Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • Re: cambio 5 marchas

    Ricardo, be lembrado.....

    Não teve nenhum modelo dessas caixas de redução que vieram com a suspensão IRS(com homocinéticas) na Kombi? Seria o ideal, mas não é o caso....

    Pensei em, no enxcaixe da homocinética na engrenagem one netraria semi-eixo original, talvez pudesse ser feita uma "luva" de aço, que vista por fora a ponta da homocinética e que case com o encaixe na devida enrenagem da caixa de redução. Agora, tem que ver isso com o torneiro mecãnico, se tem como ser feita e tudo mais.

    Quanto a vedação, tá complicado..Segundo nosos amigo Ricardo, o encaixe do tubo ou trombeta(capa do semi-exio) é por pressão alí na caixa de redução... Dá pra ver uma prolongação na parte da caixa de redução onde iria a trombeta...Agoa pra vedar, teria que ver como é a ponta da homocinética, ever se ela teria comprimento suficiente para entrar nesse prolongamento e chegar na engrenagem motora da caixa de redução. Caso sim, pode-se tentar usar, dentro do prolongamento, um rolamento blindado...
    Não sei se seria a melhor idéia para vedação, mas pelo menos ajudaria a dar um "apoio melhor" á ponta da homocinética. Temos também ver como é a pont ada homocinética e sua vedação, podemos tirar alguma idéia daí. Se for no tipo coifa, pode-se vestir a coifa por fora deste prolongamento da caixa de redução.

    Quanto a suspensão, realmente teráque ser vista, e esse prolongamento que citei acima, seria um local bom de ancoragem da suspensão. Aí teria que se usa rum braço de suspensão pra dar uma forcinha pro facão, conforme nosos amigo Ricardo disse.

    Bem...é isso!

    PS:Vi no Mercadolivr eum cãmbio de Renault 21 por R$500,00.. hehehe
    Aos que não atualizaram ...

    ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



    Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

    VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

    Megasquirting

    284º

    Comment


    • Re: cambio 5 marchas

      Então Senhores,

      Consultando meus alfarrapos descobri que não foram projetados semi-eixos contendo as caixas d redução em associação as juntas homocinéticas nas Kombis.

      Segue esquema de semi-eixo para análise de como poderemos fazer para unir as duas peças. A junta homocinética é a peça 7.

      Abs
      Arquivos Anexos

      Comment


      • Re: cambio 5 marchas

        Postado originalmente por Rafael_MO
        Celojr,
        Nas Kombis montadas com essa caixa de redução, a coroa era motnada invertida. Logo,s e você tirar fora as caixas de redução dessa Kombi sem inverter a coroa, ela terá 4 marchas ré e uma a frente! Dá para vr isso analisando a fotod a caixa de reduão, onde há apenas duas engrenagens, logo o sentido de rotação da pota de eixo será inversa à rotação dos "seme eixos".
        Logo, se coloca ro cambio Ap intacto no Fusca, ele teria 5 marchas ré , e uma para frente. Se acrescentar os redutores, o carro trá 5 marchas a frente e uma a ré! Essa ´a sacada.

        Quanto a conseguir uma relação de 1:1 na caixa de redução, não esquente com isso...Se não conseguirmos isso, basta usar uma relação de cambio Ap mais longa, que será reduzida pelas caixas de redução, conseguindo asism, ter um cambio mais próximo do ideal par anossos queridos besouros! Sacou?

        Espero quemessas caixas de redução nao sejam difícies de serem achadas.....

        Repare na foto em anexo. A peça 20 já é la ponta de eixo, logo é ligada as peças de freio e depois, á roda. logo, o semi-eixo que sai do cambio é acoplado à essa caixa de redução na engrenagem 17, por dentro dela(repare que por dentro dela tem um desenho específico para encaixe do semi-eixo(original da kombi). Se essas Kombis com caixa de redução for das mais modernas, com homocinéticas e tudo mais, fica mais fácil ainda de usar esse sistema com o Cambio AP! Senão, dá uma ligada pro seu torneiro e vejam o que pode ser feito! Mas acho que é coisa simples de ser feita...


        Abraço!
        Prezados colegas,

        Consegui umas fotos de um camarada que adaptou estas reduções em uma gaiola 4x4, com o objetivo de elevar o vão livre. seguem algumas fotos.
        Arquivos Anexos

        Comment


        • Re: cambio 5 marchas

          Postado originalmente por celojr
          Senhores,

          Conversei com a patota por aqui, eles demonstraram tal desânimo com a idéia de cortar as carcaças que acabaram por me contagiar. Por enquanto não tentaremos nada, acho que o pessoal por aqui (e me incluo também) deu uma cansada básica dessa coisa de cambio de 5 marchas no fusca.

          Por enquanto que temos de certo é que câmbios de 5 marchas para fusca existem, não são folclore, tanto é que saiu recentemente uma reportagem na Fusca e cia nº 43 sobre um fusca preparado em Petrópolis (RJ) que utiliza um cambio desses feito em São Paulo (provavelmente pelo seu Paulo da PHP, que todos nós já ouvimos falar), dizendo que para 5ª utilizou-se a 3ª invertida que ficou com a relação de 0,75:1, além disso, a 4ª foi encurtada, passando de 0,89:1 para 0,96:1 (provavelmente utilizando a 4ª da Kombi). Atinge a velocidade máxima em quarta e a quinta atua como overdrive.

          Uma outra forma de conseguir um cambio de 5 marchas é importar uma dessas, da marca inglesa Hewland, muito utilizada na fórmula Super-Vê, so que ela não é sincronizada, além do que, sairia bem carinha a importação:




          Por hora, acho que faremos um pequeno recesso nesse projeto de câmbio, estamos todos meio de "saco cheio" por aqui, vamos ocupar a mente com algumas outras coisas para depois tentarmos o prolongamento dos eixos das arvores de engrenagem, pois acredito ser a única forma já consagrada de se conseguir atingir esse objetivo.

          Novidades ou reviravoltas em nossos ânimos informo a todos.

          Abs
          Senhores,

          É impressão minha, ou este câmbio Hewland está de cabeça para baixo?
          Caso esteja, por que não fazer a mesma coisa com o câmbio AP?
          As nossa únicas preocupações seriam a flange, suportes do câmbio, parafuso do dreno para o óleo, trambulador e arranque (invertendo a polaridade), coisas muito mais fáceis de encontrar soluções.
          Last edited by MARCOS DURÃES; 17-11-2008, 08:56 AM.

          Comment


          • Re: cambio 5 marchas

            Postado originalmente por MARCOS DURÃES
            Prezados colegas,

            Consegui umas fotos de um camarada que adaptou estas reduções em uma gaiola 4x4, com o objetivo de elevar o vão livre. seguem algumas fotos.
            Beleza, Marcos,

            Pela foto me parece que a redução foi adaptada após a junta homocinética. Bem provável que dê para fazer hein?

            Abs.

            Comment


            • Re: cambio 5 marchas

              Postado originalmente por MARCOS DURÃES
              Senhores,

              É impressão minha, ou este câmbio Hewland está de cabeça para baixo?
              Caso esteja, por que não fazer a mesma coisa com o câmbio AP?
              As nossa únicas preocupações seriam a flange, suportes do câmbio, parafuso do dreno para o óleo, trambulador e arranque (invertendo a polaridade), coisas muito mais fáceis de encontrar soluções.
              Pois é, Marcos,

              Realmente ela está de cabeça para baixo, no site da Hewland elas estão assim, não sei o motivo,talvez seja apenas para confundir o visitante, já que eles usam a caixa no desenho original do fusca.

              Já pensei também em colocar a caixa AP de cabeça para baixo, não me recordo bem agora, mas alguns empecilhos apareceram, vou rechecar isso, me parece que o principal problema foi com a alavanca de acionamento da embreagem, mas preciso rever isso para poder dar uma posição mais exata.

              Trambulador, flange, suporte do câmbio e parafuso de dreno para óleo não seriam gdes problemas.

              O trambulador, com a caixa invertida vai quase para sua posição original, seu movimento é feito sempre em sentido horizontal, é apenas uma questão de configurar corretamente as hastes de seleção de marchas, o flange e o suporte já iam ser confeccionados sob medida desde o início do projeto, bastando modificar seu desenho inicial para essa nova situação, e o parafuso de dreno... bom aí é com o torneiro mecânico, mas nada difícil de ser resolvido.

              O motor de arranque... aí não sei o que fazer com isso, mas talvez dê para adaptá-lo por fora da caixa... só vendo.

              Só me recordo agora que alguma coisa impediu esse movimento, não me lembro o que, mas vou ver.

              Abs.
              Last edited by celojr; 17-11-2008, 10:39 AM.

              Comment


              • Re: cambio 5 marchas

                Agora,

                Se conseguirmos contornar os empecilhos para encaixar o cambio AP de cabeça para baixo ou conseguirmos adaptar a caixa de redução da Kombi no eixo AP... Os senhores são gênios.

                Aí poderemos dizer que redescobrimos a pólvora.

                Abs.

                Comment


                • Re: cambio 5 marchas

                  Postado originalmente por celojr
                  Pois é, Marcos,

                  Realmente ela está de cabeça para baixo, no site da Hewland elas estão assim, não sei o motivo,talvez seja apenas para confundir o visitante, já que eles usam a caixa no desenho original do fusca.

                  Já pensei também em colocar a caixa AP de cabeça para baixo, não me recordo bem agora, mas alguns empecilhos apareceram, vou rechecar isso, me parece que o principal problema foi com a alavanca de acionamento da embreagem, mas preciso rever isso para poder dar uma posição mais exata.

                  Trambulador, flange, suporte do câmbio e parafuso de dreno para óleo não seriam gdes problemas.

                  O trambulador, com a caixa invertida vai quase para sua posição original, seu movimento é feito sempre em sentido horizontal, é apenas uma questão de configurar corretamente as hastes de seleção de marchas, o flange e o suporte já iam ser confeccionados sob medida desde o início do projeto, bastando modificar seu desenho inicial para essa nova situação, e o parafuso de dreno... bom aí é com o torneiro mecânico, mas nada difícil de ser resolvido.

                  O motor de arranque... aí não sei o que fazer com isso, mas talvez dê para adaptá-lo por fora da caixa... só vendo.

                  Só me recordo agora que alguma coisa impediu esse movimento, não me lembro o que, mas vou ver.

                  Abs.
                  Acredito que o trambulador não seja tão problemático assim. Basta desenvolver um mecanismo que inverta o movimento da haste do trambulador ANTES da conexão com o câmbio.

                  Comment


                  • Re: cambio 5 marchas

                    Postado originalmente por celojr
                    Pois é, Marcos,
                    Já pensei também em colocar a caixa AP de cabeça para baixo, não me recordo bem agora, mas alguns empecilhos apareceram, vou rechecar isso, me parece que o principal problema foi com a alavanca de acionamento da embreagem, mas preciso rever isso para poder dar uma posição mais exata.
                    Abs.
                    A embreagem poderia ter acionamento hidráulico, recurso este utilizado pela própria Hewland.


                    Postado originalmente por celojr
                    O motor de arranque... aí não sei o que fazer com isso, mas talvez dê para adaptá-lo por fora da caixa... só vendo.
                    Acredito que a inversão da polaridade resolva... isto se o motor de arranque não utilizar a própria carcaça como terra... alguém poderia responder esta?

                    Comment


                    • Re: cambio 5 marchas

                      Celojr,
                      A minha idéia era praticamente a que o cara da gaiola usou.... repare na foto da homocinética que você mandou. A idéia é colocar a peça 17 por dentro da engrenagem motora da caixa de redução...

                      essa caixa Hewland realmente tá de cabeça pra baixo..olha onde está o bujão!!!!
                      SAUHUSASHUAHSUASHAHSASH
                      engraçado...
                      Quanto ao acionamento da embreagem, caso use cambio AP de cabeça pra baixo, acho que nãos erá grande problema! Deve dar para fazer um, sme grandes dificuldade....
                      bem, veja com o pessoal, veja o que eles falam...
                      qualquer coisa, tente montar sóa carcaça,s em peças internas, e cloque num chassis para da ruma havaliada na idéia...Principalmente quanto ao motor de partida..

                      Quanto ao motor de aprtida, acho que ele é aterrado na carcaça sim....Mas não tenho certeza..Senão, é um fio curto que lig ao terra no chassis do carro. Não me lembro..faz mais de mê sque mexi nisso no meu....

                      Abraço a todos!
                      Aos que não atualizaram ...

                      ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                      Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                      VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                      Megasquirting

                      284º

                      Comment


                      • Re: cambio 5 marchas

                        Senhores,

                        Fasten your seat belts

                        Segue imagem, tirem suas conclusões...

                        Abs.

                        Arquivos Anexos

                        Comment


                        • Re: cambio 5 marchas

                          Senhores,

                          Mais algumas imagens...



                          Arquivos Anexos

                          Comment


                          • Re: cambio 5 marchas

                            Postado originalmente por celojr
                            Senhores,

                            Mais algumas imagens...



                            A posição do arranque no AP de cabeça para baixo fica muito parecida com o do câmbio "a ar" na posição normal. É impressão minha ou não vamos precisar inverter a polaridade dele, se utilizarmos o arranque AP?
                            Last edited by MARCOS DURÃES; 18-11-2008, 01:20 PM.

                            Comment


                            • Re: cambio 5 marchas

                              Beleza Celojr, não sei se você já viu esse produto no mercado livre.
                              http://produto.mercadolivre.com.br/M...-5-marchas-_JM
                              O vendedor diz que é um câmbio ap de cabeça pra baixo.
                              MarceloFusqueta

                              Comment


                              • Re: cambio 5 marchas

                                Postado originalmente por MARCOS DURÃES
                                A posição do arranque no AP de cabeça para baixo fica muito parecida com o do câmbio "a ar" na posição normal. É impressão minha ou não vamos precisar inverter a polaridade dele, se utilizarmos o arranque AP?
                                É isso aí, me parece que não...

                                Comment

                                Working...
                                X