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

    Comment


    • #32
      Re: Calcular a Taxa de Compressão do Seu Motor Aspirado

      Oi galera!

      Qual a taxa de compressão do kit 1600 álcool e cabeçotes modernos?
      Valeu!
      "May the force be with you!"

      Comment


      • #33
        Re: Calcular a Taxa de Compressão do Seu Motor Aspirado

        Postado originalmente por Maurício Queiroz
        Oi galera!

        Qual a taxa de compressão do kit 1600 álcool e cabeçotes modernos?
        Valeu!
        Vc quer dizer kit e cabeçotes modernos certo?
        Fica em torno de 12:1

        E o kit 1600 alcool antigo (tudo antigo) fica em 10:1.
        ... é sempre assim, de norte a sul, cortando estradas no meu trovão azul ...

        Comment


        • #34
          Re: Calcular a Taxa de Compressão do Seu Motor Aspirado

          ola teria como calcular a taxa de um motor montado,pois tenho um 1600 com 2mm de rebaixo no cabeçote 6 aletas moderno e pistao cabecudo para alcool,alguem teria idea de quanto esta a taxa,o carro vai rodar no alcool,grato.

          Comment


          • #35
            Re: Calcular a Taxa de Compressão do Seu Motor Aspirado

            Fiquei curioso com algumas medidas de volume de câmara. Eu encontrei 40ml e vi que houve quem encontrasse 50ml. Uma grande diferença entre os cabeçotes.

            Comment


            • #36
              Re: Calcular a Taxa de Compressão do Seu Motor Aspirado

              eu não entendi o calculo, mais alquem pode fazer pra mim o meu eo cabeçote antigo com 4 de taxa pitãos reto 92mm e na camisa o pistão falta 1 m pra ficar rente

              Comment


              • #37
                Re: Calcular a Taxa de Compressão do Seu Motor Aspirado

                Para saber a taxa de compressão de seu motor você precisará de um paquímetro, uma seringa 10ml, um copo de água, 50ml de óleo e muita atenção para seguir duas etapas:

                1º SABER O VOLUME DO CILINDRO
                Há duas formas de saber o volume do cilindro, uma aproximada e outra exata:
                - Se o motor for original ou, no caso de já haver sido retificado, o proprietário tiver a certeza da medida dos pistões utilizados, basta consultar um tabela técnica para calcular a cilindrada unitária, utilizando a seguinte fórmula:
                Cilindrada = (diâmetro do cilindro X diâmetro do cilindro X curso do pistão X 3,14) / 4000

                - A forma mais exata de saber o volume do cilindro é, com o motor aberto, utilizando um paquímetro, medir o diâmetro do cilindro e o curso do pistão (não esquecer de posicionar o motor em ponto morto inferior). Anote as medidas com precisão de uma casa decimal (ex. 100,5mm) e aplique a fórmula acima, cujo resultado será dado em cm3 (ex. 500cm3)

                IMPORTANTE! Se o seu motor tiver pistões de cabeça côncava é necessário medir o volume desta concavidade. Posicione o motor em ponto morto superior e, utilizando-se de uma seringa de 10ml e óleo de motor, preencha a concavidade com o volume de óleo necessário para alcançar o mesmo nível da cabeça do pistão. Anote o volume de óleo que você precisou injetar com a precisão de uma casa decimal (ex. 10,5cm3).
                Esse volume de óleo deverá ser SOMADO ao valor encontrado a partir da fórmula acima (ex. se usando a fórmula você calculou um resultado de 500cm3, some a esse valor o volume de óleo injetado de 10,5cm3, que resultará num volume total do cilindro de 510,5cm3 e após some ao valor do volume da câmara de combustão).

                2º SABER O VOLUME DA CÂMARA DE COMBUSTÃO
                Feita em duas etapas: medição do volume da câmara e medição do volume da junta.
                - Medição do volume da câmara de combustão: Com o cabeçote fora do motor, prenda-o em uma morsa, mantendo-o perfeitamente nivelado e com as câmaras de combustão voltadas para cima. Utilizando uma seringa de 10ml cheia de água ou gasolina, injete a quantidade de líquido suficiente para preencher completamente a câmara de combustão, até nivelá-la com o restante do cabeçote. Anote o volume encontrado com a precisão de uma casa decimal (ex. 55,5cm3)

                - Medição do volume da junta do cabeçote: utilizando um paquimetro, meça o diâmetro interno do anel metálico da junta do cabeçote e meça a espessura da junta, anote os valores e utilize a fórmula acima para calcular o volume da junta. Anote o volume encontrado com a precisão de uma casa decimal (ex. 10,5cm3). Esse valor deverá ser SOMADO ao valor encontrado na medição do volume da câmara de combustão (ex. se você havia encontrado uma câmara de 55,5cm3, some a essa o volume da junta de 10,5cm3, que resultará num volume total de 66cm3)

                No caso do Vw-AR, desconsidere a junta, pois não tem !!!


                AGORA QUE VOCÊ JÁ SABE O VOLUME TOTAL DO CILINDRO e o VOLUME TOTAL DA CÂMARA DE COMBUSTÃO, BASTA APLICAR A FÓRMULA SEGUINTE:

                Taxa de compressão = (volume do cilindro + volume da câmara) / volume da câmara

                Usando os valores dos exemplos acima, seria esse o resultado da fórmula:
                (500 cilindro)+(10,5 pistão)+(55,5 câmara+10,5 junta +10,5 pistão)
                Taxa de compressão = (510,5 + 76,5) / 76,5
                Taxa de compressão = 587 / 76,5
                Taxa de compressão = 7,67

                Exemplos com pistões diferentes:

                -Pistao Convexo(cabeçudo):
                Cilindrada Unitaria(Vc)=510,5cc
                Concavidade=12cc
                Cilindrada Unitaria Real=498,5cc
                Camara de Explosao(Ve)=66cc
                Ve Real=54cc
                Taxa=10,2:1

                498,5+54 /54= 10,2

                2-Pistao Concavo(esburacado):
                Cilindrada Unitaria(Vc)=510,5cc
                Convexidade=10cc
                Cilindrada Unitaria Real=520,5cc
                Camara de Explosao(Ve)=66cc
                Ve Real=76
                Taxa=7,7:1

                510,5 + 76 /76


                3-Pistao Reto

                Cilindrada Unitaria(Vc)=510,5cc
                Cilindrada Unitaria Real=510,5cc
                Camara de Explosao(Ve)=66cc
                Ve Real=66
                Taxa= 8,73:1

                510,5+66/66 = 8,73


                Estou fazendo certo ?????

                Comment


                • #38
                  Re: Calcular a Taxa de Compressão do Seu Motor Aspirado

                  Postado originalmente por Renato_Puma
                  Ah......Nosso Mestre me falou de uma coisa q eu esqueci!!!
                  Onde que entram os Pistoes Convexos("Cabeçudos") e os Concavos("Esburacados") e os Retos nisso tudo..... ops:
                  Vamos lá....

                  Se o pistao for Convexo vc tem q pegar um pouco de parafina,"tirar um molde" da concavidade e dai medir qto é o espaço(volume) q a concavidade ocupa...Faz-se isso "Pipetando" como se estivesse no cabeçote!!!
                  Dai é só voce SUBTRAIR do Volume final encontrado na formula do Vc e SUBTRAIR do volume encontrado na pipetaçao do cabeçote (Ve).
                  Por exemplo: Vc achou 492cc de cilindrada unitaria(Vc) dai esse pistao tem uma convexidade q ocupa 12ml(cc) quer dizer q a REAL cilindrada unitaria é 480cc .Mas vai tirar os msm 12cc do volume camara de combustao dando tbm o Vc REAL.
                  Por isso a taxa é aumentada com pistoes cabeçudos pois qdo jogado na formula da taxa comparado com um pistao reto ou convexo a taxa vai ser mto maior!!!!!

                  Com o Pistao Concavo é mais facil, é só vc colocar o acrilico emcima do pistao e pipetar como se fose no cabeçote.
                  Tendo o volume em mãos é só ADICIONAR ele à Cilindrada unitaria(Vc) e ADICIONAR ao volume da camara Vc
                  Por exemplo: Vc achou as mesmas 492cc de cilindrada unitaria e agora a concavidade(buraco) no pistao tem 8ml(cc) da um total de 500cc,e aumentado no Volume da Camara(Ve) que qdo jogado na formula da taxa vai Diminuir a taxa!!!

                  O pistao reto é só utilizar as formulas!!!

                  Vamos Calcular a taxa para um msm motor 1900 só utilizando pistoes diferentes!!!
                  1-Pistao Convexo(cabeçudo):
                  Cilindrada Unitaria(Vc)=492cc
                  Concavidade=12cc
                  Cilindrada Unitaria Real=480cc
                  Camara de Explosao(Ve)=60cc
                  Ve Real=48cc
                  Taxa=11:1

                  2-Pistao Concavo(esburacado):
                  Cilindrada Unitaria(Vc)=492cc
                  Convexidade=12cc
                  Cilindrada Unitaria Real=504cc
                  Camara de Explosao(Ve)=60cc
                  Ve Real=72
                  Taxa=8:1

                  3-Pistao Reto
                  Cilindrada Unitaria(Vc)=492cc
                  Cilindrada Unitaria Real=492cc
                  Camara de Explosao(Ve)=60cc
                  Ve Real=60
                  Taxa=9,2:1

                  Deu pra entender??Fiz tudo meio correndo espero q todos consigam visualizar oq tah escrito..........hahahaha

                  Uma boa taxa para aspirados é 9,5:1 na gasolina e 12:1 no alcool,mas isso pode variar para cada caso neh?
                  E nao é só na mudança de pistoes q pode se mudar a taxa dos pistoes, assim como na mudança do curso do vira e no rebaixamento dos cabeçotes ou colocaçao de uma junta maior entre os cabeçotes e o bloco(valido mais para outros motores como os APs bahrrr!!!)......
                  Mas tudo isso é só jogar nas formulas q eu falei....
                  Abraço
                  boa noite renato fiz os calculos do meu motor e deu 14,07 de taxa dados
                  *85mm medidos no cilindro
                  *35ml na camara de combustão cabeçote de 6 aletas
                  *vira 69mm,1mm de luz do pistão
                  o vader falou q a parte da cabeça do pistão ocupa 5cm cubicos e na formulas os 5cm são negativos por ocuparem a camara.obs vader falou q 1cc=1ml eu fiz o sequinte raciocinio 1cc=1ml=1cm sera q seria certo?configuração do meu motor
                  *kit de motor moderno apos 84 a alcool, com cabeçotes tb apos 84 com 6 aletas comando apos 84
                  queria saber se eu colocar aquelas arruelas de calço de 1mm na camisas,queria colocar 2 em cada cilindro para destaxar sera que com isso a taxa cairia pra 9,5 ou ja no limite 10 de taxa na gasolina com 1 carbura so.
                  vc real do meu motor deu 392,21cc

                  Comment


                  • #39
                    Re: Calcular a Taxa de Compressão do Seu Motor Aspirado

                    Com as informações do tópico, fiz uma nova planilha. Esta permite calcular pistões concavos.

                    Porém ainda tenho dúvidas quanto aos cálculos, nessa pra obter o volume total da camara somei o volume cilindrico + concavidade do pistão + volume da câmara + luz de vela (conforme raciocinio do outro colega, pois a luz de vela pra mim sempre é a parte, já que mesmo no PMI ela está lá, a parte do curso do pistão).

                    Será que meu raciocinio na planilha está correto?
                    Arquivos Anexos
                    Last edited by ZCC; 25-01-2012, 10:07 PM.
                    Gurgel X12TR - 1980

                    Comment


                    • #40
                      Re: Calcular a Taxa de Compressão do Seu Motor Aspirado

                      3-Pistao Reto
                      Cilindrada Unitaria(Vc)=492cc
                      Cilindrada Unitaria Real=492cc
                      Camara de Explosao(Ve)=42cc
                      Ve Real=42cc
                      Taxa=12,7:1

                      é um bom valor para um 1900 69x94 com comando fk89?
                      Fusca 85 1600 Alcool Original

                      Comment


                      • #41
                        Re: Calcular a Taxa de Compressão do Seu Motor Aspirado

                        pessoal montando vi que fico uma luz de 0,32 mm fazendo os calculos

                        Cilindrada Unitaria(Vc)=499cc
                        Camara de Explosao(Ve)=42cc
                        Ve Real=42cc
                        Taxa=12,8:1

                        alguem pode me ajudar
                        Fusca 85 1600 Alcool Original

                        Comment

                        Working...
                        X