Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: cambio 5 marchas

    Postado originalmente por Rafael_MO
    Celojr,

    E quanto a suspensão, se eu fosse você, partiria logo para a IRS. ...Eu só optaria por outra se essa outra fosse uma Duplo A(um dia vou fazer no meu....)...Aquela d buggy com cambio de CHT usa um braço (mal adaptado) para cumprir a parte estrutural que os semi-eixos(originais do fusca) ...
    Isso de suspensão é complicado e tem que ser muito bem estudada. ...daria, quem sabe par ausar as tampas da caixa da Variant II no Dark5...

    Um grande abraço!
    Agora, Rafael, brincadeiras a parte, partirei para a suspensão IRS, sem sombra de dúvidas, e por vários motivos, cito alguns:
    1. Não farei as adaptações no meu fusca e sim em outro chassis, quando tudo estiver alinhado, transferirei o conjunto para ele. Enquanto isso, o Verruga continua rodando,lépido e fagueiro.
    2. Junto com a caixa que está na linha de testes, já tenho as juntas deslizantes e os semi-eixos do AP, então, por quê não usá-los?
    3. O nosso torneiro mecânico está desenvolvendo um amortecedor coil-over baseado nos de motocicletas, daí vou complementaá-los com facões oscilantes e barras estabilizadoras que, na hora certa, nosso torneiro mecânico produzirá.
    Concordo contigo que aquela adaptação do Buggy está pra lá de armengada, acho até que é precaria e frágil, mesmo que venhamos a utilizar o cambio CHT, não faríamos daquele jeito que está lá, mas a haste de ferro utilizada como balança me deu algumas idéias de como fazer a nossa.

    Já a duplo-A, envolve cálculos estruturais e geométricos muito mais complicados do que os que eu possa produzir com a minha parca experiência como mecânico prático. Uma pena.;-);-);-)

    A tampa lateral da variant II... por aqui é meio difícil de achar, talvez tentemos com as da Kombi... de qualquer forma, já temos algo no forno para essas tampas, só não adianto, porque vc sabe, se abrir o forno antes do bolo estar pronto, ele desanda...

    Essa questão da IRS, debateremos ela em seus mínimos detalhes mais a frente, e acho que iremos produzir algo revolucionário... cê vai ver.

    Grande abraço.

    P.S.: O bom é que depois de tudo pronto, basta replicar... e todos nós teremos não só nossa Dark 5, como suspensões compatíveis com elas, a custos mais justos do que os praticados por aí, isso eu tenho certeza.
    Last edited by celojr; 27-10-2008, 08:16 PM.

    Comment


    • Re: cambio 5 marchas

      Grande Celojr!!!

      Bem, quanto a foto da suspensão alí em cima, lembra, de longe, uma IRS(repare na bandeija inferior..hehehe)

      Quanto a adaptação da IRS, acho que não haverá grandes problemas. Você vai precisar de umas dessas: http://www.cbperformance.com/catalog.asp?ProductID=1499

      E quanto a desenvolver coisas novas, acho válido. Dê uma caçada na net sobre suspensão, para tomar alguns cuidados. Não sei muito sobre isso, mas estou querendo me informar para bolar umas coisinhas....hehehehehehe

      Novidades do cambio? Mediu o quanto vamos ter que cortar da caixa de AP???

      Abraço e até mais!
      Parabéns pelo andamento do projeto!!!
      Aos que não atualizaram ...

      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

      Megasquirting

      284º

      Comment


      • Re: cambio 5 marchas

        Postado originalmente por celojr
        Não sei se acresentar somente a 5ª seria descobrir a pólvora, o que ocorre é que já existe essa técnica de acrescentar apenas a quinta no câmbio original do fusca, só que quem a conhece não ensina o pulo do gato (o que é completamente justificável e compreenssível), sendo que esse pulo envolve o alongamento dos dois eixos do câmbio envolvidos no processo e já foi citado em um anúncio no ML que esse alongamento não envolveria soldas...
        Prezado Celojr,

        Será que o o "pulo do gato" sobre a forma como os eixos do câmbio são alongados não seja um processo de união de elementos metálicos chamado caldeamento? Segue em anexo um PDF que explica bem este sistema:
        Arquivos Anexos

        Comment


        • Re: cambio 5 marchas

          Postado originalmente por Rafael_MO
          Grande Celojr!!!

          Bem, quanto a foto da suspensão alí em cima, lembra, de longe, uma IRS(repare na bandeija inferior..hehehe)

          Quanto a adaptação da IRS, acho que não haverá grandes problemas. Você vai precisar de umas dessas: http://www.cbperformance.com/catalog.asp?ProductID=1499

          E quanto a desenvolver coisas novas, acho válido. Dê uma caçada na net sobre suspensão, para tomar alguns cuidados. Não sei muito sobre isso, mas estou querendo me informar para bolar umas coisinhas....hehehehehehe

          Novidades do cambio? Mediu o quanto vamos ter que cortar da caixa de AP???

          Abraço e até mais!
          Parabéns pelo andamento do projeto!!!
          Fala Rafael.

          Realmente a suspensão lá de cima lembra uma IRS, não tenho a intenção de reproduzí-la, mas ela traz consigo algumas informações úteis como a libragem das molas.

          Também achoe que não teremos problemas em desenvolver a IRS, boa a imagem da peça, vamos reproduzí-la no torneiro de forma bem mais barata e sob medida para a nossa suspensão.

          Então, o destino no Dark five agora encontra-se nas mãos do Torneiro mecânico, ainda não temos as medidas de corte, dependeremos do nosso maior inimigo das horas vagas (o tempo), não sei quando seguiremos em frente porque a essa altura não depende mais de mim, a boa notícia é que agora ou vai ou racha, não tem mais volta.

          Em tempo, já estou me informando a respeito da suspensão, talvez até dê para fazer semelhante ao duplo-A, inspirada em suspensões de triciclos.

          E veja, eu também não entendia nada de câmbios quando começamos essa empreitada, não que eu seja exímio conhecedor agora, mas alguma coisa aprendí. Então, mais a frente apresnderemos também com a suspensão que desenvolveremos.

          Abs.

          Comment


          • Re: cambio 5 marchas

            Postado originalmente por MARCOS DURÃES
            Prezado Celojr,

            Será que o o "pulo do gato" sobre a forma como os eixos do câmbio são alongados não seja um processo de união de elementos metálicos chamado caldeamento? Segue em anexo um PDF que explica bem este sistema:
            Durães, confesso que não sei, agora tô no trabalho, web superlenta, não tá abrindo o PDF, em casa abro e leio com calma daí conversamos melhor a respeito. Muito bacana a iniciatíva, algo me diz que nos será muito útil mais a frente independentemente de alongamentos de eixos (pra outras coisas - suspensão dark mais a frente, por exemplo)

            Abs.
            Last edited by celojr; 28-10-2008, 10:41 AM.

            Comment


            • Re: cambio 5 marchas

              Postado originalmente por MARCOS DURÃES
              Prezado Celojr,

              Será que o o "pulo do gato" sobre a forma como os eixos do câmbio são alongados não seja um processo de união de elementos metálicos chamado caldeamento? Segue em anexo um PDF que explica bem este sistema:
              Hora do almoço, no conforto do lar.

              Durães, meu amigo, li o texto finalmente.

              Parabéns pela pesquisa, muito interessante esse método, tem grandes chances dele ser o segredo para o alongamento dos eixos. Assim que for possível, converso com meu torneiro mecânico sobre o assunto e informo a posição dele a esse respeito. Simplesmente resolveria a questão da solidez da peça. :p:p:p:p

              Abs.

              Comment


              • Re: cambio 5 marchas

                Quando falei em descobrir a pólvora, estava me referindo à adaptação da 3ª invertida com alongamento de eixo, sem mudança na relação da 4ª.
                Desculpem o meu ceticismo, mas continuo achando que o nosso amigo lá, usa a boa e velha solda elétrica.
                Já ví alguns câmbios adaptados e só um não usava solda. Esse um era uma caixa de Hilux sr4, acoplada a uma T-case de Jeep Willis, que usou alongamento de eixo por entalhe.
                Continuo achando que se não for possível(Deus nos livre, só no caso de ser realmente impossível), usar o conjunto de engrenagens do câmbio AP completo, deve-se achar uma relação mais curta para a 4ª do fusca(tirando o buraco entre 3ª e 4ª) e aí sim alongar o eixo e colocar a 5ª(3ª invertida).
                Só para ilustrar.

                Comment


                • Re: cambio 5 marchas

                  Alguns comentários:

                  1- Quanto a modificações na suspensão e transmissão para receber o novo cambio:
                  " A idéia é fazer um cambio para o carro não um carro para o cambio".

                  2- Quanto a soldagem no estado sólido (soldagem por atrito) é um processo industrial, usado por exemplo para fabricar válvulas de admissão e escape, exige maquinário específico. Não é popular como a soldagem a arco voltaico.


                  3- Quanto ao alongamento dos eixos por rosqueamento:

                  Se um dos "prolongamentos" de eixo desenroscar com o funcionamento ele atuará como um macaco de rosca impulsionado pela força do motor sobre a carcaça do cambio.

                  Para resolver esse problema, o sentido da rosca de um (ou ambos) os eixos pode ser invertido por simples torneamento, a retirada de material (rosca) é insignificante para comprometer a resistência dos eixos.

                  Mas transmitir torques elevados e bruscos por esse tipo de "rosca" eu considero imprudente, nunca vi isso, concordo plenamente com o Kito.

                  Comment


                  • Re: cambio 5 marchas

                    Postado originalmente por ricardo groetaers
                    Alguns comentários:

                    1- Quanto a modificações na suspensão e transmissão para receber o novo cambio:
                    " A idéia é fazer um cambio para o carro não um carro para o cambio".

                    2- Quanto a soldagem no estado sólido (soldagem por atrito) é um processo industrial, usado por exemplo para fabricar válvulas de admissão e escape, exige maquinário específico. Não é popular como a soldagem a arco voltaico.


                    3- Quanto ao alongamento dos eixos por rosqueamento:

                    Se um dos "prolongamentos" de eixo desenroscar com o funcionamento ele atuará como um macaco de rosca impulsionado pela força do motor sobre a carcaça do cambio.

                    Para resolver esse problema, o sentido da rosca de um (ou ambos) os eixos pode ser invertido por simples torneamento, a retirada de material (rosca) é insignificante para comprometer a resistência dos eixos.

                    Mas transmitir torques elevados e bruscos por esse tipo de "rosca" eu considero imprudente, nunca vi isso, concordo plenamente com o Kito.
                    FAla aí Ricardo, sempre preciso em suas colocações, já tava com saudade delas.

                    Pois então, Aidéia é essa mesmo, o carro vai continuar sendo um fusca motor boxer 1600, 1985, monocarburado, tanto o cambio, como a suspensão, como a transmissão serão feitos sob medida para ele, a fim de melhorar sua estabilidade e dirigibilidade. Você entendeu diferente?

                    Essa parte da soldagem a sólido, realmente, não conhecia e não consegui falar com meu torneiro mecânico hj, mas concordo contigo que deve ser um trabalho realizado com uma precisão extrema, senão certamente ficará torto.

                    Já os prologamentos por rosca, minha idéia era essa mesmo, provocar o maior número de debates que forem possíveis, desde o início da explanação desse método, deixei claro ser apenas algo hipotético, sem nenhuma comprovação de confiabilidade; porém, acho também que existem maneiras de travar os eixos. Uma delas é essa que vc citou, fazer a rosca em sentido contrário ao da rotação do eixo, assim a força exercida nela sempre a impelirá a aumentar o aperto. Além disso, também pode-se fazer um furo com uma broca que atravesse todo o diâmetro do eixo "rosqueado" e transpassar um pino de segurança que impedirá seus movimentos para ambos os lados.

                    Torno a dizer, não tentei, nem tentarei nada em relação a esse prolongamento por rosca porque nosso projeto tomou um rumo diametralmente oposto a esse e agora vou seguí-lo conforme o planejado.

                    Grande Abraço para tí,

                    Comment


                    • Re: cambio 5 marchas

                      Celojr,

                      Realmente, com uma boa pesquisa, dará pra se fazer cosias boas na Suspensão. Se conseugir uma Duplo A pra trazeira, rapaz, faça uns gabaritos que vc irá precisar deles depois, se é que me entende..... hehehehe

                      Queria poder ter um chassis de Fusca a doisposião, para tirar medidas, fazer umas doideras neles...quem sabe um dia, para a conclusão de curso...hhehehe

                      Forte a braço e boa sorte na empreitada!
                      Aos que não atualizaram ...

                      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                      Megasquirting

                      284º

                      Comment


                      • Re: cambio 5 marchas

                        Postado originalmente por ricardo groetaers
                        ...Se um dos "prolongamentos" de eixo desenroscar com o funcionamento ele atuará como um macaco de rosca impulsionado pela força do motor sobre a carcaça do cambio....
                        Se isso acontecer, vai ser a maior bagaceira de todos os tempos, eu é que não gostaria de estar dentro do carro quando isso acontecesse, muito menos de ser o dono dele...:mrgreen:

                        Abs.

                        Comment


                        • Re: cambio 5 marchas

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Celojr,

                          Realmente, com uma boa pesquisa, dará pra se fazer cosias boas na Suspensão. Se conseugir uma Duplo A pra trazeira, rapaz, faça uns gabaritos que vc irá precisar deles depois, se é que me entende..... hehehehe

                          Queria poder ter um chassis de Fusca a doisposião, para tirar medidas, fazer umas doideras neles...quem sabe um dia, para a conclusão de curso...hhehehe

                          Forte a braço e boa sorte na empreitada!
                          Diga lá parceiro,

                          Rapaz, tava olhando suspensões duplo-A em outros modelos de veículos e me trouxeram alguma inspiração, acho que dá pra sair alguma coisa sim, se nosso torneiro mecânico construiu um girico inteiro, acho que ele encara essa, vamos ver...mas se começarmos a debater o assunto aqui, vai ficar meio Off-topic, vc não acha?

                          Gde Abs.

                          Tô esperando as TBI hein?...;)

                          Comment


                          • Re: cambio 5 marchas

                            Postado originalmente por celojr
                            Diga lá parceiro,

                            Rapaz, tava olhando suspensões duplo-A em outros modelos de veículos e me trouxeram alguma inspiração, acho que dá pra sair alguma coisa sim, se nosso torneiro mecânico construiu um girico inteiro, acho que ele encara essa, vamos ver...mas se começarmos a debater o assunto aqui, vai ficar meio Off-topic, vc não acha?

                            Gde Abs.

                            Tô esperando as TBI hein?...;)
                            Concordo, estamos fugindo do tópico....
                            Mas sério, meu irmão tme umc abio AP cinco marchas auqi..tô olhando pra ele com olho comprido já...hehehhe

                            Abraço.
                            Aos que não atualizaram ...

                            ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                            Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                            VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                            Megasquirting

                            284º

                            Comment


                            • Re: cambio 5 marchas

                              Opa.. tira o olho gordo do meu cambio....
                              hehe

                              Comment


                              • Re: cambio 5 marchas

                                Postado originalmente por renato732
                                Opa.. tira o olho gordo do meu cambio....
                                hehe
                                kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                                Calma, que é saudável...

                                Comment

                                Working...
                                X