Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motor 1600 com dupla 8x35 ou 8x33???

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Motor 1600 com dupla 8x35 ou 8x33???

    Bom galero venho através desse tópico pedir uma ajudinha de vocês !

    Ontem desmontei o câmbio e tratasse de um 1300 original ... só que vou da um up no motor para 1600 e to na duvida se deixo a 8x35 ou se mudo pra uma 8x33

    Andei fazendo umas pesquisar pelo ML e achei essa usada http://produto.mercadolivre.com.br/M...M#questionText

    Se for o caso de mudar ... será que da pra encarar essa usada ai ou nem rola???

    Lembrando que o carro vai ser usado na rua e na estrada.

    Desde já agradeço a ajuda de todos que puderem colaborar.
    Last edited by alma negra; 26-11-2012, 10:25 PM.
    (o\ ! /o) Todo proprietário de um veículo antigo, tem em suas mãos uma parte da história. (o\ ! /o)

  • #2
    Re: Motor 1600 com dupla 8x35 ou 8x33???

    Com 8/35 ele vai ficar curto, mas bem esperto! 8/33 vai bem, se bem que é interessante saber que roda/pneu você vai utilizar ai dá pra calcular a quantos giros virará de acordo com a relação diferencial que pretendes utilizar.
    Quanto a coroa e pinhão usados? Pode estar roncando e não ser uma boa aquisição. No caso de troca é melhor gastar um pouco mais e colocar novos.
    Augusto Cesar Nunes

    Pesquisador
    Mecânico Entusiasta
    Analista em Informática
    gutocesa@hotmail.com
    gutocesa@terra.com.br

    Comment


    • #3
      Re: Motor 1600 com dupla 8x35 ou 8x33???

      1600 tork dupla 8x31 nova.
      CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
      GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

      Comment


      • #4
        Re: Motor 1600 com dupla 8x35 ou 8x33???

        Postado originalmente por gutocesa Ver Post
        Com 8/35 ele vai ficar curto, mas bem esperto! 8/33 vai bem, se bem que é interessante saber que roda/pneu você vai utilizar ai dá pra calcular a quantos giros virará de acordo com a relação diferencial que pretendes utilizar.
        Quanto a coroa e pinhão usados? Pode estar roncando e não ser uma boa aquisição. No caso de troca é melhor gastar um pouco mais e colocar novos.
        De acordo com as receitas do vader:

        P
        Motor 1600cm3 (veneno leve - dupla carburação – comando “W110” de 284 graus da Marca Engle)
        Modificações:

        Filtro cônico esportivo
        Folga de platinado de 0,15mm (carros com platinado)
        Avanço de ignição em 15 graus iniciais.
        Dupla carburação solex 32 original dos Fuscas e Brasílias da década de 70ª gasolina com coletores do Fusca a álcool com flautas modificadas conforme informações da Fusca 4ever link http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=1007
        Folga de válvulas reguladas a frio com 0,05mm
        Escape dimensionado 4x1 ou 4x2 (capetinha) não é o do Puma!
        Bobina de ignição de Alta Potência (Bosch Azul ou Bosch Vermelha KW)
        Comando de válvula Engle W110 (284 graus) – peça importada - “americana”
        Molas de válvulas de maior carga para suportar a RPM sem flutuar.
        Potência – 98cv @ 6300 rpm (DIN)
        Torque – 13,3 kgf.m @ 4000 rpm (DIN)

        Desempenho máximo.

        Cambio original do 1300 (35x8 )
        Velocidade máxima – 179 km/h
        Aceleração 0-100km/h – 9,8 seg.
        Pneu ideal no eixo traseiro
        185/60R14

        Cambio original do 1500 (33x8 )
        Velocidade máxima – 179 km/h
        Aceleração 0-100km/h – 10,1 seg.
        Pneu ideal no eixo traseiro
        185/60 R14


        Cambio original do 1600 a partir de 84 (31x8 )
        Velocidade máxima – 179 km/h
        Aceleração 0-100km/h – 10,6 seg.
        Pneu ideal no eixo traseiro
        185/60 R14


        Problema que a roda do meu é 15 então qual seria o pneu ideal????
        (o\ ! /o) Todo proprietário de um veículo antigo, tem em suas mãos uma parte da história. (o\ ! /o)

        Comment


        • #5
          Re: Motor 1600 com dupla 8x35 ou 8x33???

          Qual o melhor fusca original que já foi lançado?
          A resposta diz qual caixa deve ser usada e ele tem pneu 15!

          Com relações curtas terá um trator de subida e um carro completamente morto de final. Essa é uma historia que vivi em 1997 quando substitui a relação de marchas do meu fusca de 1300 para SP2.
          (Não se iluda, se não for em queda livre 179km/h de final em um fusca 1600 é um sonho impossível!)

          Dizem que relações curtas, melhoram arrancada desempenho etc etc... na pratica para rua (NÂO estou falando arrancada 200mts) o carro fica horrível você quer murchar o motor em alta para ter velocidade e economia e não consegue, fica urrando na estrada e mau vai conseguir acompanhar um 1.0.

          A menos que sua intenção seja andar apenas de um quarteirão a outro ou em ambiente com muito transito.

          CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
          GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

          Comment


          • #6
            Re: Motor 1600 com dupla 8x35 ou 8x33???

            Postado originalmente por luismj Ver Post
            Qual o melhor fusca original que já foi lançado?
            A resposta diz qual caixa deve ser usada e ele tem pneu 15!

            Com relações curtas terá um trator de subida e um carro completamente morto de final. Essa é uma historia que vivi em 1997 quando substitui a relação de marchas do meu fusca de 1300 para SP2.
            (Não se iluda, se não for em queda livre 179km/h de final em um fusca 1600 é um sonho impossível!)

            Dizem que relações curtas, melhoram arrancada desempenho etc etc... na pratica para rua (NÂO estou falando arrancada 200mts) o carro fica horrível você quer murchar o motor em alta para ter velocidade e economia e não consegue, fica urrando na estrada e mau vai conseguir acompanhar um 1.0.

            A menos que sua intenção seja andar apenas de um quarteirão a outro ou em ambiente com muito transito.

            Então a melhor seria a 31x8 luismj?

            Ou fico com minha 35x8 mesmo?
            (o\ ! /o) Todo proprietário de um veículo antigo, tem em suas mãos uma parte da história. (o\ ! /o)

            Comment


            • #7
              Re: Motor 1600 com dupla 8x35 ou 8x33???

              Postado originalmente por alma negra Ver Post
              Então a melhor seria a 31x8 luismj?

              Ou fico com minha 35x8 mesmo?
              Tenho um 1600 alcool dupla carburação roda aro 15 e pneu 195/60
              A relação 35x8 do 1300 é a pior relação para esse motor.
              Amarra o carro pra caramba, só fica berrando o motor, evite-a no maximo.

              Mais...mesmo com essa relação vc vai dar pau em 1.0 na rua e na estrada vai acompanhar a 140 fácil.
              Acho a 33x8 a melhor para um 1600 dupla original, pois vc tem um equilibrio de tudo. A do SP3 fica chocho na estrada quando pega subida em quarta. Além de que pode perder um pouco na esperteza na arrancada de primeira.
              Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

              Comment


              • #8
                Re: Motor 1600 com dupla 8x35 ou 8x33???

                Postado originalmente por 1300l Ver Post
                Tenho um 1600 alcool dupla carburação roda aro 15 e pneu 195/60
                A relação 35x8 do 1300 é a pior relação para esse motor.
                Amarra o carro pra caramba, só fica berrando o motor, evite-a no maximo.

                Mais...mesmo com essa relação vc vai dar pau em 1.0 na rua e na estrada vai acompanhar a 140 fácil.
                Acho a 33x8 a melhor para um 1600 dupla original, pois vc tem um equilibrio de tudo. A do SP3 fica chocho na estrada quando pega subida em quarta. Além de que pode perder um pouco na esperteza na arrancada de primeira.
                Obrigado pela dica 1300l. Só que meu motor não é original 1600 com dupla

                O bloco é de um 1500 mas vou passar ele pra 1600 com dupla solex 32 ... como ainda não vou mecher no motor já tenho que ir preparando o conjunto pra no final não fica uma coisa ruim.

                Achei a relação 33x8 aqui a R$ 218,00 nova.
                Tem essa no ML também http://produto.mercadolivre.com.br/M...-61-n65bal-_JM

                E lá também tem uma 31x8 por R$ 380,00!

                Quero montar um carro bacana pra andar e ser um pouco econômico também
                (o\ ! /o) Todo proprietário de um veículo antigo, tem em suas mãos uma parte da história. (o\ ! /o)

                Comment


                • #9
                  Re: Motor 1600 com dupla 8x35 ou 8x33???

                  Informaçao legal

                  http://www.fusca4ever.com.br/showthr...437#post115437

                  Postado originalmente por 1300l Ver Post
                  Tenho um 1600 alcool dupla carburação roda aro 15 e pneu 195/60
                  A relação 35x8 do 1300 é a pior relação para esse motor.
                  Amarra o carro pra caramba, só fica berrando o motor, evite-a no maximo.

                  Mais...mesmo com essa relação vc vai dar pau em 1.0 na rua e na estrada vai acompanhar a 140 fácil.
                  Acho a 33x8 a melhor para um 1600 dupla original, pois vc tem um equilibrio de tudo. A do SP3 fica chocho na estrada quando pega subida em quarta. Além de que pode perder um pouco na esperteza na arrancada de primeira.

                  Comment


                  • #10
                    Re: Motor 1600 com dupla 8x35 ou 8x33???

                    Postado originalmente por alma negra Ver Post
                    Obrigado pela dica 1300l. Só que meu motor não é original 1600 com dupla

                    O bloco é de um 1500 mas vou passar ele pra 1600 com dupla solex 32 ... como ainda não vou mecher no motor já tenho que ir preparando o conjunto pra no final não fica uma coisa ruim.

                    Achei a relação 33x8 aqui a R$ 218,00 nova.
                    Tem essa no ML também http://produto.mercadolivre.com.br/M...-61-n65bal-_JM

                    E lá também tem uma 31x8 por R$ 380,00!

                    Quero montar um carro bacana pra andar e ser um pouco econômico também
                    Então acho que vai ser mais um motivo de usar o cambio 33x8.
                    Já vi até usuarios de fusca 1300 colocando esse cambio e gostando. Mais ai vc sente bem algumas perdas. Mais para um 1500 e 1600 acho essa a melhor relação.

                    Em fim, apenas não use a 35x8.

                    - - - Updated - - -

                    Postado originalmente por Museu Ver Post
                    Obrigado Museu, estou lendo agora.
                    Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                    Comment


                    • #11
                      Re: Motor 1600 com dupla 8x35 ou 8x33???

                      Postado originalmente por Museu Ver Post
                      Grande Museu .... muito obrigado por postar o link ... vamos aos estudos então ^^
                      (o\ ! /o) Todo proprietário de um veículo antigo, tem em suas mãos uma parte da história. (o\ ! /o)

                      Comment


                      • #12
                        Re: Motor 1600 com dupla 8x35 ou 8x33???

                        Postado originalmente por 1300l Ver Post
                        Então acho que vai ser mais um motivo de usar o cambio 33x8.
                        Já vi até usuarios de fusca 1300 colocando esse cambio e gostando. Mais ai vc sente bem algumas perdas. Mais para um 1500 e 1600 acho essa a melhor relação.

                        - - - Updated - - -



                        Obrigado Museu, estou lendo agora.
                        Bom após ler alguns comentários sobre o assunto e com mais essas dicas de todos que postaram acho melhor ir de 33x8 mesmo!

                        1 - por que já tem a peça aqui pronta entrega
                        2 - a diferença de preço da 33x8 pra 31x8 é quase o dobro do valor (31x8 = R$ 380,00 ... 33x8 = R$ 218,00 provavelmente os cara arredonda pra R$ 200 conto isso ai)
                        3 - que pelo que li ai no link que o museu postou a diferença é realmente minima.

                        De qualquer forma vou ter que trocar os pneu pois ainda ta os original 15 - 5.60
                        (o\ ! /o) Todo proprietário de um veículo antigo, tem em suas mãos uma parte da história. (o\ ! /o)

                        Comment


                        • #13
                          Re: Motor 1600 com dupla 8x35 ou 8x33???

                          Postado originalmente por alma negra Ver Post
                          Então a melhor seria a 31x8 luismj?
                          Ou fico com minha 35x8 mesmo?
                          Olá,

                          A resposta é bem simples, se a 31x8 fosse demasiado longa não viria no Itamar que é o melhor dos fuscas, na verdade quando acha-se que é longa está é faltando motor e não sobrando caixa. Você disse que terá um belo motor, portanto a experiência é essa! Já tive todas essas relações no meu fusca que era originalmente 1300 depois com 1600 tork dupla solex a gasolina e depois a alcool com comando P3.

                          Eu não perderia tempo com outra, pois está trocando 6 por meia duzia e o que você pensa economizar nas engrenagens está gastando da mesma maneira se não ficar bom.

                          Abraço
                          CUP2 17x7x9 Brembo.w.Servo&Master.Cylinder/IRS/CB Dropped Spindle
                          GTI 2.1 16V Turbo Forged/Sapinho/Fueltech GL

                          Comment


                          • #14
                            Re: Motor 1600 com dupla 8x35 ou 8x33???

                            Postado originalmente por luismj Ver Post
                            Olá,

                            A resposta é bem simples, se a 31x8 fosse demasiado longa não viria no Itamar que é o melhor dos fuscas, na verdade quando acha-se que é longa está é faltando motor e não sobrando caixa. Você disse que terá um belo motor, portanto a experiência é essa! Já tive todas essas relações no meu fusca que era originalmente 1300 depois com 1600 tork dupla solex a gasolina e depois a alcool com comando P3.

                            Eu não perderia tempo com outra, pois está trocando 6 por meia duzia e o que você pensa economizar nas engrenagens está gastando da mesma maneira se não ficar bom.

                            Abraço
                            É verdade Luis por que se não ficar bom e ter que gastar 2 vezes é duro rsrsrrs 1 já ta difícil imagina 2 então

                            Vou da um jeito de colocar essa 31x8 mesmo e vamos ver noque vai da ...

                            Mas vou ter q ficar com os pneu originais ate eu poder ter um tempo $$$$ de comprar os novos rsrsr.

                            Obrigado a todos pela grande ajuda.
                            (o\ ! /o) Todo proprietário de um veículo antigo, tem em suas mãos uma parte da história. (o\ ! /o)

                            Comment


                            • #15
                              Re: Motor 1600 com dupla 8x35 ou 8x33???

                              Postado originalmente por alma negra Ver Post
                              É verdade Luis por que se não ficar bom e ter que gastar 2 vezes é duro rsrsrrs 1 já ta difícil imagina 2 então

                              Vou da um jeito de colocar essa 31x8 mesmo e vamos ver noque vai da ...

                              Mas vou ter q ficar com os pneu originais ate eu poder ter um tempo $$$$ de comprar os novos rsrsr.

                              Obrigado a todos pela grande ajuda.
                              Não quero descordar do luis.
                              Mais como vc está com um 1500, e só depois vai para 1600 dupla. Eu ainda acho que vc deveria ir de 33x8, pois eu acho meio discutivel se o itamar foi o melhor fusca ou não, eu sou mais fan do 1600S, que tinha o cambio 33x8, suspenç ao rebaixada, etc.

                              Mais como vc está com um 1500 e o 33x8 vai ficar bom no 1600 (além de ser mais barato e facil a você), vai dele, depois se vc sentir que precisa de mais vc investe no 31x8 ;)
                              Last edited by 1300l; 27-11-2012, 09:47 PM.
                              Yoda Mecânico/ Manô Yoda!

                              Comment

                              Working...
                              X