Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Radiador de óleo adaptado (condensador)

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Radiador de óleo adaptado (condensador)

    Galera, eu tava procurando um radiador de óleo externo pra comprar pro meu fusquinha que por acaso ta com o motor aberto pq eu fervi ele, rsrsrs, e procurei em várias lojas virtuais, crestana, vwantigo, sportsystem, asllan, e por ai vai, a média de preço era sempre de uns 350 a 400 dilmas por um radiador com ventoinha. Quando derrepente me deu um estalo e lembrei de uma peça que eu tinha guardada aqui no sítio... Vou colocar as fotos em anexo, e espero que os colegas mais experientes aqui do forum me ajudem nesta empreitada. A sujeira, faz parte... mais nada que um bom banho quimico nao resolva. Quero colocar ele do lado do cambio, e junto um filtro de óleo antes dele e puxar o óleo de uma flange que fica no lugar do radiador original que desvia o fluxo de óleo, já tenho um defletor com ventoinha e hélice em casa também, mais é meio grande, vou ver se acho um menorzinho, pra ligar a ventoinha um interruptor da ventoinha do opala, que se não me engano liga com 95 e desliga com 90 graus. E ai gostaram da idéia???
    Valeu
    Arquivos Anexos
    http://www.fusca4ever.com.br/showthr...r-Profissional

    Estevão Consalter Junior

  • #2
    Re: Radiador de óleo adaptado (condensador)

    Postado originalmente por estevaofsa
    Galera, eu tava procurando um radiador de óleo externo pra comprar pro meu fusquinha que por acaso ta com o motor aberto pq eu fervi ele, rsrsrs, e procurei em várias lojas virtuais, crestana, vwantigo, sportsystem, asllan, e por ai vai, a média de preço era sempre de uns 350 a 400 dilmas por um radiador com ventoinha. Quando derrepente me deu um estalo e lembrei de uma peça que eu tinha guardada aqui no sítio... Vou colocar as fotos em anexo, e espero que os colegas mais experientes aqui do forum me ajudem nesta empreitada. A sujeira, faz parte... mais nada que um bom banho quimico nao resolva. Quero colocar ele do lado do cambio, e junto um filtro de óleo antes dele e puxar o óleo de uma flange que fica no lugar do radiador original que desvia o fluxo de óleo, já tenho um defletor com ventoinha e hélice em casa também, mais é meio grande, vou ver se acho um menorzinho, pra ligar a ventoinha um interruptor da ventoinha do opala, que se não me engano liga com 95 e desliga com 90 graus. E ai gostaram da idéia???
    Valeu
    Achei um pouco volumoso, mas se couber onde interessa e tiver a capacidade volumétrica adequada tem tudo para dar certo.

    Comment


    • #3
      Re: Radiador de óleo adaptado (condensador)

      Postado originalmente por azeitona
      Achei um pouco volumoso, mas se couber onde interessa e tiver a capacidade volumétrica adequada tem tudo para dar certo.
      Aproveita e coloca uma bomba de recirculação de 30 mm que facilita a instalação do radiador e aumenta a circulação do óleo.

      Comment


      • #4
        Re: Radiador de óleo adaptado (condensador)

        Realmente ele eh bem grande.

        Verifique se ele suportara a pressao do oleo ainda frio... cerca de uns 4Bar.

        Sera bem vindo uma bomba de circulaçao 30mm

        Comment


        • #5
          Re: Radiador de óleo adaptado (condensador)

          este ai vc pode inclusive istalar na fente da ventuinha e elininar o radiador interno cono o Chico fe e usou no linka abaixo te fotos
          http://chicobiela.nafoto.net/arch200...006-10-15.html
          Abrços
          Luby
          http://pumaslubisomem.blogspot.com/

          Rio de Janeiro - RJ

          Comment


          • #6
            Re: Radiador de óleo adaptado (condensador)

            duas coisas a se considerar : o tamanho , se nao vai esfriar demais o motor , onde colocar , e tambem a passagem de oleo , esses condensadore tem ( alguns deles ) uma protecao interna por causa do gaz que as vezes solta e fecha a passagems de oleo , ffazendo estourar as mangueiras e causando a falta de lubrificacao , tive problemas com isso.

            solucao caseira : pega dois ou tres radiadores de fusca mesmo , deve custar uns 10 reais no ferro velho , e solda eles , faz uma entrada e uma saida , e seja feliz com a peca projetada para isso , foi assim que resolvi os meus problemas com meu turbo.

            tem foto por ai disso que to falando
            black hot metal

            http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

            Comment


            • #7
              Re: Radiador de óleo adaptado (condensador)

              fabricio cade as fotos?
              Magoo,

              monto seu carro,injetado,turbo,ap a ar;

              ponto 50;drag race
              rua: Carlos da cunha mattos,N: 10
              pirituba Chacará inglesa;SP

              fone: 011 9605.47.24
              ID 11*41569

              Comment


              • #8
                Re: Radiador de óleo adaptado (condensador)

                No começo tive essa mesma idéia, adaptar um desses. Por sorte consegui um de trator, ele é bem bruto, por isso desisti.
                Mas hoje, se for pra pensar em "economia", o melhor custoxbenefíco é o radiador embaixo da caixa de estepe + bomba de circulação. A economia seria pelo fato de não precisar de ventoinha, já que fica na dianteira.

                Comment


                • #9
                  Re: Radiador de óleo adaptado (condensador)

                  Postado originalmente por demary1
                  fabricio cade as fotos?

                  magoo , ja revirei o forum atras das fotos , como fiquei um tempo afastado por motivos pessoais , nao achei , so quando for onde ta o fusca tiro fotos no lugar pra vcs. se alguem souber onde estao as fotos , me ajudem.
                  black hot metal

                  http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

                  Comment


                  • #10
                    Re: Radiador de óleo adaptado (condensador)

                    Postado originalmente por fabricio.vergetti
                    magoo , ja revirei o forum atras das fotos , como fiquei um tempo afastado por motivos pessoais , nao achei , so quando for onde ta o fusca tiro fotos no lugar pra vcs. se alguem souber onde estao as fotos , me ajudem.
                    Blz, como vc está ? faz tempo? e a injeção?troquei a minha coloquei a fueltech;

                    Tem alguma novidade?

                    abraço;

                    magoo;
                    Magoo,

                    monto seu carro,injetado,turbo,ap a ar;

                    ponto 50;drag race
                    rua: Carlos da cunha mattos,N: 10
                    pirituba Chacará inglesa;SP

                    fone: 011 9605.47.24
                    ID 11*41569

                    Comment


                    • #11
                      Re: Radiador de óleo adaptado (condensador)

                      Para todos:
                      Então, a configuração do meu motor 1300L antes de fundir a bronzina era a seguinte:
                      -Motor 1300L, gasolina, carb simples, camisas 0,50, recém retificado. (Fiz somente parte de cima, pq em baixo nãotinha folga nenhuma).
                      - Cabeçotes inteiros revisados, feitos sedes de válvulas, retentores, sede camisa, guias.
                      -Valvulas com 0.10 de folga.
                      -Alternador Cinap 75 Amp.
                      -Ignição Hall com avanço travado, e ponto em 13 graus. Bobina Mi bosch 2 pinos.
                      -Cabos de vela nika 10.0 mm, velas originais do fusca a gasolina.
                      -Capela original.
                      E acreditem galera, ele tava andando DEMAIS! Tava muito esperto mesmo, coloquei um contagiros embutido no painel, e ele girava muito, chegava 5000 rpm em terceira, e isso no plano heim!! E isso no seu singelo velocimetro, era 120KM/H, com certeza tem um errinho na marcação, mais isso é detalhe. Todo mês eu tinha que levar o velocimetro pra arrumar... rsrs. Agora vem a parte que me fez decidir por um radiador de óleo, moro em Formosa do Oeste e estava indo pra Toledo (Paraná) num Open Bar da minha facul, da uns 90 km, e tava no pau, média direto entre subida e descida era de 100/140 km/h, chegando em toledo parei pra mijar e parecia que tinha uma escola de samba tocando no meu motor... (Querem saber mais um detalhe?? Não se passaram nem 2000km entre a retifica da parte de cima e essa m... que deu agora.) Na hora desliguei e esperei esfriar, mais na hora não dava pra encosta a mão nem na tampa do motor!!! Até o alternador frigia quando eu cuspia nele... o óleo então parecia água (Elaion 20w50 mineral). Resultado, uma bronzina de biela fundida, e uma de mancal fixo começando a fundir. E adivinhem, ainda tem mais, quando abri meu motor esses dias (por acaso ta aberto ainda) descobri que quando fiz a parte de cima do meu motor, eu tive que embuchar um prisioneiro, e os Filhos de uma &*&^%^$%^& furaram o treco e todas as limalhas de aluminio estavam dentro do meu motor, resultado da sentada numero 2, um cilindro estava marcado, mais foi pouco bruni beleza, e o pistão deste cilindro eu perdi pq abriu uma valeta nele.
                      Agora, eu comprei:
                      -Uma réplica do W100.
                      -Os coletores pra cabeçote de entrada simples do amigo Bob_8 aqui do forum.
                      -Dupla carburação alcool, também de um amigo aqui do forum, o Ramon.
                      - Um jogo de pistões 77,50 cabeça plana.
                      -Mandei aliviar meio quilo do volante, a embreagem é nova da marca Valeo, original do 1300.
                      -Passei o bloco pra prisioneiro fino.
                      -To retificando a parte de baixo, fazendo tuchos, vira, biela, mancais, colocando retentor na polia. Vou montar com casquilho refurado.
                      -E mandei rebaixar os cabeçotes em 4mm nas sedes de cilindro, e 4,5mm na face superior deles, mais o cara da retifica disse que é pra eu decidir e ter certeza, depois mandar ele fazer, rsrs. Agora vou rodar no Álcool.
                      Resumindo essa historia toda, esse superaquecimento me fud...
                      Então esse dias andei pesquisando como falei, e acabei encontrando esse condensador de resfriador de leite rsrs, Acho que uma pequena gambiarrinha ele cabe do lado do cambio, e até mesmo com o defletor que tenho em casa (do radiador da fiat strada). Ou seja, tenho tudo só falta mesmo uma bomba 30mm com circulação externa, e eliminar o radiador da capela, como? Pego o radiador original e corto ele 1cm acima da base, e soldo um tubo um forma de "U" e faço retorno do óleo direto. Será que dá certo? Assim não preciso comprar uma capela com radiador deslocado. Citaram o volume do radiador,ele não tem reservatório nas laterais, é so os caninhos de cobre mesmo, quando eu tiver tempo eu vou encher ele com thiner e vou medir quanto cabe nele. já estudei a possibilidade de isolar uma das 3 linhas do óleo do radiador se esfriar demais, e também de tirar estas conexões e colocar outras feitas no torno com rosca para nipple. To vendo uma flange sportsystem, 55 pila, a mais em conta que achei, e filtro do gol 1000 16V turbo.
                      Pessoal, não sei se com vocês foi assim, mais esse fusca ta me comendo vivo!! Pelas pernas e com cortador de unha!! Já gastei uns 11 conto, e nem fiz tapeçaria interna ainda. Os bancos , lata, teto, insufilm, som, rodas de brasilia, 4 pneus novos pirelli P4 175/70/14 (são unibanda) já viraram realidade, e agora vem a pimenta... mais uns 1500 conto pro vinagre... é ate engraçado, mais acho que vocês são os unicos que eu tenho esperança que entendam, pq meus pais, minha namorada, e meus amigos, e principalmente meus mecânicos, rsrs, dizem que eu to ficando louco.
                      Espero palpites...
                      Abraço a todos
                      http://www.fusca4ever.com.br/showthr...r-Profissional

                      Estevão Consalter Junior

                      Comment


                      • #12
                        Re: Radiador de óleo adaptado (condensador)

                        Postado originalmente por estevaofsa
                        -E mandei rebaixar os cabeçotes em 4mm nas sedes de cilindro, e 4,5mm na face superior deles, mais o cara da retifica disse que é pra eu decidir e ter certeza, depois mandar ele fazer, rsrs. Agora vou rodar no Álcool.
                        Por curiosidade: Como chegou nesses números?

                        Comment


                        • #13
                          Re: Radiador de óleo adaptado (condensador)

                          Minha opinião
                          É uma gambiarra que não compensa...
                          Tem gente que compra esses kits de radiador externo prontos que custam caro, e ainda se incomodam, Pra adaptar então nem se fala!!

                          E pelo tamanho do esquema, não sei se uma bomba de 30mm daria conta!! O problema é a partida, ficaria muito tempo trabalhando sem óleo atá a bomba pressurizar todo o sistema...

                          E radiador deslocado eu considero quase que obrigatório em motor forte... Se não frita os cilindros da esquerda, mesmo o óleo estando bem refrigerado!

                          abs
                          Jéferson S.
                          Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
                          Baio - 1970 2ª série 1500 + w100

                          Comment


                          • #14
                            Re: Radiador de óleo adaptado (condensador)

                            Postado originalmente por demary1
                            Blz, como vc está ? faz tempo? e a injeção?troquei a minha coloquei a fueltech;

                            Tem alguma novidade?

                            abraço;

                            magoo;
                            estou bem magoo , meu filho ta bem melhor , fiquei afastado mais de um ano , a injecao continua a mesma his mdfic01 , to colocando um kit 94mm , e vou rodar com 0,7 de pressao , espero que fique bom e duravel

                            magoo , achei as fotos



                            Uploaded with ImageShack.us



                            Uploaded with ImageShack.us



                            Uploaded with ImageShack.us



                            Uploaded with ImageShack.us

                            to usando dois de fusca e um de gol bx ai , mas pode-se usar dois , treis , ou ate mais , desse jeito ai resolvel meu problema.
                            Last edited by fabricio.vergetti; 13-03-2012, 08:39 PM.
                            black hot metal

                            http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

                            Comment


                            • #15
                              Re: Radiador de óleo adaptado (condensador)

                              Sabjr,
                              Eu me baseei na experiência do amigo Azeitona aqui do forum, que uma vez preparou um 1300 forte. Valeu

                              JeferJ,
                              É cara, ainda to estudando as possibilidades, mais até confesso que vai se foda mesmo adapta esse treco enorme!! Será que radiadores na frente do veículo tem esse memso problema? Mais talvez eu apele pra algo pronto. Valeu a dica, abraço.

                              Fabricio.vergetti,
                              Nossa, tem fotos dele montado no carro? Em que posição ficou? Fica mais barato do que eu acho que vou gastar... Se tiver mais fotos dele montado posta ai. Abraço
                              Last edited by estevaofsa; 13-03-2012, 10:48 PM.
                              http://www.fusca4ever.com.br/showthr...r-Profissional

                              Estevão Consalter Junior

                              Comment

                              Working...
                              X