Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: cambio 5 marchas

    Os senhores se lembram dessa imagem:


    Nela vemos a parte anterior da caixa, onde estão fixados o eixo piloto (porca sextavada abaixo), o pinhão (porca sextavada acima) e as hastes dos garfos seletores (garras a esquerda).

    Agora, voces conhecem essa ferramenta?


    Isso mesmo, trata-se de uma chave de roda que será utilizada apenas para ilustrar o processo para melhor compreensão do mesmo.
    Last edited by celojr; 24-10-2008, 11:35 PM.

    Comment


    • Re: cambio 5 marchas

      Dando continuidade,

      Imaginem o seguinte: vamos separar as duas hastes da cruz da chave de roda, daí teremos duas barras de metal, separadas, com seus respectivos cachimbos de encaixe em ambas as pontas de cada barra, correto?

      Muito bem, lembrem-se que na primeira figura o pinhão e o eixo piloto estão fixados a tampa da urna por porcas sextavadas.

      Reparem as figuras abaixo:



      São, respectivamente o eixo piloto do fusca e os pinhões do fusca (a esquerda, mais escuro) e do AP (a direita), nosso interesse é pelo pinhão do fusca, a do eixo piloto ficou meio tremida mas se prestará para mostrar onde quero chegar.

      Se ambas são fixadas a tampa por porcas, significa dizer, e da para perceber perfeitamente nas imagens, que elas possuem roscas em sua extremidade anterior.

      Sacaram onde quero chegar?
      Last edited by celojr; 25-10-2008, 12:01 AM.

      Comment


      • Re: cambio 5 marchas

        Seguindo em frente.

        Lembrem-se, agora das duas hastes metálicas com cachimbos nas pontas que separamos na chave de roda em cruz...imaginem que por dentro de seus cachimbos, ao invés de encaixes sextavados para os parafusos das rodas do carro, existissem roscas, na bitola exata das roscas do pinhão e do eixo piloto do fusca.

        O que poderiamos fazer? Exatamente, rosqueá-las nas extremidades do pinhão e eixo piloto do fusca!!! Eureka!!! Qual não é nossa suspresa ao observarmos que agora temos um eixo piloto e pinhão alongados e sem a utilização de soldas.

        Simples assim...
        Last edited by celojr; 24-10-2008, 11:56 PM.

        Comment


        • Re: cambio 5 marchas

          Obviamente, não utilizariamos as hastes de uma chave de roda, o correto é procurar um torneiro mecânico para tornear uma barra de ferro ou outro metal que for mais adequado, nas medidas das roscas dos eixos, além disso, devem ser torneados os dentes e ranhuras para encaixe das engrenagens e travas além dos sincronizadores para o curso das engrenagens. Não postarei novamente a foto para não ficar prolixo mais do que já está, mas se repararmos no pinhão do fusca, podemos perceber que não é tão difícil reproduzir os dentes de seu corpo, daí a minha aposta nas engrenagens da terceira invertida, bastando inverter seus dentes no eixo piloto e pinhão já tendo o modelo do tamanho certo.

          O resto é mole, devemos, ainda tornear o garfo seletor da quinta, abrir um novo buraco na tampa da urna para seu curso de seleção, encaixá-lo corretamente, providenciar uma tampa acessória para cobrir esse novo conjunto, como os da figura abaixo, configurarmos o trambulador para a existência desse novo conjunto e PRONTO.


          Uma coisa que reparei nesta pesquisa e investigações sobre o assunto, é que ninguém cita como alongar os eixos e nem os mostra prontos, daí elaborei essa teoria, que se alguém estiver disposto a tentar executá-la, por favor, fique a vontade e nos conte os resultados obtidos.

          Senhores, é isso, estou pronto para a crucificação, peguem leve, por favor.

          Abraços a todos.

          Celojr
          Arquivos Anexos
          Last edited by celojr; 25-10-2008, 02:17 AM.

          Comment


          • Re: cambio 5 marchas

            Postado originalmente por celojr
            Obviamente, não utilizariamos as hastes de uma chave de roda, o correto é procurar um torneiro mecânico para tornear uma barra de ferro ou outro metal que for mais adequado, nas medidas das roscas dos eixos, além disso, devem ser torneados os dentes e ranhuras para encaixe das engrenagens e travas além dos sincronizadores para o curso das engrenagens. Não postarei novamente a foto para não ficar prolixo mais do que já está, mas se reparamos no pinhão do fusca, podemos perceber que não é tão difícil reproduzir os dentes de seu corpo, daí a minha aposta nas engrenagens da terceira invertida, bastando inverter seus dentes no eixo piloto e pinhão já tendo o modelo do tamanho certo.

            O resto é mole, devemos, ainda tornear o garfo seletor da quinta, abrir um novo buraco na tampa da urna para seu curso de seleção, encaixá-lo corretamente, providenciar uma tampa acessória para cobrir esse novo conjunto, como os da figura abaixo, configurarmos o trambulador para a existência desse novo conjunto e PRONTO.


            Uma coisa que reparei nesta pesquisa investigações sobre o assunto, é que ninguém cita como alongar os eixos e nem os mostra prontos, daí elaborei essa teoria, que se alguém estiver disposto a tentar executá-la, por favor, fique a vontade e nos conte os resultados obtidos.

            Senhores, é isso, estou pronto para a crucificação, peguem leve, por favor.

            Abraços a todos.

            Celojr
            nao entendo nada de cambios mais a teoria e perfeita , nesse caso seria so fabricar o alongador ,os garfos e a capa , poderia ser montado em qualquer cambio.
            se conseguir , pode vende-lo como kit.
            ve ai quanto fica esse sistema , to na fila ja.
            black hot metal

            http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

            Comment


            • Re: cambio 5 marchas

              Postado originalmente por fabricio.vergetti
              nao entendo nada de cambios mais a teoria e perfeita , nesse caso seria so fabricar o alongador ,os garfos e a capa , poderia ser montado em qualquer cambio.
              se conseguir , pode vende-lo como kit.
              ve ai quanto fica esse sistema , to na fila ja.
              Pois é, Fabricio, não estava pensando em por em prática essa teoria por enquanto não, apenas a expus para, quem sabe, algum outro aventureiro do Clã se animar e testá-la.

              Quero, primeiro, ganhar a outra guerra que comecei para depois... quem sabe?

              Você não se anima não?

              Não seria fabricar os garfos, mas sim apenas o garfo da 5ª marcha, os outros utilizaria os que já existem na caixa.

              Gde abs.

              Comment


              • Re: cambio 5 marchas

                Postado originalmente por celojr
                Pois é, Fabricio, não estava pensando em por em prática essa teoria por enquanto não, apenas a expus para, quem sabe, algum outro aventureiro do Clã se animar e testá-la.

                Quero, primeiro, ganhar a outra guerra que comecei para depois... quem sabe?

                Você não se anima não?

                Não seria fabricar os garfos, mas sim apenas o garfo da 5ª marcha, os outros utilizaria os que já existem na caixa.

                Gde abs.

                agora nao to podendo celojr, a patroa ta a caminho da maternidade e o fusca quebrou as canaletas de pistao e abriu folga na turbina , ta soda.
                black hot metal

                http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

                Comment


                • Re: cambio 5 marchas

                  Postado originalmente por fabricio.vergetti
                  agora nao to podendo celojr, a patroa ta a caminho da maternidade e o fusca quebrou as canaletas de pistao e abriu folga na turbina , ta soda.
                  Tranquilo Fabricio, Curta ao máximo esse momento do nascimento de seu filho(a), é um momento único, já passei por essa experiência, é muito boa.

                  Vc já sabe se vai ser menino ou menina?

                  Que Deus abençoe vc e os seus.

                  Abs.

                  Comment


                  • Re: cambio 5 marchas

                    Postado originalmente por celojr
                    Obviamente, não utilizariamos as hastes de uma chave de roda, o correto é procurar um torneiro mecânico para tornear uma barra de ferro ou outro metal que for mais adequado, nas medidas das roscas dos eixos, além disso, devem ser torneados os dentes e ranhuras para encaixe das engrenagens e travas além dos sincronizadores para o curso das engrenagens. Não postarei novamente a foto para não ficar prolixo mais do que já está, mas se repararmos no pinhão do fusca, podemos perceber que não é tão difícil reproduzir os dentes de seu corpo, daí a minha aposta nas engrenagens da terceira invertida, bastando inverter seus dentes no eixo piloto e pinhão já tendo o modelo do tamanho certo.

                    O resto é mole, devemos, ainda tornear o garfo seletor da quinta, abrir um novo buraco na tampa da urna para seu curso de seleção, encaixá-lo corretamente, providenciar uma tampa acessória para cobrir esse novo conjunto, como os da figura abaixo, configurarmos o trambulador para a existência desse novo conjunto e PRONTO.


                    Uma coisa que reparei nesta pesquisa e investigações sobre o assunto, é que ninguém cita como alongar os eixos e nem os mostra prontos, daí elaborei essa teoria, que se alguém estiver disposto a tentar executá-la, por favor, fique a vontade e nos conte os resultados obtidos.

                    Senhores, é isso, estou pronto para a crucificação, peguem leve, por favor.

                    Abraços a todos.

                    Celojr
                    Prezada Celojr:

                    Antes de mais nada, parabéns pela sua empreitada.

                    No caso do alongamento dos eixos através de uma extensão "rosqueável", não seria importante levarmos em consireração o sentido de rotação dos mesmos? Eu pergunto isto por acreditar que a rosca devesse apresentar a tendêndia de travar sempre no sentido de rotação do eixo. Desta forma, não teríamos problemas da extensão resolver sair por conta própria.

                    Ao utilizarmos a "terceira invertida" como quinta marcha, como fica o valor da relação?

                    Comment


                    • Re: cambio 5 marchas

                      Quanto à tua pergunta sobre a suspensão: Não é preferência por swing axle. É só a idéia de mexer em uma coisa de cada vez. Quanto a isso, vai fundo, mas quanto ao alongamento do eixo...
                      Não quero jogar areia, mas nunca ví nada parecido. Sempre é solda ou entalhe. Se tivesse que fazer, seria com solda. Acho muito arriscado tentar com rosca, pois uma delas, sempre trabalha no sentido anti-horário e aí mesmo que a rosca suportasse o torque, teria que pensar no travamento.
                      Last edited by kito; 27-10-2008, 02:51 PM.

                      Comment


                      • Re: cambio 5 marchas

                        Celojr,

                        A idéia do alonamento rosqueável não é das piores não...hehehhe... Claro, tem que estuda ro sentido da rotação do eixo e do rosqueamento, escolher em os materiais a serem usados na fabricação das peças e talz... Enfim...

                        Mas sinceramente, sou mais o projeto que você está seguindo, acho que dará mais frutos e será mais confiável que a idéia de alonga ro eixo(seja eme com rosca ou solda.....).
                        Quanto ao seu projeto, faça no paint, só pra ilustrar melhor onde você está pretendendo cortar a carcaça do AP. Meu irmão tem um cambio AP 5 marchas aqui na lavnderia de casa, andei dando uma olhada nele ontem...hehehhe

                        E quanto a suspensão, se eu fosse você, partiria logo para a IRS. É uma ótima suspensão(dentre as originais VW para os air-cooled, é a melhor). Eu só optaria por outra se essa outra fosse uma Duplo A(um dia vou fazer no meu....). Compensa em muito o investimento na IRS. Aquela d buggy com cambio de CHT usa um braço (mal adaptado) para cumprir a parte estrutural que os semi-eixos(originais do fusca) davam a suspensão(pois eles trabalham, além de transmitir rotação para as rodas, como uma braço de suspensão). A IRS substitui o semi-eixo pela homocinética(que não funciona como um braço de suspensão) por aquele braço que se liga a lado dos suportes do cambio, braço este que tem função "estrutural" na suspensão.....
                        Isso de suspensão é complicado e tem que ser muito bem estudada. Reforçando minha opinião, eu iria de IRS(daria, quem sabe par ausar as tampas da caixa da Variant II no Dark5, para usar as homocinéticas, que tal?

                        Um grande abraço!
                        Aos que não atualizaram ...

                        ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                        Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                        VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                        Megasquirting

                        284º

                        Comment


                        • Re: cambio 5 marchas

                          Postado originalmente por MARCOS DURÃES
                          Prezada Celojr:

                          Antes de mais nada, parabéns pela sua empreitada.

                          No caso do alongamento dos eixos através de uma extensão "rosqueável", não seria importante levarmos em consireração o sentido de rotação dos mesmos? Eu pergunto isto por acreditar que a rosca devesse apresentar a tendêndia de travar sempre no sentido de rotação do eixo. Desta forma, não teríamos problemas da extensão resolver sair por conta própria.

                          Ao utilizarmos a "terceira invertida" como quinta marcha, como fica o valor da relação?
                          Postado originalmente por kito
                          Quanto à tua pergunta sobre a suspensão: Não é preferência por swing axle. É só a idéia de mexer em uma coisa de cada vez. Quanto a isso, vai fundo, mas quanto ao alongamento do eixo...
                          Não quero jogar areia, mas nunca ví nada parecido. Sempre é solda ou entalhe. Se tivesse que fazer, seria com solda. Acho muito arriscado tentar com rosca, pois uma delas, sempre trabalha no sentido anti-horário e aí mesmo que a rosca suportasse o torque, teria que pensar no travamento.
                          Caros amigos, Sem dúvida devemos considerar não só a rotação do eixo, como também, muito bem lembrado pelo Kito, que ambos giram em sentido inverso, com isso, um deles girará no sentido da rosca e o outro em sentido inverso a ela.

                          Então, essa questão também me passou pela cabeça, pensei até em utilizar arruelas de pressão para travar a rosca nos eixos, só que aí, pensei, ora, os dois eixos já estãos fixados a carcaça do câmbio através de roscas, além disso, elas não serão os únicos pontos de suporte e fixação dos respectivos eixos, o mesmo rosqueamento original utilizado para fixá-las a carcaça que existia antes do prolongamento ser encaixado deve ser repetido após o mesmo na nova tampa que cobrirá a quinta marcha, ficando todo esse conjunto confinado dentro desse, digamos assim, "invólucro", daí que não haverá folga para o desencaixe dos eixos, pois eles estarão travados no sentido longitudinal do chassis pela própria estrutura da caixa, no máximo, giraria em falso, o que logo perceberiamos, apesar de eu achar que nem isso aconteceria pelo fato dele estar encaixado na medida exata entre as duas tampas do câmbio.

                          Podemos, ainda, inverter o sentido de um dos rosqueamentos nessa parte da caixa para que eles girem seguindo a necessidade do travamento da rosca (em sentido contrário a rotação da mesma).

                          Não sei dizer com certeza qual é a relação da 3ª invertida. Achei a seguinte resposta em outro tópico aqui desta seção mesmo do forum: http://forum.fusca4ever.com.br/showp...0&postcount=23

                          Postado originalmente por mucke1979
                          As engrenagens da terceira marcha tem os seguintes nº de dentes: 22/29. Isto dá a relação 1,32:1.

                          Invertendo as engrenagens temos 29/22, o que resulta na relação 0,76:1.
                          Agora, esse prolongamento "rosqueável" é apenas uma teoria que desenvolvi como resposta ao não uso de soldas para os eixos da 5ª marcha, obviamente, carece de comprovação prática que demonstre sua efetividade.

                          Quanto a aguentar o torque, acredito que vai depender muito dos materiais escolhidos para a fabricação dos eixos, da precisão dos encaixes e etc do que da rosca em sí.

                          Abs.

                          P.S.: estou achando muito bom esse debate, acho que será assim que chegaremos a conclusão desse câmbio.

                          Comment


                          • Re: cambio 5 marchas

                            Postado originalmente por Rafael_MO
                            Celojr,

                            A idéia do alonamento rosqueável não é das piores não...hehehhe... Claro, tem que estuda ro sentido da rotação do eixo e do rosqueamento, escolher em os materiais a serem usados na fabricação das peças e talz... Enfim...

                            Mas sinceramente, sou mais o projeto que você está seguindo, acho que dará mais frutos e será mais confiável que a idéia de alonga ro eixo(seja eme com rosca ou solda.....).
                            Quanto ao seu projeto, faça no paint, só pra ilustrar melhor onde você está pretendendo cortar a carcaça do AP. Meu irmão tem um cambio AP 5 marchas aqui na lavnderia de casa, andei dando uma olhada nele ontem...hehehhe

                            E quanto a suspensão, se eu fosse você, partiria logo para a IRS. É uma ótima suspensão(dentre as originais VW para os air-cooled, é a melhor). Eu só optaria por outra se essa outra fosse uma Duplo A(um dia vou fazer no meu....). Compensa em muito o investimento na IRS. Aquela d buggy com cambio de CHT usa um braço (mal adaptado) para cumprir a parte estrutural que os semi-eixos(originais do fusca) davam a suspensão(pois eles trabalham, além de transmitir rotação para as rodas, como uma braço de suspensão). A IRS substitui o semi-eixo pela homocinética(que não funciona como um braço de suspensão) por aquele braço que se liga a lado dos suportes do cambio, braço este que tem função "estrutural" na suspensão.....
                            Isso de suspensão é complicado e tem que ser muito bem estudada. Reforçando minha opinião, eu iria de IRS(daria, quem sabe par ausar as tampas da caixa da Variant II no Dark5, para usar as homocinéticas, que tal?

                            Um grande abraço!
                            Então, meu caro Rafael, essa hipotese de eixo rosqueável é apenas teórica, muitos testes deverão ser feitos para comprovar sua efetividade e não os farei por agora (se eu desse uma sugestão dessa a equipe, acho que eles me demitiriam do projeto, mesmo a idéia tendo sido minha. hahahah). Apenas achei que era a hipótese mais viável para alongar os eixos sem a utilização de soldas, não tenho nenhuma intenção de testá-la por agora.

                            Seguirei com o projeto do corte do cambio AP em frente como tinha dito anteriormente, só que no final da semana passada andei um tanto quanto ocupado e não deu para verificar os andamentos do projeto e tentarei editar um photoshop para ilustrar melhor o processo.

                            Quanto a suspensão, pensei em produzir algo assim:



                            Bincadeirinha...hehehehehe...

                            Grande abraço pra ti.
                            Arquivos Anexos

                            Comment


                            • Re: cambio 5 marchas

                              Praticamente voltei ao início do tópico para fazer essa pergunta: Acrescentar apenas a 5ª, colocando uma terceira invertida por alogamento de eixos, não seria descobrir a pólvora?
                              Não me entenda mal, é que não entendi a idéia de alongar eixos, se a idéia é mudar as relações de todas as marchas e não só acrescentar uma 5ª. Inclusive, gostaria de participar do projeto se a distância e outros fatores, não impedissem.
                              Penso que poderia se tentar mudar o rolamento do pinhão(se a distância entre-eixos for igual?) e colocar todo o conjunto AP na carcaça do fusca.
                              A fixação seria por flange e para isso seria subtraído material na espessura do flange. Tem espaço na carcaça de fusca para o conjunto todo, sem prejuízo para a ré e os garfos?
                              A coroa do AP tem o mesmo diâmetro da coroa do fusca? Essa medida grosseira, já aproxima a regulagem do pinhão na coroa e diz tambem aproximadamente, quanto material deve ser tirado ou acrescentado à carcaça. Se a coroa for menor, mais material deve ser retirado.
                              Os furos dos garfos são muito diferentes? Tem espaço na carcaça do fusca para os mesmos? Caso haja espaço, os furos antigos podem ser fechados com estojos de alumínio e refurados.
                              Não teria como montar uma vídeo-conferência na oficina do teu amigo?
                              Brincadeirinha. Acho um projeto interessante e como já disse, parabéns pela persistência.

                              Comment


                              • Re: cambio 5 marchas

                                Postado originalmente por kito
                                Praticamente voltei ao início do tópico para fazer essa pergunta: Acrescentar apenas a 5ª, colocando uma terceira invertida por alogamento de eixos, não seria descobrir a pólvora?
                                Não me entenda mal, é que não entendi a idéia de alongar eixos, se a idéia é mudar as relações de todas as marchas e não só acrescentar uma 5ª. Inclusive, gostaria de participar do projeto se a distância e outros fatores, não impedissem.
                                Penso que poderia se tentar mudar o rolamento do pinhão(se a distância entre-eixos for igual?) e colocar todo o conjunto AP na carcaça do fusca.
                                A fixação seria por flange e para isso seria subtraído material na espessura do flange. Tem espaço na carcaça de fusca para o conjunto todo, sem prejuízo para a ré e os garfos?
                                A coroa do AP tem o mesmo diâmetro da coroa do fusca? Essa medida grosseira, já aproxima a regulagem do pinhão na coroa e diz tambem aproximadamente, quanto material deve ser tirado ou acrescentado à carcaça. Se a coroa for menor, mais material deve ser retirado.
                                Os furos dos garfos são muito diferentes? Tem espaço na carcaça do fusca para os mesmos? Caso haja espaço, os furos antigos podem ser fechados com estojos de alumínio e refurados.
                                Não teria como montar uma vídeo-conferência na oficina do teu amigo?
                                Brincadeirinha. Acho um projeto interessante e como já disse, parabéns pela persistência.
                                Kito, meu amigo, seria perfeito se pudessemos realizar um videoconferência lá na oficina, não somente com o mecânico, mas com o torneiro mecânico também, só que limitações tecnológicas nos impedirão de realizá-la.

                                Vou tentar responder suas perguntas.

                                Não sei se acresentar somente a 5ª seria descobrir a pólvora, o que ocorre é que já existe essa técnica de acrescentar apenas a quinta no câmbio original do fusca, só que quem a conhece não ensina o pulo do gato (o que é completamente justificável e compreenssível), sendo que esse pulo envolve o alongamento dos dois eixos do câmbio envolvidos no processo e já foi citado em um anúncio no ML que esse alongamento não envolveria soldas, daí elaborei essa teoria que a princípio, solucionaria o problema, pois a meu ver o único meio de alongar tais eixos, sem solda, seria aproveitar a rosca já existente em ambos. Agora veja, esses procedimentos foram apenas ilustrativos do que eu acho que foi feito, não fazem parte do meu projeto que é trocar todas as relações do fusca pelas do AP. Por esse motivo, nem tentarei colocá-los em prática por agora.

                                Meu projeto parte do princípio de que todas as engrenagens, garfos, eixo piloto, coroa e pinhão cabem dentro da carcaça do fusca. Isso já foi comprovado em algumas fotos postadas anteriormente.

                                A grande pergunta que precisamos responder é como encaixar todo esse conjunto dentro da carcaça do fusca.

                                Muito bem, a princípio pensamos em utilizar a estrutura da carcaça do fusca sem modificações nas tampas, o que gerou alguns problemas de compatibilide já citados anteriormente, como o encaixe da marcha ré, por exemplo.

                                Em um outro momento mais inicial ainda, foi cogitado recortar a carcaça do fusca para acrescentar toda a parte intermediária mais o trampulador do cambio AP no fusca, só que novamente esbarramos na questão estrutural da coisa, esse corte certamente comprometeria os mancais dos semi-eixos, então abandonamos essa idéia também.

                                Então, já desanimado e meio de brincadeira, sugerí que ao invés de recortamos a carcaça do fusca, recortassemos a do câmbio AP, eu achei uma idéia meio besta a princípio, mas o Rafael_MO não somente gostou da idéia como, junto com meu mecânico me convenceram de que, para minha surpresa, era uma boa idéia e solucionaria praticamente todos os problemas estruturais do encaixe, pois todos os elementos nobres de ambas as caixas seriam mantidos em seus respectivos locais, o corte seria apenas na porção cilíndrica da caixa AP, fiz algumas medidas preliminares e pude constatar isso e é exatamente neste ponto que estamos atualmente. Não haverá prejuízo para a marcha ré, porque, ao contrario do fusca, no cambio AP, ela fica encaixada na parte anterior da caixa, o recorte ficaria mais para trás dela.

                                Pode ser que o encaixe de ambas as caixas envolva o uso de flange ou não, só saberemos mais a frente, ms de qualquer forma fazer um flange não é algo difícil.

                                Realmente, para os garfos deverá ser feito algum retrabalho de furação, mas isso não será problema, inclusive gostei da sua sugestão de utilizar estojos de alumínio tampando os furos antigos para então refazer a furação, ainda acrescentaria que um pequeno retrabalho com dremel por dentro da caixa do fusca, para nivelá-la, seja interessante, o que vc acha?

                                Tá vendo como a distância e outros fatores não te impedem de fazer parte do projeto, seja muito bem vindo ao grupo de malucos envolvidos nele.

                                Espero ter clareado suas idéias. Tô aguardando suas sugestões...

                                Abs.
                                Last edited by celojr; 27-10-2008, 07:52 PM.

                                Comment

                                Working...
                                X