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folgas do motor turbo

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  • folgas do motor turbo

    amigos, procurei algum topico a respeito e não encontrei.
    se estiver repetido, peço desculpas as moderadores.

    estou montando o motor da miura, pretendo fazê-lo 1600 turbo.

    meu mecânico disse que motor turbo precisa ser montado com folgas maiores que o normal, por ser turbo.

    eu desconheço essa informação.

    por acaso é verdade??

    e que folgas seriam essas? no vira, bronzinas?
    saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
    miura 1979...................60% loading
    fusca 1977...................aguardando na fila
    sp2 1973.....................aguardando na fila
    Puma 1971...................aguardando na fila
    bianco 1977.................aguardando na fila
    projeto gordini boxer.....aguardando na fila

  • #2
    Re: folgas do motor turbo

    Não sou nenhum mestre nem especialista, mas fizeram meu motor com folgas como vc disse sem eu saber, e rodou 900km até derreter a parte de baixo, olha que era 1300 com w100. Só estou te contando a minha experiencia ruim pq espero que ninguém mais passe pelo o que eu passei...
    Vamos esperar os especialistas...
    Abração e boa sorte

    PS: vi que vc tem um verdadeiro acervo de carros clássicos heim... Guarde pros seus filhos e netos. rsrsrs
    http://www.fusca4ever.com.br/showthr...r-Profissional

    Estevão Consalter Junior

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    • #3
      Re: folgas do motor turbo

      Pelo pouco que sei, so davam um medida um pouco maior nas camisas quando usavam os primeiros pistoes forjados que com a temperatura dilatavam bastante.

      Comment


      • #4
        Re: folgas do motor turbo

        Em qualquer preparação tanto em aspirados como em turbo seria aconselhável ter uma folga maior entre pistão e camisa. Não se esqueça que o motor trabalhará com temperaturas maiores para as quais foi projetado e será mais solicitado em termos de pressão também. Com maior calor , maior a dilatação e o aluminio (pistões) tem coeficiente de dilatação maior que o Ferro Fundido (camisas) e este vai dilatar mais e poder fazer ocorrer um travamento! No caso do motor 1600cc do meu Azulão com uma preparação bem simples, foi feito o brunimento das camisas com grana fina 500 e o dobro da folga original que é 0,025 a 0,040 . No motor do meu carro ficou 0,060 a 0,08. E mesmo com essa folga maior nunca ouvi um barulhinho de batida se saia sequer! Nos Speed 1600 essas folgas eram de até 0,120 mm , tamanha a solicitação a que eram colocados os pistões em uma corrida! Um outro caso interessante são as retíficas de motores de motos. Quando eles são informados que os motores são pra motos de motoboy, eles deixam folgas bem maiores.




        André Torneiro

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        • #5
          Re: folgas do motor turbo

          Acho que o mecanico dele falou na folga do volante, já usarem um pouco mais de folga para não colar o mancal traseiro.

          Mas acredito que ai o segredo é ajustar perfeitamente essa folga como recomendado pela fabrica !


          Abs
          Mitsuo
          Mitsuo - Fuscão - 73 Amarelo Safari !
          São Paulo - SP

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          • #6
            Re: folgas do motor turbo

            É o que ja falaram acima, todo motor quando sujeito a outras cargas de trabalho deve ter as folgas repensadas.
            Eu cheguei a fundir bronzina de biela do meu ap 3 vezes em 1 ano.
            Enquanto nao fui orientado a aumentar a folga não parei de ter problemas.
            E outra existem diferenças de ''medidas'' das bronzinas de um mesmo kit.
            O ideal é montar tudo e testar as folgas para ver se nenhuma ficou fora, dai vc separa cada bronzina q vai para cada biela.
            No meu caso aqui eu usei as considerações do manual de reparação.
            Se nao to enganado para as bronzinas a folga era entre 0,3 e 0,6 de folga.
            Mandei colocar 0,6.

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            • #7
              Re: folgas do motor turbo

              Postado originalmente por charles.marchi
              amigos, procurei algum topico a respeito e não encontrei.
              se estiver repetido, peço desculpas as moderadores.

              estou montando o motor da miura, pretendo fazê-lo 1600 turbo.

              meu mecânico disse que motor turbo precisa ser montado com folgas maiores que o normal, por ser turbo.

              eu desconheço essa informação.

              por acaso é verdade??

              e que folgas seriam essas? no vira, bronzinas?
              No virabrequim, as folgas tem de ser as mesmas recomendadas pelo fabricante já nos cilindros, se vc for usar os pistões forjados ou originais, na retifica eles geralmente vem marcados na cabeça a folga necessária para usinagem do cilindros.
              não costumava montar com muita folga de cilindro não, pois corre-se o risco de as folgas entre pontas dos anéis ficarem muito acima do recomendado pelo fabricante e o motor passa a soprar pressão para o cárter com pouco tempo de uso.
              ainda mais se vc não for usar o motor para competição, se não for usar pressão muito alta, tem vários fatores que vão influenciar na pré-montagem, e os principais são os de condição de uso que vc vai expor esse motor.
              - uso urbano com pressão baixa ou moderada(0.6bar a 1.0bar)montagem de forma original
              - uso exclusivamente em pista de competição(acima de 1.5bar)montagem mais especifica procure um profissional mais qualificado com experiência na área em questão..
              Anor Mecânico

              Reparação Automotiva
              Instalação de Acessórios
              Personalização de Motores
              Adaptação de Equipamentos
              Especializado em Antigos e VW ar

              Facebook: http://facebook.com/anor.servicos
              e-mail: anor-mecanico@outlook.com

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              • #8
                Re: folgas do motor turbo

                Os primeiros aps forjados pareciam motor diesel funcionando de tanta folga

                Comment


                • #9
                  Re: folgas do motor turbo

                  amigos, obrigado pelas respostas, estão me ajudando muito.

                  pelo que entendi, para o uso que eu pretendo, uso urbano com pressão de 0,80 no turbo, devo deixar as medidas do virabrequim originais, incluindo bronzinas, correto?


                  mas e as folgas entre pistão e camisa?

                  mantenho original ou aumento um pouco??
                  saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
                  miura 1979...................60% loading
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                  • #10
                    Re: folgas do motor turbo

                    Postado originalmente por charles.marchi
                    amigos, obrigado pelas respostas, estão me ajudando muito.

                    pelo que entendi, para o uso que eu pretendo, uso urbano com pressão de 0,80 no turbo, devo deixar as medidas do virabrequim originais, incluindo bronzinas, correto?


                    mas e as folgas entre pistão e camisa?

                    mantenho original ou aumento um pouco??
                    Então você irá usar pistões novos ou usados ?
                    Se for usar pistões usados eu só colocaria aneis novos e mandaria dar uma brunida nas camisas.

                    Se forem novos você pode adotar as medidas que o André sitou que são praticas adotadas pelo pai do Zerba que possui oficina !

                    Se você for conservador e esperar o motor dar uma amaciada você pode montar com as folgas normais e depois de uma certa km começa a usar o motor de vdd !

                    Abss
                    Mitsuo - Fuscão - 73 Amarelo Safari !
                    São Paulo - SP

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                    • #11
                      Re: folgas do motor turbo

                      Postado originalmente por imitsuo
                      Então você irá usar pistões novos ou usados ?
                      Se for usar pistões usados eu só colocaria aneis novos e mandaria dar uma brunida nas camisas.

                      Se forem novos você pode adotar as medidas que o André sitou que são praticas adotadas pelo pai do Zerba que possui oficina !

                      Se você for conservador e esperar o motor dar uma amaciada você pode montar com as folgas normais e depois de uma certa km começa a usar o motor de vdd !

                      Abss
                      vou usar pistões usados.

                      tô pensando em mandar brunir as camisas, colocar aneis novos e ver a folga que está dando.

                      penso que se der uma folga de 0,05 à 0,06, já tá bom pra montar.
                      saveiro aircooled 84.......futuro projeto eurolook
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                      Puma 1971...................aguardando na fila
                      bianco 1977.................aguardando na fila
                      projeto gordini boxer.....aguardando na fila

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                      • #12
                        Re: folgas do motor turbo

                        procura nas coisas do vader que tem um tópico sobre folgar, bem legal por sinal, mostra folgas de turbo e aspirados. Se não me engano folga de virabrequin ele deixa pelo fabricante e de pistão/camisa ele deixa de 0,12mm pra cima. Abraço
                        SMURF 2, O RETORNO
                        AGORA FULL RACE
                        Air Cooled 4Ever
                        Porto Alegre - RS

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                        • #13
                          Re: folgas do motor turbo

                          Postado originalmente por Museu
                          Os primeiros aps forjados pareciam motor diesel funcionando de tanta folga
                          Nunca usei nada forjado no meu motor, no entando nesta epoca não existiam tantas peças de performance para o acesso basico só tinha os powertech.
                          O qual tem alguns videos no youtube provando q tanto pistão como biela são ''lixos''.

                          Comment


                          • #14
                            Re: folgas do motor turbo

                            Postado originalmente por charles.marchi
                            vou usar pistões usados.

                            tô pensando em mandar brunir as camisas, colocar aneis novos e ver a folga que está dando.

                            penso que se der uma folga de 0,05 à 0,06, já tá bom pra montar.
                            Olá, se vc quer algo confiavel precisa ter o miolo do motor std, com folgas nas tolerâncias de fábrica, as camisas e pistões com folga maior, pode usar 0,06mm aí vc coloca os anéis dentro da camisa e mede a folga entre pontas, se ficar no limite da tolerância original vc vai precisar comprar um jogo 0,25 e fazer o entre-pontas limando até ajustar para a folga original e usar os std só para óleo (terceira canaleta), ajustar cilindro por cilindro, aí pode montar e carcar pressão que não sopra nada no respiro, já ia esquecendo, brunimento das camisas bem fino, meio litro de Bardhal b12, acelera e põe marcha....hehehe, abraço.

                            Comment


                            • #15
                              Re: folgas do motor turbo

                              Postado originalmente por FUKETEIRO
                              Olá, se vc quer algo confiavel precisa ter o miolo do motor std, com folgas nas tolerâncias de fábrica, as camisas e pistões com folga maior, pode usar 0,06mm aí vc coloca os anéis dentro da camisa e mede a folga entre pontas, se ficar no limite da tolerância original vc vai precisar comprar um jogo 0,25 e fazer o entre-pontas limando até ajustar para a folga original e usar os std só para óleo (terceira canaleta), ajustar cilindro por cilindro, aí pode montar e carcar pressão que não sopra nada no respiro, já ia esquecendo, brunimento das camisas bem fino, meio litro de Bardhal b12, acelera e põe marcha....hehehe, abraço.

                              já ouvi falar desse esquema tbm, acho que funciona mesmo.
                              Breve rodando: 2276 cm³, w130, 48 IDA.

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