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Suspensão Wishbone

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  • #31
    Cara acho que é isso mesmo, porem o sistema que pensei, esta em sensores, bosas de ar na suspenção, ou nos amortecedores. A ideia é faezr com que o centro de massa do carro nao perca estabilidade, manter um eixo continuo nas curvas. O sensor capta o sinal e responde enviando força ao outro lado, na mesma medida que recebeu. Mas primeiro temos que ter uma suspenção bem preparada
    Goiânia-Goiás

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    • #32
      MAMEDE,
      Saqui cara, tipo um sistema de bolsas de ar que levante lado do carro que estiver "de fora" da curva... è uam boa. Mas tome cuidado quanto a pressão do ar que vai pras bolsas. Pq se for muito forte, pode subir muito rápido, o carro quicar e jah viu tudo né?
      Quanto a bolsas de ar, não sou muito favorável ao uso delas não. Fico meio pé atrás.
      Abraços.
      Aos que não atualizaram ...

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      • #33
        Rafael pode ser um sistema hidraulico, que a meu ver se torna mais confiavel. MAs o que vc sugere?! Podemos discutir isso ai.
        Goiânia-Goiás

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        • #34
          MAMEDE
          O sistema de suspensão hidráulica seria uma boa. O grande impecílio seria o preço. Ouvi falar que esse tipod e suspensão costuma ser muito cara. Vc tem alguns dados sobre esse e outros aspectos dela? Sem falar que tem uma reção muito rápida também.
          Eu não sou muito fã de suspensões "não-fixas", como a ar e hidraulicas. Acho meio inseguro demais. A hidraulica me paree menos insegura que a ar, mas mesmo assim, ambas não são de total agrado meu.
          Essa "aversão" por suspensão a ar vem dos carros com esse equipamento que eu já vi. na cidade que eu nasci, os playboys instalavam em seas Saveiros, e quando andavam, a traseira ficava quicando.... Isso me desanimou, devido ao risco que traria em velocidades consederáveis. Não são como os Mercedes, Citroens, ou outras marcas, em que esse sistema funciona 100%.
          Enfim, se conseguirmos uma suspensão segura, como a dessas montadoras etrangeiras, seria uma ótima opção.
          Eu voto para uma suspensão qeu nem a do Corvette, mesmo que infelizmente não seja algo inovador.
          Mas caso vcs estejam mais por dentro sobre a suspnsão a ar, por favor, me informem.
          Abraços.
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          • #35
            Cara podemos aliar o sistema hidraulico ao sistema de amortecimento, ja uns projetos assim. FAzendo o controle do hidraulico por sensores, pode ser uma coisa complicada que temos que procurar outros meios, mas eh uma ideia. Minha preocupação eh de qual suspenção dianteira partir?! Tem alguma ideia?!
            Goiânia-Goiás

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            • #36
              MAMEDE
              Acabei de ter outra iéia.
              Poderíamos usar aqueles amortecedores comr egulagem de pressão, e bolar um sistema para regular a pressão pelo sistema inteligente.
              não sei se iria ajudar a subir o lado do carro que estiver "de for da curva", como vc quer, para estabiizar o carro, mas vai ajudar na estabilidade.
              Abraço.
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              • #37
                Para tirar balancear o lado do carro que esta fora da curva temos duas hipoteses, uma diminuir o lado de dentro, ou subri o lado de fora. Agora se usarmos as duas ao mesmo tempo, podemos conseguir um sistema preciso e de confiança. Minha preocupação esta na traseira, pois o sistema independente, sera viavel, mas qual usar?!
                Goiânia-Goiás

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                • #38
                  MAMEDE.
                  Acho qeu uma boa seria a suspensão do tipo "duplo A" tanto na dianteir como na traseira, pois todos falam que é uma amravilha quanto a performance.
                  Tem um outro sistema que eu achei muito estranho, que os caras da TM Concept estão usando num novo Thunderbird com suspensão a ar, que é baseado na "duplo A".
                  dê-em uma olhada:








                  Se não me engano, vi em um vídeo que a suspensão dianteira do Porsche Carrera GT é igual a essa. Vou procurar o vídeo aqui, se achar eu passo o link.
                  Enfim, esse tipo de suspensãos eria uma boa pois pode-se utilizar um amortecedor entre os praços da suspensão e o outro em cima. Sendo que um desses regulatria a altura do carro.
                  Abraços, espero ter ajudado.
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                  • #39
                    Bom tenho uma boa noticia. O carro acho que ja consegui. Um fusca 62, ja descaracterizado, assim quero fazer o herbie nele... Quanto ao modelo da suspenção, é uma boa, agora teria que dimensiona-la ao quadro do fusca, quanto ao sistema de amortecedores, me explique melhor.


                    Um forte abraço!!!!


                    MAMEDE
                    Goiânia-Goiás

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                    • #40
                      Na traseira ja ou vi fala que a supenção independente da variant, eh maravilhosa, agora minha preocupação e quanto ao cambio. Com o ficaria vc tem ideia?
                      Goiânia-Goiás

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                      • #41
                        Essa configuração de amortecedores é igual a dos formulas, ela deixa a suspensão mto mais rigida e menos propensa a rolagem lateral, só acho meio dificil colocar isso num fusca pra uso no dia-dia, até mesmo adpta-la pode se mto f@#$.
                        Ficaria mto bom se fizesse igual nas fotos, construindo primeiro o chassi e depois colocar a lataria por cima, mas pelo espaço que isto ocupa pelo jeito iremos perder mto espaço interno, tipo porta-malas traseiro e tanque võ pro espaço....

                        []'s

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                        • #42
                          MAMEDE e Fucabala
                          O sitema que disse, usaria doi amortecedores. O regulável(a ar, por exemplo) na posição "deitada", como nas fotos. Já o outro, seria usado como é normalmente usado nas suspensões em "duplo A", ou seja, passando por dentro dos "As", como nessa foto:
                          http://www.chinaclassiccar.org/miu%2...20wishbone.jpg
                          Entendeu? Assim, acredito que teríamos uma suspenbsão menos "áspera"(como dito pelo Fucabala) para usar na rua, e mais "racing"(ainda mais) com o acionamento do amortecedor a ar. Acredito que seria uma boa, aproveitando o pesaço.
                          Quanto a suspensão traseira independente da Variant II, realmente é uma boa. Conhecida como IRS, só ouvi elogioa até hj. Como o do Mestre Vader: "Com a IRS, o fusca vira um mini-Porsche".
                          Porém, para usar a suspensão a ar com um amortecedor comum, pra evitar que o carro ande quicando e dar maior resistencia à suspensão, ficaria dificil de adaptar. Veja essas fotos, tiradas da instalação dessa suspensão pelo Davi, da comunidade Fusca 4ever:


                          Quanto ao câmbio, no caso da IRS, é só usar o câmbio da própria Variant II, com suas homocinéticas e tudo mais.
                          Para a suspensão em "duplo A", com dois amortecedores, na dianteira nãot eriamos problema em instalar o amortecedor no meio dos "As", como mostrado na primeira figura, que inclusive é da suspensão dianteira. na trasiera, seria algo como o amortecedor comum não "dentro" dos "As", e sim ao lado, para assim não impedir a instalação das pontas de eixo. Algo masi ou menos assim:
                          http://www.sylva.co.uk/images/mojo/mojo2rear.jpg
                          http://tamiya.com/english/products/43504impreza/sus.jpg (é de carrinhos de controle remoto, mas não deixam d ser de carro )

                          Ou seja, no carro todo seriam usados 8 amortecedores, sendo um a ar e um comum para cada roda. Onde os a ar seria apenas para "estabilixar" o centro de gravidade do carro nas curvas, que é o objetivo inicial do projeto.
                          E como muito bem lembrado pelo nosso amigo Fucabala, Todo esse sistema via ocupar um belo de um espaço, e o ieal seria a construção de um chassis todo tubular inteiramente novo, ou pelo menos montar uma estrutura tubular nas extremidades do carro, e se possível, ligar a uma gaiola de proteção, o que daria um belo trato na "torção" do conjunto.
                          Enfim, dígno de ir para a seção "Insanidade"
                          Espero ter ajudado.
                          Abraço.
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                          • #43
                            Cara muito bom as ideias. Mas vc conseguiu entender minha ideia? E manter o carro com a suspençao normal, mas com o modelo dinamico. Me explique melhor esse modelo das fotos, sem ser a tubular.
                            Goiânia-Goiás

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                            • #44
                              qnto sai +/- pra colocar uma IRS no fusca????
                              mão de obra e tudo mais?

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                              • #45
                                MAMEDE,
                                Essa suspensão traseira, sem ser as tubulares, é a chamada IRS, que vinha na traseira das Variant II. Não sei lhe explicar ao certo sobre ela, sou meio desinformado quanto a ela. Até hoje só ouvi elogios quanto a ela.
                                È bastante usada lá fora pelos caras que rebaixam muitos os carros, pois diferente do sistema com falão, ao se rebaixar ela, o carro não fica assim: /----\ (é cambagem negativa que se fala né?). COm a IRS, as rodas tendem a ficar mais retas.
                                Ouvi falar tambeém que em curvas a suspensão com facão, este tende a "torcer", causando cambagem positiva na roda que está do lado de fora da curva. O que não ocorre com a IRS.
                                Entendi sim o que vc quer fazer. E podemos tirar algo dessas suspensão que vimos aí. Para manter a suspensão original do carro, eu recomendaria pelo menos a instalação da IRS na traseira do carro. A partir daí, poderíamos colocar as bolsas de ar instalada na horizontal(que nem aquelas fotos que mandei, onde os amortecedores estão na posição usada pelos fórmula),e mantendo o resto da suspensão original do carro(incluindo os amortecedores comuns deles) tanto na frente quanto na traseira.
                                Ou seja, seria como adicionar o sistema de bolsas a ar (com aquele "rolete" e com a vara que liga o "rolete" ao cubo da roda). mantendo a suspensão original, mas coma dinamicidade que vc procura.
                                Peguei o espírito da coisa?
                                Se o problema não fosse $$tempo$$, com certeza eu utilizaria a wishbone de braços de comprimentos diferentes, o que em curvas geram uam cambagem negativa.
                                Espero ter ajudado.
                                Aos que não atualizaram ...

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