Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: cambio 5 marchas

    Postado originalmente por sedan74turbo
    eu nem tô opinando mas tô aqui só acompanhando de longe esse empreitada...

    muito show hein celojr...
    Fala aí Sedan,

    Valeu pelo apoio, fique a vontade para dar suas opiniões, quanto mais gente opinando, melhor.

    Aliás, vc que não sabe, mas já deu uma opinião sim, tenta lembrar aí de uma série de fotos da construção de um câmbio Gene Berg que você postou em um desses tópicos sobre câmbio de 5 marchas aqui do forum... Pois é, elas estão devidamente impressas e meu mecânico as está estudando com afinco...hehehe...

    Abs.

    Comment


    • Re: cambio 5 marchas

      Postado originalmente por celojr
      Fala aí Sedan,

      Valeu pelo apoio, fique a vontade para dar suas opiniões, quanto mais gente opinando, melhor.

      Aliás, vc que não sabe, mas já deu uma opinião sim, tenta lembrar aí de uma série de fotos da construção de um câmbio Gene Berg que você postou em um desses tópicos sobre câmbio de 5 marchas aqui do forum... Pois é, elas estão devidamente impressas e meu mecânico as está estudando com afinco...hehehe...

      Abs.
      lembro sim !!! essa sessão tenho até ela no meu antigo fotolog...heheh
      sem querer ajudei !!! ainda bem...ae eu cobro minha parte na patente do FiveSpeedByF4E !!!! hehehe
      ;-)

      brincadeira....
      Fernando / German Look 74
      2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

      Comment


      • Re: cambio 5 marchas

        Postado originalmente por sedan74turbo
        lembro sim !!! essa sessão tenho até ela no meu antigo fotolog...heheh
        sem querer ajudei !!! ainda bem...ae eu cobro minha parte na patente do FiveSpeedByF4E !!!! hehehe
        ;-)

        brincadeira....
        Valeu Sedan, depois conversamos sobre as porcentagens de cada um de todos nós na patente...
        Abs.

        Comment


        • Re: cambio 5 marchas

          Muito bem, agora voltando as vacas magras...

          Para variar, a porr@ do tempo sempre curto, para pior das minhs mazelas, quando estava indo para a oficina me ligam do consultório odontológico para me lembrar que eu tinha consulta marcada hj, Juro, quase desmarquei, mas como meus amigos dentistas costumam dizer, "a saúde começa pela boca", segui para minha sessão de tortura...

          Depois dei uma passada relâmpago na oficina para ver como estavam os trabalhos. Bem, os dois cambios encontram-se desmontados, como não é novidade, o pinhão do AP é mais longo que o do fusca, o que me chamou a atenção é que além de mais longo, é algo em torno de 1 mm mais fino, não sei dizer ainda que repercussões no projeto isso terá, tb não tenho as medidas de cada diâmetro porque na hora esqueci de anotar, enfim, tava meio corrido. Segue foto dos dois pinhôes primos lado a lado ( o do fusca ainda está com o rolamento acoplado).



          Uma boa notícia é que a altura da cabeça dentada de ambos é igual, o que facilitará seu encaixe. Não vai nem pecisar de vaselina...

          No olhômetro da para perceber que o AP é pouquíssima cois mais longo, o que poderá facilitar a utilização das tampas, tanto do fusca (por cima da quinta) como do AP (no trambulador).

          Me desculpem a morosidade, mas, por hora foi o que deu para fazer.

          Abs.
          Arquivos Anexos

          Comment


          • Re: cambio 5 marchas

            Celojr,

            Muito bacana o andamento do projeto! está de parabéns!

            Quanto a foto dos pinhões...tudo indica que seria a melor saída colocar as engrenagens de AP na carcaça do Fusca....Mas ainda veremos no que via dar!

            Abraço!
            Aos que não atualizaram ...

            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

            Megasquirting

            284º

            Comment


            • Re: cambio 5 marchas

              Fala Rafael.

              Também tô achando isso, mas também acho que não será plug'n'play, suspeito que vamos ter que dar uma retrabalhadinha no pinhão, de algum serviço de torno acho que ele não escapa, mas, sinceramente, dos males esse seria o menor.

              Repare os dentes e cavas de ambas, não casam, depois de desmontadas as duas, descobrí que o maldito espaçador do AP também tem no fusca, só que em outra posição, confesso que como passei na correria na oficina, nem lembrei de medir seus tamanhos longitudinais e transversais para ver se casam, em ambos os casos eles são necessários para dar curso aos garfos seletores, senão eles ficariam imóveis, o que significa dizer que não podem ser descartados.

              Editei a imagem para ilustrar o que relatei, os traços brancos são alguns dos desencontros entre dentes e cavas.



              Somente saberemos a influência disso no conjunto final da obra após iniciarmos a montagem das engrenagens, que está prevista... para o mais breve possível...

              Sugestões?

              Abs.
              Celojr
              Arquivos Anexos
              Last edited by celojr; 21-10-2008, 11:59 PM.

              Comment


              • Re: cambio 5 marchas

                Senhores,

                Mais uma vez relí o tópico inteiro e vou deixar registrada mais uma idéia louca que tive, senão a esqueço depois, mesmo que seja uma idéia estúpida, toró de palpites funciona assim mesmo... hehehe

                Lembram dessa imagem:

                Pois é, quando a postei pela primeira vez, ela veio acompanhada da idéia de serrar a caixa do fusca para a caixa AP entrar na medida correta, não foi? Então, acho que o pensamento correto, caso essa derradeira hipótese seja necessária, seria serrar a caixa do AP, e daí sim, encaixá-la na caixa do fusca, porque com isso, nenhuma estrutura nobre das caixas seriam afetadas, principalmente os ressaltos e encaixes do diferencial e as laterais onde vai o eixo.

                Faria desse jeito:

                Daí é encaixar coroa, caixa satélite, tampas laterais, juntas deslizantes, semieixos, homocinéticas, freios a disco, cubos e rodas do AP e...

                GOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!... Quer dizer... FUUUUUSSSCAAAAAA
                Ah, sei lá...

                Sei não hein? É um caso a se pensar depois... por enquanto, são apenas surtos de insanidade, seguiremos com as engrenagens e tal... não se preocupem.

                Abs.

                P.S.: Me desculpem o surto, tô pocando de rir até agora...
                Arquivos Anexos

                Comment


                • Re: cambio 5 marchas

                  Postado originalmente por celojr
                  Senhores,

                  Mais uma vez relí o tópico inteiro e vou deixar registrada mais uma idéia louca que tive, senão a esqueço depois, mesmo que seja uma idéia estúpida, toró de palpites funciona assim mesmo... hehehe

                  Lembram dessa imagem:

                  Pois é, quando a postei pela primeira vez, ela veio acompanhada da idéia de serrar a caixa do fusca para a caixa AP entrar na medida correta, não foi? Então, acho que o pensamento correto, caso essa derradeira hipótese seja necessária, seria serrar a caixa do AP, e daí sim, encaixá-la na caixa do fusca, porque com isso, nenhuma estrutura nobre das caixas seriam afetadas, principalmente os ressaltos e encaixes do diferencial e as laterais onde vai o eixo.

                  Faria desse jeito:

                  Daí é encaixar coroa, caixa satélite, tampas laterais, juntas deslizantes, semieixos, homocinéticas, freios a disco, cubos e rodas do AP e...

                  GOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLL!!!!!!!!!!!... Quer dizer... FUUUUUSSSCAAAAAA
                  Ah, sei lá...

                  Sei não hein? É um caso a se pensar depois... por enquanto, são apenas surtos de insanidade, seguiremos com as engrenagens e tal... não se preocupem.

                  Abs.

                  P.S.: Me desculpem o surto, tô pocando de rir até agora...
                  Calojr,
                  Eu achei a idéia muito boa.
                  Só que, pelas imagens, não vai sobrar praticamente nada da carcaça da caixa de cambio do AP....Logo seria mais compatível com a idéia de colocar o eixo primário + o eixo do pinhão + todas as engrenagens do AP, dentro da caixa do fusca, e bolar uma tampa lá no fundo onde separa a quinta marcha do resto no AP(ou aproveitar a original do Fusca, que separa a caixa das engrenagens do copartimento onde há o trambulhador). Acho que assim, evitaria ter que serrar e cortar a caixa de cambio, além de ficar um serviço mais simples.

                  Os suportes de garfo do AP no cambio do Fusca, acredito que podems er soldados sim. Olha a foto desse link: http://www.sportsystem.com.br/loja/p...341c4912d3f200 ....Logo, o material da caixa do Fusca aceita solda.

                  Essa sua idéia eu acho totalmente plausível!!!!!

                  Abraço e vamos esperar pra ver!
                  Last edited by Rafael_MO; 22-10-2008, 08:10 AM.
                  Aos que não atualizaram ...

                  ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                  Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                  VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                  Megasquirting

                  284º

                  Comment


                  • Re: cambio 5 marchas

                    Postado originalmente por celojr
                    Valeu Sedan, depois conversamos sobre as porcentagens de cada um de todos nós na patente...
                    Abs.
                    não sei se vai te ajudar em algo mas esse é o link da montagem do 5º daquelas fotos...eu sinceramente descartaria o trabalho lá de solda...

                    http://www.bugspot.jp/berg5.htm
                    Fernando / German Look 74
                    2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

                    Comment


                    • Re: cambio 5 marchas

                      Postado originalmente por Rafael_MO
                      Calojr,
                      Eu achei a idéia muito boa.
                      Só que, pelas imagens, não vai sobrar praticamente nada da carcaça da caixa de cambio do AP....Logo seria mais compatível com a idéia de colocar o eixo primário + o eixo do pinhão + todas as engrenagens do AP, dentro da caixa do fusca, e bolar uma tampa lá no fundo onde separa a quinta marcha do resto no AP(ou aproveitar a original do Fusca, que separa a caixa das engrenagens do copartimento onde há o trambulhador). Acho que assim, evitaria ter que serrar e cortar a caixa de cambio, além de ficar um serviço mais simples.

                      Os suportes de garfo do AP no cambio do Fusca, acredito que podems er soldados sim. Olha a foto desse link: http://www.sportsystem.com.br/loja/p...341c4912d3f200 ....Logo, o material da caixa do Fusca aceita solda.

                      Essa sua idéia eu acho totalmente plausível!!!!!

                      Abraço e vamos esperar pra ver!
                      Jura que vc achou essa uma boa idéia? Falei brincando... bom, partindo da premissa que seja uma boa idéia, os locais de corte da imagem são hipotéticos apenas para ilustrar o que pensei, não os medi, seguramente sobra carcaça suficiente para o encaixe e a diferença tiramos no flange.

                      Vou levar essa idéia para a oficina e ver o que o povo lá diz...

                      Abs.

                      Comment


                      • Re: cambio 5 marchas

                        Postado originalmente por sedan74turbo
                        não sei se vai te ajudar em algo mas esse é o link da montagem do 5º daquelas fotos...eu sinceramente descartaria o trabalho lá de solda...

                        http://www.bugspot.jp/berg5.htm
                        Diga Sedan, ajudou, e muito, principalmente a parte das peças soltas, onde vemos como são os garfos que eles usam, que nesse nosso projeto, quando chegar a hora de lançar mão deles, vai ser uma baita carne de pescoço.


                        Se o trabalho de solda que vc se refere é na junção das tampas das carcaças, eu tinha pensado em uni-las por flange e o encaixe dos garfos por dentro com furos nos locais corretos, não envolveria solda.

                        Valeu mesmo.

                        Abs.

                        Comment


                        • Re: cambio 5 marchas

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Calojr,


                          Os suportes de garfo do AP no cambio do Fusca, acredito que podems er soldados sim. Olha a foto desse link: http://www.sportsystem.com.br/loja/p...341c4912d3f200 ....Logo, o material da caixa do Fusca aceita solda.
                          Vou conversar com o pessoal para avaliar melhor essa questão de solda... Vamos ver o que dizem.

                          Depois coloco em pauta aqui para debate.

                          Abs.

                          Comment


                          • Re: cambio 5 marchas

                            Postado originalmente por celojr
                            Jura que vc achou essa uma boa idéia? Falei brincando... bom, partindo da premissa que seja uma boa idéia, os locais de corte da imagem são hipotéticos apenas para ilustrar o que pensei, não os medi, seguramente sobra carcaça suficiente para o encaixe e a diferença tiramos no flange.

                            Vou levar essa idéia para a oficina e ver o que o povo lá diz...

                            Abs.
                            Achei sim uma boa idéia!
                            Dê uma medida na caixa pra saber o quantod a carcaça do AP será necessária cortar fora. Se sobrar pouca coisa da carcaça de AP, compensa jha fazr a tampa(que separa a quarta da quinta marcha do AP) nova e já com os furos para casarem com os furos da carcaça do cambio do Fusca! Daí, fica coisa fina meeeeeesmo!
                            Você viu se é possível montar a coroa do AP invertida no Cambio do Fusca??? É algo importante a analizar também!!!

                            Quanto a solda na carcaça, se utilizarmos essa nossa nova idéia, preciaríamos apenas soldar os suportes dos garfos de acionamento do AP na carcaça do Fusca(logo, elo uso, não ir´gerar muito esforço sobre os suportes)..... Tá vendo que a idéia é boa??? hehehehehe

                            Enfim, vamos tramitar mais...hehehe.

                            Um grande abraço e manda essas idéias pro seu companehrio mecânico! E dê os parabéns a ele tb, por ter acatado essa idéia!
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • Re: cambio 5 marchas

                              Rafael, meu amigo, não sei quem é o mais louco da história, eu ou meu mecânico ou mais recentemente o torneiro mecânico que se alistou no projeto... Tuto bonna gente...

                              Então vamos lá, medirei certinho a diferença que deve ser removida da caixa AP, tô até colocando a trena no Vocho pra cumprir a missão.

                              A coroa AP, não se preocupe, cabe do lado direito, esquerdo, em cima, em baixo, enfim, cabe, não só a coroa como a caixa satélite, os semi-eixos, tudo com folga la dentro, o diferencial do fusca é igual a coração de mãe, ENORME. Só vou precisa, ainda, medir o diâmetro transversal dele em relação aos semi-eixos pra ver que tipo de trabalho precisará para alinhar tudo direitinho e ver como fazer em relação as tampas laterais para casarem com as juntas deslizantes, mas são etapas futuras, elas que me aguardem, a hora delas chegará...

                              Os garfos, ahh , os garfos, esses benditos quebra-cabeças... pois é, acredito que nem os suportes deles serão necessários, bastando apenas abrir alguns furos na carcaça estratégicamente colocados para casarem com os suportes.

                              Não sei se estou enlouquecende de verdade, mas tive outra idéia visionária, ou estúpida, não sei bem, vou organizá-la melhor e depois conto, mas acho que se for possível pô-la em prática, nem precisa de mais nada, basta meter a 5ª por fora do cambio do fusca e acelerar. (Acho que matei a charada de como alongar pinhão e o eixo piloto sem solda...hehehe, só preciso confirmar).

                              Abs.

                              Comment


                              • Re: cambio 5 marchas

                                Diário de Bordo, Nave Interprise F4E, anotação n° #135.

                                Visita de médico a oficina para medidas iniciais das carcaças.

                                Enfim, não deu para fazer muita coisa porque as caixas estavam meio sujas e eu ainda tinha que ir para o trabalho, não podendo me sujar de graxa, como sempre acontece quando meto as mãos nelas... Além do que, pra variar, visita relâpago...:neutral:

                                Algumas medidas preliminares deu para tomar, vamos a elas:
                                1. Profundidade da caixa do fusca até o encaixe do pinhão, até o assoalho, sem considerar espessura do rolamento: 11 cm
                                2. Profundidade da caixa AP até o encaixe do pinhão, até o assoalho, sem considerar espessura do rolamento: 6,5 cm
                                3. Comprimento total da tampa do meio do AP:11 cm
                                4. A tampa do meio do fusca não deu para medir (estava muito suja)
                                5. A tampa final, em ambas as caixas, não entra no corte, então não a medí.
                                Amanhã o ajudante do mecânico vai limpar todas as peças e daí as meço com mais calma. Ainda não sei como trabalhar essas medidas para calcular o quanto de material deve ser retirado da tampa intermediária do AP, mas tô começando a achar que o Rafael tem razão e essa idéia doida é boa, meu mecânico compartilha da opinião do Rafael.

                                Hj a noite tem bába, daí, se der, depois da pelada eu edito umas fotos dessas que já temos para ilustrar as medidas.

                                Abs.

                                E ripa na chulipa e pimba na gorduchinha...(só pra ir me inspirando...hehehe)

                                Comment

                                Working...
                                X