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Duto para refrigeraçao...

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  • Duto para refrigeraçao...

    ...alguem ja fez ou imaginou um duto feito "naquela lata" superior que vai sobre o cambio?

    Uma especie de ram air com tomada mais baixa possivel ali na direçao do facao e canalizado ate a tal chapa, que devera ser aberta tambem, obvio.

    O que acham?

    Acredito que traria beneficios sem duvida.

  • #2
    Re: Duto para refrigeraçao...

    já vi os caras tirarem aquela chapa que vai atras do motor, pra poder entrar mais ar no compartimento, mas enche de poeira tbm, se vc for usar o carro em lugar que tenha estrada de chão.
    Mas acho que seria bemvinda a ideia de um ran air, que ajudasse na entrada de ar fresco pra nossos motores, embora o meu sempre trabalhou com temperatura bem baixa. Sé é necessario nos motores com bastante taxa de compressão, que esses sim trabalham com termperatura bem alta.
    Anor Mecânico

    Reparação Automotiva
    Instalação de Acessórios
    Personalização de Motores
    Adaptação de Equipamentos
    Especializado em Antigos e VW ar

    Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
    e-mail: anor-mecanico@outlook.com

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    • #3
      Re: Duto para refrigeraçao...

      Justamente, colocando uma especie de tela para proteger contra objetos indesejados.

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      • #4
        Re: Duto para refrigeraçao...

        Creio que recentemente o Mauricio Queiroz teve problemas com o fusca dele por causa da retirada dessa chapa, me parece que subiu uma sacola plastica ou coisa parecida e se alojou na ventuinha, atrapalhando a refrigeração.

        Mas pare evitar isso,é interessante essa ideia de colocar algum tipo de "tela" aramada no lugar.

        Comment


        • #5
          Re: Duto para refrigeraçao...

          Postado originalmente por Ednaldo Cordeiro
          Creio que recentemente o Mauricio Queiroz teve problemas com o fusca dele por causa da retirada dessa chapa, me parece que subiu uma sacola plastica ou coisa parecida e se alojou na ventuinha, atrapalhando a refrigeração.

          Mas pare evitar isso,é interessante essa ideia de colocar algum tipo de "tela" aramada no lugar.
          Justamente lembrei deste fato.

          Comment


          • #6
            Re: Duto para refrigeraçao...

            Estava pesquisando e achei este artigo:

            http://www.autospeed.com/A_110360/cms/article.html

            Notem que o melhor ponto seria na direçao do "farol de milha", incrivel logo abaixo dele no parachoque tem uma area de baixa pressao, e a pressao ali eh negativa.

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            • #7
              Re: Duto para refrigeraçao...

              museu tenho problema de refrigeraçaõ as muitos anos retirei essa chapa pois a pressurizaçaõ vem por esse lugar, estava pensando em usar uma ventuinha de uno turbo ou de omega suprema que mandava ar frio ao coletor , assim teria uma ventuinha eletrica jogando ar no motor, poderia coloca la embaixo na lateral direita do carro pegando ar por baixo e jogando nas latas inferiores, acho que daria certo;
              Magoo,

              monto seu carro,injetado,turbo,ap a ar;

              ponto 50;drag race
              rua: Carlos da cunha mattos,N: 10
              pirituba Chacará inglesa;SP

              fone: 011 9605.47.24
              ID 11*41569

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              • #8
                Re: Duto para refrigeraçao...

                Caramba Museu, vc fuça hein?

                A idéia é ter pressão negativa abaixo da linha do para-choques mesmo.

                Pode ver que depois dos anos 90, onde os tuneis de vento começaram a fazer parte dos projetos das montadoras, o desenho dos carros tende a ser parecido nesta região.

                Isto melhora a aderencia e estabilidade....

                Tem até uma historia da F1 nos anos 70/80 da Brabham que usava um acessorio que provocava uma pressao negativa absurda... dava um efeito solo muito forte.

                Depois que descobriram, acabaram proibindo o esquema..

                Sds

                Odair
                Projeto German Look 80% ||||||||||||...... trabalho de formiguinha
                VW Fusca 1986 2.2
                Megasquirt V2.2
                Radiador de oleo Flex´o´Lite
                Modulo Iginição MSD
                Discos Powerbrakes

                http://www.fusca4ever.com.br/showthr...-no-clã/page7

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                • #9
                  Re: Duto para refrigeraçao...

                  Postado originalmente por demary1
                  museu tenho problema de refrigeraçaõ as muitos anos retirei essa chapa pois a pressurizaçaõ vem por esse lugar, estava pensando em usar uma ventuinha de uno turbo ou de omega suprema que mandava ar frio ao coletor , assim teria uma ventuinha eletrica jogando ar no motor, poderia coloca la embaixo na lateral direita do carro pegando ar por baixo e jogando nas latas inferiores, acho que daria certo;
                  Eh uma ideia, mas ali sobre o cambio eh uma area de baixa pressao, ou seja, a quantidade de ar ali eh minima.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Duto para refrigeraçao...

                    Postado originalmente por Odair Teixeira
                    Caramba Museu, vc fuça hein?

                    A idéia é ter pressão negativa abaixo da linha do para-choques mesmo.

                    Pode ver que depois dos anos 90, onde os tuneis de vento começaram a fazer parte dos projetos das montadoras, o desenho dos carros tende a ser parecido nesta região.

                    Isto melhora a aderencia e estabilidade....

                    Tem até uma historia da F1 nos anos 70/80 da Brabham que usava um acessorio que provocava uma pressao negativa absurda... dava um efeito solo muito forte.

                    Depois que descobriram, acabaram proibindo o esquema..

                    Sds

                    Odair
                    Grande Odair !!

                    Entao a ideia eh fugir desta regiao de baixa pressao quando o intuito eh captaçao de ar para refrigerar freios ou um ram air.

                    Comment


                    • #11
                      Re: Duto para refrigeraçao...

                      já vi um esquema desses com um tubo captando o ar e passando por dentro do carro e indo direto na boca da ventoinhbna.problema é que é um tubão passando dentro do carro,nada ESTÉTICO.no carro do maurício pra ele ficar tranquilo in stalarei um tela na cara da turbina e no meu fusca também.Outra coisa que poderia ser feita e que os fuscas ap fazem são as barbatanas de tubarão por dentro do paralama.Se não fosse algo pra destruir meu fusca até experimentaria .abraços
                      Spa de fuscas AC-engenheiro mecanico automotivo(técnico em mecânica ,elétrica de autos,instaldor de alarmes e bloqueadores via satelite,injeção eletronica ,instalador de kits de gnv,pintor , soldador,isolamento acustico,som,capotaria) AC parts,peças e acessórios

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                      • #12
                        Re: Duto para refrigeraçao...

                        Postado originalmente por Antonio carlos
                        já vi um esquema desses com um tubo captando o ar e passando por dentro do carro e indo direto na boca da ventoinhbna.problema é que é um tubão passando dentro do carro,nada ESTÉTICO.no carro do maurício pra ele ficar tranquilo in stalarei um tela na cara da turbina e no meu fusca também.Outra coisa que poderia ser feita e que os fuscas ap fazem são as barbatanas de tubarão por dentro do paralama.Se não fosse algo pra destruir meu fusca até experimentaria .abraços
                        Vi um KG de corrida com estudo de umas 3 ou 5" vindo da frente passando pelo passageiro e ate a boca da turbina, eh de um cara de Campinas

                        Ate lembrei disto mas em carro de passeio

                        Comment


                        • #13
                          Re: Duto para refrigeraçao...

                          Museu e se usar o proprio chassis burado que passa o varão das marchas? coloca um difusor de entrada de ar e no tunel lá trás no trambulador coloca uma mangueira para levar o ar para trás
                          ;
                          Magoo,

                          monto seu carro,injetado,turbo,ap a ar;

                          ponto 50;drag race
                          rua: Carlos da cunha mattos,N: 10
                          pirituba Chacará inglesa;SP

                          fone: 011 9605.47.24
                          ID 11*41569

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                          • #14
                            Re: Duto para refrigeraçao...

                            Postado originalmente por demary1
                            Museu e se usar o proprio chassis burado que passa o varão das marchas? coloca um difusor de entrada de ar e no tunel lá trás no trambulador coloca uma mangueira para levar o ar para trás
                            ;
                            Sérgio,

                            a idéia é boa. Pode-se usar também as caixas de ar. Nos Fuscas antigos, o ar quente(do sistema de aquecimento interno) circulava por elas. Por que não colocar um captador no rumo do para-choques, ligando com mangotes até as caixas de ar, e na ponta final(perto do cambio, sairia duas mangueiras levando para a cara da Turbina. Mas mantendo a lata que fica alí em cima do cambio, só fazendo furos nela para passar as mangueiras com ar "pressurizado".

                            No para-choques tem-se a maior pressão pois alí o que "pega" é a pressão de estagnação. Com o carro em movimento, é o para-choque que tentará "cortar" o ar, abrindo passagem para o carro. Conforme ele anda, ele vai comprimindo a região logo à sua frente, "juntando" mais as moléculas que compõe o ar atmosférico.

                            Outra coisa, não ligaria esse duto diretamente na boca da turbina(isolando a entrada dela do cofre do motor. Deixaria o final dos dutos apontados bem na cara dela, só isso. digo isso pois, com o carro parado(no transito, por exemplo) a ventoinha teria um duto muito longo para "puxar" o ar. Isso pois, quanto maior o comprimento do duto, maior é a perda de carga(perda de pressão ao longo do escoamento, que se traduz em menor fluxo de ar para um mesmo consumo de potência da ventoinha). Logo, não teria esse tipo de problema numa situação de engarrafamento.

                            Outra idéia é usar entradas de ar laterais, como as do Luismj por exemplo, ligando os dutos, passando pelo chiqueirinho, direto alí na cara da ventoinha.

                            Abraço.
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

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                            • #15
                              Re: Duto para refrigeraçao...

                              Postado originalmente por Rafael_MO
                              Sérgio,

                              a idéia é boa. Pode-se usar também as caixas de ar. Nos Fuscas antigos, o ar quente(do sistema de aquecimento interno) circulava por elas. Por que não colocar um captador no rumo do para-choques, ligando com mangotes até as caixas de ar, e na ponta final(perto do cambio, sairia duas mangueiras levando para a cara da Turbina. Mas mantendo a lata que fica alí em cima do cambio, só fazendo furos nela para passar as mangueiras com ar "pressurizado".

                              No para-choques tem-se a maior pressão pois alí o que "pega" é a pressão de estagnação. Com o carro em movimento, é o para-choque que tentará "cortar" o ar, abrindo passagem para o carro. Conforme ele anda, ele vai comprimindo a região logo à sua frente, "juntando" mais as moléculas que compõe o ar atmosférico.

                              Outra coisa, não ligaria esse duto diretamente na boca da turbina(isolando a entrada dela do cofre do motor. Deixaria o final dos dutos apontados bem na cara dela, só isso. digo isso pois, com o carro parado(no transito, por exemplo) a ventoinha teria um duto muito longo para "puxar" o ar. Isso pois, quanto maior o comprimento do duto, maior é a perda de carga(perda de pressão ao longo do escoamento, que se traduz em menor fluxo de ar para um mesmo consumo de potência da ventoinha). Logo, não teria esse tipo de problema numa situação de engarrafamento.

                              Outra idéia é usar entradas de ar laterais, como as do Luismj por exemplo, ligando os dutos, passando pelo chiqueirinho, direto alí na cara da ventoinha.

                              Abraço.
                              eu já pensei em fazer isso pegando da tomada de ar que tenho na caixa de estepe para o radiador de óleo

                              uma saida lateral antes de passar pelo radiador
                              Felipe Mori
                              Osasco - SP
                              --------------------------------------------------------

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