Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • cambio 5 marchas

    quem tem dinheirinho sobrando pra um 5 marchas!
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...karmanguia-_JM

  • #2
    Re: cambio 5 marchas

    ate da vontade...

    Comment


    • #3
      Re: cambio 5 marchas

      pelo fato do cara dar 1 ano de garantia parece confiavél.....
      se eu não tivesse trocado meu câmbio recentemente com certeza arriscaria um desse !!!!
      Fernando / German Look 74
      2100ccTI + PORSCHE FAN + IRS =

      Comment


      • #4
        Re: cambio 5 marchas

        Desculpe-me, mas quero abrir um ponto de discussao. Qdo ele passou de 4 pra 5 marcha o giro caiu muito pouco. O que vcs acham? E outra, aguenta porrada?
        "aircooled" tà no sangue

        Comment


        • #5
          Re: cambio 5 marchas

          Pelo que falou o anunciante ele manteve a relação original de 8x31, então da quarta para a quinta marcha a diferença deve ser pouca. Se não me engano a quarta do fusca tem um overdrive, ou seja, no final da marcha ela diminui as rotaçòes ao mínimo saudável e acredito que a quinta é na verdade esse overdrive, A sacada dessa relação é que da primeira à quarta você só tem powershift.

          Comment


          • #6
            Re: cambio 5 marchas

            Postado originalmente por Fuscão71
            Pelo que falou o anunciante ele manteve a relação original de 8x31, então da quarta para a quinta marcha a diferença deve ser pouca. Se não me engano a quarta do fusca tem um overdrive, ou seja, no final da marcha ela diminui as rotaçòes ao mínimo saudável e acredito que a quinta é na verdade esse overdrive, A sacada dessa relação é que da primeira à quarta você só tem powershift.
            Perfeito comentário.

            Antigamente chamavam essa 5ª em overdrive de caixa plisada... tipo, "subi a serra na plisada" e tals... eram adaptações feitas nos mais antigos (tipo veraneio, c10, d10, alguns maverick) pra poder economizar combustível. A idéia Over-drive foi retirada da linha pesada tbm... enfim, sem muitas curiosidades, vc podem observar que entre o corpo da caixa e a tampa da caixa tem um prolongamento. Em outras adaptações, mais antigamente ainda, era uma caixa acoplada ao lado da caixa do veículo, e para engatá-la, vc deixava a caixa do veículo em neutro e engatava a "plisadona"... é um conceito antigo, mas funciooooona... huahuahuahua

            Em relação a agüentar trancos, eu duvido. Pega os Dark Side ou os Renegade mais espertinhos e sai cutucando de sinaleiro a sinaleiro... num güenta... crtz... :mrgreen: claro, isso se for pra andar de acordo...

            eu ainda prefiro as caixas 4 marchas alongadas... deixando a primeira e segunda marchas bem mais longas pra reduzir o buraco que tem de 2ª pra 3ª... a pegada já muda brutalmente, crtz...

            Comment


            • #7
              Re: cambio 5 marchas

              É isso aí. Se você observar as relações do câmbio são as originais de fusca, mais uma quinta em 0,65. Aliás relações abaixo de 0,82 trazem sérios problemas para a durabilidade do motor e arrefecimento do sistema à óleo do nosso carro. Nos carros da Porsche e da VW(isso mesmo) e do Gene Berg (que foi o primeiro a fazer e testar científicamente o sistema em vários fuscas de rua e competição), para esse tipo de motor a quinta usa a quarta marcha da Kombi alemã com motor type4, cuja relação é 0,82. Os câmbios de alta performance para carros de rua/competição de 4 marchas usam relações mais curtas de 1 a 3 e na 4 é a 0,82. Eles ainda diziam fazer as relações que eu pedi (elas estão em outro tópico mais antigo com esse tema) com 4 relações bem mais curtas e a 5 marcha com 0,82 e eles disseram que não dá pra fazer.
              Last edited by Fuscão71; 28-05-2008, 04:30 PM.

              Comment


              • #8
                Re: cambio 5 marchas

                E pra evitar quebras eles (acima) não colocam a quinta por fora. Veja o que está escrito no site do Gene Berg:
                "Unfortunately, many problems were encountered with these designs and I abandoned both of them without ever selling a single one, they did not pass our longevity tests. The "screw together extensions" on the shafts were a continual source of problems from 3/4/5 gear noise, to having shaft runout or simply breaking at the first thread. Our second prototype series utilized solid welded together shafts. However, it still did not cure all of the noise problems and failures were still a problem throughout the life of the box. Some shaft bending and gear breakage was still experienced with only what would now be considered a mild street engine.
                One of the engineers we consulted explained that the length of the shaft in relationship to the size of the shaft and distance between bearing supports for the loads exerted by the pressure angles on the gears would not support even low HP ratings. Any good performance VW street engines are now developing far beyond this power today. The shaft was simply too small to prevent bending across that long of a span. (No the other company’s design will withstand an engine output of 580 ft. lb. of torque like they claim).
                Thus, I developed and manufactured the 3rd design in which I moved the 5th gear onto the other side of the intermediate housing bearing affording the proper bearing support and shaft strength. Interesting that the factory Porsche and late 091 bus 5 speeds have the exact same design as ours.
                This is considerably more expensive to build and slightly harder to fit into the car than the Mikey version or other copies of our proto versions, 1 and 2. However, this design has proved extremely reliable in vehicles with over 300 HP race applications and street cars running up to 190 HP for over 18 years.
                So, if ours was so wonderful, why did we stop making it for so long? Two basic reasons. It took 5 years to sell 112 kits at a price of $742. Secondly, what we continually heard and still hear from many people we talk to today that want a 5 speed today, is that they are doing it to get an "overdrive". The problem is that "all" VW's ever made already have an overdrive in 4th gear. In my opinion, people who try to install a even higher than stock final drive for an air cooled VW are crazy. Our tests have proved conclusively over and over again that a higher overdrive causes the engine to get "less" mileage, and runs much hotter because the fan turns slower, which obviously shortens the life of the engine. Few people stop to think about what is actually happening when a higher overdrive is installed. You are giving the leverage to the car and taking it away from the engine.
                Like moving the teeter-totter leverage out to the heavy person's side rather than to the light person's side. Thus, taking more HP to drive the car the same speed regardless of the size of the VW engine. More HP is more heat, less mileage and a shorter life. I tried a bigger pulley to speed the fan up again. However, it took more HP, which caused as much heat as it removed. I have found nothing to cure these problems so simply stay with the factory overdrive 4th gear in the 5th location.
                Maybe VW was smarter than many give them credit for. After all, if simply installing a higher overdrive would provide more mileage, longer life and better cooling you would think the first people to do so would be the VW factory. See GB 801-GEARING and GB 801-COOLING for more information.
                I designed the 5 speed so people could have a close ratio 4 speed gear box utilizing and keeping the stock overdrive gear in the 5th gear position. Naturally, racers use them with all 5 close ratio race gears. Yes, with our Berg shifter you can speed shift all of the forward gears, even 5th."
                QQuando a paciência aumentar eu traduzo tudo, mas basicamente ele diz que usa a 4 marcha na 5 e todas as outras são mais curtas, senão há problemas nos carros "You are giving the leverage to the car and taking it away from the engine." Você está dando a alavanca (pendendo a alavanca) para o carro e tirando-a do motor.
                Last edited by Fuscão71; 28-05-2008, 04:43 PM.

                Comment


                • #9
                  Re: cambio 5 marchas

                  Comentários:

                  1) Preço razoável (R$ 1.999,00 diga-se R$ 2.000,00) considerando o cambio completo, sem dar o nosso cambio para fazer a adaptação.
                  Se dermos o nosso cambio, o desconto é de apenas R$ 100,00, insignificante!

                  2) Garantia de 1 ano (sem limite de Km?), se verdadeiro, é ponto positivo. Se um cambio não der defeito em 1 ano de uso, não vai ser depois que vai dar.

                  3) As relações do cambio e diferencial são descritas claramente pelo anunciante.

                  4) O cara vendeu 5 cambios este mes (maio 200, se verdadeiro .........

                  Até agora um comprador emitiu qualificação positiva, os outros ainda não opnaram.

                  5) Qualificações negativas foram devidas a não comprar produto para o qual deu lance (ele atuando como comprador). Justificou que o mercado pago não trabalhava com seu cartão. Nada a ver com o "cambio de 5 marchas".

                  6) Diz ele que o cambio em questão é plug and play, não tem que fazer nenhuma adaptação no veículo. O kit "homocineti" é opcional. Não fica claro se o uso do "coxim especial" é obrigatório.

                  O vendedor não pertence mais a comunidade do mercado livre.

                  Se tudo isso não tiver alguma "casca de banana", eu acho muito interessante.

                  Comment


                  • #10
                    Re: cambio 5 marchas

                    Caros amigos,
                    conversando com um mecânico conhecido meu sobre esse assunto tão intrigante que é colocar 5 marchas em um fusca, ele me disse que é muito simples realizar tal façanha, ao invés de mexer em coroas e pinhões, ou tentar alongar eixos mestres etc, basta trocar de lado o diferencial, que, segundo ele encaixa perfeitamente nos dois lados do pinhão, ao invés de trabalhar de um lado, trabalharia do outro, o resto é toda aquela trabalheira para adaptar a suspensão IRS,pois teria que ser trocado o conjunto completo da transmissão, ele sugeriu a do gol bola. Agora, não sou mecânico e nem entendo muito do assunto, estou apenas colocando o assunto em voga para qeu seja debatido por todos nós. Na verdade nem sei se tudo isso que eu disse não é a maior asneira do mundo, se for me desculpem, só que o danado do mecânico falou com tanta segurança que até me convenceu. Alguém tem alguma opinião a respeito?

                    Comment


                    • #11
                      Re: cambio 5 marchas

                      Postado originalmente por celojr
                      .....conversando com um mecânico conhecido meu......... ele me disse que é muito simples realizar tal façanha,........basta trocar de lado o diferencial,..........o resto é toda aquela trabalheira para adaptar a suspensão IRS,pois teria que ser trocado o conjunto completo da transmissão,.....................?
                      Eu nunca vi trocar de lado um diferencial (inverter a coroa) em caixa de "Santana", mas ......

                      O "resto" seria tambem uma trabalheira e por tabela um custo significativo.

                      Comment


                      • #12
                        Re: cambio 5 marchas

                        Postado originalmente por ricardo groetaers
                        Eu nunca vi trocar de lado um diferencial (inverter a coroa) em caixa de "Santana", mas ......

                        O "resto" seria tambem uma trabalheira e por tabela um custo significativo.
                        É, eu tambem nunca ví, achei até estranho quando ele falou, tentei recentemente fazer isso com uma caixa de saveiro 2006... num deu não :cry:... bateu na trave, não coube por milímetros e um outro mecânico me disse que essas caixas de AP são todas iguais, então, bicho, tô quase desistindo dessa idéia.

                        O "resto", que daria uma baita trabalheira eu já imaginava, mas pensaria nisso depois, na verdade, nem sei se o trabalho seria tão grande, já vi até uns kits com gabaritos prontos, quase plug'n'play, e, além disso, ao adquirir a caixa do santana ou de outro AP, já colocaria junto no pacote, as suspensões, os semi-eixos, os cubos, as homocinéticas, os freios...

                        Quanto ao custo, confesso tiver até medo de pensar. ;)

                        Se alguma caixa de santana mais antiga cruzar o meu caminho, não vou resistir e vou abrí-la para tentar essa inverssão de lado da coroa, se der certo posto por aqui o modelo e o ano.
                        Abs.

                        Comment


                        • #13
                          Re: cambio 5 marchas

                          Celojr,

                          Na caixa da saveiro 2006, com um retrabalho feito com a ajuda da Dremel por dentro da caixa, não daria pra inverter a coroa?

                          Abraço.
                          Aos que não atualizaram ...

                          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                          Megasquirting

                          284º

                          Comment


                          • #14
                            Re: cambio 5 marchas

                            Postado originalmente por Rafael_MO
                            Celojr,

                            Na caixa da saveiro 2006, com um retrabalho feito com a ajuda da Dremel por dentro da caixa, não daria pra inverter a coroa?

                            Abraço.
                            Rafael, não sei, você diz esmerilhar a parte de dentro da caixa para aumentar o espaço? Tipo, mau comparando e mantendo as devidas proporções, o que a gente faz quando alivia o volante do motor? Cheguei até a pensar em aliviar a coroa. Mas, sei não, teria que ser um trabalho extremamente preciso, senão vai esbagaçar tudo, é muito pouco o que tem que ser tirado. Na verdade eu estava pensando em não mexer na estrutura da caixa, meu medo é fragilizá-la apesar de serem algo em torno de 3 milimetros a diferença de um lado para o outro, sem brincadeira, é uma titiquinha de nada e é só isso que falta para conseguirmos uma caixa de tração traseira.

                            Mas é um caso a se pensar (pelo diabinho), uma vantagem é que esse tipo de caixa só tem tampa de um lado, e um pequeno aumento de espaço do outro lado talvez não interfira em nada na robustez da caixa. Aí vem outro pensamento (pelo anjinho), e se der errado? Eu terei esbagaçado uma caixa de saveiro novinha que poderia ter muito bem outra utilidade. O que vc acha?

                            Vou colocar o assunto em pauta com meu mecânico, de repente com uma caixa em estado terminal, desenganada pelos mecânicos, sem muita expectativa de rodagem... pelo menos ela vai servir a ciência... hehehe

                            Gde Abç

                            Comment


                            • #15
                              Re: cambio 5 marchas

                              Postado originalmente por celojr
                              ..... tentei recentemente fazer isso com uma caixa de saveiro 2006... num deu não :cry:... bateu na trave, não coube por milímetros.........

                              O "resto",.........uma baita trabalheira........., mas pensaria nisso depois, .......vi até uns kits........prontos, quase plug'n'play,......, ao adquirir a caixa do santana ou de outro AP, já colocaria junto no pacote, as suspensões, os semi-eixos, os cubos, as homocinéticas, os freios...

                              Quanto ao custo, confesso tiver até medo de pensar. ;)

                              Se alguma caixa de santana mais antiga cruzar o meu caminho, não vou resistir e vou abrí-la para tentar essa inverssão de lado da coroa, se der certo posto por aqui o modelo e o ano.
                              Abs.
                              Eu gosto de pensar antes para não ficar dosolado ou "puto" depois da "M" feita (ou não concluida), ainda mais quando o dinheiro flui do meu bolso e não dá em nada.

                              O "resto", quase plug and play não é plug and play, normalmente é plug, plug, plug e no play. Considere que teremos trabalhos de soldagem e alinhamento.

                              O fabricante do meu veiculo (um triciclo) usa motorização AP em caixa de VW-AR, tanto faz o veiculo base ser de suspensão traseira comum ou IRS (Variant II por exemplo). Mas a base, uma vez montado o veículo, não pode mais ser mudada, senão isso implicaria em desmontar todo o veículo e fabricar um novo chassi.

                              Perguntei a ele acerca de usar caixa de "veiculos AP". Ele foi taxativo:
                              - Só se colocar o motor na frente do cambio, não dá para inverter a coroa. Se isso fosse possível eu usaria os cambios de 5 marchas.

                              Pelo seu texto, parece que voce trabalha em oficina e mexe em cambios, talvez a solução tenha passado na frente dos seus olhos e voce não percebeu, mas tirar 3mm de uma coroa ou de uma carcaça é arriscado. Qual a espessura original delas?

                              Comment

                              Working...
                              X