Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #16
    Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

    Agora, só pra compartilhar (não lembro se já tinha postado), alguém conhece esse tipo de cabeçote? Pelo que sei, saiu num motor do Gol 1300 a álcool. Alguém pode confirmar isso?







    Notem que as válvulas ficam em "V", apontando uma na direção da outra, dentro da câmara, característica de cabeçotes com câmara hemisférica.





    E o modelo dos balanceiros então... Muito "exclusivos".
    Katraminados Air Cooled - Santa Maria RS
    1970 1500 Projeto PP (agora menos PP e mais )
    1976 1600 Turbo

    Comment


    • #17
      Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

      É, realmente esse cabeçote pertencia a um motor de Gol 1300, mas poderia ser tanto de Gasolina como de Etanol, pois a diferença da taxa para esses motores é feita pelo desenho da cabeça dos pistões. O formato de onde é colocada a tampa das válvulas nesse cabeçote é diferente das dos demais modelos, que tem o formato trapezoidal e esse tem o formato retangular, e tbm os balancins são de uso exclusivos desse motor tbm.


      Postado originalmente por Marco.Grings
      Agora, só pra compartilhar (não lembro se já tinha postado), alguém conhece esse tipo de cabeçote? Pelo que sei, saiu num motor do Gol 1300 a álcool. Alguém pode confirmar isso?







      Notem que as válvulas ficam em "V", apontando uma na direção da outra, dentro da câmara, característica de cabeçotes com câmara hemisférica.





      E o modelo dos balanceiros então... Muito "exclusivos".
      Last edited by Anor; 15-07-2012, 11:54 PM.
      Anor Mecânico

      Reparação Automotiva
      Instalação de Acessórios
      Personalização de Motores
      Adaptação de Equipamentos
      Especializado em Antigos e VW ar

      Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
      e-mail: anor-mecanico@outlook.com

      Comment


      • #18
        Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

        Pessoal! Sem palavras para vocês, me esclareceram muitas duvidas!
        Realmente aprendi muito nesse tópico. Era uma idéia que eu tinha tido, como não sabia a respeito, resolvi perguntar né... O intuito era de sugerir algo novo, mas, nem tudo da certo. Vamos ficar com as ap... hehe

        Ainda não fiz o trabalho nos cabeçotes, mas creio que comece amanhã, e sigo postando umas fotos...

        Abraço a todos!
        Heinen Designs & Machining Technologies



        Agora> 103cv
        1600 tork
        w110
        dupla 32 "35" & "arrombadinha" haha
        Filtro, radiador e bomba de óleo

        Trabalhando> 120cv ??
        Cabeçotes

        Mais além> 150cv ??
        1800
        vira de curso
        2x weber 40's

        Comment


        • #19
          Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

          Acho esse formato até melhor que o AP, acho que quando adaptamos o formato ap a camara do fusca deixamos camara mto grande e usando o formato de coração a camara não ficaria tão grande.

          Abs
          Mitsuo

          Postado originalmente por Brenio Ver Post
          Este artigo é um que compartilharam aqui no fusca forever eu li tbm.
          Ta mas aquela vela ali nao dispara 4 centelhas. Ela tem 4 ''terras'' o q diminui a possibilidade de falhas e aumenta a durabilidade.
          A camara tem q ter o formato de coração. essa foto demonstra o q considero como camara perfeita.

          A mistura se inflama pela vela isso faz com q ela percorra para o lado oposto a vela é ideal q a distancia entre o pistão e o cabeçote desde lado seja pequena para que na hora da compressão ela seja otimizada e empurre o pistão abaixo.
          Quando a camara é hemisferica isso não acontece talvez este seja o problema dos motores citados.
          Uma outra coisa interessante a se fazer é alongar o ''caminho do duto'' em direção a vela como é possivel de se perceber na imagem.
          Mitsuo - Fuscão - 73 Amarelo Safari !
          São Paulo - SP

          Comment


          • #20
            Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

            Postado originalmente por imitsuo Ver Post
            Acho esse formato até melhor que o AP, acho que quando adaptamos o formato ap a camara do fusca deixamos camara mto grande e usando o formato de coração a camara não ficaria tão grande.

            Abs
            Mitsuo
            Pra fazer isso no cabeçote VW ar teria que encher com solda o lado oposto da vela.
            Estou fazendo um par de cabeçotes com câmaras AP, e destaxa mesmo, mas minha intenção
            é usar pistões a álcool e motor turbo, não cubiquei a câmara, mas acredito que vai dar certo.

            Comment


            • #21
              Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

              Então eu estava pensando em algo como do anexo, mexer mais proximo a valvula de admissão e mais para o lado da vela ...

              Acho q a camara ap é boa sim, meu proximo motor vou tentar mexer somente proximo a valvula de admissão e mto pouco proximo a valvula de escape.
              Só uma parte do coração na valvula de admissão, visando facilitar e aumentar a quantidade de mistura admitida !

              Abs



              Postado originalmente por [TH3]R3TIFIC4DOR* Ver Post
              Pra fazer isso no cabeçote VW ar teria que encher com solda o lado oposto da vela.
              Estou fazendo um par de cabeçotes com câmaras AP, e destaxa mesmo, mas minha intenção
              é usar pistões a álcool e motor turbo, não cubiquei a câmara, mas acredito que vai dar certo.
              Arquivos Anexos
              Mitsuo - Fuscão - 73 Amarelo Safari !
              São Paulo - SP

              Comment


              • #22
                Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                Deem uma olhada nos cabeçotes do Steve Tim:
                http://www.thesamba.com/vw/classifie...php?id=1069091

                Ele é um dos preparadores de cabeçotes mais conhecidos dos EUA. No thesamba fala-se muito da qualidade do serviço dele. Ele só prepara cabeçotes modelo 043 (mexicano). la falam pouco no formato da camara de combustão, mas muito da qualidade dos dutos que ele faz.

                As camaras de combustão dele são muito parecidas com as AP.
                Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

                Comment


                • #23
                  Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                  Postado originalmente por imitsuo Ver Post
                  Então eu estava pensando em algo como do anexo, mexer mais proximo a valvula de admissão e mais para o lado da vela ...

                  Acho q a camara ap é boa sim, meu proximo motor vou tentar mexer somente proximo a valvula de admissão e mto pouco proximo a valvula de escape.
                  Só uma parte do coração na valvula de admissão, visando facilitar e aumentar a quantidade de mistura admitida !

                  Abs
                  Seguem fotos dos meus cabeçotes quando foram feitos.
                  Foram rebaixados em 3 mm e feito camara AP.
                  Ta com +/- 8,7;1 de taxa, na gasolina.
                  Na primeira foto, os cabeçotes rebaixados 3 mm, o da esquerda com a camara AP e o da direita com a camra normal.
                  Arquivos Anexos
                  Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                  1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                  "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

                  Comment


                  • #24
                    Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                    São bem parecidas mesmo, eu quero modificar só admissão quando for alterar, acredito que essa mudança é mais simples e tera um bom rendimento para minha preparação caseira rs...

                    Eu já vi as 2 modificações em cabeçotes gringos, bem parecidos com Ap, Coração e sem alteração.
                    Mas uma coisa que eu andei reparando as camaras sempre são bem pequenas ...

                    O Chico tinha falado das vantagens da camara AP vs Fusca, uma delas é que na admissão você distanciar as paredes da valvula de admissão faz com que se consiga aspirar mais mistura.
                    Também falou que modificar na parede oposta a da vela pode ajudar a dar pré detonação ...
                    Então eu pensei em fazer uma camara quase coração rs...

                    Uma coisa mais simplificada !

                    Seus cabeçotes eram 6 aletas Alambique ?

                    Abs
                    Mitsuo


                    Postado originalmente por alanbique Ver Post
                    Deem uma olhada nos cabeçotes do Steve Tim:
                    http://www.thesamba.com/vw/classifie...php?id=1069091

                    Ele é um dos preparadores de cabeçotes mais conhecidos dos EUA. No thesamba fala-se muito da qualidade do serviço dele. Ele só prepara cabeçotes modelo 043 (mexicano). la falam pouco no formato da camara de combustão, mas muito da qualidade dos dutos que ele faz.

                    As camaras de combustão dele são muito parecidas com as AP.
                    Mitsuo - Fuscão - 73 Amarelo Safari !
                    São Paulo - SP

                    Comment


                    • #25
                      Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                      Meus cabeçotes são de 8 aletas, 1600 antigo.
                      Fusca 1500 1974 Verde Hippie
                      1600 W110 Solex 32 4x1 = custo x beneficio
                      "A questão é realmente esta! Vai gastar, não gaste, invista!"

                      Comment


                      • #26
                        Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                        Parecido com o 1300, este cabeçote foi resulado do pedido para um motor 2110 de rua, gasolina, aspirado, peso e câmbio original para girar com força até 6500 rpm.



                        (oito aletas, 40x35, 60cc com mola dupla e será usado com balancim 1.3 e comando SLR 29

                        "Outra coisa que notei nesses cabeçotes é a existência de grandes passagens de ar entre os dutos de escape e de admissão, com aletamento generoso. Isso indica uma grande capacidade de refrigeração. Pode ser que consiga lidar bem com taxas de compressão altas". (chico biela - ffb)
                        Arquivos Anexos

                        Comment


                        • #27
                          Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                          Acho que todas as camaras tem suas vantagens x desvantagens...
                          As hemisfericas ou semi hemisfesricas ... tem as que o pessoal falou ...
                          Falei de mexer menos na camara pq dá um trabalhão quem já fez sabe, a quem use a camara original e o carro ande muitooo bem !
                          Acho a AP mto boa até pq sai nos carros originais e os cabeçotes ap não tem sua camara modificada para correr na arrancada ... até talvez pq não de ...
                          Eu falei da coração ou semi coração pq acredito que ela terá o mesmo beneficio da AP com menos esforço...

                          A hemisferica tem que tomar cuidado para não causar pré detonação quando se mexe no lado oposto da vela e deixar a camara mto grande ...

                          Esse que o Chico fez o trabalho provavelmente foi só a camara e o trabalho padrão nos dutos tipo duplo 'D' !
                          O bom aletamento é para o cabeçote 1.300 hemisferico, que é de entrada simples ... podendo chegar ao maximo segundo o proprio chico ao fluxo de um 1600 dupla entrada original.
                          Ele me mostrou os cabeçotes feitos pela autolinea e metan e realmente vem com aletas de refrigeração obstruidas prejudicando a refrigeração...

                          Abs


                          Postado originalmente por rappel Ver Post
                          Parecido com o 1300, este cabeçote foi resulado do pedido para um motor 2110 de rua, gasolina, aspirado, peso e câmbio original para girar com força até 6500 rpm.

                          [ATTACH=CONFIG]22745[/ATTACH]

                          (oito aletas, 40x35, 60cc com mola dupla e será usado com balancim 1.3 e comando SLR 29

                          "Outra coisa que notei nesses cabeçotes é a existência de grandes passagens de ar entre os dutos de escape e de admissão, com aletamento generoso. Isso indica uma grande capacidade de refrigeração. Pode ser que consiga lidar bem com taxas de compressão altas". (chico biela - ffb)
                          Mitsuo - Fuscão - 73 Amarelo Safari !
                          São Paulo - SP

                          Comment


                          • #28
                            Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                            Acho interessante a imagem abaixo por identificar a área de uso das válvulas com relação a vela e as interferências sofridas pelo formato da câmara e a parede do cilindro.

                            Arquivos Anexos

                            Comment


                            • #29
                              Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                              Perfeita essa imagem !!!!!
                              Até salvei ela !
                              Abs

                              Postado originalmente por rappel Ver Post
                              Acho interessante a imagem abaixo por identificar a área de uso das válvulas com relação a vela e as interferências sofridas pelo formato da câmara e a parede do cilindro.

                              [ATTACH=CONFIG]22760[/ATTACH]
                              Mitsuo - Fuscão - 73 Amarelo Safari !
                              São Paulo - SP

                              Comment


                              • #30
                                Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                                Os primeiros cabeçotes que fiz, acho que deixei as câmaras muito grandes:



                                Uploaded with ImageShack.us

                                Comment

                                Working...
                                X