Anúncio

Collapse
No announcement yet.

amortecedor de astra na traseira:vou testar

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: amortecedor de astra na traseira:vou testar

    Postado originalmente por Antonio carlos
    chevette ,são novos.Abraços
    Vou tentar a sua receita :evil
    Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

    Comment


    • #32
      Re: amortecedor de astra na traseira:vou testar

      rapaz , eu tenho um conj. de amortecedores do astra 2004, sera que da certo?
      1600 T BLACK PARTE II , POR QUE O SONHO NUNCA MORRE





      Comment


      • #33
        Re: amortecedor de astra na traseira:vou testar

        Postado originalmente por Rodrigho
        rapaz , eu tenho um conj. de amortecedores do astra 2004, sera que da certo?
        Se ele se parecer com o da foto que o ricardo postou basta seguir minhas dicas e ser feliz.Abraços
        Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

        Comment


        • #34
          Re: amortecedor de astra na traseira:vou testar

          Postado originalmente por Antonio carlos
          sim ,teve uma buchinha pra tirar a folga.Resto basta encaixar e curtir a suspa macia e firme.Abraços
          Então basta colocar essa "Buchinha" no amortecedor do Astra 99/00 e instalar no lugar, sem nenhum outro tipo de adaptação ? Plug-and-Play ?

          O meu é um 1300L, ano 1980. Da pra colocar direto ?

          Essa "buchinha"... como seria ? Encontra-se pronta ou teria que mandar fazer ?

          Comment


          • #35
            Re: amortecedor de astra na traseira:vou testar

            Dois dias atrás coloquei os amortecedores traseiros do Astra 98/... Cofap Turbogás na traseira e os amortecedores traseiros do Celta na dianteira, também Cofap Turbogás.
            Vou contar a minha experiência:
            Os traseiros de Astra têm furos para parafusos de 14mm em baixo e 12mm em cima. Os de Fusca são para parafusos de 12mm em cima e em baixo. Retirei os pinos de metal das buchas dos amortecedores antigos de Fusca, prendi numa furadeira, e diminuí o diâmetro na base da lima até que coubessem no furo de 14mm dos amortecedores de Astra. Resolvido este problema, outro: As buchas de metal do amortecedor do Astra são mais largos que o do Fusca, portanto tive que cortar as pontas num esmeril para que entrassem sem faltar parafuso.
            Depois, o corpo da capa do amortecedor (de plástico nos Cofap, apenas com a parte abaixo do olhal de metal, para segurar a capa) é mais gordo, então tive que cortar um lado para que a parte de cima entrasse. No meu caso, isso aconteceu apenas do lado direito. Talvez as buchas da carroceria estejam mais baixos só desse lado.
            Comparei com os amorteceores de D-20, e a largura da capa é a mesma, mais gorda que a do Fusca, ou seja, o de D-20 precisaria desse corte também.
            Resolvido os traseiros, agora a dianteira.
            Os amortecedores traseiros de Celta têm furo da bucha para parafuso de 10mm, portanto é necessário passar uma broca de 12mm para entrar no Fusca.
            Fora isso, reparei que, com o batente original que vem com o amortecedor, o comprimento fechado fica maior que o do Fusca. No meu, experimentei cortar um pouco do batente para que o comprimento fechado fique ligeiramente menor que o do Fusca, já que é um pouquinho rebaixado.

            Bom, esta foi a minha experiência.
            Não é difícil, para quem tem ferramental e experiência em manuseá-las.
            Para quem não tem, não recomendo fazer por conta. É uma bela trabalheira...

            Espero que ajude quem esteja pensando em fazer esta adaptação.
            Last edited by Madai; 28-11-2010, 11:57 AM.
            Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

            Comment


            • #36
              Re: amortecedor de astra na traseira:vou testar

              Postado originalmente por Madai
              Dois dias atrás coloquei os amortecedores traseiros do Astra 98/... Cofap Turbogás na traseira e os amortecedores traseiros do Celta na dianteira, também Cofap Turbogás.
              Vou contar a minha experiência:
              Os traseiros de Astra têm furos para parafusos de 14mm em baixo e 12mm em cima. Os de Fusca são para parafusos de 12mm em cima e em baixo. Retirei os pinos de metal das buchas dos amortecedores antigos de Fusca, prendi numa furadeira, e diminuí o diâmetro na base da lima até que caibam no furo de 14mm dos amortecedores de Astra. Resolvido este problema, outro: As buchas de metal do amortecedor do Astra são mais largos que o do Fusca, portanto tive que cortar as pontas num esmeril para que entrassem sem faltar parafuso.
              Depois, o corpo da capa do amortecedor (de plástico nos Cofap, apenas com a parte abaixo do olhal de metal, para segurar a capa) é mais gordo, então tive que cortar um lado para que a parte de cima entrasse. No meu caso, isso aconteceu apenas do lado direito. Talvez as buchas da carroceria estejam mais baixos só desse lado.
              Comparei com os amorteceores de D-20, e a largura da capa é a mesma, mais gorda que a do Fusca, ou seja, o de D-20 precisaria desse corte também.
              Resolvido os traseiros, agora a dianteira.
              Os amortecedores traseiros de Celta têm furo da bucha para parafuso de 10mm, portanto é necessário passar uma broca de 12mm para entrar no Fusca.
              Fora isso, reparei que, com o batente original que vem com o amortecedor, o comprimento fechado fica maior que o do Fusca. No meu, experimentei cortar um pouco do batente para que o comprimento fechado fique ligeiramente menor que o do Fusca, já que é um pouquinho rebaixado.

              Bom, esta foi a minha experiência.
              Não é difícil, para quem tem ferramental e experiência em manuseá-las.
              Para quem não tem, não recomendo fazer por conta. É uma bela trabalheira...

              Espero que ajude quem esteja pensando em fazer esta adaptação.
              Eu queria usar o traseiro do fiesta na dianteira e o da D20 na traseira
              você acha que fica facil?
              Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

              Comment


              • #37
                Re: amortecedor de astra na traseira:vou testar

                Por aqui só encontrei o amortecedor do Astra da marca ""MONROE - Turbo Gás""... Ele não tem capa de plástico... é todo de METAL ... AI ACHO QUE NÃO DA NÉ...

                Qual marca tem a capa de plástico ??

                Se cortar a capa a haste não ficará exposta, prejudicando o amortecedor ?

                O ""MONROE - Turbo Gás"" encontrei por R$ 240,00; o Original do Fusca (Monroe) custa R$ 100,00 ... a diferença é grande !!!

                Mesmo com essa diferença gritante de preço, vale realmente a pena ?

                A melhora na suspensão traseira justifica o investimento ?

                Comment


                • #38
                  Re: amortecedor de astra na traseira:vou testar

                  laudo de engenheiro com ensaios não tá suficiente?Abraços
                  Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

                  Comment


                  • #39
                    Re: amortecedor de astra na traseira:vou testar

                    Postado originalmente por Antonio carlos
                    laudo de engenheiro com ensaios não tá suficiente?Abraços
                    Com certeza, os Laudos/Ensaios comprovam a eficácia.

                    E tb não restam dúvidas sobre a superioridade dos amortecedores modernos... se assim não fossem, não eriam fabricados, mantendo-se as características/sistemas das peças "antigas"...

                    A minha dúvida se dá por ser uma adaptação em um modelo de veículo para o qual o referido amortecedor não foi especificamente desenvilvido.

                    A engenharia desenvolve/dimensiona cada tipo de peça/produto para determinado tipo de automóvel, que possuem suas características particulares (passeio, trabalho, rodar em asfalto e/ou chão, peso, potencia, etc).

                    Assim, as peças que apresentam uma eficácia/rendimento em um determinado veículo podem não ter o mesmo resultado em outro...

                    Repito, a superioridade de tecnologia/qualidade é indiscutível. A dúvida é se pelos resultados reais obtidos adaptando-se o amortecedor traseiro do astra no fusca, justificar-se-ia a enorme disparidade do preço das peças.

                    Na oportunidade, reitero minhas outras duvidas anteriormente apresentadas:

                    1) Por aqui só encontrei o amortecedor do Astra da marca ""MONROE - Turbo Gás""... Ele não tem capa de plástico... é todo de METAL ... Pelo que todos falaram aqui, teria que "cortar" a tal capa de plástico...

                    2) Qual marca tem a tal capa de plástico ??

                    3) Qual marca seria mais indicada: Cofap, Monroe, Nakata ? Ou alguma outra ?

                    4) Se cortar a capa a haste não ficará exposta, prejudicando o amortecedor ?

                    Comment


                    • #40
                      Re: amortecedor de astra na traseira:vou testar

                      Nos amortecedores com capa de plástico (Cofap Turbogás no meu caso), bastou retirar a capa, cortar a parte de metal abaixo do olhal, reinstalar a capa, e colocar. A capa se molda à parte cortada e entra na lataria da parte de cima.
                      Nos com capa de metal, poderia tentar fazer um corte em diagonal, só para entrar a parte de cima, e fechar o buraco com alguma coisa. Ou, se tiver coragem, rebater a lata que envolve a parte da fixação para que o amortecedor entre...
                      Os meus comprei numa promoção da Mercadocar, em São Paulo, e paguei 172 Dilmas nos traseiros de Astra e 145,80 mais 18,58 de coifas/batentes nos dianteiros de Celta, todos peças originais GM (dentro estavam os Cofap Turbogás).
                      Mas, pelo que pesquisei, os traseiros de Astra giram pelos 230 e os traseiros de Celta, pelos 170 dilmas.
                      Pessoalmente, gosto muito dos Monroe Gás Premium Gold, uso em meu Gol há uns 3 anos e fica muito bom, firme e confortável. Cofap Turbogás estou experimentando agora, nada a reclamar, e Nakata já foi boa, mas os hidráulicos de hoje deixam muito a desejar. Depois que foi comprada pela Dana, caiu bastante a qualidade dos amortecedores.
                      Quanto à adaptação ir contra tudo que os engenheiros projetaram, eu penso o seguinte:
                      Na época em que as cargas dos amortecedores foram definidos, o limite de velocidade das nossas estradas era bem mais baixo, os motores não tinham muita potência e a suspensão deveria trabalhar satisfatoriamente em todo tipo de piso que encontrasse.
                      A partir do momento em que aumentou-se a potência do motor, limitou-se o seu uso para pistas com bom pavimento, e aumentou-se a velocidade de cruzeiro (120km/h), tudo que foi projetado pelos engenheiros vai pro espaço... Então o jeito é partir para adaptações, ainda mais que não se fabricam mais amortecedores de alta performance para nossos carrinhos, apenas o básico para manutenção.
                      Last edited by Madai; 28-11-2010, 12:52 PM.
                      Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

                      Comment


                      • #41
                        Re: amortecedor de astra na traseira:vou testar

                        Postado originalmente por 1300l
                        Eu queria usar o traseiro do fiesta na dianteira e o da D20 na traseira
                        você acha que fica facil?
                        Acho que os amortecedores do Fiesta ficam compridos demais. Você pode conferir as medidas aberto e fechado no catálogo da Monroe>
                        http://www.sa-tenneco-automotive.com...o_br_port.html
                        Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

                        Comment


                        • #42
                          Re: amortecedor de astra na traseira:vou testar

                          Quanto às impressões dos amortecedores:
                          Na traseira, já usei originais, amortecedores TAG com 30% a mais e amortecedores Ronaldo com 50% a mais de carga. Os originais são moles demais, os TAG com 30% ainda balançavam e pareciam um pouco moles. Os Ronaldo com 50% já ficaram um pouco duros, e a traseira ainda balançava em curvas de alta com irregularidades (120km/h). Nas retas a 160km/h, davam medo! Parecia que os amortecedores, de tão duros, não deixavam a suspensão retornar a tempo de acompanhar as irregularidades, fazendo as rodas saírem do chão.
                          Já com os Cofap Turbogás do Astra, a traseira ficou mais macia, talvez um pouquinho mais alta, coisa de 5mm a 1cm, porém sem as balançadas que tanto me incomodavam. Para mim, foi o melhor setup até agora.
                          Já na dianteira, usei os Nakata originais do Fusca, mais moles que os Cofap dupla ação, mas nenhum me satisfez. Com os amortecedores do Celta traseiros, a impressão é que ficou um pouco dura, mas com comportamento geral bom.

                          Antônio Carlos, muito obrigado pela dica dos amortecedores do Astra!
                          Ficou muito bom!
                          Last edited by Madai; 28-11-2010, 12:48 PM.
                          Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

                          Comment


                          • #43
                            Re: amortecedor de astra na traseira:vou testar

                            Postado originalmente por Madai
                            Acho que os amortecedores do Fiesta ficam compridos demais. Você pode conferir as medidas aberto e fechado no catálogo da Monroe>
                            http://www.sa-tenneco-automotive.com...o_br_port.html
                            Obrigado.
                            Eu pensei neles pois eles são confortáveis e bons de curva.
                            Mais se ficarem compridos ai não tem jeito hehe.

                            Vou dar uma olhada no link. Muito Obrigado viu?

                            Abraço ;)
                            Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                            Comment


                            • #44
                              Re: amortecedor de astra na traseira:vou testar

                              Opa! Estamos aí para ajudar!
                              Segue o link dos catálogos da Nakata em pdf, o de amortecedores tem fotos do formato de cada código.

                              http://www.nakata.com.br/default.asp?pt=catalogos
                              Last edited by Madai; 28-11-2010, 09:16 PM.
                              Marcos Fuscão 74 vermelho - Aspirado 92mmx78.4mm - comando Kombi Tork VW 116 - Uma Weber 40 Centermount

                              Comment


                              • #45
                                Re: amortecedor de astra na traseira:vou testar

                                Postado originalmente por Madai
                                Opa! Estamos aí para ajudar!
                                Segue o link dos catálogos da Nakata em pdf, o de amortecedores tem fotos do formato de cada código.

                                http://www.nakata.com.br/default.asp?pt=catalogos
                                Obrigado mais uma vez. Verei se quando fizer a minha suspensão (em breve pois meu chapeu de napoleao se soltou) coloco os do astra 99 e os do Celta.

                                Outro que pelo que vi grassas a seu link (muito obrigado por ele) é que o do clio 96 pode ficar bom na dianteira, o clio é bem confortavel. Quero ver de curva como ele fica
                                Last edited by 1300l; 28-11-2010, 11:35 PM.
                                Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                                Comment

                                Working...
                                X