Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: cambio 5 marchas

    Senhores,

    Conversei com a patota por aqui, eles demonstraram tal desânimo com a idéia de cortar as carcaças que acabaram por me contagiar. Por enquanto não tentaremos nada, acho que o pessoal por aqui (e me incluo também) deu uma cansada básica dessa coisa de cambio de 5 marchas no fusca.

    Por enquanto que temos de certo é que câmbios de 5 marchas para fusca existem, não são folclore, tanto é que saiu recentemente uma reportagem na Fusca e cia nº 43 sobre um fusca preparado em Petrópolis (RJ) que utiliza um cambio desses feito em São Paulo (provavelmente pelo seu Paulo da PHP, que todos nós já ouvimos falar), dizendo que para 5ª utilizou-se a 3ª invertida que ficou com a relação de 0,75:1, além disso, a 4ª foi encurtada, passando de 0,89:1 para 0,96:1 (provavelmente utilizando a 4ª da Kombi). Atinge a velocidade máxima em quarta e a quinta atua como overdrive.

    Uma outra forma de conseguir um cambio de 5 marchas é importar uma dessas, da marca inglesa Hewland, muito utilizada na fórmula Super-Vê, so que ela não é sincronizada, além do que, sairia bem carinha a importação:




    Por hora, acho que faremos um pequeno recesso nesse projeto de câmbio, estamos todos meio de "saco cheio" por aqui, vamos ocupar a mente com algumas outras coisas para depois tentarmos o prolongamento dos eixos das arvores de engrenagem, pois acredito ser a única forma já consagrada de se conseguir atingir esse objetivo.

    Novidades ou reviravoltas em nossos ânimos informo a todos.

    Abs

    Comment


    • Re: cambio 5 marchas

      A 4ª da kombi é 0,96??? Dá pra instalar no fusca numa boa?!

      Comment


      • Re: cambio 5 marchas

        No mercado livre as vezes aparece um cara vendendo cambio de 5 marchas pra fusca ...
        Abrços
        Luby
        http://pumaslubisomem.blogspot.com/

        Rio de Janeiro - RJ

        Comment


        • Re: cambio 5 marchas

          Postado originalmente por Delriobr
          A 4ª da kombi é 0,96??? Dá pra instalar no fusca numa boa?!
          Deriobr, não sei, apenas supus que fosse pelo fato da kombi ter uma relação mais robusta.

          Abs.
          Last edited by celojr; 17-11-2008, 10:41 AM.

          Comment


          • Re: cambio 5 marchas

            Postado originalmente por lubisomem01
            No mercado livre as vezes aparece um cara vendendo cambio de 5 marchas pra fusca ...
            Pois é, lubisomem01, estamos sabendo, o único senão é que não temos informações mais detalhadas a respeito dela e ninguém por aqui conhece quem tenha colocado um câmbio desse no fusca parapoder nos relatar suas opiniões.

            Os compradores que aparecem no ML ainda não receberam o produto e o vendedor pede 60 dias para a fabricação... são fatores que devem ser pesados na hora da aquisição.

            Abs.

            Comment


            • Re: cambio 5 marchas

              Eh pessoal...complicado..
              Só de raiv,a acho que ale a pena snetar a serra no cambio hhehehhe

              Brincadeiras a parte, realmente é complicado.
              A idéia que o Ricardo deu, de usar as caixas de redução da Kombi é uma boa. Se usar relação de 1:1 nelas, será mantida as relações do cambio AP. Mas ficaria meio gambi....

              Eu como já devo ter dito, não boto muita fé em prolongamento de eixos por rosca. Sei que são usados em perfuração para prospecção de petróleo, como foi dito aqui, mas acho que sã oprojetos e usos diferentes. As peças usadas na perfuração foram projetadas para terem roscar e tudo mais. Já a do cambio, pode ser que, retirando material para se fazer a rosca acabe fragilizando alí naquele local, enfim.... Eu sou mais partir para o processo de solda(desde que bem criterioza, seguida de um minuncioso tratamento termico para aliviar tensões criadas pela solda, seguido de outro para deixar a peça com a resistencia desejada da peça). Seria interessante se alguem tivesse testado esse tipo de caixa, mas aqui no fóru, acredito que ninguem tenha....
              A opção que me parece mais plausível é usar o cambio de Renault 21, o complicado é achar um cambio desses....enfim, tudo tem um porém...

              Mas vamos ver o que vira, né pessoal??

              Celojr, tem idéia de qnt é um cambio Hewland desses?

              Abrço a todos e vamos tocar o projeto pra frnete!
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

              Comment


              • Re: cambio 5 marchas

                Senhores,

                Postado originalmente por ricardo groetaers
                Excentricidade por excentricidade acho mais simples (não sei se exeqüível) colocar o cambio AP completo no Fusca e usar as caixas de redução dos cubos usadas nas antigas Kombis. Nas Kombis equipadas com essas caixas de redução a coroa era invertida (o macânico naturalmente se lembra disso).

                Não sei se essas caixas ainda existem no mercado e se são compatíveis com semi-eixos AP ou das Kombis novas (homocinéticas) nem como fazer a retenção do oleo delas neste caso.

                De qualquer forma, admitindo-se a compatibilidade, teríamos que resolver o problema da instabilidade dos facões, que sem os tubos (capas ou trombetas) dos semi-eixos originais para sustentá-los, tenderiam a fletir, flambar, oscilar, torcer e outras loucuras mais. A suspensão IRS existe para resolver isso (faladas melhoras proporcionadas por ela na estabilidade e na variação acentuada da cambagem são secundárias).
                Deixa eu ver se entendí, a idéia do Ricardo é colocar uma dessas aqui em cada semi-eixo?



                Será que daria? Se desse ia ficar uma baita excentricidade, realmente, a melhor de todas até agora. os facões não seriam problema, admitindo-se o uso de IRS ou outra suspensão que isolasse a barra de torção (facões oscilantes c/ coil-over, por exemplo).

                Só não entendí como fazer para inverter seu movimento, para que os semi-eixos girem em direção contrária a do diferencial.

                Postado originalmente por Rafael_MO
                Celojr, tem idéia de qnt é um cambio Hewland desses?
                Rafael, meu amigo,

                É inviável, não postei o preço para não assustar ninguém, custa entre 7,5 e 10 mil euros.

                Faz as contas aí para calcular somente a taxa de importação...

                De qualquer forma, taí o endereço para quem quiser se aventurar... http://www.hewland.com/

                Gde abs. a todos
                Arquivos Anexos

                Comment


                • Re: cambio 5 marchas

                  Mas, o duro é que tem sempre um mas,

                  Considerando o uso da caixa AP completa, como fariamos para compatibilizar seus eixos de roda com essa caixa de redução?

                  Abs.

                  Comment


                  • Re: cambio 5 marchas

                    Celojr,
                    Meu amigo...tõ até com medod e fazer as cotnas de taxa de importação.....hehehehe

                    Seguinte, a idéia dos redutores é ótima. O ideal era conseguir fazer com que a relação entre as duas engrenagens dessa caixa tivesse a relação de 1:1.Mas como uma das engrenagens é feita na ponta de eixo, mas isso é o de menos(só eu querendo complicar..hehehehe).

                    Dá para usar IRS, basta adaptar as homocinéticas, para que elas se encaixem dentro da engrenagem 17. Me parece ser coisa simples e possível de se fazer!

                    E aí..curtiu a idéia?

                    Qualquer coisa, só pegar um diferencial de AP mais longo...Ou um cambiod e santana 2,0, que é bem longo, deve ficar uma boa relação para motores 1600 com a caixa de redução e talz!

                    Abraço e vamos ver no que dá!
                    Aos que não atualizaram ...

                    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                    Megasquirting

                    284º

                    Comment


                    • Re: cambio 5 marchas

                      Tem essa tabela de cambios AP
                      http://img62.imageshack.us/img62/479...ioap4wzbo5.gif

                      Creditos ao pessoal da Volkspage.

                      Como pode-se ver, tem muita alteração que pode ser feita. No meu carro (Voyage) uso o PX com 5ª de PS. Essa quinta é longona. Capaz que como fusca e leve, com potencia sificiente pra empurra-la ele levantará voo.

                      Comment


                      • Re: cambio 5 marchas

                        Postado originalmente por renato732
                        Tem essa tabela de cambios AP
                        http://img62.imageshack.us/img62/479...ioap4wzbo5.gif

                        Creditos ao pessoal da Volkspage.

                        Como pode-se ver, tem muita alteração que pode ser feita. No meu carro (Voyage) uso o PX com 5ª de PS. Essa quinta é longona. Capaz que como fusca e leve, com potencia sificiente pra empurra-la ele levantará voo.
                        Rapaz,

                        Excelente dica, já até salvei a tabela no HD.

                        Abs.

                        Comment


                        • Re: cambio 5 marchas

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Celojr,
                          Meu amigo...tõ até com medod e fazer as cotnas de taxa de importação.....hehehehe

                          Seguinte, a idéia dos redutores é ótima. O ideal era conseguir fazer com que a relação entre as duas engrenagens dessa caixa tivesse a relação de 1:1.Mas como uma das engrenagens é feita na ponta de eixo, mas isso é o de menos(só eu querendo complicar..hehehehe).

                          Dá para usar IRS, basta adaptar as homocinéticas, para que elas se encaixem dentro da engrenagem 17. Me parece ser coisa simples e possível de se fazer!

                          E aí..curtiu a idéia?

                          Qualquer coisa, só pegar um diferencial de AP mais longo...Ou um cambiod e santana 2,0, que é bem longo, deve ficar uma boa relação para motores 1600 com a caixa de redução e talz!

                          Abraço e vamos ver no que dá!
                          Rafael, curtir a idéia, eu curti,

                          Mas não creio que seja tão simples, a engrenagem 17 se acopla ao semieixo que sai do diferencial, a junta homocinética tem que ser adaptada ao conjunto da engrenagem do conjunto 20, não estou conseguindo enxergar essa reverssão de engrenagens.

                          Mas tem uma coisa que está me encafifando, observando com mais calma essa redução, notei que realmente ela inverte a rotação das rodas, o que seria perfeito no nosso caso do cambio AP, que ao ser colocado integralmente no motor traseiro faz com que o carro passe a ter 5 rés e 1 a frente e essa caixa de redução devolveria a dinâmica normal do câmbio. Então, é aí que acho que tem alguma coisa errada, pois mantendo esse raciocínio, uma Kombi com essa redução teria 4 rés e uma a frente? ou seu cambio segue a mesma dinâmica dos AP ou tem algo errado nessa história. Vou investigar, se achar algo posto aqui.

                          O que vc acha?

                          Abs.

                          Comment


                          • Re: cambio 5 marchas

                            Postado originalmente por ricardo groetaers
                            ...Excentricidade por excentricidade acho mais simples (não sei se exeqüível) colocar o cambio AP completo no Fusca e usar as caixas de redução dos cubos usadas nas antigas Kombis. Nas Kombis equipadas com essas caixas de redução a coroa era invertida (o macânico naturalmente se lembra disso)...

                            Para descontrair:

                            Parece que os amigos anseiam por ver as carcaças cortadas, serradas, furadas, soldadas, esmerilhadas, surradas e submetidas a todos os tipos de perversões possiveis.
                            Ricardo, vc tem razão, não li direito seu post, agora começo a enxergar o que vc quis dizer.

                            Seria a maior revolução em termos de modificação...precisamos checar isso.

                            Veja no anexo algumas páginas antes da página de onde tirei o esquema o relato ratificando o que vc disse.

                            Para descontrair também:

                            Confesso que o que eu queria mesmo era destruir as caixas, por isso batizei a técnica de "A vingança da serra elétrica", mas vai ficar mesmo como: "A volta dos que não foram".

                            Postado originalmente por Rafael_MO
                            E aí..curtiu a idéia?
                            Rapaz, tô começando a curtir de montão a idéia, saio a caça dessa redução amanhã mesmo. E verei o que é possível fazer quanto a questão da relação 1:1 da redução. Aí ia ser o nirvana, e a caixa faria jus com louvor ao nome de batismo.

                            Abraços, galera.
                            Arquivos Anexos

                            Comment


                            • Re: cambio 5 marchas

                              Celojr,
                              Nas Kombis montadas com essa caixa de redução, a coroa era motnada invertida. Logo,s e você tirar fora as caixas de redução dessa Kombi sem inverter a coroa, ela terá 4 marchas ré e uma a frente! Dá para vr isso analisando a fotod a caixa de reduão, onde há apenas duas engrenagens, logo o sentido de rotação da pota de eixo será inversa à rotação dos "seme eixos".
                              Logo, se coloca ro cambio Ap intacto no Fusca, ele teria 5 marchas ré , e uma para frente. Se acrescentar os redutores, o carro trá 5 marchas a frente e uma a ré! Essa ´a sacada.

                              Quanto a conseguir uma relação de 1:1 na caixa de redução, não esquente com isso...Se não conseguirmos isso, basta usar uma relação de cambio Ap mais longa, que será reduzida pelas caixas de redução, conseguindo asism, ter um cambio mais próximo do ideal par anossos queridos besouros! Sacou?

                              Espero quemessas caixas de redução nao sejam difícies de serem achadas.....

                              Repare na foto em anexo. A peça 20 já é la ponta de eixo, logo é ligada as peças de freio e depois, á roda. logo, o semi-eixo que sai do cambio é acoplado à essa caixa de redução na engrenagem 17, por dentro dela(repare que por dentro dela tem um desenho específico para encaixe do semi-eixo(original da kombi). Se essas Kombis com caixa de redução for das mais modernas, com homocinéticas e tudo mais, fica mais fácil ainda de usar esse sistema com o Cambio AP! Senão, dá uma ligada pro seu torneiro e vejam o que pode ser feito! Mas acho que é coisa simples de ser feita...


                              Abraço!
                              Arquivos Anexos
                              Last edited by Rafael_MO; 15-11-2008, 05:07 PM.
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment


                              • Re: cambio 5 marchas

                                Excelências,

                                Parabéns, é isso aí, analisar, planejar com calma para que a execução seja rápida e certa.

                                Postado originalmente por Celojr
                                Veja no anexo algumas páginas antes da página de onde tirei o esquema o relato ratificando o que vc disse.
                                Se voce olhar algumas páginas atrás verá que a redução é 1:1,4 na Kombi 1200 e 1:1,26 na Kombi 1500.

                                Quem sabe se alguma auto-peças ou concessionária pode ter alguma dessas caixas de redução perdida.

                                Mas não recomendo sair comprando. Antes é necessário ver se se as estrias da hocinética do AP ou da Kombi nova ou da Variant II são compatíveis com as estrias internas da engrenagem desta caixa.

                                Observe que esta caixa se encaixa por pressão na ponta da capa (tubo ou trombeta) dos semi-eixos originais (há tambem um pino de retenção).

                                A trombeta é solidária a caixa mas as futuras pontas homocinéticas, alem de muito mais finas, girarão em relação a carcaça desta caixa. Temos que pensar no problema da retenção do oleo desta caixa e como fazê-lo no espaço disponível visto que as homocinéticas são curtas.

                                Não se pode esquecer do problema da instabilidade dos facões causada pela ausência das trombetas. Não é necessário instalar a suspensão IRS, mas uma barra, um "A", um "V" ou outra coisa deve ser prevista.
                                Last edited by ricardo groetaers; 16-11-2008, 02:39 AM.

                                Comment

                                Working...
                                X