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cambio 5 marchas

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  • Re: cambio 5 marchas

    Postado originalmente por celojr
    Diário de Bordo, Nave Interprise F4E, anotação n° #135.

    Visita de médico a oficina para medidas iniciais das carcaças.

    Enfim, não deu para fazer muita coisa porque as caixas estavam meio sujas e eu ainda tinha que ir para o trabalho, não podendo me sujar de graxa, como sempre acontece quando meto as mãos nelas... Além do que, pra variar, visita relâpago...:neutral:

    Algumas medidas preliminares deu para tomar, vamos a elas:
    1. Profundidade da caixa do fusca até o encaixe do pinhão, até o assoalho, sem considerar espessura do rolamento: 11 cm
    2. Profundidade da caixa AP até o encaixe do pinhão, até o assoalho, sem considerar espessura do rolamento: 6,5 cm
    3. Comprimento total da tampa do meio do AP:11 cm
    4. A tampa do meio do fusca não deu para medir (estava muito suja)
    5. A tampa final, em ambas as caixas, não entra no corte, então não a medí.
    Amanhã o ajudante do mecânico vai limpar todas as peças e daí as meço com mais calma. Ainda não sei como trabalhar essas medidas para calcular o quanto de material deve ser retirado da tampa intermediária do AP, mas tô começando a achar que o Rafael tem razão e essa idéia doida é boa, meu mecânico compartilha da opinião do Rafael.

    Hj a noite tem bába, daí, se der, depois da pelada eu edito umas fotos dessas que já temos para ilustrar as medidas.

    Abs.

    E ripa na chulipa e pimba na gorduchinha...(só pra ir me inspirando...hehehe)
    Caramba Celojr,
    Suas visitas relâmpagos já rendem bastante coisa! pelo menos uma "esperança extra" ela dá! hehehe
    Se a sua idéia maluca que eu e sue mecânico achamos boa der certo....rapaz...vou te rque juntar grana pra fazer um cambio desse pra mim também!!!!

    Um grande abraço!
    Aos que não atualizaram ...

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    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

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    284º

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    • Re: cambio 5 marchas

      Postado originalmente por Rafael_MO
      Caramba Celojr,
      Suas visitas relâmpagos já rendem bastante coisa! pelo menos uma "esperança extra" ela dá! hehehe
      Se a sua idéia maluca que eu e sue mecânico achamos boa der certo....rapaz...vou te rque juntar grana pra fazer um cambio desse pra mim também!!!!

      Um grande abraço!
      Muito bacana, e a melhor parte é que não ficaria tão caro assim, na negociação da caixa AP, da pra incluir os semi-eixos e discos de freios, as pinças não tem jeito, teria que arrumar por fora as traseiras... mas mesmo assim , garimpando, dá pra achar num bom preço...

      grande abraço pra ti

      Comment


      • Re: cambio 5 marchas

        Postado originalmente por celojr
        Muito bacana, e a melhor parte é que não ficaria tão caro assim, na negociação da caixa AP, da pra incluir os semi-eixos e discos de freios, as pinças não tem jeito, teria que arrumar por fora as traseiras... mas mesmo assim , garimpando, dá pra achar num bom preço...

        grande abraço pra ti
        Celojr,
        Pois é! Nos desmanches em Goiânia, um cambio AP em ótimo estado tá saindo por R$450,00. Se for só pra tirar umas e outras peças, acredito que dá pra sair a um preço bacana!
        O que via complicar memso é te rque colcoar IRS, que é uma adaptação meio trabalhosa e cara. Mas isso é o de menos!!!

        Abraço!
        Aos que não atualizaram ...

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        • Re: cambio 5 marchas

          Postado originalmente por Rafael_MO
          Celojr,
          Pois é! Nos desmanches em Goiânia, um cambio AP em ótimo estado tá saindo por R$450,00. Se for só pra tirar umas e outras peças, acredito que dá pra sair a um preço bacana!
          O que via complicar memso é te rque colcoar IRS, que é uma adaptação meio trabalhosa e cara. Mas isso é o de menos!!!

          Abraço!
          Rafael

          Nesse noso caso, acredito que a IRS não será assim tão complicada, tenho até algumas idéias na cabeça, acho que da para fazer um meio termo swing axle / IRS, fazendo o menor número de modificações (adaptações) possível.

          Mas isso é assunto para outro tópico, em outra seção, vamos fechar esse primeiro e depois nos mudamos de mala e cuia para o outro tópico, já até visualizo seu nome "suspensão híbrida Dark Swing axle/IRS para Dark Five Speed Gear By F4E", que virá, impreterivelmente como conseqüencia desse.

          Rapaz, a parada vai ficar indigesta, já pensou? cambio dark five, suspensão especial feita sob encomenda para o câmbio, aí, ninguém segura a gente não.

          Isso sem falar na gama enorme de preparações para o motor, com o miolo do cambio AP na Dark 5, acho que ela vai ficar forte igual um boi e vai guentar a quantidade de cavalos que quisermos empurrando nossos vochos...

          Vai ficar "u bichu"...

          Vamos aguardar... tudo a seu devido tempo.

          Abs.

          Comment


          • Re: cambio 5 marchas

            Senhores,

            Até já editei as fotos com as medidas citadas anteriormente, mas elas não estão em escala correta, talvez atrapalhem mais do que ajudem.

            Além do mais, são medidas que na minha opinião não tem muita importancia, pois o que vai valer como medida é a distância correta do pinhão e do eixo piloto em relação a carcaça do fusca.

            Alguns pontos podemos citar quase que com certeza (certeza mesmo, só depois que tentarmos a proeza):
            1. as duas urnas tem praticamente o mesmo diâmetro, vou conversar com o torneiro mecânico para fazer essa tomada de medida com instrumentos de precisão, mas de qualquer forma, no olho já dá para perceber que uma pode servir de flange a outra,
            2. a urna do AP tem massa suficiente (espessura) nas laterais para comportar os parafusos específicos para esse fim, daí é só casá-los com os orifícios da urna do fusca meter os reparos, do fusca mesmo, as devidas porcas e esse problema está solucionado.
            3. Em relação aos garfos, também creio que não precisaremos de solda, pois também acho que a carcaça do fusca tem massa suficiente para comportar furos com profundidade suficiente para acomodar as pontas das hastes dos garfos.
            4. Seguindo esse plano de enxerto de urnas, resolvemos também o problema da ré, já que ela permanecerá em seu local original, dentro do que sobrar da carcaça AP, teremos, talvez, apenas que refurar o local do parafuso de fixação de seu garfo na caixa do fusca, porque acho que essa parte da carcaça AP vai sumariamente sambar.
            Amigos, é isso, mas antes de tentar essa proeza,continuarei seguindo a linha de utilizar as engrenagens do AP no Fusca até esgotar todas as possibilidades e ver no que vai dar.

            Agora, como a teoria, na prática é diferente.... somente saberemos mais a respeito desse enxerto doido após, de fato, tentarmos.

            Abraços a todos.
            Celojr

            Comment


            • Re: cambio 5 marchas

              Postado originalmente por celojr
              Senhores,

              Até já editei as fotos com as medidas citadas anteriormente, mas elas não estão em escala correta, talvez atrapalhem mais do que ajudem.

              Além do mais, são medidas que na minha opinião não tem muita importancia, pois o que vai valer como medida é a distância correta do pinhão e do eixo piloto em relação a carcaça do fusca.

              Alguns pontos podemos citar quase que com certeza (certeza mesmo, só depois que tentarmos a proeza):
              1. as duas urnas tem praticamente o mesmo diâmetro, vou conversar com o torneiro mecânico para fazer essa tomada de medida com instrumentos de precisão, mas de qualquer forma, no olho já dá para perceber que uma pode servir de flange a outra,
              2. a urna do AP tem massa suficiente (espessura) nas laterais para comportar os parafusos específicos para esse fim, daí é só casá-los com os orifícios da urna do fusca meter os reparos, do fusca mesmo, as devidas porcas e esse problema está solucionado.
              3. Em relação aos garfos, também creio que não precisaremos de solda, pois também acho que a carcaça do fusca tem massa suficiente para comportar furos com profundidade suficiente para acomodar as pontas das hastes dos garfos.
              4. Seguindo esse plano de enxerto de urnas, resolvemos também o problema da ré, já que ela permanecerá em seu local original, dentro do que sobrar da carcaça AP, teremos, talvez, apenas que refurar o local do parafuso de fixação de seu garfo na caixa do fusca, porque acho que essa parte da carcaça AP vai sumariamente sambar.
              Amigos, é isso, mas antes de tentar essa proeza,continuarei seguindo a linha de utilizar as engrenagens do AP no Fusca até esgotar todas as possibilidades e ver no que vai dar.

              Agora, como a teoria, na prática é diferente.... somente saberemos mais a respeito desse enxerto doido após, de fato, tentarmos.

              Abraços a todos.
              Celojr
              Celojr,
              Mutio bacana!!! As idéias estão fluindo bem! vamos esperar a análise dos especialistas para vermos no que via dar....
              Abraço e estamos na torcida!

              PS: Quanto a IRS, o omplicado é achar um chassis de Variant II em bom estado pra tirar as peças...hehehe Além da própria adaptação no chassis.
              Aos que não atualizaram ...

              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

              Megasquirting

              284º

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              • Re: cambio 5 marchas

                Postado originalmente por celojr
                Os garfos, ahh , os garfos, esses benditos quebra-cabeças... pois é, acredito que nem os suportes deles serão necessários, bastando apenas abrir alguns furos na carcaça estratégicamente colocados para casarem com os suportes.
                Não esqueça de embuchar esses furos

                Postado originalmente por celojr
                ........ nem precisa de mais nada, basta meter a 5ª por fora do cambio do fusca e acelerar. (Acho que matei a charada de como alongar pinhão e o eixo piloto sem solda...hehehe, só preciso confirmar).
                É isso aí

                Comment


                • Re: cambio 5 marchas

                  Meus caros amigos, reviravoltas no front. Houve um pequeno motim na oficina.

                  Minha equipe encheu o saco de debates teóricos a respeito do câmbio. Meu mecânico disse que se nós continuassemos a discutir onde encaixa a engrenagem X no eixo Y, onde enfiar os garfos...fiquei até receoso do final da frase... nós nunca faríamos nada e resolveu partir para a ação, no que teve meu total apoio e por fim contornamos o motim...hehehe.

                  Então, como ele gostou da idéia de aparar a urna do AP a base da pexeira, tratou de acionar nosso torneiro mecânico para explicar o que pretendemos.

                  Essa conversa com o mecânico tive pela manhã,tive uma tarde muito cheia no trampo, não sei se ele conseguiu conversar com nosso torneiro, mas, se não conseguiu, do jeito que ele está veloz e furioso, conseguirá.

                  Deixei a oficina com o ajudante de mecânico limpando quimicamente todas as peças para que possamos realizar um trabalho mais limpo.

                  Seguem fotos tiradas hoje pela manhã do início da empreitada.

                  Que Deus nos ajude.

                  Abs.

                  P.S.: Reparem no casamento perfeito das urnas na segunda foto, impressionante não? Reparem também na última foto que existe um pequeno vão entre ambas as urnas na parte virada para a parede da oficina, trata-se apenas de um vão virtual porque não retiramos os pinos de encaixe da urna do AP, daí faltou curso para ela cobrir toda a área, ela chegará quase 1 cm a frente depois da retirada dos pinos.

                  É pessoal... tô achando que alguma coisa vai sair daí hein?
                  Arquivos Anexos
                  Last edited by celojr; 25-10-2008, 01:30 PM.

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                  • Re: cambio 5 marchas

                    Postado originalmente por Rafael_MO
                    Celojr,

                    PS: Quanto a IRS, o omplicado é achar um chassis de Variant II em bom estado pra tirar as peças...hehehe Além da própria adaptação no chassis.
                    Aí é que está, não pretendo adaptar nada de nenhuma outra suspensão e sim criar a nossa (mexer no chassis? só o necessário, mesmo assim, se for necessário), com o mínimo de modificações possíveis, para que o produto final fique o mais próximo do original, por isso chamei de swing axle/IRS, quero aproveitar o que as duas tem de melhor a nos oferecer, me aguarde.

                    Vamos terminar com o câmbio e depois retomamos esse debate, senão perderemos o foco e a concentração necessários a cirurgia plástica tão delicada que estamos prestes a realizar.

                    Teremos tempo depois, afinal, necessitaremos de uma suspensão confiável.

                    Abs

                    Comment


                    • Re: cambio 5 marchas

                      Postado originalmente por ricardo groetaers
                      Postado originalmente por celojr
                      Os garfos, ahh , os garfos, esses benditos quebra-cabeças... pois é, acredito que nem os suportes deles serão necessários, bastando apenas abrir alguns furos na carcaça estratégicamente colocados para casarem com os suportes.
                      Não esqueça de embuchar esses furos

                      Postado originalmente por celojr
                      ........ nem precisa de mais nada, basta meter a 5ª por fora do cambio do fusca e acelerar. (Acho que matei a charada de como alongar pinhão e o eixo piloto sem solda...hehehe, só preciso confirmar).
                      É isso aí
                      Ricardo, excelente!! Muito bem observado, nem tinha pensado nas buchas e acho que o resto da equipe também não, amanhã mesmo farei essa recomendação lá na oficina.

                      Em relação ao pinhão e ao eixo piloto do cambio do fusca, estou completamente convencido de que matei a charada, vc tinha razão, estava o tempo todo debaixo dos meus olhos, só faltava enxergar, meu oftalmologista disse que eu já estou precisando de óculos, eu respondí que o que eu preciso mesmo é de braços mais longos... ;)

                      Como o pessoal lá da oficina resolveu partir para a agressão as carcaças, muito em breve digo a todos qual é a teoria que formulei a esse respeito (não pretendo confirmar por agora e também não darei comprovações científicas), só quero organizar melhor as informações, inclusive com algumas imagens já postadas anteriormente neste tópico mesmo e algumas outras que forem necessárias, para ficar bem ilustrativo.

                      Por enquanto, o que posso adiantar é que é uma modificação ridícula que tem que ser feita, aquelas do tipo "PQP por que não pensei nisso antes?"

                      Gde Abraço pra ti meu amigo.

                      Comment


                      • Re: cambio 5 marchas

                        Rafael, Vc reparou numa coisa? A seção de suspensão do forum é logo abaixo da de transmissão, no final, nossa mudança nem será tão traumática...hehehe

                        Abs

                        Comment


                        • Re: cambio 5 marchas

                          Outra coisa, que só reparei agora.

                          Em relaçâo ao corte, se necessário, posso aproximá-lo quase até a parte superior da tampa, talvez fique até melhor, ela mesma atuaria como flange e não teria problema, porque até os ressaltos dos encaixes da ré são naquela região.

                          Visualizem na foto, seria cortar bem próximo a parte superior mais grossa.

                          Abs.

                          Comment


                          • Re: cambio 5 marchas

                            Para começar: Parabéns pela empreitada. Não é para todo mundo.
                            Agora, depois de rasgar seda, o pitaco: Se der para usar a caixa de satélite do fusca(não sei a compatibilidade das peças coroa e caixa de satélite), monta swing axle mesmo e deixa a preocupação de mudar a suspenção para uma outra hora.

                            Comment


                            • Re: cambio 5 marchas

                              Postado originalmente por kito
                              Para começar: Parabéns pela empreitada. Não é para todo mundo.
                              Agora, depois de rasgar seda, o pitaco: Se der para usar a caixa de satélite do fusca(não sei a compatibilidade das peças coroa e caixa de satélite), monta swing axle mesmo e deixa a preocupação de mudar a suspenção para uma outra hora.
                              kito, também não chequei a compatibilidade da coroa com a caixa satélite, mas acho que da pra fazer sim, utilizando a caixa satélite do fusca, principalmente considerando que a coroa AP cabe sem maiores dificuldades dentro da urna da transmissão do fusca, quando eu chegar a essa etapa do projeto informo, e aí quem quiser fazer com a swing axle, realmente, vai ficar bem mais fácil, bastará aparafusar a coroa no plato da caixa satélite e partir para o abraço.

                              No caso do meu projeto, o torneiro mecânico da equipe que montei já está até desenvolvendo uma coil-over para o conjunto da suspensão, d forma a transformar o facão em balança da suspensão traseira, tomei gosto pela coisa... tô a fim das homocinéticas e dos freios a disco na traseira, mas isso é assunto para debates em outro tópico mais na frente...deixa comigo que checo a compatibilidade e digo por aqui.

                              Mas me diga uma coisa, vc prefere swing axle em relação à IRS?

                              Abs.

                              P.S.: Valeu pelo elogio, realmente é um belo quebra-cabeças. ;-)

                              Comment


                              • Re: cambio 5 marchas

                                Muito bem, Senhores,

                                Vamos a solução do tão esperado mistério de como alongar o eixo piloto e o pinhão do fusca sem a utilização de soldas.

                                Em primeiro lugar, gostaria de dizer que tudo que colocarei aqui não tem nenhuma comprovação científica, me perdoem os puristas , não testei e nem testarei em um futuro próximo em função da mudança radical de direção que meu projeto tomou, trata-se, apenas de uma teoria do que deve ter sido feito pelo vendedor do ML e está aberta a concordância, discordâncias e aprimoramentos por parte de todos os membros do Clã F4E.

                                Tão pouco sei qual seria a melhor relação para a quinta marcha a ser utilizada neste conjunto, acho que apostaria no que já colocaram anteriormente de se utilizar a terceira do fusca invertida, entendendo-se, por invertida, a troca de lado das engrenagens e não seu giro em 180º.

                                Vamos a teoria...
                                Last edited by celojr; 24-10-2008, 11:53 PM.

                                Comment

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