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Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

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  • Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

    Pessoal da insanidade,
    Que tal ao invés de fazer câmaras de AP para melhorar o fluxo, fizesse camaras em formato hemisferico, como dos motores hemi. Assim o fluxo fica diretamente do formato do pistão para as válvulas, e compensa a taxa com pistôes convexos do tork. Da pra por velas bosh super 4, bem centralizada na câmara tambem. Adiantar o ponto, trabalhar os dutos tambem logicamente. Para um comando W110, dupla 35

    Que tal, será que se tenta?
    Last edited by guiheinen; 01-08-2012, 11:56 AM. Razão: correção
    Heinen Designs & Machining Technologies



    Agora> 103cv
    1600 tork
    w110
    dupla 32 "35" & "arrombadinha" haha
    Filtro, radiador e bomba de óleo

    Trabalhando> 120cv ??
    Cabeçotes

    Mais além> 150cv ??
    1800
    vira de curso
    2x weber 40's

  • #2
    Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

    Postado originalmente por guiheinen
    Pessoal da insanidade,
    Que tal ao invés de fazer câmaras de AP para melhorar o fluxo, fizesse camaras em formato hemisferico, como dos motores hemi. Assim o fluxo fica diretamente do formato do pistão para as válvulas, e compensa a taxa com pistôes convexos do tork. Da pra por velas com faísca quadrupla, bem centralizada na câmara tambem. Adiantar o ponto, trabalhar os dutos tambem logicamente. Para um comando W110, dupla 35

    Que tal, será que se tenta?
    Realmente, é algo digno da seção!

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    • #3
      Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

      Vela com faisca quadrupla ? esta não conheço.
      Como funciona ?

      Comment


      • #4
        Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

        Postado originalmente por Brenio
        Vela com faisca quadrupla ? esta não conheço.
        Como funciona ?

        Brenio, acho que ele se refere às velas Bosch Super 4

        Comment


        • #5
          Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

          Postado originalmente por Ednaldo Cordeiro
          Brenio, acho que ele se refere às velas Bosch Super 4

          pra esse tipo de vela tem de usar no minimo uma ignição do tipo ez-k (estado sólido "hall")pra ter melhor eficiência desse equipamento.
          Anor Mecânico

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          Instalação de Acessórios
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          Adaptação de Equipamentos
          Especializado em Antigos e VW ar

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          e-mail: anor-mecanico@outlook.com

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          • #6
            Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

            Não sei onde li sobre os motores hemi, onde os preparadores reclamavam
            muito dele pelo formato da sua câmara ser hemisférica ( grande demais! ).
            Acho que fica legal em motores onde as válvulas ficam inclinadas, igual de moto.

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            • #7
              Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

              Ta mas como seria possivel fazer uma camara funda o bastante para criar a meia esfera???

              E outra mesmo se conseguisse como ficaria de taxa? 4:1?

              E outra as valvulas deveriam ficar quase uma 'olhando" para outra meio que em angulo em V invertido...

              Acho que nao eh possivel

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              • #8
                Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                Amigo,

                Acredito que o mais próximo que se consegue de câmaras hemisféricas em cabeçotes VW, seria como nos cabeçotes Okrasa(antigos, para motores 1200). Veja as fotos:





                Seria mais ou menos como uma câmara AP só que com as faces laterais planas e paralelas (na cãmara AP, elas vão se fechando em torno das válvulas de escape). Assim, não teria tanto ganho de volume na câmara(logo, perda na taxa).

                Nos cabelotes mais modernos, a vela fica mais perto do centro do que nessa posição, o que ajuda ainda mais.


                Supondo que se mande fundir um cabeçote VW aircooled com câmara hemisférica, teríamos um dos maiores problemas na posição do eixo de balancins, que limitariam o posicionamento das velas e válvulas.

                Abraço!
                Aos que não atualizaram ...

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                • #9
                  Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                  Postado originalmente por Ednaldo Cordeiro
                  Brenio, acho que ele se refere às velas Bosch Super 4

                  exatamente, rende uma explosão mais unifirme
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                  Agora> 103cv
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                  Trabalhando> 120cv ??
                  Cabeçotes

                  Mais além> 150cv ??
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                  • #10
                    Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                    Valeu, galera,

                    Claro que não vão ficar iguais as câmaras hemi, não precisa ser um hemisfério completo, justamente por causa das válvulas... Mas acho que se fizer com as camaras de AP, e suavizar as bordas até que forme um círculo, ajuda muito no fluxo.
                    Gostei da forma da camara desses cabeçotes 1200!! Era mais ou menos isso que eu imaginava.


                    Meu medo é a falta de taxa, mas com meus pistôes convexos, creio que se ficar em 8,5:1 na gasol ta de boa conduta ehehehe!
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                    Agora> 103cv
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                    w110
                    dupla 32 "35" & "arrombadinha" haha
                    Filtro, radiador e bomba de óleo

                    Trabalhando> 120cv ??
                    Cabeçotes

                    Mais além> 150cv ??
                    1800
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                    • #11
                      Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                      Olha o texto que li:

                      Nos EUA, berço dos carros de rua preparados, um dos motores que os preparadores são familiares é o Chrisler Hemi. O motor tem uma câmara de combustão que parece uma meia-laranja grande de tão redonda. Hemisférica no desenho e na nomenclatura. As duas válvulas ficam nas laterais da câmara e a vela bem no topo central. A mistura queima "descendo" através da câmara. Esse desenho funcionou muito bem em carros de série, mas as versões de corrida dos Hemi tiveram problemas. Por causa da câmara ser tão grande e o diâmetro dos pistões idem, o volume da câmara também era enorme. Era difícil conseguir taxas elevadas. Preparadores colocavam pistões cabeçudos para aumentar a taxa. Se era necessário ir a extremos, e usar taxas de 13 ou 14:1, os pistões tinham que praticamente espelhar o formato da câmara com o motor em PMS. O volume que sobrava era simplesmente a casca da meia laranja. Quando a vela soltava a faísca, a mistura queimava muito lentamente, percorrendo a câmara enorme como se fossem aqueles exploradores de cavernas que se arrastam pelos vãos que mal cabem uma pessoal deitada. Esses motores, por causa do desenho da câmara precisavam de ponto de ignição extremamente adiantado, coisa de 40-45 graus. Com esse avanço todo, a possibilidade de detonação era iminente, o que forçava o uso de combustível de alta octanagem. Os Hemi eram sensíveis na hora do acerto das curvas de avanço. Como eram motores com alta potência específica e girando sempre em altas RPM, qualquer descuido e coisas ruins poderiam acontecer sem aviso.
                      Motores Hemi de corrida eram acostumados a quebrar canaletas, e por causa disso, ter os pistões aqueciam demais por causa do blow-by (gases quentes descendo pelas laterais do pistão), travavam no cilindro e finalmente quebravam em pedaços. Ninguém entendia o porquê. Hoje sabemos que o desenho das câmaras do Hemi estão no extremo ruim dos projetos de câmara de combustão. Uma câmara pequena e compacta é o melhor desenho. É por isso que as câmaras de 4 válvulas "pent-roof" são tão populares. Quanto mais achatada a câmara, menor o volume dela com o pistão em PMS, menor o tamanho do domo requerido para aumentar a taxa. É possível conseguir altas taxas mesmo com pistões retos sem domo, conseguindo um caminho curto para a frente de chama e excelente movimento da mistura pela câmara num desenho bem estudado.

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                      • #12
                        Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                        Postado originalmente por [TH3]R3TIFIC4DOR*
                        Olha o texto que li:

                        Nos EUA, berço dos carros de rua preparados, um dos motores que os preparadores são familiares é o Chrisler Hemi. O motor tem uma câmara de combustão que parece uma meia-laranja grande de tão redonda. Hemisférica no desenho e na nomenclatura. As duas válvulas ficam nas laterais da câmara e a vela bem no topo central. A mistura queima "descendo" através da câmara. Esse desenho funcionou muito bem em carros de série, mas as versões de corrida dos Hemi tiveram problemas. Por causa da câmara ser tão grande e o diâmetro dos pistões idem, o volume da câmara também era enorme. Era difícil conseguir taxas elevadas. Preparadores colocavam pistões cabeçudos para aumentar a taxa. Se era necessário ir a extremos, e usar taxas de 13 ou 14:1, os pistões tinham que praticamente espelhar o formato da câmara com o motor em PMS. O volume que sobrava era simplesmente a casca da meia laranja. Quando a vela soltava a faísca, a mistura queimava muito lentamente, percorrendo a câmara enorme como se fossem aqueles exploradores de cavernas que se arrastam pelos vãos que mal cabem uma pessoal deitada. Esses motores, por causa do desenho da câmara precisavam de ponto de ignição extremamente adiantado, coisa de 40-45 graus. Com esse avanço todo, a possibilidade de detonação era iminente, o que forçava o uso de combustível de alta octanagem. Os Hemi eram sensíveis na hora do acerto das curvas de avanço. Como eram motores com alta potência específica e girando sempre em altas RPM, qualquer descuido e coisas ruins poderiam acontecer sem aviso.
                        Motores Hemi de corrida eram acostumados a quebrar canaletas, e por causa disso, ter os pistões aqueciam demais por causa do blow-by (gases quentes descendo pelas laterais do pistão), travavam no cilindro e finalmente quebravam em pedaços. Ninguém entendia o porquê. Hoje sabemos que o desenho das câmaras do Hemi estão no extremo ruim dos projetos de câmara de combustão. Uma câmara pequena e compacta é o melhor desenho. É por isso que as câmaras de 4 válvulas "pent-roof" são tão populares. Quanto mais achatada a câmara, menor o volume dela com o pistão em PMS, menor o tamanho do domo requerido para aumentar a taxa. É possível conseguir altas taxas mesmo com pistões retos sem domo, conseguindo um caminho curto para a frente de chama e excelente movimento da mistura pela câmara num desenho bem estudado.

                        excelente texto.

                        simples e bem explicado .

                        tá mais que explicado que esse tipo de camara para nossa aplicação está fora de cogitação . a não ser que queira um motor com taxa 3:1 . .

                        Do it yourself !

                        Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                        VW BRASILIA 1.600 AR.
                        Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                        Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



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                        • #13
                          Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                          Mito quebrado !

                          Comment


                          • #14
                            Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                            Este artigo é um que compartilharam aqui no fusca forever eu li tbm.
                            Ta mas aquela vela ali nao dispara 4 centelhas. Ela tem 4 ''terras'' o q diminui a possibilidade de falhas e aumenta a durabilidade.
                            A camara tem q ter o formato de coração. essa foto demonstra o q considero como camara perfeita.

                            A mistura se inflama pela vela isso faz com q ela percorra para o lado oposto a vela é ideal q a distancia entre o pistão e o cabeçote desde lado seja pequena para que na hora da compressão ela seja otimizada e empurre o pistão abaixo.
                            Quando a camara é hemisferica isso não acontece talvez este seja o problema dos motores citados.
                            Uma outra coisa interessante a se fazer é alongar o ''caminho do duto'' em direção a vela como é possivel de se perceber na imagem.

                            Comment


                            • #15
                              Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                              umavez conversando com o chico , falei da camara hemisferica , tava fazendo uma ap e notei que dava pra fazer , mas o chico me falou de uma eventual falta de torque em baixa rotacao ,e que as hemisfericas seriam eficientes apenas em alta rotacao, entao fiquei nos ap mesmo.
                              black hot metal

                              http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

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