Anúncio

Collapse
No announcement yet.

folga pistao e camisa?

Collapse
X

• Filter
  • Hora
  • Show
Clear All
new posts

• folga pistao e camisa?

ola,pessoal tenho uma duvida
    quando abri meu 1600 a alcool(do bx,pistao plano),tinha 3 camisas trincadas,e agora arrumei 4 camisas tork 0.50,e mandei abrir para 1mm q é a medida do pistao
    mas conversando com o cara da retifica,q é um senhor daqueles com ideias conservadoras e q nao gosta d modificaçoes
    ja fez cara feia quando eu disse q iria aliviar o pistao e suas saias,pedi para ele deixar a folga em 0.7(meu motor vai ter um sobe d 310,107 e 10 lev)vai girar uns 7000rpm,com 2 446 e um 4x1...
    so q dai esse senhor falou q queria deixar a folga em 0.5 como nos originais,isso pq segundo ele a retirada da saia,deixaria o pistao mais folgado..nao concordei com ele mas,o veio é teimoso,e fiquei d dar a resposta a ele na terça
    o q vcs dizem? procede essa ideia dele? ou entao qual seria a melhor folga a deixar num motor preparado?? era isso
    muito obrigado e abraço a todos

Re: folga pistao e camisa?

Postado originalmente por hot_64
    ola,pessoal tenho uma duvida
    quando abri meu 1600 a alcool(do bx,pistao plano),tinha 3 camisas trincadas,e agora arrumei 4 camisas tork 0.50,e mandei abrir para 1mm q é a medida do pistao
    mas conversando com o cara da retifica,q é um senhor daqueles com ideias conservadoras e q nao gosta d modificaçoes
    ja fez cara feia quando eu disse q iria aliviar o pistao e suas saias,pedi para ele deixar a folga em 0.7(meu motor vai ter um sobe d 310,107 e 10 lev)vai girar uns 7000rpm,com 2 446 e um 4x1...
    so q dai esse senhor falou q queria deixar a folga em 0.5 como nos originais,isso pq segundo ele a retirada da saia,deixaria o pistao mais folgado..nao concordei com ele mas,o veio é teimoso,e fiquei d dar a resposta a ele na terça
    o q vcs dizem? procede essa ideia dele? ou entao qual seria a melhor folga a deixar num motor preparado?? era isso
    muito obrigado e abraço a todos
    Ele está certo amigo, não se esqueça q os pistões são cônicos a medida deles vc tira a 10mm do começo da saia dependendo de qto vc tirar das saias, já pode dar uma folga boa... No meu as folgas ficaram por volta de 0.08mm. É uma das coisas q faz ele não esquenta tanto! Então faz o seguinte primeira tira a saia depois pede pra ele abrir de acordo com o q ficou!

André Torneiro

Comment

bah,valeu cara,vou pegar meus pistoes d volta e tirar a saia,achei q nao teria problema d tirar a saia depois
      vou tirar e dpois irei pedir para deixar em 07
      valeu pela dica amigo

Comment

so mais uma pergunta: vale realmente a pena aliviar os pistoes? pergunto pq nunca fiz,e nao sei se realmente faz grande diferença,ouvi dizer q sobe d giro mais facil,muda o motor mesmo?
        e enquanto aquele "anel" q tem dentro do pistao q serve como reforço para a saia ,posso retirar ele sem prejudicar a durabilidade do pistao?
        obrigado d novo,ate mais

Comment

so mais uma pergunta: vale realmente a pena aliviar os pistoes? pergunto pq nunca fiz,e nao sei se realmente faz grande diferença,ouvi dizer q sobe d giro mais facil,muda o motor mesmo?
          e enquanto aquele "anel" q tem dentro do pistao q serve como reforço para a saia ,posso retirar ele sem prejudicar a durabilidade do pistao?
          obrigado d novo,ate mais
          Cara eu rodo na rua com o meu carro diariamente , e não mexi nos pistões fora equalizar os pesos, acho q mexer nas saias seria válido pra competição pra poder ganhar uns milésimos de seg. ou ganhar uns 0,XXXX Cvs.

André Torneiro

Comment

Ja aliviei várias vezes saias de pistões, posso te garantir, diferença tem, mas é minimo, mas motores que atingem altas rotações essa alteração é mto util, qto menos massa em movimento melhor. Motor extremamente aliviado tem uma aceleração bem estupida, perdendo torque somente nas retomadas de aceleração, tipo passar uma lombada em terceira marcha, mas qdo o giro começa a subir....

oq da pra fazer é aliviar ao redor do centro da saia, deixando o centro da saia na altura std, com largura de aprox 50mm, e aliviar ao redor na altura até prox. ao pino, sem deixar cantos vivos.

[]'s

Lucas
            Last edited by fucabala; 03-02-2009, 10:00 AM.

Comment

obrigado amigos,pela força;mas fuscabala os meus pistoes sao planos a alcool marca suloy,e o anel d reforço interno é bem proximo as bordas(é diferente das fotos abaixo,q sao pistoes gasol).no meu apartir desse anel tenho 18mm ate o topo da saia e 3mm na lateral,como o amigo andre falou q seria bom retirar 10mm a partir da saia,esse anel interno seria removido,e tenho receio d enfraquecer o pistao,posso retirar sem medo??
              outros deixam como um copo,e ja vi pistoes bem aliviados;seguem as fotos

http://img301.imageshack.us/img301/7...meterreau9.png

http://img24.imageshack.us/img24/308...ortadosma0.jpg

http://img301.imageshack.us/img301/1599/1300alvxr2.jpg

http://img24.imageshack.us/img24/736...0331wb0nz8.jpg
              no mais era isso,qualquer sugestao sera bem vinda
              abraço

Comment

nossa esse da foto ta no talo ehmmm

mas entao...nao tem problema de balanceamento ele ficar assim feito um copo /?

Comment

esse da primeira foto não está aliviado, essa foto é do blog do chico biela, e está mostrando as diferenças dos kits 1.8 de pino deslocado do convencional

pode ver a diferença na altura no buraco do pino
                  Felipe Mori
                  Osasco - SP
                  --------------------------------------------------------

Comment

Postado originalmente por felipedmori
                    esse da primeira foto não está aliviado, essa foto é do blog do chico biela, e está mostrando as diferenças dos kits 1.8 de pino deslocado do convencional

pode ver a diferença na altura no buraco do pino
                    sim algumas sao do blog dele,a primeira realmente colequei sem querer..querendo
                    mas e aí?alguem q ja tenha feito,pode tirar aquele anel interno sem riscos?? nao enfraquece o pistao??
                    valeu

Comment

Falar em 0.7 é meio vago!!

0.7 o quê?

A folga original está na faixa dos 0,05mm ou seja 5 centésimos de mm!!!
                      Montar com folga de 0,7mm (7 décimos de mm) é abusrdo! Vai bater saia até desligado, além de gerar o que chamamos de colapso de saia que é o fechamento do pistão por deformação e ovalização prematura das camisas, sem contar que vai queimar óleo pra caramba...
                      Acredito que o mecânico se expresou mal e quiz dizer...
                      0,07mm (7 centésimos de mm).
                      Uma folga boa.
                      No máximo devemos montar com 0,10mm.
                      Em carros de corrida usamos folgas maiores, ams aí o aspecto de durabilidade e ruído não são tão importantes.

Monte sim com 7 centésimos (0,07mm) que o resultado será bom!
                      "Master Vader"
                      The Lord of the Sith VW
                      My Twitter-> http://twitter.com/MasterVader
                      My email -> vaderthemaster@gmail.com

Comment

Fala pessoal.

Por falar em alívio dos pistões, este tópico é uma boa referência: http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2503

Só pra dar um gostinho:

Abs.
                        Last edited by celojr; 10-02-2009, 10:12 AM.

Comment

Postado originalmente por Master Vader
                          Falar em 0.7 é meio vago!!

0.7 o quê?

A folga original está na faixa dos 0,05mm ou seja 5 centésimos de mm!!!
                          Montar com folga de 0,7mm (7 décimos de mm) é abusrdo! Vai bater saia até desligado, além de gerar o que chamamos de colapso de saia que é o fechamento do pistão por deformação e ovalização prematura das camisas, sem contar que vai queimar óleo pra caramba...
                          Acredito que o mecânico se expresou mal e quiz dizer...
                          0,07mm (7 centésimos de mm).
                          Uma folga boa.
                          No máximo devemos montar com 0,10mm.
                          Em carros de corrida usamos folgas maiores, ams aí o aspecto de durabilidade e ruído não são tão importantes.

Monte sim com 7 centésimos (0,07mm) que o resultado será bom!
                          ai,aiai,culpa minha sim,tenho mania d digitar bem rapido e faltou um zerinho ali no meio .. seria absurdo montar com 0.70,os aneis ficariam quase sem pressao
                          obrigado pela resposta Vader,mas e vc,quais suas experiencias com alivio d pistoes?
                          valeu d novo pessoal

Comment

pra mim abriu so a foto do pistao quando acessei o link Celojr
                            valeu

Comment

pra mim abriu so a foto do pistao quando acessei o link Celojr
                              valeu
                              Oups, Falha nossa.

Já está corrigido no post.

Link correto:http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?t=2503

Abs, e obrigado pela observação.

Comment

Working...
                              X