Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #31
    Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

    No AP não se mexe.
    Normalmente projetos para motores turbinados não requerem tanto desenvolvimento.
    Agora para aspirado onde cada cavalo é importante é obrigatorio a alteração da camara.
    O foda é q nem todos tem conhecimento para tal.
    Além de ser trabalhoso.

    Comment


    • #32
      Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

      Olha Brenio hoje eu não diria mais isso sobre motores turbinados, os caras investem muito...
      Muito mais que em aspirado, pq sempre querem mais Cvs, montar um AP hj é tão caro qto um motor a ar ...
      Mas qto a camara dos cabeçotes AP eu nunca vi alterada ...
      As vzs agente altera e dá bosnia mesmo com todo conhecimento do mundo e teoria !
      abs

      Postado originalmente por Brenio Ver Post
      No AP não se mexe.
      Normalmente projetos para motores turbinados não requerem tanto desenvolvimento.
      Agora para aspirado onde cada cavalo é importante é obrigatorio a alteração da camara.
      O foda é q nem todos tem conhecimento para tal.
      Além de ser trabalhoso.
      Mitsuo - Fuscão - 73 Amarelo Safari !
      São Paulo - SP

      Comment


      • #33
        Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

        Acho que um pouco, mas o serviço ficou ótimo, acho que o lado oposto da vela é o que temos que trabalhar menos.
        Sei que o tópico era para uma modificação Insana e eu querendo um bom Custo x Beneficio ...
        Acho que a imagem que o Rappel postou é muito boa pra gente usar como modelo tb, oq achou ?

        Absss


        Postado originalmente por [TH3]R3TIFIC4DOR* Ver Post
        Os primeiros cabeçotes que fiz, acho que deixei as câmaras muito grandes:



        Uploaded with ImageShack.us
        Mitsuo - Fuscão - 73 Amarelo Safari !
        São Paulo - SP

        Comment


        • #34
          Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

          imitsuo, hoje com mais conhecimento, vi que fui muito para o lado o oposto da vela. Mas isso ai já tem tempo, acho que tem quase uns 2 anos que mexi nesses.

          Aquela foto que o Rappel postou ficou muito bem feita a câmara, acabada. Mas ainda acho que vc deveria fazer uma no formato de coração
          adicionando alumínio no lado o posto da vela, conseguindo assim boa taxa ( caso o motor seja aspirado).

          Comment


          • #35
            Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

            Retificador,
            a imagem é mais interessante que a foto (o cabeçote é da DRD Racing Heads, modelo L5 em CNC).

            O formato de coração com alta taxa é interessante para pista - fácil de encontrar em cabeçotes top de pista - mas a solda em cabeçote e seu retrabalho são trabalhos difíceis de se fazer com qualidade fora o custo/beneficio.

            Os formatos de coração para rua são direcionadas para as imagens postadas pelo Alambique (steve tim ou CB CNC) e não necessitam de solda (volume maior com menor taxa, gerando menos calor e provavelmente maior longevidade).

            Comment


            • #36
              Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

              Postado originalmente por imitsuo Ver Post
              Olha Brenio hoje eu não diria mais isso sobre motores turbinados, os caras investem muito...
              Muito mais que em aspirado, pq sempre querem mais Cvs, montar um AP hj é tão caro qto um motor a ar ...
              Mas qto a camara dos cabeçotes AP eu nunca vi alterada ...
              As vzs agente altera e dá bosnia mesmo com todo conhecimento do mundo e teoria !
              abs
              Eu queria poder fazer testes para afirmar que a teoria funciona porém aqui na minha cidade nem banca de fluxo tem.
              Se vc procurar fotos de cabeçotes na internet vai ver que grande maioria dos motores modernos tem esse contorno em volta da valvula de admissão direcionando o fluxo para a vela.
              Eu ainda afirmo que ninguem mexe na camara pois não existe necessidade além de que hoje o pessoal ta tirando potencias tão elevadas desse motor que acho que alterar a camara provocaria o derretimento da mesma.
              Sem falar de que a potencia nao é o fator mais importante, hoje temos motores de 1000 cavalos e motores de 850 cavalos andando juntos na mesma categoria.
              Agora para aspirado ainda afirmo que o buraco é mais embaixo.

              Comment


              • #37
                Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                Brenio, tem muita gente que esconde o jogo, falam que o motor tem tal cilindrada, que usam comando tal, etc.. os segredos difcilmente alguém revelam,
                justamente por não ser fácil decobrir o que deu certo, e ninguém quer entregar por ai de mão beijada.
                Esse cabeçote que vou postar a foto foi o Magrão que fez, o cara manja muito, só não sei quais resultados ele teve.

                http://img516.imageshack.us/img516/9898/1002133yw5.jpg
                Last edited by [TH3]R3TIFIC4DOR*; 02-08-2012, 08:29 PM.

                Comment


                • #38
                  Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                  Hoje os carros tem mais potencia do que chão isso é verdade !
                  Mas tirar 1000cv de verdade não é facil nem 600...
                  Não sei se vc já viu o pessoal contestando potencia, pq os parâmetros no dinamômetro alteram mto o resultado da potencia...
                  Estava acompanhando tópico falando de fluxo de cabeçotes, dutos e etc ... cara a pressão que é medida o cfm tb influencia muito... então tem gente que declara valores "distorcidos"...
                  Sei que tirar potencia dos aspros é complicado, mas os carros de ponta hoje em dia o investimento em desenvolvimento é pau a pau...
                  Para um carro de rua simples realmente um pouco mais de pressão e tcharam anda mais que o aspro que precisara de mais uma tonelada de desenvolvimento ...
                  Mas na pista eu diria que os tem mto desenvolvimento, aqui no brasil ainda diria que o pessoal investe mais em turbo...
                  Mas mudando de pato pra ganso falei sobre os cfms, pq estava vendo uma comparação cabeçote ap 8v, 16v e 20v large porte ... Cara a diferença no 20v original para um 8v top em preparação é um absurdo ...

                  Absss



                  Postado originalmente por Brenio Ver Post
                  Eu queria poder fazer testes para afirmar que a teoria funciona porém aqui na minha cidade nem banca de fluxo tem.
                  Se vc procurar fotos de cabeçotes na internet vai ver que grande maioria dos motores modernos tem esse contorno em volta da valvula de admissão direcionando o fluxo para a vela.
                  Eu ainda afirmo que ninguem mexe na camara pois não existe necessidade além de que hoje o pessoal ta tirando potencias tão elevadas desse motor que acho que alterar a camara provocaria o derretimento da mesma.
                  Sem falar de que a potencia nao é o fator mais importante, hoje temos motores de 1000 cavalos e motores de 850 cavalos andando juntos na mesma categoria.
                  Agora para aspirado ainda afirmo que o buraco é mais embaixo.
                  Mitsuo - Fuscão - 73 Amarelo Safari !
                  São Paulo - SP

                  Comment


                  • #39
                    Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                    Postado originalmente por [TH3]R3TIFIC4DOR* Ver Post
                    Brenio, tem muita gente que esconde o jogo, falam que o motor tem tal cilindrada, que usam comando tal, etc.. os segredos difcilmente alguém revelam,
                    justamente por não ser fácil decobrir o que deu certo, e ninguém quer entregar por ai de mão beijada.
                    Esse cabeçote que vou postar a foto foi o Magrão que fez, o cara manja muito, só não sei quais resultados ele teve.

                    http://img516.imageshack.us/img516/9898/1002133yw5.jpg
                    Muito bacana essa foto é bem compativel com o topico.
                    Sobre esconder isso é verdade pois as vezes a teoria nao funciona na pratica.
                    Me falaram mil vezes q meus carburadores eram grandes para o meu motor e na pratica eu descobri q eles eram pequenos.
                    Abraços.

                    - - - Updated - - -

                    Postado originalmente por [TH3]R3TIFIC4DOR* Ver Post
                    Brenio, tem muita gente que esconde o jogo, falam que o motor tem tal cilindrada, que usam comando tal, etc.. os segredos difcilmente alguém revelam,
                    justamente por não ser fácil decobrir o que deu certo, e ninguém quer entregar por ai de mão beijada.
                    Esse cabeçote que vou postar a foto foi o Magrão que fez, o cara manja muito, só não sei quais resultados ele teve.

                    http://img516.imageshack.us/img516/9898/1002133yw5.jpg
                    Muito bacana essa foto é bem compativel com o topico.
                    Sobre esconder isso é verdade pois as vezes a teoria nao funciona na pratica.
                    Me falaram mil vezes q meus carburadores eram grandes para o meu motor e na pratica eu descobri q eles eram pequenos.
                    Abraços.

                    Comment


                    • #40
                      Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                      Esses são os do motor da RIMA pimeira fase, quando o Magrão estava em desenvolvimento, na época deu 80cv a 2800rpm, era um 2300 com 1 40 de opala no centro.



                      Duas velas por cilindro.



                      Dutos "pega pombo"





                      E esse aqui é este motor funcionando, com dupla ignição e tudo.



                      Abs

                      Comment


                      • #41
                        Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                        cabeçotes monstros hein ? putz..
                        fiquei boquiaberto com o tamanho das valvulas do 1º cabeçote. ta loco.

                        o resultado foi bem torcudo com 80 cv logo aos 2.800 rpm. muito bom.

                        qual foi a diferença com a ignição simples e depois com a dupla ?
                        é cabo de vela que não acaba mais. rsrs.

                        eu que não ficava perto daquele motor mas nem a pau.. hehehehe..

                        abraço.

                        Do it yourself !

                        Sou F4E e você? www.fusca4ever.com.br


                        VW BRASILIA 1.600 AR.
                        Minha brasa : http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=10811

                        Skype: marcos.antoniov@hotmail.com



                        Comment


                        • #42
                          Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                          os gringos gosta de fazerem esse tipo de camaras nos boxes mas qual são pontos negativos/positivos dela em relação a camara formato ap
                          por que eles fazem enxerto de material nos cabeçotes para fazerem o desenho mas em relação a taxa ñ deve ficar tão baixa em relação a ap porque a ap tem area maior no escape do que essa que deve ser formato "8"

                          Comment


                          • #43
                            Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                            O nível de turbulência gerado por este formato parece ser muito alto. Tão alto que justifica inclusive a necessidade de duas velas para garantir a presença da ignição. É um recurso de motores aeronáuticos para reduzir as possibilidade falhas na ignição por uma questão de segurança. Mas nesse caso, eu acredito que reduzir o gap (recurso muito usado nos turbos) de velas não traria um resultado tão satisfatório quanto o uso de duas velas por cilindro. Eu acredito que a maior vantagem nesse formato é permitir um aumento no Fluxo Rotacional Horizontal e assim garantir uma alta velocidade da frente de chama além de outras vantagens.

                            Comment


                            • #44
                              Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                              Depois de observar e estudar mais percebi que o uso de duas velas por cilindro pode ser justificado por outra coisa além da altíssima turbulência gerada para frente da chama: a criação de uma indesejada zona de estratificação da queima. No cabeçote original a turbulência é direcionada para o centro da vela com ajuda da zona de squish que também ajuda na troca de calor com os restante do cabeçote. A queima se processa inicialmente ao redor da vela por razões de direcionamento da turbulência. Acontece que com o retrabalho tão radical como esse há a criação de outra outra zona de turbulência que, sem solução alguma, pode acarretar o perigo da detonação. É por isso que quando o Chico Biela mudou o formato da câmara de combustão para semi esférico a queima se dava de forma não uniforme na lenta, pois o perigo de detonação se afasta com o aumento da rotação do motor, portanto em altas rotações a câmara hemisférica funciona muito bem. Com a colocação de uma 2ª vela reduz-se o perigo da estratificação da queima já que este cabeçote não foi projetado para trabalhar com nenhum nível de estratificação da mistura e nem mesmo com mistura pobre como alguns motores mais antigos.
                              Last edited by casantosef; 13-08-2013, 01:57 PM.

                              Comment


                              • #45
                                Re: Câmaras hemisfericas nos cabeçotes.

                                Atualmente uso as câmaras semi-hemisféricas como as elaboradas pelo Chico Biela, e notei que em comparação com o formato AP que usava anteriormente, elas apresentam tendência a pré-ignição, ou seja, nas AP com 8,7;1 não ocorria, já na semi-hemisférica com essa mesma taxa a detonação acontecia. Só consegui parar a detonação com 8,0:1. A configuração de preparo do motor era semelhante nos dois casos. O uso de 2 velas nesses motores se referem mais a segurança de ter dois sistemas de ignição independentes, pois são destinados ao uso aeronáutico.
                                Rio de Janeiro, bairro de Guaratiba.

                                Comment

                                Working...
                                X