Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: cambio 5 marchas

    E se ao invés de alongar o eixo, fizesse um eixo novo, a partir da ponta de eixo do fusca ou da kombi, por exemplo? ou a ponta de eixo de alguma transmissão de caminhão? Ai era só montar o eixo do cambio do tamanho adequado e boa? Será que não funcionária?

    Abs,

    Cristiano.
    Cristiano A. C. Zank

    (o\_!_/o) 74 - O primeiro
    |o \w/ o| 74 - Podrona - RIP - Rust In Peace
    (o\_!_/o) 68 - Jepo
    PUG 405 Mi16 - 155 CV - Comedor de asfalto.
    http://fuscami16.blogspot.com
    Emessene: fusca_74@yahoo.com.br

    Comment


    • Re: cambio 5 marchas

      Postado originalmente por fusca_74
      E se ao invés de alongar o eixo, fizesse um eixo novo, a partir da ponta de eixo do fusca ou da kombi, por exemplo? ou a ponta de eixo de alguma transmissão de caminhão? Ai era só montar o eixo do cambio do tamanho adequado e boa? Será que não funcionária?

      Abs,

      Cristiano.
      Fala Cristiano,

      Pois é, dá para fazer sim e funcionaria certamente. Dá até para usar o próprio eixo piloto e pinhão do AP, realizando um trabalho de torno para os dentes e entalhes casarem com o do fusca e aí somente completar com a 5ª por fora da carcaça, só que continuariamos com as deficiencias das relações do fusca (buraco entre a 3ª e 4ª, mau dimensionamento da 4ª para a 5ª...) e ainda precisariamos de um outro garfo para engatar a 5ª.

      Por esse motivo o pessoal por aqui está mais animado em utilizar a parcial do cambio AP no fusca fazendo uma espécie de cambio Frankeinstein, pois manteria as relações originais projetadas para o cambio, e toda a sua estrutura, apenas a transferindo para a carcaça do diferencial do fusca, e teremos menos trabalho, algo do tipo recorte e cole (a grosso modo, claro)

      Mas que dá, dá...

      Abs

      Comment


      • Re: cambio 5 marchas

        E por falar nisso,

        Seguimos com notícias do campo de operações táticas da Dark Five Speed Gear Corporations

        Conversei hj a tarde, pessoalmente, com o torneiro mecânico e entramos em consenso sobre como operar o corte, sábado que vem faremos as medidas para o local exato do corte na carcaça e o desenho do flange que unirá as duas peças. O flange primeiramente será desenhado em ferro para depois ser fundido em uma peça de alumínio que será soldada a carcaça do AP, com isso esperamos dar maior resistência a estrutura pois haverá apenas um ponto de encaixe com parafusos.

        Por dentro da carcaça do fusca faremos um pequeno retrabalho de planificação de seu assoalho com dremel, preenchendo então, as furações existentes e refazendo a furação para os encaixes dos garfo do AP.

        Amanhã, se tudo correr bem e nenhum carro para consertos nos atrapalhar, iniciaremos os trabalhos de remontagem dos cambios, pois os mesmos precisam estar montados para a tomada de medidas, se não der para completar esse serviço amanhã, tudo bem, temos tempo até o fim de semana.

        Em relação a nova suspensão wishbone para o carro...oopsss, esse é assunto para outro tópico...hehehe (:mrgreen

        Brincadeira, não tenho novidades em relação a suspensão, a não ser a de que, durante a conversa, o torneiro mecânico da equipe multidisciplinar que montamos, topou fabricá-la.[;)]

        Abs.
        Last edited by celojr; 29-10-2008, 07:15 PM.

        Comment


        • Re: cambio 5 marchas

          3- Quanto ao alongamento dos eixos por rosqueamento:

          Se um dos "prolongamentos" de eixo desenroscar com o funcionamento ele atuará como um macaco de rosca impulsionado pela força do motor sobre a carcaça do cambio.

          Para resolver esse problema, o sentido da rosca de um (ou ambos) os eixos pode ser invertido por simples torneamento, a retirada de material (rosca) é insignificante para comprometer a resistência dos eixos.

          Mas transmitir torques elevados e bruscos por esse tipo de "rosca" eu considero imprudente, nunca vi isso, concordo plenamente com o Kito.[/QUOTE]

          ricardo , trasmissao de torque por rosca e viavel sim , e muito torque diga-se de passagem , trabalhei um tempo com sondagem de pocos , imagine o torque nescessario para girar uma broca de 50/60 cm de diametro a 1200m de profundidade ( imagine a coluna de aco ,e o peso da mesma friccionando a broca) enquanto perfura material solido ( as vezes e nescessario usar um motor de 16 cilindros e quatro turbos a diesel + mais caixa(s) de reducao para isso , so que a rosca e conica mais isso nao vem ao caso,entao acho que a rosca nao e o problema.
          black hot metal

          http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

          Comment


          • Re: cambio 5 marchas

            Postado originalmente por fabricio.vergetti
            ricardo , trasmissao de torque por rosca e viavel sim , e muito torque diga-se de passagem , trabalhei um tempo com sondagem de pocos , imagine o torque nescessario para girar uma broca de 50/60 cm de diametro a 1200m de profundidade ( imagine a coluna de aco ,e o peso da mesma friccionando a broca) enquanto perfura material solido ( as vezes e nescessario usar um motor de 16 cilindros e quatro turbos a diesel + mais caixa(s) de reducao para isso , so que a rosca e conica mais isso nao vem ao caso,entao acho que a rosca nao e o problema.
            Interessante essa informação, foi por isso que vc gostou da teoria? Me diga uma coisa, essa transmissão de torque para a rosca era no sentido da mesma ou em sentido inverso? Ou não faz diferença? Existia algum mecanismo de trava para não ocorrer o desencaixe?

            Rapaz, te pedi para dizer uma coisa e perguntei um monte de coisas... desculpe, é que essa informação quase comprova a teoria, eu acho...

            Gde Abs.

            P.S.: Só para,completar, não existe nenhum impedimento em tornearmos uma rosca cônica nos eixos, se isso for necessário.
            Last edited by celojr; 29-10-2008, 10:44 PM.

            Comment


            • Re: cambio 5 marchas

              Senhores,

              Novamente aqui estou, com alguns probleminhas a serem resolvidos

              Observem as imagens:




              Em ambas vemos a parte superior dos encaixes do eixo piloto e pinhão. Na primeira está a do AP e na segunda está a do fusca.

              Qual a grande diferença entre ambas?

              Pois é, o local das hastes dos garfos, no AP a direita e no fusca a esquerda. Isso traz como conseqüência imediata, a falta de espaço na urna do fusca para os garfos do AP, não fotografei por falta de luminosidade dentro da urna do fusca, mas as hastes dos garfos do AP estão encostando na parede lateral da urna, e isso, somente as hastes, sem os garfos propriamente ditos.

              Além disso, a haste do meio do AP, na foto a do meio porque está sem a inferior, termina seu curso exatamente na margem do orifício onde vai o rolamento do pinhão.

              Confesso que ainda não vislumbrei uma saída para isso, conversarei a respeito com o mecânico e com o torneiro.

              Sugestões serão bem vindas.

              Abs.
              Arquivos Anexos

              Comment


              • Re: cambio 5 marchas

                Postado originalmente por celojr
                Senhores,

                Novamente aqui estou, com alguns probleminhas a serem resolvidos

                Observem as imagens:




                Em ambas vemos a parte superior dos encaixes do eixo piloto e pinhão. Na primeira está a do AP e na segunda está a do fusca.

                Qual a grande diferença entre ambas?

                Pois é, o local das hastes dos garfos, no AP a direita e no fusca a esquerda. Isso traz como conseqüência imediata, a falta de espaço na urna do fusca para os garfos do AP, não fotografei por falta de luminosidade dentro da urna do fusca, mas as hastes dos garfos do AP estão encostando na parede lateral da urna, e isso, somente as hastes, sem os garfos propriamente ditos.

                Além disso, a haste do meio do AP, na foto a do meio porque está sem a inferior, termina seu curso exatamente na margem do orifício onde vai o rolamento do pinhão.

                Confesso que ainda não vislumbrei uma saída para isso, conversarei a respeito com o mecânico e com o torneiro.

                Sugestões serão bem vindas.

                Abs.
                Fala Celojr,
                Assim, me desculpe a "inocencia", mas a prineira foto(da caixa AP) não está de cabeça-para-baixo? Digo issom pois estou comparando o diâmetro dos furos(repare que tem um furo maior, sem rolamentom e um furo menor, com rolamento)....Acredito que, para instalar o jogo de eixos/engrenagem AP na caixa do Fusca, a posição deles deveriam ser as mesmas...Logo, invertendo a imagem do cambio AP, acaba que os garfos do Cambio AP ficaria coincidentes com os de Fusca.....
                Segue o que quero dizer em anexo....

                Logo, assim, manterá a posição do pinhão e do eixo principal do cambio do fusca em rrelação a carcaça do Fusca.... Será que dá certo?

                Abraço!
                Arquivos Anexos
                Aos que não atualizaram ...

                ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                Megasquirting

                284º

                Comment


                • Re: cambio 5 marchas

                  Postado originalmente por celojr
                  Interessante essa informação, foi por isso que vc gostou da teoria? Me diga uma coisa, essa transmissão de torque para a rosca era no sentido da mesma ou em sentido inverso? Ou não faz diferença? Existia algum mecanismo de trava para não ocorrer o desencaixe?

                  Rapaz, te pedi para dizer uma coisa e perguntei um monte de coisas... desculpe, é que essa informação quase comprova a teoria, eu acho...

                  Gde Abs.

                  P.S.: Só para,completar, não existe nenhum impedimento em tornearmos uma rosca cônica nos eixos, se isso for necessário.

                  as astes de perfuraçao trabalham no sentido inverso da rotacao do eixo , apertando cada vez que se aplica torque , para quebrar as astes( desapertar) se usa chaves grifos ( dessas de cano) enormes com motores e cabos de aco puxando pelo cabo , tal o torque que elas absorvem sem quebrar. , nao existe mecanismo de trava , so o proprio torque invertido.
                  black hot metal

                  http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

                  Comment


                  • Re: cambio 5 marchas

                    Postado originalmente por Rafael_MO
                    Fala Celojr,
                    Assim, me desculpe a "inocencia", mas a prineira foto(da caixa AP) não está de cabeça-para-baixo? Digo issom pois estou comparando o diâmetro dos furos(repare que tem um furo maior, sem rolamentom e um furo menor, com rolamento)....Acredito que, para instalar o jogo de eixos/engrenagem AP na caixa do Fusca, a posição deles deveriam ser as mesmas...Logo, invertendo a imagem do cambio AP, acaba que os garfos do Cambio AP ficaria coincidentes com os de Fusca.....
                    Segue o que quero dizer em anexo....

                    Logo, assim, manterá a posição do pinhão e do eixo principal do cambio do fusca em rrelação a carcaça do Fusca.... Será que dá certo?

                    Abraço!
                    Rafael, vc me deixou em dúvida agora, mas acho que não, porque dá para ver os quatro orifícios do flange de encaixe do pinhão do AP ao redor do orifício maior, é que como eles são invertidos, na carcaça do fusca passa só o finalzinho do pinhão (aquela parte da rosca onde vamos colocar o prolongamento rosqueável...hehehe)

                    Mas, de qualquer forma, vale uma rechecagem amanhã.

                    Rapaz, meu cérebro está derretendo com essa empreitada...

                    Mesmo que ela esteja posicionada da maneira correta, vale uma tentativa girando-a em 180º para ver o que ocorre.

                    Abs.

                    Comment


                    • Re: cambio 5 marchas

                      Postado originalmente por fabricio.vergetti
                      as astes de perfuraçao trabalham no sentido inverso da rotacao do eixo , apertando cada vez que se aplica torque , para quebrar as astes( desapertar) se usa chaves grifos ( dessas de cano) enormes com motores e cabos de aco puxando pelo cabo , tal o torque que elas absorvem sem quebrar. , nao existe mecanismo de trava , so o proprio torque invertido.
                      Excelentes notícias, pelo que vc pode perceber, estamos atravessando algumas dificuldades com o enxerto da urna AP, deixaremos essa alternativa do prolongamento na manga.

                      Posso abusar dessa sua experiêcia com eixos prolongados por rosca?

                      É o seguinte, vc acha que o fato da marcha ré fazer com que tanto o pinhão como o eixo piloto girem no sentido da rosca (considerando que faremos as roscas no sentido inverso da rotação de ambos, conforme exposto acima) possa colocar em risco o encaixe? Outra coisa, no caso da perfuração, o torque é contínuo, não é? Pois então, no caso dos eixos do câmbio alternaremos acelerações contínuas, bruscas, reduções de marcha, freio motor... e assim vai, vc acha que pode comprometer o encaixe?

                      Desculpe o abuso, mas precisamos nos cercar de todos os cuidados possíveis para que tudo seja feito com segurança para evitar dores de cabeça futuras.

                      Gde abs.

                      Comment


                      • Re: cambio 5 marchas

                        Postado originalmente por celojr
                        Excelentes notícias, pelo que vc pode perceber, estamos atravessando algumas dificuldades com o enxerto da urna AP, deixaremos essa alternativa do prolongamento na manga.

                        Posso abusar dessa sua experiêcia com eixos prolongados por rosca?

                        É o seguinte, vc acha que o fato da marcha ré fazer com que tanto o pinhão como o eixo piloto girem no sentido da rosca (considerando que faremos as roscas no sentido inverso da rotação de ambos, conforme exposto acima) possa colocar em risco o encaixe? Outra coisa, no caso da perfuração, o torque é contínuo, não é? Pois então, no caso dos eixos do câmbio alternaremos acelerações contínuas, bruscas, reduções de marcha, freio motor... e assim vai, vc acha que pode comprometer o encaixe?

                        Desculpe o abuso, mas precisamos nos cercar de todos os cuidados possíveis para que tudo seja feito com segurança para evitar dores de cabeça futuras.

                        Gde abs.

                        na verdade celo , nao sao eixos , sao astes de perfuracao , mas acho o exemplo valido sim .

                        nao acho que a marcha a re va girar os eixos em sentido contrario, nesse caso o motor tambem girararia, e bom ver isso , acho que sao as engrenagens que fazem o sentido de rotacao se inverter , se girarem no sentido oposto na marcha a re , teremos que fazer uma trava sim , ou pode servir como macaco de rosca e explodir a caixa.
                        algumas sondas menores usam o sentido contrario exatamente para soltar as astes.( desataraxar)

                        quanto ao torque , ele nao e constante , depende do material perfurado , quando mais duro , mais torque , se falar nos trancos que a coluna leva, a variacao tambem se da quando se passa de um material mole , para outro mais duro.

                        abracos.
                        black hot metal

                        http://forum.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2299

                        Comment


                        • Re: cambio 5 marchas

                          Postado originalmente por fabricio.vergetti
                          na verdade celo , nao sao eixos , sao astes de perfuracao , mas acho o exemplo valido sim .

                          nao acho que a marcha a re va girar os eixos em sentido contrario, nesse caso o motor tambem girararia, e bom ver isso , acho que sao as engrenagens que fazem o sentido de rotacao se inverter , se girarem no sentido oposto na marcha a re , teremos que fazer uma trava sim , ou pode servir como macaco de rosca e explodir a caixa.
                          algumas sondas menores usam o sentido contrario exatamente para soltar as astes.( desataraxar)

                          quanto ao torque , ele nao e constante , depende do material perfurado , quando mais duro , mais torque , se falar nos trancos que a coluna leva, a variacao tambem se da quando se passa de um material mole , para outro mais duro.

                          abracos.
                          Desculpe, me expressei mal ao citar como eixos, já tinha entendido como hastes, mas to tão envolvido com eixos que fiz confusão na hora de escrever.

                          Ah!!, e vc tem razão, o eixo piloto mantém a mesma rotação, quem muda de lado é o pinhão devido ao acréscimo de uma pequena engrenagem entre as duas engrenagens da relação, invertendo o giro do pinhão, que o transfere para a coroa, que o transfere para as planetárias e assim por diante...

                          Acho que um pequeno furo transversal ao cachimbo do prolongamento, atravessando a rosca do pinhão e um parafuso de segurança transpassando ambos resolveria o problema da trava da rosca.

                          Mas vamos ver, quem viver verá.

                          Muito obrigado pelas informações, acho que mesmo que consigamos enxertar a urna do AP no câmbio do Fusca, depois partiremos para os prolongamentos rosqueáveis, que são, infinitamente mais fáceis para todos nós fazermos depois.

                          Gde abs.

                          Comment


                          • Problema 90% resolvido

                            Excelências,

                            Como disse o Fabricio, sendo a transmissão de força por rosca confiável, não há o que se preocupar quanto ao desrosqueamento dos prolongamentos dos eixos. Se for o caso pode-se ate tornear roscas mais "grossas" apenas para garantir que vai aguentar o tranco.

                            Observe na fig da esquerda que o eixo primário (aquele que é acionado pelo motor através do disco de embreagem) gira no sentido anti horário (em relação ao leitor observando a fig). Sua futura engrenagem primária da 5ª marcha tambem. Porem essa engrenagem encontrará a resistencia da engrenagem secundaria da 5ª marcha (acoplada ao eixo secundário ou do pinhão que se acopla as rodas pelo diferencial) que se oporá ao movimento. O resultado será o auto aperto do prolongamento do eixo primário.

                            A futura engrenagem secundária da 5ª marcha, impulsionada pela engrenagem primária, girará no sentido horário e forçará o eixo secundário, ao qual está acoplada, a girar junto com ela. Porem o eixo secundario está acoplado as rodas e oporá resistencia. O resultado é um alto aperto do prolongamento do eixo secundário.

                            Quanto a marcha a ré, não há problema visto que a inversão do sentido de rotação do eixo secundário é feito pelo conjunto de engrenagens do eixo intermediario de marcha a ré onde serão aplicados os esforços. Não haverá transmissão de força pelas futuras engrenagens da 5ª marcha.

                            Logo.............


                            Obs:

                            Coloquei a 2ª fig "de cabeça para cima", embora ela se refira a um cambio antigo (parcialmente sicronizado) é válida para ilustração.

                            Observe na 3ª fig que se pode usar um conjunto de engrenagens casadas já existente no cambio do Fusca, invertidas é claro, mas qualquer par de engrenagens casadas (e seus respectivos sincronizadores e garfos), mesmo de outro carro, poderá ser usado com adaptações mínimas na carcaça. Nada que o seu torneiro mecânico, velho de guerra, não resolva.

                            Não vejo com bons olhos a idéia de cortar carcaças.
                            Arquivos Anexos
                            Last edited by ricardo groetaers; 31-10-2008, 03:51 AM.

                            Comment


                            • Re: Problema 90% resolvido

                              Postado originalmente por ricardo groetaers
                              Excelências,

                              Como disse o Fabricio, sendo a transmissão de força por rosca confiável, não há o que se preocupar quanto ao desrosqueamento dos prolongamentos dos eixos.
                              Ok, só acho que devemos tomar cuidado com a marcha ré.
                              Arquivos Anexos

                              Comment


                              • Re: cambio 5 marchas

                                Gostaria da opinião de todos:

                                Devo esquecer essa história de enxertar urna de AP no fusca e partir para o prolongamento rosqueável do pinhão/eixo piloto do fusca?

                                Abs.

                                Comment

                                Working...
                                X