Anúncio

Collapse
No announcement yet.

cambio 5 marchas

Collapse
X
 
  • Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

  • #46
    Re: cambio 5 marchas

    Postado originalmente por Rafael_MO
    Concordo...
    A menos que o cra tenha feito um par de coroa e pinhão(este já mais londo), o que eu acho muiuto difícil de ser verdade. Deve ter sido na Solda.

    ...
    Ou tenha descoberto outra relação coroa/pinhão com o eixo do pinhão mais longo nas mesmas medidas da do fusca, o que eu acho mais difícil ainda.

    Abs

    Comment


    • #47
      Re: cambio 5 marchas

      Postado originalmente por celojr
      .........., para a coroa e o pinhão serem os originais do fusca, o pinhão tem que ter seu eixo alongado por solda.
      Não necessariamente.

      Comment


      • #48
        Re: cambio 5 marchas

        Postado originalmente por ricardo groetaers
        Não necessariamente.
        Como assim?

        Comment


        • #49
          Re: cambio 5 marchas

          Reforço a pergunta do Celojr...

          Ah Celojr,
          Aqui no tópico o pessoal tinha comentado de usar coroa e pinhão do corcel, né? Segue abaixo um link interessante:
          http://www.mevi.com.br/loja/produtos...digo_produto=9
          Lá em baixo, fala do diãmetro do pinhão! Quemsabe, dá certo com o do Fusca....hehhe


          Abraço pessoal!
          Aos que não atualizaram ...

          ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



          Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

          VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

          Megasquirting

          284º

          Comment


          • #50
            Re: cambio 5 marchas

            Postado originalmente por celojr
            Como assim?
            Postado originalmente por Rafael_MO
            Reforço a pergunta do Celojr...
            Quando comprei meu conjunto coroa-pinhão original na Concessionária, nem sequer abri a embalagem para ver a aparência e o tamanho de seu conteúdo. Mas a dita embalagem, minha pochete, meu casaco etc couberam dentro de um pequeno bauleto (Givi) de moto, e olha que meu guarda-chuva retrátil só cabe imprensado na diagonal e a meia altura (não toca no fundo nem na tampa).

            E daí?... E daí que não conheço pessoalmente um pinhão de Fusca. Será que seu eixo vai realmente de uma extremidade a outra? Pelas figs. postadas pelo Celojr não dá para sacar.

            No entanto, é sabido que peças originalmente de um carro são iguais ou compatíveis com outro, isso acontece com motos (só muda o preço).

            Como disse, não manjo de cambios, mas uma pessoa que "mexa" diariamente com eles vai observar essa igualdade ou compatibilidade.

            Alongar um eixo por solda, fresar uma engrenagem ou coroa-pinhão, não é coisa para fundo de quintal, mas usar componentes parciais de outro veículo ou mandar fabricar um eixo do tamanho desejado é mais viável. Veja o texto constante no Site da empresa linkado pelo Rafael.

            "Fabricamos qualquer quantidade de todos os produtos da loja, e também qualquer quantidade de engrenagens mediante amostra ou desenho"

            Se um "fornecedor" brasileiro nos menosprezar por não sermos "grandes clientes", não tem problema, o Chinês taí mesmo.

            Conclusão:

            O câmbio de 5 marchas para Fusca em questão, longe de ser um "projeto canadense" provavelmente é resultado de uma combinação do que foi dito neste texto. Isso não tira o mérito do vendedor do ML, muito pelo contrário.

            Comment


            • #51
              Re: cambio 5 marchas

              Bem com respeito a tudo que já foi dit,o nos EUA já tem cambio de 5 M a bastante tempo, certo, agora se aprovou ou não e se presta é outra questão, e na Europa o povo usa ???? Que dá para colocar a quinta marcha todos nos sabemos, a pergunta é: presta ??
              Abrços
              Luby
              http://pumaslubisomem.blogspot.com/

              Rio de Janeiro - RJ

              Comment


              • #52
                Re: cambio 5 marchas

                Com todo respeito ao que foi debatido aqui EU NÃO LEVO FÉ pois se fosse bom nos EUA teriamos um monte de fabricantes de cambio de 5 m e ate mesmo no Mexico talvez teriam feito, na D3 antiga tambem não uisaram só foram usar na SUPER V 1600 e mesmo assim eram os Hewland de 5 marchas bem amigos me desculpem mas é a minha opnião que ja mexo com vw a muito tempo ....e mesmo hoje em dia me responmdam o sequinte: vemos preparadores tirando 200/300 cv e mais de um motor a ar e o cara não tem calibre para mexer numa cx de marcha ? Qual é meus amigos, REFLITLAM quanto custa um motor deste preparado pelos PAPAS a preparação e os não sabem trabalhar uma cx de marcha ??????
                Abrços
                Luby
                http://pumaslubisomem.blogspot.com/

                Rio de Janeiro - RJ

                Comment


                • #53
                  Re: cambio 5 marchas

                  Ricardo,
                  Falei com o Marcelo. A solda que ele usou tmabém é usada para reparar eixos dos cambios de tratores. O processo tem de ser bem feito. Bem soldado, e epois passado por um tratamento termico de normatização das tensões do metal(a fim de eliminar 'pontos fracos" do metal, ajudando em sua resistencia.
                  Quanto a pegar o pinhão de outro carro e usinar, acho complicado. Digo isso pois o processo de fabricaçãoda engrenagem é assim: Pega-se um aço comum, usina ele e depois faz-se o tratamento termico de Cementação(adição de carbono ao metal). Assim, a engrenagem fica com sua superfície bem dura, e com o interior nã otão duro para absorver impactos. Por ser dura a camada superficial, é difícil de usinar, precisa-se de ferramentas especiais, corre risco de "queimar" a ferramenta de usinagem, e tudo mais...
                  Esse link, dessa empresa, quem me passou foi o Marcelo, do Gurgle 4x4. Essa empresa fabrica o que for preciso. Mas é aquela coisa, há um preço pra se pagar por isso. Não seria nada barato. Coisa na casa de mil reais, ou mais.... Mas é uma idéia!

                  Lubisomem,
                  Eu discordo de você. Acho que se é possível desenvolver isso, por qeu não tentar? Claro que para o cambio preste, muita coisa e mutio cuidado deve ser levado em consideração no projeto e na montagem do mesmo. Talvez os papas da preparaçã onão tenham enfiado a cara nisso, ou não os sus clientes não tenham tanta procura por isso.... Acho óssível sim bolar um cambio desse e que seja bom. Vai depender do material usado,dos serviçoes a serem feitos.
                  Um exemplo é o cambio automático dos fuscas. Praticamente só teve nos EUA(onde foi masi difundido) e presta? Segundo o que já li a respeito, rpesta sim. E tem na europa? Se tiver, são poucos.... É claro, é um projeto da própria VW, mas se não em engano foi uma adaptação em cima do original.... É complicado falar sobre isso sem ter um teste, algo que comprove a qualidade do cambio.
                  Acho que se alguém está disposto a testar, que bom. Espero que dê bons frutos! S enão der, paciencia....

                  Um forte abraço.
                  Aos que não atualizaram ...

                  ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                  Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                  VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                  Megasquirting

                  284º

                  Comment


                  • #54
                    Re: cambio 5 marchas

                    Postado originalmente por ricardo groetaers
                    Conclusão:

                    O câmbio de 5 marchas para Fusca em questão, longe de ser um "projeto canadense" provavelmente é resultado de uma combinação do que foi dito neste texto. Isso não tira o mérito do vendedor do ML, muito pelo contrário.
                    Em instante nenhum tirei o mérito do vendedor do ML, inclusive gostaria de estar com bala na agulha para comprar um cambio desses só para desmontar e ver como foi feito. daí postava aqui e desvendava logo esse segredo. hehehe

                    Gde abs.

                    Comment


                    • #55
                      Re: cambio 5 marchas

                      Postado originalmente por Rafael_MO
                      Reforço a pergunta do Celojr...

                      Ah Celojr,
                      Aqui no tópico o pessoal tinha comentado de usar coroa e pinhão do corcel, né? Segue abaixo um link interessante:
                      http://www.mevi.com.br/loja/produtos...digo_produto=9
                      Lá em baixo, fala do diãmetro do pinhão! Quemsabe, dá certo com o do Fusca....hehhe


                      Abraço pessoal!
                      Fala, Rafael,

                      Então, também lí a respeito de usar o cambio de corcel II aqui no tópico, mas não me toquei de usar somente a relação coroa/pinhão, também pode ser uma boa idéia.

                      Por favor me tire uma dúvida, o motor do Corcel II é CHT? Se for, já tenho até de onde tirar a coroa e o pinhão, tem uma pampa CHT completamente deteriorada, sucata mesmo encostada lá na oficina, o dono abandonou, só que tive fuçando nela, me parece que o cambio tá belezinha, quer dizer, tirando o fato dele estar fixado ao suporte por uma corrente...hehehe... mas por dentro deve estar legal.

                      Vou checar isso com meu mecânico.

                      Abs.

                      Comment


                      • #56
                        Re: cambio 5 marchas

                        Postado originalmente por lubisomem01
                        Com todo respeito ao que foi debatido aqui EU NÃO LEVO FÉ pois se fosse bom nos EUA teriamos um monte de fabricantes de cambio de 5 m e ate mesmo no Mexico talvez teriam feito, na D3 antiga tambem não uisaram só foram usar na SUPER V 1600 e mesmo assim eram os Hewland de 5 marchas bem amigos me desculpem mas é a minha opnião que ja mexo com vw a muito tempo ....e mesmo hoje em dia me responmdam o sequinte: vemos preparadores tirando 200/300 cv e mais de um motor a ar e o cara não tem calibre para mexer numa cx de marcha ? Qual é meus amigos, REFLITLAM quanto custa um motor deste preparado pelos PAPAS a preparação e os não sabem trabalhar uma cx de marcha ??????
                        lubisomem. Diga aí,

                        Eu não posso opinar com muita propriedade nesse assunto de motores preparados porque não domino nem um pouquinho essa seara, muito menos saberia te dizer porque os papas não mexem com isso, mas jamais duvidaria da capacidade de medalhões do assunto.

                        Mas não se trata disso.

                        Acho que o caso aqui é mais a respeito de satisfação pessoal veja bem, nada profissional, pelo menos no que se refere a mim, eu, Celojr, gostaria e me sentiria realizado em relação ao meu fusca, o "Verruga", ao dizer: "tenho um fusca equipado com um cãmbio de 5 marchas e o danado do Verruga ficou arisco, tem um motor standard 1600 gasolina monocarburado, mas mesmo assim não fica devendo nada a ninguém. e o melhor, fomos nós aqui do F4E que desenvolvemos."

                        Agora, acho que existem muitos fuscas equipados com a gene Berg 5, pelo menos me parece que ela é motivo de discurssões até no Japão, veja os links:
                        http://forum.fusca4ever.com.br/showp...9&postcount=23
                        http://forum.fusca4ever.com.br/showp...8&postcount=26
                        http://forum.fusca4ever.com.br/showp...3&postcount=27

                        Daí a isso ser garantia de que vai dar certo, são outros 500, mas se não der certo, não deu e pronto, entre mortos e feridos salvam-se todos, menos o cambio (que provavelmente irá para reciclagem), e a vida segue...

                        Grande abraço, valeu pela sua opinião, essa é que é a parte boa da história, estamos conseguindo juntar todos os prós e contras do assunto com opiniões divergentes que apenas enriquecem mais o tópico.

                        Vlw.

                        Comment


                        • #57
                          Re: cambio 5 marchas

                          Postado originalmente por Rafael_MO
                          Ricardo,
                          Falei com o Marcelo. A solda que ele usou tmabém é usada para reparar eixos dos cambios de tratores. O processo tem de ser bem feito. Bem soldado, e epois passado por um tratamento termico de normatização das tensões do metal(a fim de eliminar 'pontos fracos" do metal, ajudando em sua resistencia.
                          Quanto a pegar o pinhão de outro carro e usinar, acho complicado. Digo isso pois o processo de fabricaçãoda engrenagem é assim: Pega-se um aço comum, usina ele e depois faz-se o tratamento termico de Cementação(adição de carbono ao metal). Assim, a engrenagem fica com sua superfície bem dura, e com o interior nã otão duro para absorver impactos. Por ser dura a camada superficial, é difícil de usinar, precisa-se de ferramentas especiais, corre risco de "queimar" a ferramenta de usinagem, e tudo mais...
                          Esse link, dessa empresa, quem me passou foi o Marcelo, do Gurgle 4x4. Essa empresa fabrica o que for preciso. Mas é aquela coisa, há um preço pra se pagar por isso. Não seria nada barato. Coisa na casa de mil reais, ou mais.... Mas é uma idéia!...
                          Pois então, Rafael, vi a página, só que acho que aí começa a ficar uma brincadeira meio cara e fugirá ao meu orçamento para essas loucuras...
                          Gde Abs.

                          Comment


                          • #58
                            Re: cambio 5 marchas

                            Agora, Senhores,

                            O que eu gostaria muito mesmo era de poder dedicar mais tempo a esse projeto, pois o estou achando fascinante, muito prazeroso mesmo.

                            Infelizmente não está sendo possível...uma pena.

                            Gde Abx.

                            **Editando: acho que por essas semanas ele vai ficar um pouco mais moroso, talvez seja até bom para trocarmos mais idéias a respeito...**

                            Comment


                            • #59
                              Re: cambio 5 marchas

                              Celojr,
                              Sim, o Corcel II tem motor CHT. Minha mãe tinha uma Belina Corcel II 82 LDO...Que cambio gostoso de mexer...maciinho as marchas entravam quase que sozinhas!

                              Quanto a MEVI, sim, o impecílio maior é o preço das peças efitas sob-medida. Encareceria muito o projeto, tornando-se inviável.

                              Enfim, vamos ver o que vai sair de todo esse "brain storm"! hehehe

                              Abraço a todos!
                              Aos que não atualizaram ...

                              ** Acessar o perfil e adicionar a localização e adicionar uma assinatura, para podermos aprimorar nosso atendimento aos usuários do fórum **



                              Meu carro é vermelho..Não uso o espelho pra me pentear!

                              VW Air-Cooled 4ever, porque para ferver àgua, uso chaleira!!!!

                              Megasquirting

                              284º

                              Comment


                              • #60
                                Re: cambio 5 marchas

                                Postado originalmente por Rafael_MO
                                Celojr,
                                Sim, o Corcel II tem motor CHT. Minha mãe tinha uma Belina Corcel II 82 LDO...Que cambio gostoso de mexer...maciinho as marchas entravam quase que sozinhas!

                                Quanto a MEVI, sim, o impecílio maior é o preço das peças efitas sob-medida. Encareceria muito o projeto, tornando-se inviável.

                                Enfim, vamos ver o que vai sair de todo esse "brain storm"! hehehe

                                Abraço a todos!
                                Então beleza, vou conversar com meu mecânico a respeito dessa relação coroa/pinhã mais longa.

                                Sim, vamos ver no que vai dar esse "toró de parpites"

                                Gde abs.

                                Comment

                                Working...
                                X